Hélio Schwartsman > Em direção à paz Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. lhilho

    Salazar, que de democrático nada tinha, conseguiu manter Portugal fora da Segunda Guerra sabendo manipular os interesses econômicos dos dois lados do conflito, nunca dando ouvidos ao que pensava o povo português. Até mesmo Franco na Espanha foi cooptado por ele e também ficou fora da guerra. Democracia na península ibérica era inexistente.

    Responda
  2. renato

    Se democracia fosse boa proteção para as guerras, na modernidade, então Hit ler não teria subido ao poder e não teria ocorrido "somente" a II Guerra Mundial.

    Responda
  3. LeoB

    Concordo que a criação da UE só foi possível graças a soma da maturidade política de seus membros. Mas de certa forma ela também contribuiu para acelerar, até "forçar" um pouco, a democratização de alguns de seus integrantes mais recentes. De qualquer modo, acho que concessão do Nobel nesse momento anima os que lutam contra a crescente onda nacionalista e xenofóbica que inunda o continente e, talvez, ajude os sectáristas a se darem conta que, se ruim na UE, pior sem ela.

    Responda
  4. Márcio

    Valeu Helio. Gosto muito dos seus artigos. Vou continuar a ler. Ãs vezes concordo, às vezes não, mas voce sempre usa argumentos interessantes.Obrigado por nos brindar com suas reflexões. Abraços.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.