Painel do Leitor > 'Uruguai dá bom exemplo ao descriminalizar aborto', diz leitor Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Mad

    Ser evoluído significa avançar questões que não afete a vida de outrem. Questões diversas que vem ocorrendo no Brasil, como a questão dos negros, gays, entre outras. Sim, essas na minha opinião não afeta a vida do outro, agora a questão do aborto não consigo visualizar da mesma forma. Não vejo como EVOLUÇÃO, e sim como atraso da raça humana.

    Responda
  2. MQ

    O que é o Uruguai? Ninguém sabe sequer onde fica!!! Holanda, ou outros exemplos de estados permissivos com drogas leves ou aborto, nada tem de exemplo. São retrocesso! Legalizar o assassinato, a destruição da saúde das pessoas com drogas leves. Não um há exemplo sequer em países sérios que estas medidas foram coroadas de êxito. Qualquer país sério proteje as pessoas, procura dar saúde e não drogas. País sério procura defender a vida e não tirá-la. Uruguai ou Holanda são irrelevantes no mundo

    Responda
  3. MQ

    A Alemanha é conservadora e é o país mais rico e avançado da Europa. A Holanda é permissiva com drogas leves, e é pobre, muito pobre em relação a Alemanha. Na verdade é uma piada de país ninguém leva a sério. Os estados dos EUA mais avançados são mais conservadores. Os que usam mais drogas são mais pobres e atrasados. As firmas ou grupos que são mais sadios, educados e organizados são sempre mais ricos e avançados. Quem vive nas drogas ou no liberalismo vive no atraso. Hippies desapareceram!

    Responda
  4. Maurilio

    Vanguarda do atraso, isso sim! Cadê o direito dos futuros adultos que irão ser abortados? Quantos futuro(a)s cientistas, escritores(as), atores, atrizes, médico(a)s, etc., serão assassinados antes de saírem do útero?

    Responda
  5. Mandrade

    COMO EU GOSTARIA DE TIRAR ESSE LEITOR DO PLANETA TERRA USANDO FORCEPES, CLARO QUE IRIA SAIR AOS PEDAÇOS, SERà QUE ELE IRIA GOSTAR? AI EU PERGUNTO QUEM TEM MAIS DIREITO A VIDA, UMA CRIANÇA INOCENTE OU ELE? VAMOS RASGAR ESSE LEITOR RENATO KHAIR EM PEDAÇOS..........

    Responda
    1. Mandrade

      Tem mais uma coisa?!???!   Crise econômica x turismo médico!!!!  Alguém já parou para pensar quantos empregos vão ser gerados?  Quanto em tributo vai ser pago???   Tudo a terá como lastro a morte de inocentes.  Emprego como este, prefiro morrer de fome, mas não ganho R$1,00 matando inocente.

  6. chicao

    e diga como um feto pode se defender,da brutalidade desta agressao?e tem gente que acha que matar é ser civilizado

    Responda
  7. edrods

    Que beleza: fomentar a não-procriação e a constituição da família de fato e dopar o povo. Há quem diga que isso é "muderno"

    Responda
  8. alcides emanuelli

    O Uruguai é uma titica de nada, e como pode alguém querer comparar com o Brasil, com problemas sociais gravíssimo.Só a violência a qual o P T é conivente e como diz o Lu la a culpada pela violência são as elites que não dão empregos aos pobres, mata mais de 50 mil pessoas por ano.

    Responda
  9. alcides emanuelli

    E se discute o aborto, sendo que o mesmo existe no Brasil, o aborto existe é claro e é liberado nos casos de estrupo ou de perigo de vida ou mor te por parte de uma das duas vidas envolvidas da mãe ou da vida que está dentro dela.Assim discutir o que, discutir que tem que ter aborto no SUS e quem já vai morrer de câncer não precisa de tratamento público, já vai morrer mesmo.E a defesa do mercantilismo médico ou da profissão de prostituta no Brasil!

