Educação > Reitor da UFF diz que lei de cotas é retrocesso Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O governo deveria estar promovendo a melhoria na qualidade do ensino nas escolas municipais e estaduais e não burlando os numeros mundiais, de melhoria do ensino, pois as cotas são a forma (jeitinho brasileiro) que arrumaram de incluir o aluno que compoe as notas do IDEB nas universidades, e os corruptos estão soltos.
Antigamente a raça que aterrorizava os vestibulandos era a amarela.
Essa é uma maneira de reparar um dano que fora causado pelos maos polÃticos, que deixaram de investir e dá um ensino digno para essa população carente, e que hoje terá o direito de estudar nas Universidades Federais. O Prouni com as cotas, jovéns teram uma chance maior.
aparentemente nada impede que um 'rico' (segundo o governo quem tem renda percapita familiar acima de R$ 1020 é da classe B, portanto 'rico) estude em escola privada até a 9ª série, entre numa escola pública 'de elite' (ete / etf) e tenha assim o direito de concorrer com o pobre que estudou a vida toda na rede municipal ou estadual regular.
Eu gostaria que o reitor informasse o seguinte: descontadas todas as cotas que foram implantadas por lei, qual é a cota restante daqueles que acreditam na meritocracia e no esforço individual. Temo que sejam poucas. Ah...além das cotas dos ingressantes também teremos as cotas no serviço público. Isso aplicado a professores universitários significa que haverão aqueles que serão professores apenas por pertencer a uma casta e não necessariamente pelo seu desempenho. O fundo do poço é log
500 anos da mais descarada segregação racial imposta pelos senhores da casa grande e me vem um alienado destes querer impor a vontade do seu grupinho??Reparação já. Se quiser uma instituição 100% ariana, que crie com seus próprios recursos !! É o mesmo que o código florestal: reparação das matas ciliares já!!! E olhe que quem fala aqui é um branco e dono de terras !!
Essa lei de cotas é a forma populista e comunistóide de resolver problemas. Nenhum congressista nem esse desgoverno medÃocre tem coragem de assumir a má qualidade do ensino público nas escolas estaduais e municipais. Povo despreparado continua elegendo essa trupe e para dizer que estão investindo na população de baixa renda criam estas cotas. eu que não tenho coragem de entrar em um prédio construido por um cotista. A lei deve prever essa informação no diploma e na carteira de conselh
Nas universidades qual será o prejuÃzo já que irá receber o mesmo dindin ...
O igualitarismo racial consegue-se com a evolução, sim é olhar para o passado e ver os dias atuais. Coisa diversa é acabar com tal evoluição por Lei apenas, em cotas: vale dizer se oriundo do ensino público de péssima qualidfade encontra-se umabrecha, Aos "declarantes" Afrodecentes outra, quando o critério único o deveria ser a hiposuficiência financeira comprovada. Caso contrário teremos os brancos pobres excluÃdos e os afrodecendentes assim o declarados de pele branca aceitos, é o Brasil?
Olhem para os dentes dessa burguesinha da foto que é contra as cotas. Já passou da hora de pessoas com cáries e dentes restaurados ocuparem o espaço universitário público.
e o governo PT é o que alguém tem duvidas!!!!
Até que enfim vejo um reitor se posicionar contrário a mais um equÃvoco desse governo. Para mim há uma mensagem subliminar que informa a destruição dos centros de excelência q são as públicas. As reservas em patamar tão alto podem acabar com a propalada qualidade, o q fará com que os quem têm recursos invistam no ensino auperior privado de excelência que surgirá (como hoje nas escolas). Estão querendo colocar a Universidade pública no nÃvel do ensino fundamental e médio.
O que o Paulo Renato não conseguiu fazer esses medÃocres comunistóides estão fazendo agora.
As Universidades federais já estão sucateadas há muito tempo! As cotas só vão piorar o que já está ruim! Teremos mais incompetentes formados atuando em hospitais e injetando sopa na veia de seus pacientes...
A solução para maior igualdade no ingresso na universidade não são as cotas. O que o governo deve fazer é melhorar o ensino público, que é ridÃculo quando comparado com o privado e não implantar um sistema racista, que são as cotas, onde se entra na universidade pela cor que se tem e não pela capacidade de se estar lá. Para mim que sou negra, as cotas são o mesmo que dizerem que não sou capaz sem elas. Por isso adentrei na universidade sem utilizá-las.
