Educação > Câmara aprova proposta que destina 10% do PIB para educação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3

  1. marc

    Embora que sou professor, acho uma pessima ideia reservar parcelas fixas do PIB para qualquer coisa. Logo a soma da parcela a ser destinado à Educação, à Saude, à segurança publica e a mais areas vão superar os 40% do PIB arrecadados com impostos. E dai, fazer o que? Aumenta-los? Alias, o governo arrecada 40% do PIB com impostos, parcela igual a varios paises norte-europeus. Então o motivo da pessima qualidade de muitos serviços publicos em geral não é falta de dinheiro. O problema é

    Responda
  2. Onda1982

    Estou sem palavras. Espero que as coisas melhorem agora e até mais no futuro.

    Responda
  3. mmarc

    Deveriam criar um miniterio da auditoria para fiscalizar passo a passo o dinheiro arrecadado! E se possivel parar com o metodo socioconstrutivista e passar para o antigo que funcionava bem melhor!

    Responda
  4. Lobo Azul

    Pelo que eu entendí vão demorar ainda 10 anos para chegarem a destinar 10% do Pib para a educação ???

    Responda
    1. luiz

      Pois é, e ainda tem gente por aqui eufórico, porque não leu toda a reportagem.Mais uma manchete do PeTê, antes do segundo turno para prefeito. Depois vira pré-sal, não da em nada, todo mundo se esquece.

  5. adilor

    E dever e obrigacao do estado da educacao de qualidade pro povao comandar o Brasil.

    Responda
  6. Darth Vader

    É lendo cada absurdo que tem gente comentando aqui (e não são poucos) que a gente percebe o tamanho da importância dessa aprovação dos 10% do PIB para a Educação.

    Responda
  7. Pôncio Aurélio

    Destinar 10% pode ser uma boa medida, mas resta ver como tais recursos serão empregrados.

    Responda
  8. Mondini

    A memória do brasileiro é mkuito curta. Não foi criado um imposto (CPMF) para destinar o dinheiro paraq a Saúde? Para onde foi a grana recebida? Depois acabaram com o imposto. Agora aumentam o percentual a ser aplicado na Educação. Educação de baixa qualidade como é hoje? A melhoria da qualidade da educação não está diretamente relacionada com o montante de recursos disponíveis para ela (a educação) mas no aumento de horas/aula, melhoria do currículo escolar, valorização do pro

    Responda
  9. Marcelo Felga

    Pois é moçada... continuem torcendo contra. Seria mais fácil se fosse de outra forma, mas... as coisas estão se encaminhando a despeito de vocês... Mordam a fronha de raiva, talvez ajude a acalmar.

    Responda
    1. Marcelo Felga

      Você se esquece que, apesar de o crescimento do PIB este ano ser pequeno, estamos enfrentando uma crise MUNDIAL que já dura desde o final de 2006 (sub prime norte americano) e que as grandes potencias do mundo estão crescendo muito menos, ou mesmo aprsentando decréscimo de seus PIBs. De qualquer forma, continue torcendo contra... o Brasil não precisa de mentalidades como a daqueles que não sabem ajudar a construir.

    2. luiz

      Com 1,5% de crescimento (pibinho) em 2012, não vamos muito longe né?Acorda, cai na real e veja que desde 2010 a nossa economia tá mais pra biribando do que pra bombando.

  10. Fábio

    Espero que seja para EDUCAÇÃO mesmo, não para doutrinação. Vindo do partido que vem, é para desconfiar...

    Responda
  11. nikkey

    Parece ser interessante - mas o verdadeiro problema é o sumiço dos 4% dos 6% que sempre foram destinados á educação conforme na voz do ex ministro da educação e ex presidencial e atual senador Cristovão Btarque - estas são as estimativas reais feitas por entidades da área e do proprio governo... Então se vão aumentar o dinheiro para o PIB de 6% para 10% então vai sumir 8%??? Isso significa melhorar nossa educação de fato?

    Responda
  12. SANTOS

    Até o Chile que sofre com terremotos e vulcões além do gelo em grande parte de seu território e impostos mais baixos que os do Brasil, há dezenas de anos, aplica mais de 15% de seu pib para a educação de seus filhos. Desculpem. É que lá os governantes são os pais do povo. No Brasil são . . .

    Responda
  13. DuEDu

    Vamos torcer para que dê tudo certo!! Só educação de qualidade pode mudar uma nação!

    Responda
    1. Rosa

      Para se fazer educação é necessário dinheiro, sim. Mas ela se faz com pessoas. Profissionais capacitados, de verdade, famílias engajadas e educandos incentivados a trabalhar duro no processo de sua própria educação.

    2. incrível

      Mas não podemos nos esdquecer que hoje em dia existem verbas para a educação e não é usada toda ela. É claro0 que vai ser usado para outros fins, ou vc está achando que vai ser usado tudo isso na educação ????