    Responda
  10. alcides emanuelli

    Vive se discutindo o aborto no Brasil, e os afins querem impor seus radicalizamos sem ao menos pensar que é um direito de todo o povo poder escolher ou ter no minimo o direito de opinar.Afinal quem vai pagar realmente é o povo e não os grupos corporativistas que estão impondo interesses e agredindo e desrespeitando todo o povo brasileiro.Os grupos, as ONGs, as Organizações, Ministérios inventados, são profissionais sem justa causa porque são empregados públicos com altos salários sem concurs

    Responda
  11. Ana

    Como???O Uruguai um bom exemplo exemplo??? Diminuindo a taxa de natalidade com a oficialização da matança dos inocentes e dopando o povo?? Isso parece outra coisa...

    Responda
  12. alcides emanuelli

    Tem traficante, contraventor, drogado na sala para negativar o meu texto que só coloca que droga é uma droga como diz a palavra.Assim droga é algo do mal que destrói famílias pelos atos insanos de seus integrantes.Geralmente o usuário de drogas é uma pessoa passiva que não trabalha que não produz nada vive a custa de seus pais.

    Responda
  13. jura

    Que bom exemplo há no fato de uma mãe assassinar o próprio filho?

    Responda
  14. Paulo Cesar Semblano da Costa

    Aborto = infanticídio = sacrifício a Satanás!Mais um país que cai debaixo das garras do diabo!

    Responda
    1. Mandrade

      Vamos deixar o diabo no lugar dele. Infelizmente o diabo pode tirar férias, pois aqui na terra já temos muitos demônios, e somos nós mesmos os demônios um dos outros.O fato é que infanticídio sem dúvida, e pior de um ser sem mácula ou pecado algum.  Porquê aprovar o aborto e não a pena de morte?!?!?!?

  15. kadrunko

    Uma simples mensagem a todos: Ainda bem que os nossos pais, principalmente às nossas mães, pensaram de forma diferente do "leitor". Ei leitor, pelo visto a sua mãe se "equivocou" contigo e agora somos obrigados a ler o que escreves. Triste !

    Responda
    1. Mandrade

      Mas que visão belíssima. Parabéns. Sintetizou tudo. Mas ainda temos uma chance de melhorar o muundo, tirar esse leitor do planeta terra a forcepes.

  16. Karlos ==== SP ==== BR

    Repassando um comentário que li abaixo de Teophilo e excelente comentario "Povo civilizado não é aquele que aborta, mas sim o que sabe evitar uma gravidez. "

    Responda
  17. Karlos ==== SP ==== BR

    Leitor da pessimo exemplo em defender um pais que defende assassinatos, No Uruguai tão exaltado pelo pobre leitor é onde temo maior indice de suicidios na A. L ! Leitor ig-no-ran-te

    Responda
    1. Amauri

      interessante seu ponto de vista. Então Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlandia... que possuem os maiores indices mundiais de suicídio, estão piores que Brasil ou Somália... Parametro infeliz o seu hein.

  18. invisible night

    O que define a vida não é o bater do coração, mas o cerebro, quando há mor/te cerebral, a vida acabou, no caso até 12 semana do feto ainda não começou a se formar o cerebro, por isso que foi definido até o terceiro mês. De acordo com a definição não tirou a vida de ninguem

    Responda
    1. Mandrade

      Vou copiar Msg de outro leitor:Uma simples mensagem a todos: Ainda bem que os nossos pais, principalmente às nossas mães, pensaram de forma diferente do "leitor". Ei leitor, pelo visto a sua mãe se "equivocou" contigo e agora somos obrigados a ler o que escreves. Triste!!! Alguém poderia ter informado a mãe do Giba que até 12 semanas o feto não tem cérebro, agora ele seria cocô de minhoca, e claro que seria bem mais útil para a sociedade.

    2. chicao

      nao fala melda

    3. Ana

      Quando há morte cerebral a vida acabou??? E os muitos e muitos casos em que as pessoas diagnosticadas com morte cerebral se recuperam???

    4. Karlos ==== SP ==== BR

      e o coração esta batendo por osmose ou seria por impulsos eletricos vindo quem sabe da Itaupu ig-no-ran-te, se tem coração batendo tem impulso eletrico que vem da onde ????? cerebrooo aeee .. af cada as-no!

    5. MC

      Para cara... quando ouvi o coração da minha tive certeza de que seria pai e que ali tinha uma vida... independente de ter cérebro era minha filha...