Jornalzinho fuleiro... E não encontrou nenhum reitor de federal a favor? Ou o "outro lado" vai entrar só em notas de rodapé? Já que foi fazer uma matéria de "fulano disse que", por que não foi procurar outro reitor pra debater? Tenho várias reservas quanto a essa lei que foi aprovada, mas essa cobertura está ridÃcula...
Essa Lei é um avanço em relação ao acesso a educação superior no paÃs. É evidente que os jovens de escolas públicas tem ficado de fora da universidades públicas. Num paÃs históricamente desigual medidas como essa são necessários afim de promover a igualdade de pessoas que partem de condições diferentes de vida.
Aqui onde eu moro há duas escolas municipais. Uma tem nota 3,5 no IDEB. A outra é 5,1. Ficam no mesmo bairro, há menos de 1k de distância. O azarado que não consegue vaga na melhor dificilmente passa num vestibulinho para escola técnica. Quem tem a sorte de conseguir vaga na outra consegue sem fazer cursinho. Será que é de cotas que precisamos?
O maior patrimônio da universidade pública é a qualidade diferenciada dos alunos que ali estudam, existente em razão da seleção por mérito. A criação de cotas acabará por deteriorar o ensino da universidade.
Pq sempre que a gente vê um "intelectual" desses descendo a lenha na lei de cotas, quando a gente vai procurar no google ele é sempre bem branquinho? Conheço bem os departamentos de QUATRO universidades federais. Em NENHUM deles existe um professor neggro. Alguém acha isso normal?
A solução para o problema é ensino básico de qualidade de forma igual, para todas as pessoas. Isso é proporcionar igualdade às pessoas. Oferecer cotas raciais é oferecer privilêgio, desigualdade, proporcionar segregação. Para oferecer ensino de qualidade é necessário competência administrativa, para oferecer cotas basta uma canetada eivada de populismo barato.
Pra mim está correto, porém, as cotas deviam separar em classes sociais e não por raça. É um absurdo que as faculdades publicas sejam "reservadas" para quem tem dinheiro pra pagar as particulares, enquanto as particulares são frequentadas pelos pobres, me parece uma total inversão de valores, isso obviamente acontece pq os ricos tem muito mais preparação para o vestibular, isso é mais obvio que andar pra frente.
Não é bem assim caro Clodoaldo, o maior cân/cer que existe nesse paÃs chama-se paternalismo, fica cômodo para algumas classes sociais só ficar esperando que alguém faça alguma coisa por ele, devem ir á luta, como fizeram meus avós, imigrantes que chegaram ao Brasil só com a roupa do corpo e na geração seguinte já não tinha ninguém que dependesse de alguma benesse do governo para sair da pobreza, deve ser corrigida a causa do problema, e não o efeito, ensino de qualidade desde a base para tod
O curioso é que quando se fala em uma cota para deficientes, por exemplo, ninguém questiona a classe social... Quando se fala em uma cota para mulheres ninguém questiona a classe social... Mas quando uma lei visa beneficiar a raça neggra, a mais excluÃda, todos ficam falando da classe social.
Essa é a maior prova do perigo de se entregar os rumos de uma nação a um governo populista. A lei de cotas racias, sintetisa perfeitamente o pensamento -por assim dizer - petista/lulista. O STF que poderia defender a sociadade de tamanha hipocrisia, inexplicavelmente falhou. E agora? agora é aguardar penosamente a decadência do ensino superior, quem sabe, ao mesmo nÃvel do ensino fundamental! Os danos serão, matematicamente, de todos.
Cotas raciais são um retrocesso. Cotas sociais são mais do que justas!
Concordo com o reitor em gênero, número e grau. O governo, ao criar cotas, está nivelando por baixo. O MEC só se preocupa com o ensino superior. O certo seria investir na educação básica, em escolas com boa estrutura, equipadas com laboratórios, salas com boa acústica e material para os professores desenvolverem seu trabalho, além de remunerá-los satisfatoriamente. Também é necessário acabar c/ a aprovação automática e fazer exame fÃsico/ psicológico nos alunos p/ detectar doenças e tratá-la
Esta corretÃssimo esse Reitor, o racis/mo no Brasil esta sendo implantado gradativamente.
Decepcionante, Abobnável, Repugnante, Nojento, Indecente, Irracional, Cruel, Ridiculo, Execrável, Estúpido e Cretino, estes são alguns dos adjetivos que entendo serem pertinentes a concessão de esmolas (cotas).
