Painel do Leitor > Leitor apoia projeto de lei que acaba com exame da OAB Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Nenhuma entidade de fiscalização profissional pode centralizar o poder de legislar sobre as condições de exercÃcio profissional, pois isso leva ao arbÃtrio. Todo curso superior tem o dever de buscar nÃvel de excelência em ensino. Isso só pode ser obtido com certificação das escolas por órgão independente, designado pelo estado. Avaliação periódica durante o curso, medidas de adequação curricular, do corpo docente, multas se necessário, recertificação periódica. Exame final sim, nas escolas.
Na verdade, esse exame comprova o despreparo de nossa educação, que é uma vergonha e o Ministro ainda quer enfraquecer mais para ninguém ser reprovado.Mas se a solução para a qualidade tão desejada e esperada é o exame, que todos os cursos de graduação tenham esses exames mercantilistas.A burocracia não tem limites e forma bolsões que favorecem as irregularidades de corrupção.
Não só acho como deveria ser mantido o exame como o mesmo deveria ser mais dificultado, pois o que mais se vê por aà é advogadinho d eporta de cadeia... Exame da OAB com maior rigor, isso é o que deveria ser solicitado pela categoria e não uma opinião de um frustrado que foi reprovado no exame com certeza....
a posição do autor (e suas reiteradas tentativas de defender o seu ponto de vista nos comentários) deixa clara a sua enorme frustração em ter sido REPROVADO no Exame da Ordem. o seu manifesto só encontrará eco na voz de outros descontentes. aà vem aquele discurso de que muitos dos que conseguiram são maus advogados, apelo aos Direitos Humanos... é óbvio que nem todo advogado é bom. assim como nem todo motorista, submetido a exame, é bom ao volante.
Ótimo comentario!
Desculpem-me aqueles que pregam o fim do exame. O Exame de Ordem é muito fácil. Sinceramente, quem não passa deveria se rematricular na faculdade.
Fiz o Exame de Ordem e não passei, mas nem por isso sou a favor de sua extinção. Se a questão é o valor da taxa de inscrição cobrado pela OAB, absurdamente elevado, lutemos para diminuÃ-lo. As reprovações em massa ocorrem porque o ensino jurÃdico é fraco, muito mais fraco que em medicina e engenharia, p.ex., que eliminam alunos despreparados no decorrer da própria graduação (coisa rarÃssima no Direito). Eu não quero receber minha carteira de advogado de mão beijada, quero fazer por merecê-la
No passado a elite predatória não aceitava o fim da escravidão se utilizando dos mais nefastos argumentos, tipo: Sem a escravidão, os ex-escravos ficariam fora de controle, roubando, estuprando, matando e provocando o caos generalizado" hoje essa mesma elite não aceita o fim da escravidão contemporânea da OAB, o fim do caça - nÃqueis Exame da OABplantando nos jornais nacionais (vale quanto pesa), manchetes fantasiosas tais como: Exame de Ordem protege o cidadão? Temos q ABOLIR CAÇA-NÃQUEIS U
Não concordo com o fim do exame da Ordem e apoio que o CRM aplique exame semelhante com os médicos impedindo-os de tirar licença pra trabalhar em caso de reprovação, trabalho com advogados e vejo o grande despreparo dos estagiários que pelejam pelo fim do exame. Nunca pisei meu pé em uma faculdade de direito e essa semana acompanhei com espanto a narrativa de um formando (futuro advogado) que não sabe como ingressar com uma ação em juizado especial, é um absurdo completo.
Assegura o art. 5º inciso XIII CF: "É livre o exercÃcio de qualquer trabalho, ofÃcio ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. O art. 29 § 1º do Código de Ética Disciplina da OAB (Das regras deontológicas fundamentais) "TÃtulos ou qualificações profissionais são os relativos à PROFISSÃO DE ADVOGADO conferidos por universidades ou instituições de ensino superior, reconhecidas. . Se os senhores não têm argumentos jurÃdicos para contrapor calem-
Que conta estupida deste carinha e do "Nobre Deputado". A anuidade da OAB é R$ 800,00. Não seria mais interessante do ponto de vista financeiro que todo o contingente dos 90% reprovados se inscrevessem automaticamente? Este argumento é falacioso. O custo do exame cobre aluguel de salas, elaboração da prova, material das provas, auditoria de correção, profissionais que ficam nas salas e outras despesas...O exame da OAB só é ruim para quem passa a faculdade no Bar. Quem não deve não teme.