  19. robertinho

    Na realidade o aborto sempre foi praticado em larga escala no Brasil. Acontece que como é considerado crime somente tem acesso a clínicas decentes para tal é a classe rica. As mulheres pobres compram uma caixa de comprimidos receitada pelo balconista de uma farmácia e praticam o aborto, sujeitas a todo tipo de risco. Desde uma infecção até a própria morte. Aborto é uma questão de saúde pública, que deve ser decidido pela mulher que está grávida e não por falsos moralistas.

    Responda
    1. Oscar Wilde

      Comentário desprovido de qquer racionalidade. Como é que as mulheres, ricas ou pobres, engravidaram ? Foi por osmose Carlos ? É evidente que não. E por isto é necessário identificar e combater as causas que levaram a gravidez indesejada. Dar aval ao s/e/x/o sem camisinha, assegurando que o estado irá tirar a vida gerada indesejadamente por cretinos irresponsáveis, pode se tornar um risco a saúde pública MUITO maior !!!

  20. Paulo

    Parabéns para o Uruguai, que está tratando do tema de forma correta, sem falsos moralismos e sem religiosidade tola, que não resolvem em nada o problema, só mascaram o aborto.

    Responda
    1. chicao

      nao fala besteira

    2. MC

      Tol0s são os relativistas que defendem a m0rte de inocentes... são governos inc0mpetentes que querem resolver seus problemas sociais motivando o assassinat0 de indefesos...

  21. ubão

    Quando um "di menor" colocar um cano na cabeça destes imbecis que são contra o aborto, ou souberem de um amigo ou parente morto por um "di menor". Vai lá e adota o marginal termina de cria-lo. A culpa não é do estado, é de quem não tem condição de ter 01 filho e tem 10.

    Responda
    1. chicao

      que tem a ver o forever com a calça,nao fala melda.

    2. Karlos ==== SP ==== BR

      Carlos, isso não tem nada a ver com aborto e sim com educação e melhores condições, não fale asneiras para nao passar vergonha como agora, !

    3. MC

      Pelo seuargumento acho que investir na educação seria melhor opção do que matarinocentes... a criança pode se tornar boa ou ruim, depende do meio... se oculpado é o meio, logo, o governo tem a obrigação de investir nestascomunidades de forma que estes tenham opções melhores... o Fim não justifica osmeios...

  22. MC

    Grande coisa esse comentário do leitor... nada mais do que pobre,errôneo, preconceituoso e limitado... talvez se os pais deste indivíduo tivessemabortado ele, não estaria aqui escrevendo bobagem.....

    Responda
  23. kadrunko

    A partir da lei, as clínicas uruguaias vão "nadar" em dinheiro. Quem não tiver grana ficará por aqui mesmo, fazendo tudo na encolha. Se pudéssemos perguntar àquela vida, que deixará de existir o que pensa, e ela pudesse responder o que ela diria ? Bem ... isso fica para outro momento.

    Responda
  24. Oscar Wilde

    Um outra medida, é facilitar a adoção no Brasil, hoje burocratica com enormes filas. Pois infelizmente, irresponsáveis e sem caráter sempre existirão, e para estes casos a adoção seria mais adequada do que o aborto.

    Responda
  25. Oscar Wilde

    Racionalmente não há como crer que para acabar com um problema, devemos "atacar" a consequência e não a causa. E o aborto é a solução para a consequência e não para a causa de um problema. O que provocou a transa sem camisinha ? Foi a falta de instrução ? Falta de anticoncepcionais ? Falta de vergonha na cara ? A partir do diagnóstico a sociedade em parceria com o governo pode agir mais efetivamente.

    Responda
  26. Francisco Pinheiro

    Eu gostaria que os ultra defensores da vida me explicassem nesse exato momento onde começa e onde termina a vida, tanto no aspecto biológico quanto no religioso, por que se estão dizendo que ao abortar estão se tirando vida então me explique essa bagaça direito.

    Responda
    1. Miguel Teophilo

      No momento em q o espermtzoide penetra no óvulo, e seus cromossomos se misturam a esse, originando o ovo, celula q irá multiplicar-se em um feto, uma nova vida é formada. O dna daquele feto é diferente do da mãe. Ali tem o início de uma nova vida, mas dependente da mãe.

