Educação > Câmara aprova proposta que destina 10% do PIB para educação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Spina

    Um país se faz com homens, mulheres e livros.

    Responda
  2. Jadir

    10% do PIB para a educação para gastar em quê dentro desse conceito amplo de educação. Será que vai ser para continuar re-iniventar a roda como sempre fizeram os governates, faz diagnósticos e não dá o remédio, inventam coisas inuteis para dizer que está fazendo alguma coisa e por aí vai. As escolas continuam a mesma de sempre, o dinheiro fica na super-estrutura e para as escolas públicas sobram as migalhas que sobram da mesa dos poderósos.

    Responda
  3. M K

    Nós temos o dever de fiscalizar a boa administração destes recursos todos...! Fazer o possível para evitar e delatar casos suspeitos de desvio de dinheiro público...mesmo que seja no anonimato...! Ou vc confia somente no TCU...?!? Não basta apenas rezar...! É o NOSSO DINHEIRO, afinal de contas...! Acordaaaa Brasillll...!!!

    Responda
  4. emerson de faria

    Mais do que um problema orçamentário, o problema da educação é fundamentalmente de gestão. Fora os desvios de verbas de toda ordem, temos a questão do despreparo e falta de motivação dos professores, além da ausência de um currículo básico que determine quais matérias (e dentro delas, quais tópicos) a serem lecionadas. Sem resolvermos estes problemas estruturais, injetar mais recursos é apenas atiçar mais lenha na fogueira do desperdício e da roubalheira institucionalizadas.

    Responda
  5. Ordem e Progresso

    Não adianta, também, capitalizar 10% do PIB na Educação para firmar conhecimentos fúteis, como aprovar termos como "nóis vai", abolir a Língua Portuguesa, ignorar regras gramaticais, ensinar que o conhecimento lógico-matemático é inútil, que o civismo não existe, que a criança tem "direito ao sexo, ao próprio corpo", e etc

    Responda
  6. Ian

    Muito bonito, mas na prática de nada vai adiantar leis, reformas, planos e nao sei mais o q eqto nao se tornar regra politico ir pra cadeia por corrupção e desvio de dinheiro e condenados serem banidos eternamente do serviço publico em qualquer esfera.

    Responda
  7. MarcelloRoberto

    Quero ver como essa proposta vai chegar até o Planalto...

    Responda
  8. Oganesianshenghelia

    Aviso aos Srs. corruptos de todas as "instâncias": Como li no texto acima, falando em valores da ordem percentual de 50, peço encarecidamente aos Srs. que deixem de desviar 50% de todos nossos recursos nos próximos 10 anos( só 10 aninhos, depois vcs voltam ao normal)para que seus filhos ou netos não sejam mortos em assaltos devido aos "rombos" nos cofres públicos! É igual fazem com pixadores: "Pedimos a gentileza de não pixarem o muro, o dinheiro usado na pintura será usado em caridade".Que

    Responda
    1. Oganesianshenghelia

      (continuação), Quando fiz o comentário(irônico) acima, usei o "artifício" usado pelos donos de estabelecimentos recém pintados porque dá certo!A vítima tem que pedir aos criminosos(pichadores) para que não sujem a parede em troca de fazerem caridade!Se os algozes quiserem confirmar,pasmem, a vítima diz que os comprovantes das doações encontram-se à disposição na recepção...Teremos que usar o mesmo "artifício" com corruptos, pedir uma trégua para que melhoremos nosso País?

    2. Oganesianshenghelia

      Correção: Onde está escrito "pixadores", leia-se: PICHADORES. obrigado.

  9. Rosa

    Precisamos, sim, de uma educação de alta qualidade, em todo o país. Recursos para isto são importantes, salários dignos aos profissionais da educação são indispensáveis, porém dinheiro não é o todo da solução. Precisamos de um comprometimento absoluto, das instituições educacionais que levem os profissionais e olharem mais para o seu foco e não para si mesmos.

    Responda
  10. Sulyvart

    Todos nós esperamos que esse dinheiro destinado a educação, não seja perdido no meio do cominho, ou seja, desviado. Mas isso não irá acontecer se nós, cidadãos fiscalizarmos isso. Nós todos temos o dever de fiscalizar o governo. Não podemos esperar que certas pessoas envolvidas com o governo fiscalize isso para nós, pois esse dinheiro extra é nosso dinheiro, vindo dos impostos que pagamos. Portanto cabe a nós o dever de fiscalizar o destino certo desse dinheiro.