Infelizmente as revoltas dos pobres quase nunca resultam em melhorias para a população. Depois de uma guerra há sempre um curto perÃodo de progresso, mas logo surge outra elite predatória que assume o controle do paÃs." Alvin Toffler. Exigimos um mundo onde as pessoas vivam em paz, com liberdade de trabalho, liberdade de expressão enfim sem opressão ou tirania. A privação do emprego é um ataque frontal aos direitos humanos. "Assistir os desassistidos e integrar na sociedade os excluÃdos. .
Se o Presidente da OAB, declarou na TV Câmara Programa Participação Popular, no dia 19.08.2011 que não fez Exame ele não tem moral para exigir dos seus colegas Bel. em Direito (Advs), essa excrescência.
Assim como as máquinas caças-nÃqueis são programadas p/ os apostadores perderem, o caça-nÃqueis Exame da OAB se iguala; pois é feito p/ reprovação em massa; quanto maior reprovação maior o faturamento de fazer inveja as máquinas caças-nÃqueis do Cachoeira. Surrupia R$ 72,6 milhões por ano, dizimando sonhos de jovens e idosos, sem propósitos, sem retorno social, sem prestar contas ao TCU, corroborando com o aumento do caldo da miséria, da mendicância, gerando fome, desemprego .Fim Exame OAB
Assegura a CFartigo 133 - "O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercÃcio da profissão, nos limites da lei." A palavra advogado é derivada do latim, advocatus. Segundo o dicionário Aurélio, Advogado é o "Bacharel em direito legalmente habilitado a advogar, i. e., a prestar assistência profissional a terceiros em assunto jurÃdico, defendendo-lhes os interesses, ou como consultor, ou como procurador em juÃzo".Fim caça-nÃqueis
Nãããããããõ! Por favor mantenham o exame e ainda criem mais para as outras profissões. Temos muitos formados que passaram mais tempo em barzinhos do que em salas de aula e geralmente são esses que reclamam.
PASSAM CINCO ANOS SÓ TOMANDO CERVEJA E FREQUENTANDO BARZINHO DEPOIS QUEREM O DIPLOMINHA SE ESFORÇO??? KKKKK
Passam a graduação colando e ainda não querem o exame de Ordem. É uma geração de pi caretas. Me te os fer ros OAB.
Não só o exame da OAB mas também os demais cursos superiores, sem EXCEÇÃO, deveriam realizar o exame. Um acadêmico que passou no mÃnimo 5 anos ESTUDANDO, com certeza não terá dificuldades em ter êxito na avaliação.
Assim como exame deve existir, como também deveria se estender um exame para a Medicina, pois assim estariam formando melhores médicos.
Bom dia, se com o exame da OAB, os advogados que temos na grande maioria são péssimos, imaginem voces sem as provas. E quanto aos direitos humanos, estão vendo da forma (como sempre fazem) que lhe são favoráveis, todo mundo tem o direito ao trabalho, mas tendo um minimo de conhecimento, a OAB não esta ceifando o direito ao trabalho, esta tentando (mas não conseguindo) colocar profissionais com gabarito no mercado.
Resumindo: quem apoia fim do exame da OAB quer é cotas para incompetentes. Boa essa. Por que não aproveita e defende também o fim das faculdades de medicina, "porque todo homem tem direito de acesso ao trabalho"?
DISCORDO TOTALMENTE, O EXAME NÃO "PRIVA OS HOMENS DE REALIZAREM SEUS SONHOS" E SIM OS AVALIAM PARA SABER SE TEM COMPETENCIA PARA REALIZAR O TRABALHO,SE QUEREM UMA PROFISSÃO QUE NÃO EXIJA QUALIFICAÇÃO, CONHECIMENTO E DISCIPLINA QUE ESCOLHAM OUTRAS.
Eu acho o contrário. Que TODAS as categorias profssionais de nÃvel técnico ou superior deverÃam ter tal tipo de exame. Considerando o baixÃssimo nÃvel médio de nossas instituições de ensino superior é imprescindÃvel que todas tenham. Essa desculpa de "caça-nÃquel" não cola: quer queiram ou não, estamos num paÃs capitalista e tudo tem seu preço e deve ser cobrado.