    2. edrods

      Francisco:Jogar uma muda de baobá (uma das maiores árvores que conhecemos) no lixo é jogar um baobá no lixo; cimentar uma nascente é secar um rio;aterrar o mangue é acabar com a vida no mar etc. A vida começa a partir do momento no qual as condições essenciais para sua existência passam a existir. No caso humano, a fecundação. Na prática, os abortos são cometidos em estágios muito posteriores, a partir do segundo ou terceiro mês, quando a mulher deixa de desconfiar para ter certeza da gravidez.&

  27. Orivaldo

    É um país com um governo e um governante sério e comprometido com o povo do país, estabeleceu metas de atuação na saúde pública levando em consideração que o estado é laico e mnão deve ter influências morais e religiosas ilegitimas. Quem derá no Brasil tivessemos pessoas com este tipo de compromisso.

    Responda
    1. Oscar Wilde

      Eu sou Ateu e sou contra o Aborto. Em nada tem haver com estado laico !!! Trata-se em respeitar a vida de um novo Oscar, Orivaldo e etc. Trata-se tb de atribuir responsabilidade para o casal de im/be/cis que transaram sem camisinha qdo não queriam um filho. Lembrando que em casos de es/tu/pro a lei já assegura o aborto e particularmente neste caso não sou contra.

  28. Oscar Wilde

    É baseado em argumentações, na melhor das hipóteses, im/be/cis que pessoas igualmente im/be/cis defendem um ato tão deplorável quanto o de tirar a vida de alguém.

    Responda
  29. alcides emanuelli

    Dizem por ai que povo civilizado é povo Limpo.Será que o Brasil é um povo limpo!

    Responda
    1. kadrunko

      Certamente não, mas nem todos ...

  30. alcides emanuelli

    Defender o uso de drogas ilícitas é explicitar as imbecilidades quem existem dentro dessas pessoas. Assim eu provo e pergunto para esses pseudos defensores de liberdades: Você compraria uma casa próprio que fosse uma droga!Você compraria um carro que fosse uma droga!Você iria adquirir qualquer bem pessoal que fosse uma droga.O nome já diz tudo droga é algo mal que destrói com a vida e o caráter das pessoas.

    Responda
  31. edrods

    Os abortistas não vêem a contracepção com bons olhos. O que desejam não é evitar filhos: desejam aniquilar vidas porque são ressentidos; é gente que pensa o mundo sob o viés esquerdista revolucionários, para o qual o bem coletivo (ou suposto bem coletivo) está acima das vidas. Nesse sentido: jogar um feto/criança no esgoto não seria apenas uma maneira de se interromper gravidez: "é a libertação da mulher", "um trabalhador a menos para ser empregado de capitalista etc etc"

    Responda
  32. Emmanuel

    Existem várias maneiras de impedir a concepção, e o aborto é algo que agride o corpo da mulher podendo causar danos irreversíveis e fere o direito a vida ! e quem acha legal legalizar o uso de entorpecentes... Dê ao seu filho !! já não basta os meios que alienam/hipnotizam as pessoas, aí vem as drogas e faz um mundo de fantasias.. Sua mente está de/f/e/cada..

    Responda
  33. Francisco Pinheiro

    Se homens engravidassem o direito ao aborto seria garantido em constituição. Não da acreditar na quantidade de gente reacionária por metro quadrado por aqui.

    Responda
    1. Oscar Wilde

      Prezado Francisco, voc~e pode apenas e tão somente SUPOR que se homens engravidassem, oaborto seria garantido, jamais AFIRMAR, pois não há como comprovar. A vida não surgiu trazida pela cegonha, surgiu pq FDPs transaram sem camisinha e não querem assumir a responsabilidade !!!

  34. alcides emanuelli

    É isso ai Miguel, vamos pelo menos tentar fazer do Brasil realmente uma Republica Democrática e não um Estado Oligárquico com poderes totais para meia duzia de iluminados que são os donos do Poder, e com ele concretizam suas ambições Mercantilistas e praticam atos de corrupção para seu enriquecimento.

    Responda
  35. alcides emanuelli

    O P T é o partido das contradições, das inconsequências, das mentiras e da falta de ética de seus integrantes.Quer aprovar o aborto e faz o Bol sa Carinho, com numero de filhos sem limites.Rou ba o dinheiro público através de mens alões e diz que não é rou bo é só para sustentar campanhas é caixa 2 que todos fazem.Com a dignidade das pessoas com o bol sa fami lia, e diz que é para tirar as mesma da miséria absoluta.Miséria não se elimina com esmolas e sim com empregos e educação.

