Educação > Universidade federal permite até triplo emprego, diz TCU Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Engraçado que não há nenhuma universidade federal do estado de SP aà nessa lista. Realmente, as melhores instituições públicas de ensino superior estão por aqui, o resto é várzea!
Agora eu vou embora do paÃs, estão de m o ni zando quem quer trabalhar.
Una pessoa ter uma jornada semanal de 107 horas, alguém acredita nisso? Deve ser só você.
Obrigado, TCU. Graças a esse pente-fino perdi uma ótima professora de música, que não faltava e era rÃgida. Quero ver quem vão colocar no lugar, já que não existem profissionais habilitados na área por aqui.
Se ela não faltava nesse emprego, certamente faltava no outro, e isso não é justo. Qualquer um sabe que uma pessoa não está trabalhando de verdade quando tem dois empregos com carga horária integral. Sejamos honestos.
E daÃ? Qual o problema em ter 3 empregos? Se a vaga é deles é pq provavelmente eles são melhores que os outros que não passaram. Quem quer dindin tem que trabalhar muito ou fazer algo pra viver de renda. Ou fazer como os polÃticos brasileiros, a maioria do Congresso é composta por empresários, fico pensando quem larga a empresa de lado durante 4, 8 anos (não dá tempo de administrar a empresa e legislar, certeza, é um ou outro!) pra ganhar 25 mil. São tão bonzinhos que a empresa prospera sozi
A pior pra/ga desse paÃs chama-se estabilidade, esse assunto já foi denunciado a alguns anos atrás e será novamente daqui a alguns anos, e nada aconteceu e nada vai acontecer, trabalhei com alguns gringos, a maioria da Escandinávia, eles tinham uma dificuldade enorme em entender porque um funcionário do governo não pode ser dispensado, porque a realidade é essa, eles só saem se quiserem.
E depois reclamam do salário!!! Trabalham em regime de dedicação exclusiva e se ausentam, e quando são flagrados ainda dizem que estão certos!!! Vergonhosa a falta de ética em todos os nÃveis sociais do Brasil!!!
Quando eles prestaram o concurso publico pra se tornar servidores, eles foram atraÃdos pela estabilidade do emprego, salários etc. Mas por um toque de mágica, após assumirem seus cargos eles mudaram sua idéias e começaram a achar seus salários baixo, as condições de trabalho ficaram ruins etc. Bando de folgados, querem ganhar mais? Mudem de profissão, peçam demissão. Além do mais digo, professores sempre ganharam mal e vão continuar ganhando. Professor é importante mas não tanto como se prega...
É a coisa mais comum, seja em universidades públicas ou particulares. Fulano ganha por 20 horas e trabalha 4. Fulano tem dedicação exclusiva e trabalha em 4 lugares, e por ai vai.Isso é uma soma da falta de ética e moralidade associados a salários muito baixos para profissionais que muitas vezes tem até pós-doutorado. O sistema educacional brasileiro é terrÃvel, da base até o ápice.
Em Universidade particular pode até ter um caso esporádico, se for descoberto, vai para a rua.
Tô com peninha deles. Passam o ano todo de greve, defendem petra lhas e ensinam um marxismo encruado. Acho que não vou nem dormir de preocupação.
O TCU encontrou "professores" que "trabalham" em três locais de trabalho, embora tenham contrato de exclusividade. Os polÃticos contratam parentes e fazem festa com dinheiro do contribuinte, viajando e contratando sem licitação (Lei 8666) a revelia. O brasileiro - com raras e honrosas exceções - demonstra como é a sua natureza: quando pode, vai fundo me$mo ... MacunaÃma gosta !
Esperar o que o Brasil? Um paÃs de gentinha
Fale por vc.
Essas Univ. Federais estão cheias de espertinhos. Muitos lá não ligam para nada. Depois querem ganhar rios de dinheiro oferecendo nada ou muito pouco. É difÃcil achar os que cumprem a DE sem fica procurando dar aulas em faculdades particulares, fazer negociatas por fora, etc.
... é muito Professor fazendo de conta que quer ensinar e muito aluno fingindo que não quer aprender !
Puxa, mas a gloriosa UFRN, a ÚNICA na qual os docentes não aderiram a greve está nessa situação? Agora está explicado! Eles não aderiram à Greve Nacional para não atrapalharem suas férias, pois estava tudo casadinho com seus segundos empregos....