O exame tem que ser mantido sim! o nivel dos profissionais já não é bom, imagine se qualquer formando puder exercer a profissão! Ainda acho que deveria haver exame semelhante para os formandos de medicina , odontologia e veterinária...tenho visto cada coisa por ai que dá medo!
LEITOR VASCO VASCONCELOS está de parabéns!
Concordo. A seleção natural estará na capacidade profissional. Quem precisa de um advogado não escolheria um profissional ruim e certamente os profissionais ruins iriam para o ostracismo e procurariam outro meio de ganhar a vida. Mas a OAB não vai perder a galinha dos ovos de opuro com passividade.
Esse exame deve acabar.Ė um absurdo o valor cobrado para esse exame, atė mais caro que concurso para juÃzes. Fiquei surpreso em saber que essa famigerada OAB nao presta suas contas a nenhum órgão publico.Realmente uma galinha de ovos de ouro, por isso que a OAB, nao toma nenhuma posição em grandes decisões da vida publica, eles devem ter medo em mexer com panela alheia, e ter a sua revirada.
A OAB fez e faz pelo PaÃs um ato de grande valia. Não fossem os exames da Ordem imaginem os srs. o nÃvel de advogados que teriamos? Se com ele já não é bom sem ele ficaria o universo dourada para mensaleiros.
Antônio! Estas seriam as palavras da "Ãguia de Haia" se ainda fôsse vivo! Todas as profissões exigem uma prova, ao se sair da área educacional, se aquele profissional tem argumentos de ensino para se registrar profissionalmente. Por isso foram fundadas, por leis, os Conselhos Regionais profissionais.
O exame da OAB deveria servir de exemplo e obrigatório para todas as profissões após conclusão de cursos universitários. É a única garantia que o "cliente" (em alguns casos vitimas) tem para um atendimento e trabalho apenas razoavel. Se o custo da prova da OAB custa muito, vamos abaixar esse preço e não acabar com ela.
O exame da OAB é necessário para separar o bom do mau. Sem o exame teremos um absurdo de péssimos profissionais exercendo a profissão. O valor sim, é abusivo, mas o exame é necessário. O que o povo não quer é estudar. É perder tempo de baladinha para ficar com a cara nos livros. No fundo o que deve realmente incomodar nem é o dinheiro, mas o tempo que essa gente acha que perde estudando.
A maioria dos jovens não escolhem os cursossuperiores na área técnica. Não conheço paÃs de primeiro mundo que tenha sedesenvolvido sem engenheiros. É preciso priorizar ensino na área técnica coisaque não acontece no Brasil. Um paÃs não alcança o desenvolvimento tecnológicocom advogados. Será que os Estados Unidos, a Grã Bretanha, a Alemanha, o Japãoou a China, por exemplo, conseguiram se destacar sem a engenharia em suasdiversas modalidades? Quanto ao exame, deve sim ser aplicado.
Até STF se curvou aos apelos dos mercenários. Claro nobre jurista Vasco Vasconcelos, se a mulher do Senador Demóstenes Torres, flagrada pela PolÃcia Federal, comemorando com Cachoeira, "a obtenção de sua carteira da OAB; a conquista aà é nossa" Tô com a vermelha no bolso, 32.650, pode arrumar cliente aà pra mim () " aprovada no Exame da OAB, antes mesmo de concluir o curso de direito, foi aprovada com Nota 10, por que o filho do catador de lixo do trabalhador rural, não podem tirar Nota 10?
Nenhum brasileiro de inteireza e caráter, defensor direitos humanos é contra melhoria do ensino. O exame por si só não qualifica, se assim fosse não terÃamos advs na criminalidade. OAB tem q se limitar a fiscalizar s/ inscritos e puni-los exemplarmente, fato q não está acontecendo veja o q relatou Revista ÉPOCA, Edição nº 297 de 26/01/2004 "O crime organizado já tem diploma e anel de doutor. Com livre acesso à s prisões, advados viram braço executivo das maiores quadrilhas do paÃs.FIM EXAME
Conforme revista ISTOÉ, 2145de 22/12/2010, pág 39, existem no Brasil 1.200 cursos de direito enquanto asoma no resto do mundo chega a 1.100, o exame não só deve ser obrigatório comodeveria ter uma quantidade máxima para ser aprovado, esta é minha opinião, deixo claro que não souadvogado.