Tem toda razão o reitor. Os alunos das escolas técnicas federais e estaduais,SESI, SENAI, além daqueles dos colégios militares, todos com nÃvel de aproveitamento similar ao das escolas privadas, ficarão em tremenda vantagem.Será que ninguém notou isso na hora de fazer a lei.
Para atingir mais rapidamente e com menos custo o que e lei de cotas almeja, o melhor seria distribuir os diplomas. Teremos diplomados sem conhecimento mesmo, então que diferença faz ?
NÃO É FALSO. É A LÓGICA COMPARATIVA. COMO MISTURAR O FRACO COM O FORTE SEM DANOS AO FORTE? AS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS AINDA, EM SUA BOA PARTE, SÃO EFICIENTES. E AS ESCOLAS PÚBLICAS/ESTADUAIS/MUNICIPAIS, SÃO UMA LÃSTIMA. VEREMOS.
Acho esta lei bastante demagógica. O que precisa é ter a escola secundária publica de boa qualidade e todos terão condições de disputar o vestibular, seja brancos, pretos amarelos indios ricos ou pobres. A discussão deveria ser a ascenção social dos menos favorecidos.também acho que unversidade federal deveria ser paga. Ganharia bolsa quem não tiver condições de pagar. Hoje beneficia mais a classe média e alta do a classe baixa. Basta ver a quantidade de carro estcionado nos campos univers
É falso dizer que os cotistas baixariam o nÃvel das universidades públicas, estão aà a UNB e a UERJ, onde o sistema funciona há mais de 10 anos, para desfazer essa tese. O reitor da UFF pode achar muita coisa, mas tem que cumprir a lei.
Não se está falando de nÃvel. O que está sendo discutido aqui é se realmente essa nova regra vai ajudar a universalizar o ensino superior gratuito. Penso que o reitor apresenta bons argumentos e quero crer que ele baseia suas idéias em fatos observados desde sua posição privilegiada. Concordo com o que alguns dizem: quem será mais beneficiado serão alunos de escolas técnicas federais e estaduais, que já tem um processo seletivo. Se funciona nelas sem cotas, por que cotas nas universidades?
Este é o homem que foi procurado por Demóstenes ( não aquele do congresso, mas o verdadeiro, que procurava um homem justo com sua lâmpada) o sistemas de cotas racistas é o maior erro cometido pelo supremo. Nossos irmãos menos favorecidos não precisam da cor para cotas, basta sermos JUSTOS e cuidarmos daqueles que não tiveram a oportunidade economico/financeira.
José Calimam, ao invés de se preocupar com o ensino superior, preocupe-se com seu grau de conhecimento inferior, o filósofo grego era Diógenes de SÃnope.
Além das outras porcariais que esse vem fazendo, criam agora uma maldição que poderá se transformar na Segregação Brasileira. E nóis, só vendo novela....
Maldição é ver tanto erro na sua escrita, preocupe-se com sua falta de conhecimento básico de português.
UMA TURMA MESCLADA DE ALUNOS ADVINDOS DA ESCOLA PARTICULAR E DE ESCOLA PÚBLICA. UM MAL NECESSÃRIO. MAS, DANOSO, PARA OS MAIS ADIANTADOS. ACELERADOR E FREIOJUNTOS. OS PROFESSORES DEVERÃO TER PACIÊNCIA E DISCERNIMENTO POIS, A PRINCÃPIO, SERà DIFÃCIL TENDO EM VISTA QUE OS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS TERÃO MAIS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM. MAS, É O MELHOR CAMINHO. ISSO É DISTRIBUIÇÃO DE RENDA INDIRETA. SEJAMOS OTIMISTAS.
SABE DAQUELA ESTÓRIA DE DAR UM PASSO ATRÃS PARA DEPOIS DAR OUTROS PASSOS, TIPO 10 METROS, À FRENTE? É ISSO QUE VAI OCORRER. RETROCESSO POSITIVO É O CORRETO. O QUE ME PREOCUPA É QUE AS ESCOLAS PÚBLICAS É QUE VÃO DETERIORAR AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS, TORNANDO-AS MENOS EFICIENTES E AO NÃVEL DAS ESCOLAS PÚBLICAS, QUE SÃO PÉSSIMAS. FIZ O GINÃSIO EM ESCOLA PRIVADA. E, NAQUELE TEMPO, AS PÚBLICAS/ESTADUAIS, ERAM BEM MELHORES E EFICIENTES. DEPOIS, PIORARAM. ESPERO QUE O PASSADO RETORNE.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Reitor da UFF diz que lei de cotas é retrocesso Voltar
Comente este texto