 Que bom a Folha mostrar a esfera Federal dos professores que precisam trabalhar em quatro ou cinco empregos. Agora eu queria ver si ela tem coragem de mostrar no Estado de São Paulo os professores que também trabalham em duas ou tres escolas para ganharem um salário melhor para tente pagar as contas. Aproveitem para fazer uma reportagem sobre a diminuição da carga dos professores do Estado de sao paulo para 26 aulas semanais como propõe o governo federal e o estado de SP na adere.
Pare de inventar, fingem que trabalham, conheço muito bem esse esquema. É s a f a d e z a mesmo.
Jeitinho brasileiro, modus operandi, crime, corrupção.Tudo plantado por décadas.Tal como o congresso corrupto as cortes cegas. Aà a imprensa golpista junto a oposição fracassada(e derrotada/o paritdão foi o que mais voto teve) cumplice de tudo de ruim que colhemos hoje tetam iludir incautos dizendo que o mensalão foi o primeiro grande escanda do páis.O dito foi por uma causa nobre, comprar a direita corrupta(desde sempre) para que o homem fizesse o melhor governo até então.
Não entendi: a reportagem afirma que TCU aponta que o modelo de dedicação exclusiva é particularidade que pode facilitar a ocorrência de acumulação indevida... Não é exatamente pelo contrário que o regime existe? Dedicação exclusiva não significa que não se pode trabalhar em outro local???????
ão tem desculpa do duplo emprego, se esta descontente peça demição, pq funcionario publico ainda e um bom negocio, trabalhando ou não salario e integralmente depositado, não corre risco nenhum de demição qdo aposenta e com salario integral não cai nas continhas do inss, sem contar indiretos. o q acho interessante e q esse povo tem cpf onde esta a receita q não fiscaliza o faturamento mensal de deste funcionarios, comigo nego persegue ate ccredito
Eu sou universitário e canso de ouvir meus mestres e doutores dizer a seguinte frase: "Eu faço isso por hobby, porque se eu dependesse disso pra sobreviver, jamais levaria o padrão de vida que tenho". E essa é a grande realidade, muitas vezes são empresários, profissionais liberais, diretores de empresas aposentados, etc. Hoje para ser professor, acima de tudo, tem que amar a profissão
Caro Leandro, e você acredita nisso?
Os caras ganham bem cara, compare o salário desses doutores com o que ganha a maioria da população brasileira. Muitos deles querem ter vida de classe média alta, muitos reclamam que não conseguem terminar o mês com 10 mil etc mas moram em prédios de luxo que valem mais de 1 milhão.
Eu sou universitário e eu canso de ouvir meus mestres e doutores dizer a seguinte frase: "Eu faço isso por hobby, porque se eu dependesse disso pra sobreviver, jamais levaria o padrão de vida que tenho". E essa é a grande realidade, muitas vezes são empresários, profissionais liberais, diretores de empresas aposentados, etc. Hoje para ser professor, acima de tudo, tem que amar a profissão.
O problema é que reitores, eleitos pelo voto direto dos professores e servidores, fazem "vista grossa" a todo tipo de irregularidade! O reitor "durão" não tem chance de reeleger!
É o que tenho dito sempre: apesar de chamarem os polÃticos de pilantras, nosso povo o é. Os polÃticos são pilantras na exata proporção do que a sociedade é.
EU ACHO QUE O GOVERNO FEDERAL DEVERIA PROIBIR QUE MÉDICOS CLÃNICOS OU MÉDICOS RADIOLOGISTAS COLOCASSEM SUBSTITUTOS NOS SEUS PLANTÕES. DIGO ISTO PORQUE EM ALGUMAS UNIVERSIDADES FEDERAIS, MÉDICOS COMPETENTES, E COM CURRÃCULO ENORME, FAZEM PROVA PARA O CARGO DE MÉDICO DOS HOSPITAIS UNIVERSITÃRIOS E DEPOIS COLOCAM MÉDICOS QUE ACABARAM DE FAZER RESIDÊNCIA PARA SUBSTITUÃ-LOS NAS CONSULTAS OU NA CONFECÇÃO DE LAUDOS, ENQUANTO ELES ATENDEM NOS SEUS CONSULTÓRIOS. ISSO SIM DEVERIA SER PRO
O salário nas universidades federais não é ruim como muitos afirmam. É baixo se comparado com outras áreas, visto que um engenheiro ganha muito mais que um professor com doutorado, por exemplo. Salário ridÃculo é de professor do ensino básico, que ganha menos de mil reais para formar um ser humano! Sem falar que tem de ser psicólogo, pai, mãe; uma palhaçada! E outra, não existe desculpa para justificar corrupções. Falta de caráter não se justifica de modo algum, quanto mais economicamente!