    Responda
  11. saka

    Não sei como o povo acredita nisso, eles podem aprovar 50% do pib pra educação que os governantes não aplica 1% se nós povo não cobrarmos...Isso é ridiculo os deputados e senadores querer aprovar uma coisa que é direito do povo. Está na constituição...Vamos fazer uma ação popular e exigir saúde educação e segurança, o resto como saneamento básico etc...e decorrência dos fatores em cima.Vamos cobrar atitude dos parlamentares...eles tem que saber que não é só roubar e sim agir em benef´cio do

    Responda
  12. ET

    Pudera que esse dinheiro fosse aplicado em sua totalidade

    Responda
  13. HARADA

    Aposto que esses dois que não gostaram da manifestação do Marcos Vinicius são membros dos PETRALHAS.

    Responda
  14. M Felix

    Ótimo.

    Responda
  15. Rpdrigo

    Que excelente noticia!!!!! so a educação pode transformar uma nação!!!! na França Napoleao criou o BAC (baccalauréat) .... respeitado ate hoje e referencia para muitos países .

    Responda
  16. Claudia

    Os professores precisam mudar suas mentes, 40 porcento dos jovens são a/nalfabetos f/uncionais, porque só sabem copiar textos e resolver exercicios com respostas tiradas dos textos, o professor não explica a materia, não ensina a pensar, estão mais interessados em doutrinar...ou seja, altos salários porem jovens... massa de manobra.

    Responda
  17. grunder

    Não vai adiantar nada, nem que o Brasil tivesse 10 trilhões em impostos iria funcionar, não é o Brasil que tem corrupção, é a corrupção que tem o Brasil.

    Responda
  18. chilli pepper

    Até que enfim! Só o Executivo e o Legislativo de TODOS OS PARTIDOS POLÃTICOS NO BRASIL INTEIRO não roubarem o dinheiro no meio de caminho.

    Responda
  19. QQ

    Aqui no meu bairro (periferia de São Paulo) há 2 escolas municipais. Uma tem nota 3,7 no IDEB. A Outra tem 5,1. A distância entre elas é de menos de 1km. Será que é só o dinheiro que melhora a educação? Pois os professores tem o mesmo salário, o curriculo é idêntico e o material didático também.

    Responda
    1. semapelido

      (continuação2)tudo isso irá garantir melhor qualidade de vida aos estudantes e consequentemente irá melhorar seu desempenho. É preciso investir também em fiscalização para que o dinheiro investido seja melhor gerido, entretanto essa injeção financeira direto na educação, embora ainda modesta se comparado ao que é destinado para o salário dos nossos representantes, pode garantir que aos poucos alguns desses problemas sejam solucionados. Em resumo: não é a salvação da lavoura, mas já é um come

    2. semapelido

      (continuação)... mesmo estando tão próximas uma da outra o perfil dos alunos pode ser diferente, o número de alunos por sala de aula em uma escola pode ser 40, o que não é incomum nas escolas, enquanto que na outra pode ser de 25, o que seria uma raridade, ou seja há inúmeros fatores que podem determinar o desempenho de uma escola, e nem sempre só o dinheiro investido diretamente na educação irá resolver é preciso investir também em segurança, saúde, saneamento básico...(continua)

    3. semapelido

      Não QueQuié, não é só o dinheiro que conta fatores internos de gestão também são importantes, pode ser que em uma das escolas haja mais projetos de reforço escolar, pode ser que os professores estejam mais bem preparados, que a gestão escolar administre melhor a verba recebida, lembrando que escolas que não possuem APM/APP tem restrições quanto ao recebimento de verbas (vide o caso da escola da menina Isadora do "Diário de Classe"), que mesmo estando tão próximas uma da outra ....(continua)

  20. Eduardo Vasconcellos

    Beleza ! ! ! Aumento de 100% para o professor já ! ! !