    Responda
  36. Junior

    Parabenizo os EUA por ter tolerância zero com pedófil0s, estuprad0res, e assassinos.

    Responda
  37. alcides emanuelli

    Em vez de gastar montanhas de dinheiro no aborto, porque não orientar, previnir, usar camisinhas para as mulheres não terem gravidez indesejadas.Se o caso for de violência contra a mulher ou perigo de mor te da mulher ou da vida que está ali o aborto existe e pode ser praticado, o que não é previsto é para a profissão de prostituição do corpo.Se o povo não quer o aborto porque meia duzia querem impor seus interesses, radicalismo imbecis e sem justificativa.Investir esse dinheiro no Câncer.

    Responda
    1. Miguel Teophilo

      Concordo contigo em tudo.

  38. alcides emanuelli

    Democracia é o direito de liberdade, mas prevalece as idéias da maioria é claro, se não seria Anarquia e não democracia.O aborto, bem como a pena de mo rte ou prisão perpetua para crimes hediondos.Poderiam sim passar por um plebiscito do povo, e não o interesse de meia duzia de iluminados, de movimentos e ONGs sustentadas pelo P T, que visam o mercantilismo de médicos e de Narcotraficantes, por isso a defesa da impunidade.

    Responda
  39. Miguel Teophilo

    Povo civilizado não é aquele que aborta, mas sim o que sabe evitar uma gravidez.

    Responda
    1. Oscar Wilde

      Perfeito Miguel !!! É isto que irracioanais não compreendem, e falam em favor do aborto como se estivesse na vanguarda de pensamento/comportamento.

    2. alcides emanuelli

      Civilizado, culto e inteligente, previne e não ma ta.

  40. Miguel Teophilo

    Após gerado, temos mesmo o direito de impedir que um nasça?Povo civilizado não é aquele que aborta, mas sim que saiba impedir a ocorrência de uma gestação.

    Responda
  41. edrods

    Continuação: associar aborto ao progresso é uma associação de causa-efeito equivocada, um sofisma: fosse o aborto legalizado no Congo ou em Serra Leoa, pouca coisa mudaria por lá. O desenvolvimento humano tem seu pilar calcado em outros fundamentos: investimento em educação, saúde, segurança e livre-iniciativa. Seu discurso de eliminação e destruição em prol do bem comum entra para o hall das opiniões massificadas, das quais falei há pouco.

    Responda
    1. Oscar Wilde

      Faço das palavras do Eduardo as minhas !!Outro ótimo e coerente comentário, ao lado do Miguel !!

    2. Miguel Teophilo

      Eduardo, eugenia era uma politica muito utilizada em quase todos os paises do mundo, até meados do sec. 20. O nazismo, se apropriou dela de maneira negativa, fazendo com que fosse arquivada. Agora, porém, com o discurso de muitos aqui, estamos vendo a volta da eugenia. O aborto é a versão seculo 21 da eugenia.

  42. edrods

    Zanetti, ao dizer isso, nas entrelinhas, você está afirmando o seguinte: todo pobre e rejeitado, em potencial é um cr1minoso. O aborto preventivo em tudo se assemelha à guerra preventiva, ou seja: eliminar o outro antes que ele me faça algum mal. Vale a pena nos lembrar de uma coisa: os regimes fascistas incentivavam o aborto, por meio da eugenia, alegando que crianças de "mau pedigree" poderiam degenerar a sociedade. Parabéns, você pensa como eles...

    Responda
  43. Miguel Teophilo

    Gostaria muito que um holocausto nuclear, ou até um cometa, venha a abortar a humanidade.Na verdade, o que a humanidade precisa mesmo, é de um reboot.

    Responda
  44. Zanetti

    Daqui alguns anos (20 a 30) o Uruguai estará comemorando o baixísssimo índice de criminalidade entre os jovens e o alto índice de educação de seu país. Assim como ocorreu em NY, após legalização do aborto nos anos 70, e prosperidade nos anos 90! Parabéns mesmo ao Uruguai.