Se um professor de ensino básico ganha menos de mil reais e não procura outro emprego, então, é muito ruim de serviço, qualquer doméstica, ressalto que tenho muito respeito por elas, ganha mais que isso, na economia privada os salários são melhores, mas para poucos, porém, se não produzirem, rua.
As universidades são verdadeiros cabidão de e amprego que favorecem o corporativismo. Os professores não batem ponto. Não querem dar aula para graduação apenas para pós. Dificilmente dão mais do que 20 horas semanais de aula. Usam a universidade como trampolim para pegar serviços, já que o nome da instituição é uma marca sempre lembrada e requisitida pela sociedade e nem precisa correr atrás do cliente como consultor, aproveitam de estágiarios e laboratórios. Vidão sem chefe.
S/a//fa/d/o/s v/ag/a/bu/n;d/os
O TCU parece alarme de incendio, só pega as coisas depois de anos e anos. vou dar umas dicas: Dois CPF,s para driblar o IR, duplicar vinculos empregatÃcios, driblar o abate teto. Nepotismo cruzado, fisiologismo cruzado. Servidor publico requisitado: Ganha mirlão no orgão de origem, vem requisitado para outro ganhando dez vezes mais.
MESTRADO EM FALCAAAAAAA TRUAS HEM NOBREZA. A ELITE ADORA SERVIÇO PUBLICO PARA ISSO....CARGOS E MAIS CARGOS... TRABAIAR NADA....
LegÃtima defesa.
Incrivel como alguns se espantam com esses absurdos de ilegalidade. Tomara que comecem a verificar os funcionários publicos com dois CPF,s........ e duplo vinculo empregatÃcio, participação em conselhos, etc. e ainda querem negar as informações.
Quando um professor presta concurso já sabe quanto vai ganhar, então por que depois ele fica reclamando? Vai procurar outro emprego, pô, e já que eles se acham muito especializados, de preferência nos EUA para pararem de encher o saco!
Falou tudo!
O levantamento começou focando as IE das regiões Norte e Nordeste com algumas poucas exceções. Além disso, os "infratores" atuariam em órgãos públicos dos respectivos governos municipal e estadual, infringindo a lei - afinal de contas - o regime é o de dedicação exclusiva, correto ?O que deve ser feito ?Ação firme e direta do Ministério Público Federal, com amplo direito a defesa, mas com o rigor desejável.
Será por isso que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte não participou da greve?Â
Pode acreditar que sim! Esse pessoal finge que trabalha na UFRN! Logo, tanto faz estar ou não em greve. Para que fazer barulho e chamar a atenção com greves? Esse é o Estado brasileiro! Os seus agentes gritam todo o tempo pelos "seus direitos", e o cidadão comum que se "lasque" sem educação de qualidade, sem saúde digna, acuado por impostos escorchantes!
Isso prova que este e um pais de faz de conta o professor com tres empregos fazde conta que leciona e ele faz de conta que recebe resultado todos perdemos so os politicos ganham roubam e nada acontece..... brasil pais de tolos
Quando aparece "pepino", as universidades são autônomas, e tem que rebolar pra resolver. Na hora de implantar medidas eleitoreiras, a tal autonomia simplesmente é jogada pela janela...
Professor Universitário é considerado o top da carreira no magistério em qualquer lugar do Mundo, mas nas universidades federais administradas pelo p-tistas a situação é diferente.... Pelo nÃvel de conhecimento, qualquer professor universitário deveria ganhar muito mais em comparação com os professores das escolas estaduais e municipais, mas o P.T parece que conseguiu a incrÃvel proeza de igualar a situação. Pois é, mais uma herança maIdita do ex-ministro da educação.
Ele ainda ganham muito mais do que professor de ensino médio. Na Europa a diferença é mÃnima, em qualquer paÃs civilizado as diferenças salariais não são tão grandes como no Brasil.
A dedicação exclusiva e em tempo integral vem sendo burlada a muito tempo.Como disse um educador indignado em entrevista a este jornal muitos docentes nesta condição têm carga horária de apenas 4 horas semanais.E só comparecem neste dia e hora.Ninguém controla as Federais.Todos perdem pois os alunos fingem que aprendem e os docentes que ensinam e a sociedade que vai ter um mal profissional para atendê-la.Assim se constrói a nação MacuanÃma.
