Painel do Leitor > Leitor apoia projeto de lei que acaba com exame da OAB Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Letícia

    Antes de pensarem em acabar com o exame da OAB, peçam pro MEC acabar com as faculdades de Direito de fundo de quintal, ou o mundo vai estar perdido... Só isso...

    Responda
  2. Cidadao Inconformado

    Tem que ter exame sim, o que pode ser feito é extinguir a taxa. Além disso, sou a favor de um exame/prova para candidatos à politica, assim como é feito em concurso público, assim teremos políticos com um mínimo de base sobre o que estão para fazer lá, não apenas roubar. Devemos fazer prova para trabalhar para eles, porque eles não podem? Aqui vamos "facilitando" tudo, com cotas, bolsas, auxílios... é o jeitinho brasileiro....

    Responda
  3. LUIZ RUIVO FILHO

    O Exame da Ordem foi instituído para aferição dos conhecimentos do postulante à inscrição como Advogado visando proteger a Sociedade de "máus profissionais" no exercício da profissão. NOS arquivos da OAB/SP. existem diversos oficios solicitando "providências", tanto por desvio de conduta como por crássos êrros de português. Não há nenhuma violação "de direito constitucional" como pensa o Autor do Projeto. NA OAB/BR não se admite o ingresso de incompetentes como no Congresso; só os melhores.

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      MARCOS, no corpo do meu comentário citei "providências" àqueles por desvio de conduta. EXISTE em todas as profissões e atividades humanas, inclusive nas mais simples ou humildes e voce sabe disso. NO entanto, a reteza ou desvio depende do caráter e da dignidade de cada um; o valôr que dá aos atributos morais, como a honra e a honestidade dentre outros. EXISTEM instrumentos legais para coibir e responder à enquete sugerida; basta usá-los. POR favor, re-leia porque é abrangente e reflita. Abra

    2. mtmanaus

      "Melhores" para quem? Faz uma enquete e pergunta quem já foi ludibriado por algum advogado... Na prática, a teoria é outra.

  4. NARRADOR

    No Brasil tudo é possível ; olha aí o que está acontecendo na mais alta Corte do país , onde um novato lavra decisões importantes sem nunca ter passado em concurso para Juiz .

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      LAURISTON: Um êrro não justifica outro, mas pelo menos foi aprovado no Exame da Ordem para exercer, anteriormente, a profissão de Advogado; repito submeteu-se ao Exame da Ordem. Abraços.

  5. Inspetora

    Argumento que não se sustenta.Acabar porque a OAB arrecada demais é simplesmente fingir que o exame não tem nenhuma importância. Penso que essa vontade toda que muitos têm em dar fim a um exame importantíssimo,só tem um motivo:medo de não passar porque a preguiça de estudar é grande .Se o motivo é o preço,pq não se briga pelo valor justo??

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      JC CCP. Concordo plenamente contigo. A par com a "preguiça" de estudar, apesar dos professores indicarem os livros pertinentes e preferirem as apostilas, existe a péssima qualidade de ensino ministrados pelas miríades de faculdades que por aqui pululam. Concordo também que cabe à Categoria postular pelo prêço justo, e não terceiros como no caso. Abraços.

  6. Karl

    Sim, vamos abolir a escravidão daOAB, aprovando o projeto de lei, em respeito à Declaração Universal dosDireitos Humanos, artigo XXIII, § 1º: "toda pessoa tem o direito aotrabalho, à livre escolha de emprego, às justas e favoráveis condiçõesdetrabalho e à proteção contra o desemprego." O Brasil é signatário, etêm a obrigação sim de garantir o exercício do direito ao trabalho comomeiode prover a própria vida e existência.Não fez isto com o Enem/Prouni?Qual a diferença?

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      GERALDO: O art. 5o. inc. XIII da Constituição assegura tais direitos, "desde que atendidos os requisitos legais", o que significa que não são todos que têm o direito se não são preenchidos os requisitos exigidos. Isto não é "violação de direito" porque resulta da própria Constituição. COMO COMPLEMENTO e com respeito, reporto-me ao comentário de Wilfried Jussen Junior para corroborar a mantença do Exame da Ordem. É muito elucidativo. Abraços e Parabéns aos dois.