    Responda
    1. Zanetti

      EU não deixo implícito. Falo mesmo que uma criança pobre e rejeitada pelos pais tem mais chances de ir para a criminalidade do que uma criança rica e amada pelos pais. Ou tô mentindo? Leia o livro FREAKONOMIC que explica, e COMPROVA com números e estatísticas a relação aborto/criminalidade no estado de Nova York. Até hoje, ninguém conseguiu rebater a tese desse livro (COM NÚMEROS, COM LÓGICA).

    2. mariomm3m

      Você deixa implicita uma correlação entre pobreza e criminalidade, o que é algo bem controverso. Por outro lado, a prosperidade novaiorquina da década de 90 tem outras razões...

  45. Zanetti

    Falou tudo esse leitor!

    Responda
    1. edrods

      Tudo que não vale a pena ser dito. Uma pena que a mãe dele não pensava como ele... poderíamos ser poupados desse discurso, se ela pensasse assim.

  46. Acustodio

    Ui, o Uruguai é moderninho.. ui, o Uruguai é super século XXI.. . Que patético... além de imbe-cil é analfabeto...E vamos lá: toda essa agenda "progressista" (aborto, ga-yzismo, indigenismo, desarmamentismo, racialismo, droguismo, ambientalismo, indigenismo, direitos-dos-manos, feminismo e etc) são todas financiadas desde fora por fundações bilionárias e milhares de ONGs estrangeiras. Por isto que essas políticas são impostas em todo o lugar. Tinhamos é de expulsar esse povo qu

    Responda
    1. Junior

      Paulo, percebo que vc nao tem opiniao própria, seria o politicamente correto?

    2. Zanetti

      Noto por suas palavras que você é uma pessoa sem argumento. De nada adiantaria discutir contigo!

    3. edrods

      Com exceção do ambientalismo, que considero de fato importante, concordo com o restante, em gênero e número. Esse discurso pasteurizado pessoas "modernosas" é facilmente identificado com uma massificação de opiniões; há intenções por trás disso. A desvalorização da vida, a desvalorização da família, e discurso anti-cristão etc é uma pauta (agenda) que hoje atende aos interesses de muitos. Não vê quem não quer.

  47. edrods

    Não entendi: então a vida da criança está atrelada ao direito das mulheres? Se a criança é apenas uma parte do corpo sobre a qual todas tem direito absoluto, por que as mulheres não amputam um braço, retiram um seio etc? Claro que não fazem isso: porque o bebê é uma vida dentro de outra vida; e abrir mão dela em nome da permissividade é algum que hoje em dia (em que tempo vivemos) é um direito, um sinal de inteligência etc. Por isso sou conservador: nem tudo que muda melhora...

    Responda
  48. Paulo

    Muito interessante que os favoráveis ao aborto não querem ter sido abortados.

    Responda
    1. edrods

      Zanetti, é claro que um feto / criança não tem discernimento. Mas toda vida luta pela permanência da vida. O instinto de sobreviver é algo inerente a todos (assim como o próprio instinto de procriar, que seus partidários tentam deturpar). Claro que "querem ter sido abortados" é uma frase de má construção lógica e sintática, mas todos, no fundo, dão graças a Deus pela chance de poder ter existindo. Isso, nas escrituras, acarreta na consciência de honrar pai e mãe, instituição tão combatida ho

    2. Zanetti

      Abortado é quem constrói uma frase sem lógica, sem sentido e sem coerência como a sua. Como pode-se querer ser abortado depois de nascido? Como um feto pode ter discernimento de querer e não querer?

    3. edrods

      Paulo, vivemos num período em que cinco reais é motivo para tirar uma vida; numa época em que o hedonismo e o prazer sem responsabilidade é um direito inalienável, quase um tabu. Não é de se admirar que o não respeito à vida hoje seja algo tido como digno de louvor...

  49. Paula Tejando

    É engraçado e nojento ao mesmo tempo, os que elogiam a legalização nasceram (estes sim deveriam ser abortados) e não tem coragem em público (de tão bonito que é) de baterem no peito e dizer que são usuários de droga, ou as defende.

    Responda
  50. Tatifer

    Discriminalizar? Oi? Não tem revisor nesse jornal chinfrim, não?

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.