A depredação do salário do professor, a sabotagem de seus direitos, o descaso com sua profissão, o mercantilismo grosseiro da educação sob vistas da grossas do poder público, a falácia do ensino superior com essa avalanche de clientes semianalfabetos sendo inseridos em sala de aula e diplomadas sem saberem o mÃnimo para o exercÃcio de suas profissões....eis a situação do ensino superior e da educação no Brasil. Conveniente para apresentar números, terrÃvel para a sociedade.
mas esse emprego de professor das federais é uma boa...que vidão! o cara faz greve remunerada de 4 meses, tem salário de dedicação exclusiva, aposentadoria integral e ainda dá tempo de ganhar mais por fora fazendo bico...é uma mamata só!
O TCU fez o trabalho dele, agora cabe ao governo tomar as ações necessárias para resolver o problema! Vamos ver se isso acontece!
Realmente da até pena de ler, professor ser envergonhado e tratado como bandido por apenas querer TRABALHAR para ganhar uma remuneração que condiz com seus conhecimentos. No mais, antes ver um professor trabalhar em dois empregos do que ver um delegado federal fazer greve para aumentar seu salário de R$ 14.000,00.
Coitado do professor. Pare com isso, agem igual a politicos corruptos.
Arguir salário de fome para "assurmir" jornadas absurdamente elevadas é mal caratÃsmo. Muitos destes, entraram em greve, ficaram quatro meses recebendo sem trabalhar e trabalhando com ensino e pesquisa e falseando a própria jornada de trabalho? Essa é ética dos educadores?
Pobre coitado. Ressonância zero.
Certamente é mal caratÃsmo!! Devem ser pessoas anaufabeltas e que acham que têm opiniões corréutÃlssimas!!
Isso acontece no sertão, enquanto que na regiao sudeste, onde o custo de vida é mais caro e os professores recebem o mesmo salário que os do sertoes não acumulam cargo e por isso se destacam mais nas pesquisas cientÃficas.
ESSA É A ÉTICA DOS EDUCADORES: GANHO POUCO, ENTÃO VOU ARRUMAR MAIS E MAIS EMPREGOS, COMETENDO ILEGALIDADE. PARABÉNS.. .. Os gestores que contratam também são responsáveis. BRASIL SURTO DE OMISSOS GESTORES.
Digam o que quiserem, mas depois de tomar posse do cargo em uma vaga de cargo público, onde é exigida a dedicação exclusiva, é preciso respeitar a lei. Não adianta querer justificar o erro, com a desculpa de que o salário está abaixo da expectativa ou usar outros argumentos mais. Para isso existem outras instâncias de reivindicação.
O que está estranho na reportagem - ou na fiscalização - é que as maiores universidades do paÃs não foram fiscalizadas. A estratégia foi começar pelas menores como um recado para as maiores? É falta de força polÃtica? Não é estranho divulgar resultados somente de algumas universidades deixando a maior parte de fora? Isso é ético? Nada no Brasil parece seguir princÃpios éticos. A "moralização" por caminhos tortuosos. É possÃvel isso?
Aà na sua cidade já houve até vereador que passou a maior parte do mandato recebendo seus vencimentos integralmente, inclusive com a dedicação exclusiva. Sem citar nomes, claro, mas saliento que ele não pertence ao quadro da universidade federal. O cara sequer comparecia ao seu local de trabalho. Aulas? Atividades docentes? Nem pensar! Ficou conhecido na cidade por isso e também pelas festas na praia do cartão postal. Isso é justo?
Vergonhos@ esta matéria!! Pq não vão ao fundo do problema, que é a baixa valorização desses profissionais, sobretudo nos estados e nos municÃpois? Aqui em SP, onde a educação e a carreira docente vêm sendo sucaateada desde a década de 90, a situação é até pior! Esses sucessivos governos aqui ACABARAM com a escola pública: Cov@s. Alckkimiin e Serrr@ !!! Fora os prefeitos criiminnosos que por aqui passaram. Tenha vergonh@@ na cara Phalh@ de S. Paulo.
Com o salário miserável que o Governo Federal paga a um professor universitário, se eles não fizerem outros "bicos" simplesmente passam fome. O salário é vergonhoso, muito aquém do que realmente um docente merece. Esse é o retrato do ensino superior no Brasil. O Tribunal de Contas da União - TCU, ao invés de exigir uma remuneração adequada aos professores, fica procurando duplo vÃnculo e punir os docentes como se isso fosse resolver o problema da educação no Brasil!