  7. Karl

    Sim, vamos abolir a escravidão daOAB, aprovando o projeto de lei, em respeito à Declaração Universal dosDireitos Humanos, artigo XXIII, § 1º: "toda pessoa tem o direito aotrabalho, à livre escolha de emprego, às justas e favoráveis condições detrabalho e à proteção contra o desemprego." O Brasil é signatário, e têm a obrigação sim de garantir o exercício do direito ao trabalho como meiode prover a própria vida e existência.Não fez isto com o Enem/Prouni? Qual a diferença?

    Responda
  8. dunho

    Tenho um amigo que é professor em uma faculdade particular de Direito. Ele dá aulas para os últimos períodos. De vez em quando me mostra provas que está corrigindo. Com raríssimas exceções, as provas têm um nível baixíssimo!Muitos erros de pontuação, concordância e ortografia. Não existe, na maioria, uma linha coerente de pensamento, ou seja, eles não conseguem se expressar claramente. Como poderão exercer a profissão nestas condições precárias? É óbvio que o exame da OAB se faz muito necess

    Responda
  9. JorgeO

    Deveria haver um exame equivalente para todas as profissões. Melhoraria muito a qualidade dos serviços prestados!

    Responda
  10. Thomas Edison

    É preciso que as pessoas deixem de serem incompetentes e começem a estudar. Se o cidadão não consegue passar em uma prova não está apto para advogar. Ao invés de acabar com os exame de ordem o Congresso Nacional deveria instituir um exame nos mesmos moldes para o curso de Medicina. Veja quantos médicos incompetentes que se formam, não possuindo condições de atender uma pessoa com eficiência. Eles vão para os hospitais públicos atender pelo SUS(to), aí quem sofre é o povo humilde.

    Responda
  11. Marcelo Alves

    Pocha como é lastimável ver posições contrárias ao exame da OAB, o ensino n Br já está uma vergonha imaginem se nossos bacharéis em direito n realizassem a prova? o bom mesmo no meu ponto de vista seria se todo nível superior adotasse teste semelhante tendo em vista que melhoraria o nível dos profissionais, as faculdades teriam que melhorar a qualidade de ensino, as remunerações seriam melhores e dai por diante. Já que o governo n faz a parte dele essa seria uma forma d pressionar as faculda

    Responda
    1. Jotapê

      É caro Marcelo o ensino no Brasil está ruim mesmo, escrever POXA com "CH" é dose pra cavalo.

  12. Palhares

    Tem que fazer exame sim.Do contrario seremos representados na justiça por advogados incompetentes. O conselho dos médicos deveria fazer o mesmo para evitar tantos erros médicos em nosso Pais.Quem não tem competencia,não se estabeleça.Advogado tem que conhecer e ser apto.Quem não passa no exame da OAB é por que não pode ser advogado.

    Responda
    1. Fernos

      E o que fazer com os advogados incompetentes que dispoem de carteirinha??? A OAB paga os prejuízos causados por esses escrivinhadores acarteirados??? Indenizações perdidas por incompetência, anos de prisão injusta por causa de defesas incompetentes, enfim o rol é longo. A O.A.B garante o desempenos dos seus acarteirados?? Tem que acabar com essa escrecência sim. A medicina, e a engenharia, de cujo exercício ocorre risco à vida, não tem um concurso eliminatório, porquê a advocac

  13. Lúcio Cabral

    Mesmo com o término do Provão (como fonte de arrecadação), com certeza a OAB vai continuar ganhando muito dinheiro em cima dos profissionais do Direito, pois do contrário outros órgãos como CREA, CRO, CRM, COREN, etc... já teriam fechado suas portas.

    Responda
  14. Artur Melo

    Ok;Desde que os "bachárieis". não sejem alcolatras nas sextas feiras e estudem para passar em algm exame publico..

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.