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Pedro Cunha
Respeito tua opinião, mas achei inadequado o que tu escrevestes sobre a situação da Manguinhos em relação ao impasse sobre a desapropriação de seu terreno. Conteúdo muito restrito, pobre de fatos, tendencioso e parcial. O terreno está é inapropriado para habitação residencial pois está contaminado, e sua adequação para tal fim exige custo e tempo elevados. Além disso, tal ato fere a economia de livre mercado e o direito a propriedade privada. Tal ato afugenta e desestimula investimentos...
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Bruna
Não entendo como tantas pessoas acham justas as cotas raciais. Pra mim, isto sim é preconceito, é diferenciar o negro como pessoa incapaz de concorrer igualmente com os demais. Cotas por nível sócio-econômico vejo como menos polêmicas, mesmo não concordando 100%, pois é tapar o sol com a peneira, já que o que deveria ser feito é uma reformulação da educação básica no Brasil, visando preparar a todos por igual. Muito se comenta que antigamente as escolas públicas eram as melhores, hoje, o oposto.
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Fabiana Amador
Bruna a questão não é a lei, o problema é a realidade, só quem é negro sabe a discriminação que sofre, liga a tv e se tiver 15% de negros é muito, uma atriz negra vai procurar emprego e dizem que já tem negras e que ñ precisam de mais. Abre a revista veja conta quantos negros vc vê, a propria mídia não mostra os negros só aparecem como drogados, atriz negra na novela é sempre a empregada, se vc é pobre estuda agora se vc é negro e pobre estuda 10x que o pobre branco, para mostrar que é capa
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Observadora
Sobre a Refinaria: as pessoas falam em conto de fada - "serão construídas áreas de lazer e moradias" - ora, convenhamos! Ninguém está se lixando para as 7000 pessoas que vão ficar sem emprego e para um bem que o RJ possui na área petrolífera. Que coisa...sempre trabalhei como professora, ganhei mal a vida inteira e nunca algum político me ofereceu uma moradia barata e num lugar privilegiado... Politicagem maldita!
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Clean
A qualidade do ensino em todos os níveis no Brasil é deficiente e não vejo perspectiva de melhoras em curto espaço de tempo. Observo aqueles jovens que se formaram recentemente e digo com certeza que são analfabetos funcionais. Não sabem se expressar e quando abrem a boca é só para falar de futebol e cerveja. A questão das cotas é que um contingente de alunos mal formadas estarão acessando escolas de baixa qualidade de ensino somente para agradar os Índices Internacionais.
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Dennys da SIlva Oliveira
Elio Gaspari, querido, como já comentou um nobre leitor aqui nos comentários, o restabelecimento do valor da moeda ocorreu no ano de 1994, quando o Brasil era presidido por Itamar Franco. O governo Fernando Henrique começou no dia 1 de janeiro de 1995, favor corrigir o seu texto para que ninguém se confunda. Eu sei que não é de propósito, erros acontecem.
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andreacritica
Não tem mérito nenhum nesta história. Entrar numa universidade por cotas é um tiro no pé. Pq a maioria é despreparada, não teve uma escola de 1º e 2º grau como o Estado deveria ter proporcionado. Amanhã são engenheiros q não garantem obras ou médicos q não sabem o que fazer com o paciente. Perguntem para o Ministro Joaquim Barboza o que ele acha das cotas. O povo tem q aprender q ninguém deve receber nada de graça, ele precisa receber meios para conquistar vagas em igualdade de condições. /
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Fabiana Amador
Bom vamos lá Andrea, se eles forem engenheiros ou médicos de péssima qualidade a culpa não é do aluno e sim da instituição de ensino em que esse aluno esta, pois liberar um diploma para um ser despreparado não depende se é COTISTA ou não. E outra nada aqui no Brasil é de graça. E como você me fala de igualdade em um país meramente racista é só ligar a tv, exemplo BBB quantos negros tem apenas 2, atriz vai procurar emprego e falam p ela q já esta completo a vaga de negras e isso é só o
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Paulioca cariolista
As ações afirmativas ainda não são o sucesso sonhado, mas representam avanço. Lamento, no entanto, que o PROUNI seja relacionado a elas pelo nobre jornalista. É um programa de compra de votos dos jovens através de universidades de baixa qualidade, que deveriam estar nas universidades públicas para as quais ele é desnecessário. O PROUNI serviu também para diminuir a pressão das cotas sobre as universidades públicas, portanto, foi concorrente e oposto as Cotas universitárias.
