Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lúcio Almeida

    Uma coisa eu digo a todos. Seja o bloco da reportagem ou os Brasileiros mensionados pelos comentaristas eu só consigo ver popularmente o bloco de concreto que não possui perfuração e mesmo que tenha os profissionais que o manipulam o colocam intercalado acabando com o uso proposto na reportagem. A proposta informada na reportagem é uma boa e se existe no Brasil, conforme informado nesse sessão de comentários, fica a dica para F0lha correr atrás e fazer uma bela reportagem sobre o assu

    Responda
  2. Lucio Ferro

    Quem escreveu essa reportagem não entendeu nada e está espalhando desinformação. O sistema não tem nada a ver com tijolos perfurados, se trata de um sistema de formas especiais que após preenchido com concreto resulta em lajes com ranhuras vazadas que permitem a passagem de dutos e tornam a laje mais leve. Tijolos perfurados existem a séculos, não seriam novidade alguma.

    Responda
  3. NILTON S.

    A reportagem não falou da resistência do tijolo (dá para pregar um prego na parede construída com ele? ) e não falou do isolamento acústico (em apartamentos construídos com os tijolos tradicionais já dá para ouvir ruídos dos vizinhos, imagine em apartamentos feitos com tijolos menos espessos !).

    Responda
  4. Valter Vaz

    Concordo e assino a todos, tudo e simplesmente questão de planejamento.

    Responda
  5. Anilton

    Já vi uma casa, há muitos anos, que as paredes foram feitas com tijolos furados e que se encaixavam, eram assentados com uma argamassa especial, saiu muito mais barato e as paredes foram levantadas bem rápidas, depois de pronta podia instalar quantas tubulações quisessem e para todos os fins, detalhes, no Brasil mesmo, e tem muito tempo.

    Responda
  6. fmassucci

    No caso, isso não é um tijolo. Como o próprio nome sugere, "Holedeck" é uma laje.

    Responda
    1. Fadigas

      E essas fornecidas em paineis com resistencia dimensionada para vencer o vão de acordo com seu uso, não dispensão o uso de vigas treliçadas especiais ja utilizadas no mercado local.

  7. Amaury

    Se não me falha a memória, o tijolo ecológico e também perfurado - tem a patente de um brasileiro - que por sinal tive o prazer de conhecer.

    Responda
    1. milton-José medeiros

      Exceto a queima; senão solo cimento, Tijolos de barro; seriam ecológicos?

  8. Marcio Souza

    Jamais moraria num prédio contruído com esse tipo de tijolo. Com os utilizados hoje já é péssimo o isolamento acústico, com esse, vc ouve até pensamento do vizinho.

    Responda
  9. Babi

    A casa do sítio da minha madrinha foi toda construída com esses tijolos, e faz mais de 15 anos, já vi milhares de construções com esses tijolos, até barraco de favela feito com tijolos assim eu já vi! Não entendo porque estão publicando isso como uma "invenção inovadora espanhola que acaba de surgir no mercado"!!!!

    Responda
  10. Alcides Conveti

    Eu, na minha ignorância, achava que tijolo perfurado já existia desde que Adão era criança.

    Responda
    1. milton-José medeiros

      Hahahah siiii

    2. Alcides Conveti

      Próxima matéria da FoIha: 'Americanos facilitam deslocamento de objetos com peça circular que se move ao redor de um eixo'

  11. gutogr

    E onde fica a qualidade no que se refere ao isolamento de ruidos?Digo isso porque, vivo ha 10 anos na Espanha, e desde que vim morar aqui todos os apartamentos que morei os ruidos entre paredes com vizinhos e ate mesmo dentro do proprio apartamento sao insuportaveis, porque aqui utilizam na construçao tijolos muito finos e muito, mas muito perfurados, que deixam passar facilmente o ruido entre uma parede e outra.

    Responda
    1. milton-José medeiros

      Rsrs igual q nem q aqui! Entretanto; pelo clima, diga lá; as três da madruga; espanhóis e os nem de lá, mas lá, estão a transferir energia vital p intempéries? Refiro pelo quanto projetamos aqui; duas casas foram construídas lá; no subúrbio de Paris, não tinha esta de a) Desrespeitar o visinho tirarndo-lhes a vista, b) Construir com arremedo de tijolos dizia saudoso mestre sebastiãozinho sobre as tais lajotinhas cerâmica; isto lá é tijolo? Mais parece casca de baratas, aqui sim; lá não!

  12. BENEDITO FONSECA

    INFELIZMENTE ESTE TIPO DE REPORTAGEN SO TEM VALOR QUANDO A MATERIA VEM DE OUTRO PAIS, ESQUECENDO QUE NOS BRASILEIROS SOMOS MUITO MAIS INTELIGENTES E COMPETENTES, PELO SEU TRABALHO E DINAMISMO.

    Responda
    1. milton-José medeiros

      Modéstia pouca e bobagem, Caríssimo! Espanhóis estão Km à frente, importamos até método P/ colocar pedras em fachadas, não fosse, teríamos pedra toda borrada a esperar breve fadiga da ancoragem a despencar; exemplo das manchas; Prédio Bco Mitsubishi, SAMPA, pelo despencado, por "vício" E-NEM durou dois verões havia previsto caiu todo material da fachada; torre 14 andares, cerâmica Aruan; ótimo material certificado pelo IPT, mas...A mão de obra...KD Certificação? Ainda vamos importar pedreiro

  13. murilso

    simples e brlilhante.. ta vendo como o ser humano ainda tem salvação !!!

    Responda
  14. chucki

    Pronto, descobriram o fogo!!!

    Responda
  15. Mano

    Blocos de concreto para construção civil, perfurados para acomodar tubos, fios, armações de concreto ja existem no mercado capixaba a muitos anos. Infelizmente não ha no pais o interesse de divulgar as boas iniciativas do nosso povo com a necessaria boa vontade. As materias de tecnologias, se não divulgações corporativas, deveriam ser acompanhadas de informações do setor sobre a existencia da mesma tecnica a nivel local e/ou em desenvolvimento.

    Responda
    1. petotech

      @francisco massucci - foi por isso que fiz a "perguntinha" acima - você foi direto !! hahahaahaaa

    2. petotech

      Pode dar a dica de marca ou link da firma capixaba? grato

    3. Carlospereira

      Irineu, voce tem o nome dessa empresa no mercado capixaba que faz esse produto?

    4. Jack Daniel's

      Sou capixaba e realmente acho que não há divulgação e menos ainda interesse em propagar muitas de nossas idéias no cenário nacional!

  16. Arara

    Parabéns ao criador de brilhante idéia. Economia de matéria prima, eficiência, praticidade, qualidade na execução da obra, facilidade, etc.

    Responda
    1. Anilton

      Complexo de vira-latas detectado, rsrsrsrsrs.