    3. Matheus Thales

      Sim eu sou a favor do seu comentário é só a gente analisar os melhores países em educação e comparar com a taxa de assassinatos e roubos, a taxa de alfabetização é de 100%. e homicídios, quando muito, é 10 por ano, é o caso da Noruega e Islândia.

  14. grosop

    Enfim, algo que preste. Poderia até ser mais. Agora resta saber o quando do orçamento chegará de fato à atividade-fim e o quanto será consumido pela máquina (hipertrofiada e "aparelhada").

    Responda
  15. luiz

    10 ANOS É UMA VIDA QUANDO O ASSUNTO É EDUCAÇÃO.ESTE GOVERNO (PeTê) SÓ FAZ BARULHO, FAZER ALGUMA COISA DE VERDADE, NADA.FALA MUUUUUIIIITOOOOOOOOOOOOOOOO. É BILHÃO PRA CÃ, BILHÃO PRA LÃ, MAS NADA ACONTECE.

    Responda
  16. BACHUS

    Alguem ja disse que os senhores são um pé...........? Não adianta quem não ve o crescimento do pais é doido. Mas escrever m....é sempre mais fácil;

    Responda
  17. educt00

    A proposta é ótima mas isso não bastará. É necessário o desenvolvimento e execução de uma política coordenada que otimize a utilização dos recursos (formação de novos professores, reciclagem educacional dos já formados, definição de metas claras e MUITO desafiadoras de aprimoramento do nível educacional geral no país, melhoria da infraestrutura física existente para o ensino, etc.). E também um planejamento de carreira que seja motivador financeiramente mas com cobrança de resultados!

    Responda
  18. SergioRicardo

    O ministro margarina já disse que investir mais em educação vai quebrar o Brasil. Então a Dilma vai ter que vetar aumentos no investimento em educação, caso contrário teria que diminuir o repasse de dinheiro para as ONGs, estas sim são ótimos investimentos, pois devolvem em dinheiro vivo parte do que recebem, então tem caixa 2 para fazer campanha política para mensaleiros.

    Responda
  19. Wisdown

    Agora as ONGs do setor da educação já se preparam para abocanhar parte disso... E viva a lavagem de dinheiro... Quem sabe conseguem sair da miséra marca de bilhões e atingir a marca de trilhões agora.

    Responda
  20. Indignado

    E pra saúde??? vai continuar na tabela SUS até o próximo mandato né?

    Responda
    1. antonio

      Entendo a sua crítica, mas somente com educação teremos de forma duradoura saúde, habitação, saneamento, etc.

  21. QUA QUA

    Esperamos seja este o inicio de uma nova era nesse país. Esperamos, também, que o destino seja realmente para a Educação e não DESVIADOS NO MEIO DO CAMINHO para as mãos de outros MENSALEIROS. UM PAÃS SE FAZ GRANDE QUANDO COLOCA A EDUCAÇÃO EM PRIMEIRO PLANO não esquecendo as outras prioridades como SAÚDE, MORADIA, SEGURANÇA. VAMOS AGUARDAR....

    Responda
    1. Rosa

      A melhor educação do mundo, da Finlândia, não é a que recebe os maiores investimentos e nem a que paga os melhores salários... Mas por lá, todos levam o processo a sério, de verdade!

    2. Sulyvart

      Todos nós esperamos que essa grana extra não se perca no caminho, mas para que isso não aconteça, temos que fazer nossa parte em fiscalizar isso. Nós, cidadãos, temos esse dever em fiscalizar esses recursos, pois é nosso dinheiro que estão com eles!

    3. Leandrito

      Melhorando a educação de um país, pode-se aumentar o poder aquisitivo da população, e o acesso dela a saúde (mesmo que seja em hospitais particulares) e à moradia são consequências dessa política. A educação também pode facilitar o acesso da população ao mercado de trabalho, e ainda com melhores salários, o que contribui para que as pessoas não sejam excluídas da sociedades, nem entrem para a criminalidade, o que aumenta a segurança de todos. Ou seja, a educação é o grande pilar de tudo! /p

    4. Jorge

      Espera sentadinho cara. Uma coisa é definir metas de orçamento, outra coisa bem diferente é ver essa verba ser realmente aplicada corretamente e sem desvios, e isso em qualquer partido que ocupe o poder.

    5. SANTOS

      Parabéns Marcus. Teu comentário é sábio. Só um adendo. Um povo com educação suficiente, dá provimento por si só a todos os demais ítens, tais como moradia, saúde ou segurança. Muito embora dita a Constituição: É dever do Estado garantir o bvem estar dos seus cidadãos.

    6. antonio

      Me diga Luiz qual país se desenvolveu de um dia para a noite e se manteve com consistência? Socialize com os internautas essa mágica.

    7. antonio

      A receita empregada mundialmente no desenvolvimento é justamente o planejamento. É preciso ter metas, prazos e logicamente a execução. Sem planejamento nada acontece.

    8. luiz

      Vai esperando, mas sentado porque de pé vai te cansar. São 10 anos jogados no lixo, não podemos mais esperar.

Anteriores 1 2 3

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.