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fvdelima
Quota nas universidades é o diploma da incompetencia do ensino público brasileiro. No futuro vamos sofrer as consequencia profissionais (médicos, engenheiros e etc.)mal qualificados. flávio Vasconcelos
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Fabiana Amador
Mas o que as cotas tem a ver com a qualidade de ensino? Se o aluno não for um bom engenheiro a culpa é da universidade de ter liberado o diploma pra ele sabendo que ele não tem capacidade! Um aluno que não é bom pega DP e não sai de lá enquanto não aprende agora se sair isso não depende se ele é cotista ou não principalmente o ensino em universidades federais!!!
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Sr
Caro Elio: seu artigo é elucidativo e a eficiência das ações afirmativas já foram provadas mas infelizmente o título da sua matéria ainda não condiz com a realidade como já notado por muitos dos comentários postados aqui.
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Sérgio SP
E os aria-nos de plantão vociferam seu ódio contra a igualdade. Parabéns aos presidentes Lu-la e Dil-ma. Avante P-T.
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Czar
Arianos de grana, diga-se de passagem, porque de raça, são Tupiniquins, como o resto da patuléia......
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Calixto
Apenas uma correção a nobre jornalista Elio Gaspari. O restabelecimento do valor da moeda ocorreu no governo ITAMAR FRANCO em 1994 com a edição do PLANO REAL. Sejamos justos.
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Zecão
Na verdade quem elaborou o plano real foi o FHC quando ministro de Itamar, sejamos justos.
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Han Solo
com o Fernando Henrique ministro da Economia...
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eusempre
Em seguida, Paulo Renato, ou seja, um retrocesso no ensino superior.
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Abreu
E o Fernando Henrique NÃO TEVE NADA com isso. Simplesmente aproveitou a onda.
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Stingray
Se o n. de ne/ gros e par/ dos que cursam ou já concluíram o 3º grau saltou de 4% para 20%, é mais um motivo para que não haja cota nas universidades e muito menos no serviço público. Em vez de política eleitoreira/ demagógica, é preciso fortalecer o ensino básico, reformar escolas e construir laboratórios, remunerar bem os professores e não deixar que falte material, além de fazer exames periódicos nos alunos a fim de detectar doenças e tratá-las. Também é preciso disciplina.
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Nelson
A qualidade do ensino do Prouni está diplomando iletrados aos borbotões enquanto o ensino fundamental e médio rasteja e perpetua assimetrias sócio-educacionais. Além do fato que aqui "poucos" são negros e pardos. Basta o auto-engano que é muito comum inclusive em gente estrelada - vide Ronaldo Gorducho, o "branco".
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Lucas Castro
Apenas uma correção. O ensino fundamental, o antigo 1º grau, é de competência municipal, enquanto o ensino médio, o antigo 2º grau, de competência estadual. Acredito que as cotas realmente são uma solução de curto prazo. Entretanto, defendo que as mesmas não deviam se basear em cor de pele e sim em condição sócio-econômica, afinal não apenas negros e pardos são pobres e excluídos. Outras medidas precisam ser adotadas no médio e lomgo prazo para melhora do ensino público básico.
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Abreu
DE NOVO: quem cuida do ensino fundamental e suas condições acessórias básicas são os Estados, e não o Governo Federal. O Governo Federal de Lul a e Dilm a já criaram mais de 214 escolas técnicas FEDERAIS e mais de 12 universidades FEDERAIS. Os Estados precisam fazer sua parte.
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Evans
Política afirmativa baseada em cotas raciais ou sócio-econômicas nas universidades é resultado de populismo, preguiça e incompetência do Estado.Afirmação não se faz na Universidade, mas no ensino fundamental e suas condições acessórias básicas: ensino dirigido,apoio alimentar, médico-odontológico, lazer-criativo e apoio social, resgatando, aí sim, a histórica dívida com afro-descendentes e marginalizados.A função social da Universidade não é formar doutores.É tornar o País melhor e mais efic
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VaiVendo
Incrível. Uma política de inclusão de mais de 50 anos, e que deu certo nos EUA, que comprovadamente criou uma classe média negra americana, é descartada com argumentos que na verdade fazem parte da solução do problema a longo prazo, e não devem ser descartados, na verdade politíca afirmativa são medidas de efeito mais imediato, para quebrar um circulo vicioso nefasto.
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Abreu
Para seu governo, quem cuida do ensino fundamental e suas condições acessórias básicas são os Estados, e não o Governo Federal. O Governo Federal de Lul a e Dilm a já criaram mais de 214 escolas técnicas FEDERAIS e mais de 12 universidades FEDERAIS. Os Estados precisam fazer sua parte.
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Abreu
Para seu governo, quem cuida do ensino fundamental e suas condições acessórias básicas são os Estados, e não o Governo Federal. O Governo Federal de Lula e Dilma já criaram mais de 214 escolas técnicas FEDERAIS e mais de 12 universidades FEDERAIS. Os Estados precisam fazer sua parte.
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