Enquanto Presidenta Dilma Roussef, está se vangloriando c/o Programa Brasil Carinhoso, divulgado dia 03.10.p.p, por ter retirado da extrema pobreza 2,8 milhões de crianças e com essas crianças saÃram da pobreza seus irmãos e seus pais, totalizando 8,7 milhões de pessoas, do outro lado na contramão do desenvolvimento a retrógrada OAB, se vangloria por ter jogado ao banimento milhares de Bel. (Advogados), corroborando p/aumento de desempregados, causando incomensuráveis prejuÃzos ao paÃs.BASTA
Foi muito feliz o Ministro da Saúde Alexandre Padilha no Programa Roda Viva quando foi questionado, recentemente, sobre (Exame de Ordem) para medicina. Ele foi totalmente contra esse tipo de excrescência e favorável avaliação e fiscalização pelo Estado (MEC), durante a duração dos respectivos cursos, objetivando corrigir e/ou sanar possÃveis falhas do ensino superior e não depois do cidadão Diplomado .Temos que banir a escravidão contemporânea da OAB e do Cremesp. Diga não ao Exame do Cremes
O fato é o seguinte: SÓ É CONTRA O EXAME DA ORDEM QUEM NÃO PASSA. A prova testa o básico do básico. Se o cara não consegue acertar nem metade do que tá ali, ele não pode advogar. Quem colocaria o patrimônio, a famÃlia e a liberdade nas mãos de um pseudo-advogado que não consegue acertar 40 questões de múltipla escolha? Na França, o bacharel só pode fazer a prova, que é ORAL, 3x. Se não conseguir, que escolha outra profissão. Aqui o cara pode passar 10 anos tentando se quiser, acho errado. /
Essa leitora viajou: em vez de exigir que se estenda essas provas pras demais formações, principalmente de médicos, que liberar as unigranas nas péssimas formações pra levar muito inocente a cadeia por péssimos advogados! Sorte não termos pena de m... pois seria uma multidão nessa fila, o que já ocorre em muitos hospitais. Ela sem dúvida deve ser uma formada que nunca conseguiu passar no exame. Quem mandou não estudar!
Exame da OAB tem credibilidade?02 braços direitos da OAB acusados c/ envolvimento com Cachoeira, Demóstenes e Perillo em 2011 rejeitaram a PEC n.º01/2010 e o PLS 186/2006 que pretendiam banir a máquina de arrecadação o caça-nÃqueis Exame OAB, feito p/ reprovação em massa, (armadilha humana), parque das enganações.Esses caras vêm se aproveitando da palidez do MEC p/impor esse cassino.Temos q abolir essa escravidão contemporânea URGENTE. Não é da alçada da OAB avaliar ninguém. Isso é um assalt
Sorteiam 100 adivogatos já com OAB e peçam para eles fazerem a proova,,,duvido que mais de 50% passem na prova,,,ou seja, ela não prova capacidade nenhuma...Se todo adivogato fosse bom, todos ganhariam as causas, e não precisaria ludibriar seu cliente recorrendo, recorrendo recorrendo,,,
Não prova capacidade, tem razão, é uma prova mto fácil pra isso. Mas prova a incapacidade. E advogado bom não é o que ganha todas as causas, mesmo pq a decisão da causa não cabe ao advogado, mas sim ao juiz. O bom advogado estuda e sustenta as melhores teses para os interesses do seu cliente, garantindo seu acesso à justiça. Advogado que só recorre, recorre, recorre vem do mesmo saco que esses que vc tá defendendo que não precisam fazer exame de ordem. Contrate um deles pra vc.
Eu sou contra a extinção do exame da OAB, mas, como critério de justiça, todos os cursos universitários, deveriam ter um exame similar, para o universitário formado poder exercer a função, assim, as universidades, teriam que formar profissionais com qualidades. A maioria das universidades, Brasileiras, principalmente as particulares,formam profissionais com um baixissimo nivel tecnico.
Completamente a favor do exame da OAB.Que seja obrigatório e periódico, digamos que se repita para todos os já inscritos a cada 2/3 anos. Não é justo obrigar o recém formado e dispensar do mesmo quem já tenha a sua inscrição. Todos os já inscritos devem ter que revalidá-la periodicamente. Os atuais advogados, mais do que os bacharéis, devem ter muita facilidade em ter sucesso no exame. Todos devem ser obrigados a submeter-se ao exame, recém formados ou veteranos, mais ainda estes.