    Responda
  21. Hamilton Jr

    Se eu entendi, atualmente o governo aplica 5% do PIB na educação, e com a nova proposta, se for aprovada, serão destinados 50% dos recursos destinados ao pré-sal para que e ao final de 10 anos de vigência do PNE, o percentual atinja 10%, ou seja, na prática, esse percentual que é de 5% só passará 10% somente daqui a 10 anos ?!... Resumindo, a proposta é aumentar anual 0,5% ao ano isso é se os políticos não inventarem emendas para destinar essa verba para outras "coisas"!!.. Como sempre fazem

    Responda
  22. Salomão

    PRONTO! Agora não precisa mais de cota racial,pois como negros e brancos são iguais,o negros vão conseguir suas vagas por mérito próprio e não por serem favorecidos!

    Responda
  23. Altair

    Quanta ingenuidade! Os deputados aprovaram isso, pensando nos superfaturamentos das obras e nos desvios de verbas que poderão fazer.

    Responda
  24. Leandrito

    10% do PIB para a educação era uma das propostas do palano de governo do último candidato do PSOL à presidência, o senhor Plínio de Arruda Sampaio. =)

    Responda
  25. M C A

    Duvido com toda a sinceridade do mundo que todos os 10% vão chegar aos destinos corretos.

    Responda
  26. Thales-DF

    Gente, o que importa não é a quantidade de dinheiro, mas a qualidade dos gastos! O Japão, a Alemanha, a Coreia do Sul e o Canadá gastam menos que nossos 5% e estão bem à frente de nós nos rankings internacionais. De que adiantará o Brasil gastar 10% do PIB se gasta mal? É a mesma coisa que jogar dinheiro fora, infelizmente.

    Responda
  27. jeffersonbds

    Raros são os casos que a Câmara dos Deputados trabalham em prol do povo como agora! Lamentável é ver tantos comentários sobre os Mensaleiros do P/T, por pessoas que são do P/S/D/B, como se não houvesse Mensaleiros do P/S/D/B, apenas, aqueles já estão sendo julgados, enquanto estes, sequer foram investigados. Enfim, esse é o Brasil!

    Responda
    1. jeffersonbds

      Sem caráter são as pessoas que falam da vida alheia sem olhar o próprio rabo: homens de bem, boa índole, de família, morailistas, OpusDei, PSDB.

  28. km

    Ninguém fala em aumentar os ganhos dos professores brasileiros, que estao entre os mais mal pagos do mundo. Ser educador em um país no qual ser político é o caminho, realmente é difícil querer chegar a um padrao Canadá.

    Responda
  29. KDU79

    TEORIA e PUBLICIDADE é um coisa! Nós queremos ver o uso na PRÃTICA!!!

    Responda
  30. Adriano

    Pra daqui 10 anos, fala serio, grande coisa!

    Responda
  31. Maguila

    Até que enfim uma boa notícia. Queira Deus não haja desvios para bolsos de funcionários e políticos corruptos

    Responda
  32. anjo

    Não basta apenas aumentar os recursos para a educação. Deve vir acompanhado de uma mudança de mentalidade da sociedade, que é a valorização da aprendizagem, a valorização e respeito ao professor, assim estaremos contribuíndo para que mude de fato e assim daremos um salto na qualidade, pois hoje os alunos têm livros, cadernos, apostilas, carteiras, bibliotecas, material esportivo, merenda escolar e em alguns casos até transporte gratuito, mas o rendimento não acompanha o que é investido.

    Responda
  33. Luiz Cláudio Lopes

    Uma luz no fim do túnel... E que túnel longo esse hein. É o Seikan brasileiro? Se ficou quase três anos na câmara, quem dirá no senado e, após, sanção da presidentA... Óh Deus, esperemos. (Mas não perco a fé).

    Responda
  34. Indignado

    Só a educação tem a capacidade de transformar este país, em um país realmente de 1º mundo, vejam o exemplo da China e da Coréia do Sul investiram, e ai está o resultado são algumas das economias com maior crescimento no mundo, mas também espero que tenha uma fiscalização para que este dinheiro chegue de fato nas escolas e não acabe se perdendo no caminho, as nossas escolas públicas estão carentes de todo tipo de infra-estrutura, e na maioria delas tudo funciona somente na base do quadro e gi

    Responda
  35. M K

    MILAGRE...!!! Vejo uma luz no fim do túnel...! Espero e Torço para que estes recursos sejam bem administrados...que é a parte mais importante...! Os resultados demorarão aparecer, mas, pelo menos, teremos algum...! Acordaaa Brasillll...!!!