Os fins não justificam os meios. As regras existem para que a sociedade não se torne uma anarquia. Se cada um julgar que pode quebrar essa ou aquela regra baseado em critérios relativos, já sabe onde vamos parar.
Por favor, me diga qual é o valor deeese salário de fome? S a f a d e z a.
Passam fome? Para um cargo que, na maioria das vezes é obtido por "peixada"...trabalham quando quer...uma série de benefÃcios...passar fome, passa quem trabalha na iniciativa privada...
Vejam que, na França, o salário de um docente fica em torno de 3 mil euros. Convenhamos, não é tão maior que o de um doutor de universidade brasileira. E o custo de vida na Europa é outro. Tem é gente querendo ganhar como na iniciativa privada com as garantias da carreira pública.
O doutor me desculpe: uma coisa é fazer "bico", outra é ter empregos que somem uma carga semanal de 107 horas. Considerando que um operário tem uma carga semanal máxima de 44 horas, quando um professor diz que trabalha 2,5 vezes isto, tem alguma coisa de errado: ou a semana dele tem 20 dias ou ele não está fazendo aquilo a que foi contratado... E como ao menos um contratante é uma instituição Federal, o dinheiro saiu do meu bolso.
Descupa de todos é baixo salário para cometer ilegalidade. Vai a luta, não está contente com o salário SAIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
Qual o salários desses professores????
Seguindo a carreira, do maior para o menor grau, em regime de dedicação exclusiva, é esse: Professor Associado = R$ 12,225,55 Professor Adjunto = R$ 8.229,83 Professor Assistente = R$ R$ 3.406,85 Professor Auxiliar = R$ 3.052,87 Levando-se em consideração nossa realidade social, não acho um salário miserável. Há muito exagero por parte da pessoas, isto sim. O salário poderia ser melhor? Poderia, assim como muitas coisas em nosso paÃs, tais como IDH, PIB, qu
Hey, calma aÃ, o salário dos docentes das universidades federais não é tão pequeno assim. No último grau de carreira, eles chegam a ganhar acima de dez mil reais. Uma coisa é dizer que eles não são remunerados da forma que deveriam, outra totalmente diferente é dizer que ganham um salário miserável. E outra, o professor além de férias, possui recesso. E eles possuem licenças remuneradas integrais para fazer pós-strictu sensu.
Qual o salário desses professrores?
porque fazer um jornalismo tão rasteiro??? A chamada na pagina principal fala de professores, depois dentro a matéria muda de nome e professores viram servidores, o que é bem diferente!!!! porque não incluiu as estaduais de SP no estudo/reportagem?? Tem coisa errada, identifiquem e punam! Agora colocar todas as federais no mesmo pé de igualdade e taxar todos os mais de 300.000 professores e funcionários de estarem burlando a lei, com base em um número relativamente pequeno, é demais!!!
Professor é servidor. Quem tem vÃnculo trabalhista com o Estado é servidor público. O que talvez você quis dizer foi "servidores docentes" e "servidores técnico-administrativos".
É só usar os neurônios: TCU -> Tribunal de Contas da UNIÃO. Como você quer que universidades estaduais sejam alvo do estudo?
Sou da área de educação e conheço este problema que não é novo. Há anos professores e até pro-reitores burlão a LEI. E há casos em que decisões das Universidades Federais são prejudicadas por estas estes indivÃduos que usam de seu cargo para favorecer instituições PARTICULARES. Quanto a sua afirmativa de serem servidores e não professores está incorreta. Todo funcionário concursado em instituição pública é um Servidor público, indiferente da função e status que carrega.
Lei é Lei, e deve ser cumprida. O Governo deverá estar preparado para o efeito colateral do cumprimento da lei, muitos professores vão pedir demissão para ocupar cargos fora das instituições de ensino para ganhar um pouco mais. E se for na área das engenharias...meu Deus!!!. Não há educação de alto nÃvel sem investimentos.
A lei tem que ser cumprida. Até porque os que estão com esse desvio, são uma minoria. O que está previsto no regime de trabalho sob dedicação exclusiva é inclusive de natureza contratual. Simples assim: está previsto, assinou o contrato de trabalho, cumpra.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Universidade federal permite até triplo emprego, diz TCU Voltar
Comente este texto