Presidenta Dilma Rousseff, vossa excelência que vem lutando no combate à s desigualdades sociais, pelo Brasil sem miséria, já imaginou os prejuÃzos incomensuráveis q o cassino da OAB vem causando ao nosso paÃs com esse contingente de milhares de bacharéis em Direito (advogados), devidamente qualificados pelo Estado (MEC), desempregados, notadamente à Previdência Social, Receita Federal e ao Ministério da Saúde que no final acaba arcando c/ despesas com tratamento desse terror (bullying social
Gente, ARRECADAR FUNDOS é o que existe com a PROLIFERAÇÃO desenfreada de universidades PARTICULARES CAÇA-NÃQUEIS. Com a adoção das COTAS RACIAIS e o fim do EXAME DE ORDEM, a quantidade de ANALFABET0S FUNCIONAIS enterrando a sua possibilidade de alcaçar sua aposentadoria, punir os corruptos, criminosos de toda sorte etc. será INIMAGINÃVEL. Não entregue a defesa de seus DIREITOS não dos partidários do caminho "MAIS FÃCIL".
Digo: Não entregue a defesa de seus DIREITOS nas mãos dos partidários do caminho "MAIS FÃCIL".
O que pouca gente sabe, é que o exame não foi feito para medir o conhecimento de ninguem... foi criado exclusivamente para arrecadar fundos e restringir excesso de profissionais no mercado. Foi criado exclusivamente para uma reserva de mercado. Porque não fazer então, um exame de avalição geral para todos os profissionais a cada 5 anos? Não vai passar um profissional com a OAB...
ARRECADAR FUNDOS foi o "nobre" OBJETIVO do ex-ministro HADDAD incentivando a PROLIFERAÇÃO de UNIVERSIDADES PARTICULARES CAÇA-NÃQUE IS.
Hoje, devido a: 1) proliferação de universidades particulares CAÇA-NÃQUEIS (e não o Exame de Ordem) e 2) baixo investimento público no ensino de base, temos GRANDES QUANTIDADES de ANALFABET0S FUNCIONAIS com DIPLOMA de NÃVEL SUPERIOR. Com a adoção de COTAS RACIAIS, a cota de ANALFABET0S FUNCIONAIS despejados no mercado de trabalho, CRESCERà EXPONENCIALMENTE.
Só advogados defendem o exame ... é uma reserva de mercado dessa classe. Todos os paÃses inclusive Portugal não tem esse exame. Como as leis mudam diariamente, porquê não se aplicar o exame, aos advogados com a OAB? E porque não tem exame para médicos, enfermeiros, engenheiros, arquitetos, administradores, economistas, jornalistas , etc. Esse exame é vergonhoso... o juiz quando recebe uma petição, pode e deve rejeitá-la senão atender os requisitos da lei.
O exame virou uma máquina de fazer dinheiro. Concordar que uma entidade de classe (sindicato elitizado) fature R$ 75 milhões por ano sem contrapartida é irracional. Se essa "seleção" fosse benéfica, não terÃamos tantos pilantras nessa profissão.
O problema não é quanto a OAB arrecada, mas sim a qualidade dos profissionais e das Faculdades e Universidades, tipo pp (pagou passou), o que é uma lastima, agora o ENEM, este sim não deveria nem ser cobrado, afinal é só ter uma noção da quantidade de impostos que pagamos.
Fiz o exame e passei. Continuo achando um absurdo essa prova que não prova nada. O MEC autoriza uma faculdade a funcionar; o aluno passa em um vestibular, paga e estuda durante 5 anos e se depara com uma prova que exige conhecimentos de todas as áreas do Direito, sem consulta. Ora, quantos advogados atuam em todas as áreas? Quantos respondem de pronto ao cliente sem consultar ao menos um dos Códigos? E já estão formados, passaram na prova e atuam na área. Fim de prova.
Passou nada: quem passa dá valor. Só quem não passa é que reclama como voce e a leitora!
Ja que existe prova para ser advogado por que não existe para medico? Para engenheiro e outras categorias? Quem garante que os aprovados na OAB serão bons advogados? O mercado é que separa os bons dos pessimos profissionais o resto é bla,bla,bla!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Leitor apoia projeto de lei que acaba com exame da OAB Voltar
Comente este texto