    Responda
  36. ALIEN7

    EDUCAÇÃO de qualidade é o que precisamos. E isto se faz com professores bem qualificados e bem motivados. O único caminho para tal é reconhecer a relevância do professor neste cenário e GARANTIR remuneração à altura desta relevância, como forma de evitar o êxodo dos bons profissionais e atrair outros e também, para todos, dar condições de se dedicar ao ensino sem ter que ficar lutando desesperadamente, fazendo bicos aqui e ali. QUANTO SERà A RECUPERAÇÃO DOS SALÃRIOS DOS professores?? É A QUE

    Responda
  37. M.Mig

    Ronaldo Oigres paulista indignado Rosa Lins de Giló.... Eu te avisei para parar de usar multi-contas. Agora vou de delatar O petê é tão baixo, tão baixo que paga várias assinaturas da FSP on-line para cada militante pago ter várias contas. Até isso o petê frauda com o aval da FSP.

    Responda
  38. aachen16

    Para tentar recuperar todo o tempo perdido até agora, o governo deveria aplicar no mínimo, 20% do PIB na educação. Será que o Senado aprovará ao menos os 10% previstos?????????? A continuar assim, jamais seremos um País que possa ser levado a sério, e muito menos estaremos entre as maiores economias do mundo: isso de 5ª. economia mundial é uma enganação, é só comparar a educação, nível de vida, saúde, salário, etc., c/a Inglaterra ou Itália.

    Responda
  39. M K

    MILAGRE...!!! Uma das melhores notícias que recebi em minha vida...!!! Espero e torço para que TUDO seja bem administrado...! Acorda aaa Brasillll...!!!

    Responda
  40. monkey

    Como se o problema da educação fosse dinheiro...

    Responda
  41. tiao

    Este 'e o caminho vamos melhorar a educação ai sim seremos um pais de grandeza sem igual.. parabems Dilma,

    Responda
  42. Otto

    CERTEZA que 8 desses 10% irão para financiamento de mensalidades em universidades de origem e qualidade duvidosa.

    Responda
  43. C 4

    Nem se aplicar 100% do BIP não vai resolver o problema do Brasil. Precisamos de homens honestos.

    Responda
  44. olnir

    Percentual é interessante, a principio nos leva a crer que é tudo o justo, correto, o suficênte e adequado. Precisamos ter em mente que os brasileiros sempre encontram soluções maravilhosas, e tendo a grana isso já fica bem mais fácil, a torcida é para que desta vez não apareçam os expertalhões, dos devios e má uso das verbas públicas, no caso as da educação tal como ocorre de muitos anos com a verba da merenda escolar. Mas precisamos ter professores e profissionais da educação mais éticos,

    Responda
  45. Tatá do cavaco

    E PARA A SAÚDE? OS PARLAMENTARES DEVERIAM ACABAR COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE E REPASSAR TODO O RECURSO A ESTADOS E MUNICÃPIOS. TALVEZ ASSIM O ATENDIMENTO MELHORE.

    Responda
  46. ROG

    Considerando o quão degradado está o ensino brasileiro e quantas gerações perdidas em vários graus de analfabetismo, o certo seria 30%.Mas daí é o cúmulo da ingenuidade achar que tem algum político preocupado com educação e com Brasil,né? Futibó ,carnavá i nuvela.

    Responda
  47. JASON

    Agora seremos a nova suíça!! Educação de qualidade = Brasil Potência

    Responda
  48. paulo

    Muito legal a proposta, educacao e' uma das bases pro crescimento de qualquer nacao, mas no brasil nunca foi prioridade. Mas tem que ver de onde vao tirar dinheiro pra fazer isso, porque dos cabides de emprego e do assistencialismo eles nao vao tirar...

    Responda
  49. Angelo Alvarenga

    O duro é ver esse dinheiro todo administrado por demagogos, o grosso desse dinheiro DEVE ir para os salários dos professores, daqueles que estão na sala de aula.

    Responda
  50. Gustavo

    Melhor noticia do ano!!Agora assim acredito que esse pais será diferente daqui a 20, 30 anos....Vejo os derrotistas criticando aqui, mais preocupados em desmerecer o fato por ser durante a gestão do PT. Pura mediocridade e egoísmo. Claro que haverá problemas na gestão, desvios etc....mas o q importa êh que o passo estratégico foi dado.

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.