Ciência > Cozinhar comida ajudou cérebro a se desenvolver, afirma estudo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. reynante

    Então temos milhares de brasileiros que ainda comem a comida crua. KKKKKKKKKKKKKKKKK K

    Responda
    1. Strambósio

      Mais essa bizarrisse só prova que a teoria da evolução está dando seus últimos supiros. Sabiam que Darwin era teólogo e a TSE não é idéia original dele?

  2. Cicero

    Não entendi nada. Quer dizer que o homem aprendeu a cozinhar para depois ter o cérebro desenvolvido? Então porque o gorila não aprendeu a cozinhar também, já que estava na mesma condição de igualdade?

    Responda
    1. João J

      Só eu e todo o meio cientifico sabemos disso.

    2. Cícero

      Isso q vc diz é pura especulação baseada em CRENÇA E NÃO EVIDÊNCIAS fósseis ou outra qq. de uma espécie se transformando aos poucos (cadê os fósseis transitórios anatômicos mostrando a mudança?) em outra DIFERENTE nos planos corporais, se a evolução fosse lenta, gradual, cumulativa como pregam os fundamentalistas darwinistas.No máximo q há é adaptação, não evolução, ADAPTAÇÃO o nome já diz, se ajustam as novas condições, algo comum em TODAS as espécies, por isso bactérias continuam bactérias

    3. João J

      A evolução acontece quando um grupo dentro de uma espécie se separa,passa a ser influenciado por outro ambiente e muda, evoluiu, mas o grupooriginal pode permanecer vivo. Evoluir não significa que o grupo original vá desaparecer. Um grupo de bactérias evoluindopara uma forma mais complexa de vida não significaria que todas asbactérias existentes num momento sofreriam a mudança ao mesmo tempo, por isso as bactérias estão aí há bilhões de anos, mas elas são diferentes das primeiras. /p

    4. Cícero

      João, se fosse assim por que moluscos, polvos, atrópodes ainda são os mesmos desde 550 milhões de anos atrás, ou celacantos ainda hoje desde 400 milhões de anos ou tuataras e ácaros de 200 milhões de anos etc.

    5. João J

      Você como crente vê o mundo sempre de forma absoluta, como se nada mudasse, mas não é assim que funciona. Os gorilas, soltos em seu ambiente natural, sem estar em contato conosco, em milhões de anos virariam uma nova espécie porque seriam influenciados pelo que comeriam (naturalmente experiementariam outras coisas) e pelas mudanças obrigatórias que o próprio ambiente provocaria (eras glaciais, falta de chuvas, novas espécies de frutiferas), e com o aparecimento de novos predadores. /

    6. João J

      Você pensa como um crente vendo o mundo de forma absoluta como se nada mudasse. No decorrer do tempo, eles, gorilas, no ambiente deles, sem contato com nenhum ser humano, em um milhão de anos poderiam (e iriam) se transformar em outra espécie em função da mudança de alimentação querida por eles mesmos (por experimentação) ou porque o ambiente natural teria mudado na marra. O ambiente natural muda sempre, e ele impõe mudanças, e ao comer algo diferente ou virar presa de alguém a espécie muda.

    7. Cícero

      Não João, gorilas não tem elementos cogniscíveis complexos tipo os nossos pra aprender tais coisas, pois são espécies DIFERENTES aos humanos e considerados corretamente irracionais por nós. Dentre tantas diferenças; a locomoção bípede, exclusiva nos humanos; parece ser crucial. Símios evoluem pra símios, humanos evoluem pra humanos assim como cobras evoluem pra cobras, sapos pra sapos, ursos pra ursos..."Os descendentes de uma espécie pertencem sempre a essa mesma espécie" - Wikipédia.

    8. João J

      Faça ciência, estude e seja contratado por uma universidade, requisite uma familia de gorilas e experimente por si mesmo. Se eles quiserem, a experiência precisaria continuar com os descendentes deles por milhões de anos, e aí com certeza surgiria uma nova espécie, não um humano como conhecemnos hoje, porque a nossa origem não foi de gorilas que aprenderam a cozinhar, foi de uma outra espécie. Se eles gostarem e aprenderem, deles sairá uma nova espécie, mas você já terá morrido muito tempo a

    9. Cícero

      João, e se ensinássemos os gorilas a cozinhar, ler, escrever, tocar música será que eles gostariam...?

    10. tersiog

      As imaginações férteis destes comentaristas chegam a ser até hilárias

    11. João J

      Originou-se a diferenciacao na evolucao exatamente porque na interacao com o ambiente alguns seres da mesma especie de homonideos, em locais diferentes, um resolveu cozinhar e outro continuou se alimentando de alimentos crus, e isso leva milhoes de anos para, de uma mesma especie, o que cozinha vai crescendo o cerebro e outro nao. O gorila é o que é porque nao aprendeu a cozinhar.

  3. caracas

    procurem ver o filme "guerra do fogo" mas tem de ser de um tal frances. geramente é encontrado em filmes "Raros"

    Responda
  4. Strambósio

    só tapado pra acreditar nessas baboseiras ridículas escrotas. Está na cara que é engodo, há uma dúzia de ciências humanas que dizem coisas completamente diferentes. Enquanto os pseudos continuarem a enxergar as coisas sob a ótica evolucionista, o ciência não evoluirá.

    Responda
    1. João J

      Você não leu nenhuma. Está chutando, como sempre, porque só assim pode se "garantir" no berro da sandice ignorante que defende. A evolução está comprovada, queiram ou não os ignorantes.

  5. Strambósio

    Então os cozinheiros deveriam ser os grandes gênios da terra

    Responda
    1. Strambósio

      uma teoria mais bizarra que a outra, isso já está virando piada

    2. João J

      Se voce é um hominideo de 6 milhoes de anos, troglodita, e aprende a cozinhar, cozinha uma coisa hoje, amanha outra, milhoes de anos depois os seus descendentes viram um homo sapiens. Quando o medico disse para a sua mae dar comida cozida e voce, quando voce nasceu, e sua mae teimosaso deu alfafa crua para você, deu nisso.

  6. Du

    Hummm... Então está explicado porque os crudicistas não conseguem entender a gente.

    Responda
    1. Strambósio

      essa matéria é lavagem para os porcos

  7. Keko

    Quando nossos ancestrais passavam o tempo se escondendo dos seus predadores, dizem que parte da sua dieta eram os restos dos mesmos predadores, o que incluia o tutano dos ossos (que eles já haviam aprendido a quebrar); esta também é uma explicação para o desenvolvimento do nosso cérebro. Outra explicação vem da dieta baseada em peixes e crustáceos.

    Responda
  8. dsandalo

    Bem, com fome, eu prefiro mais a Palmirinha do que o Einstein.

    Responda
  9. Leitor do Jornal

    Mais dois dados interessantes. Não há e nunca houve qualquer população humana, por mais atrasada que fosse, que não dominasse o fogo. Muitos animais, primatas e pássaros, usam ferramentas mas nenhum, absolutamente nenhum, domina o fogo. O que distigue homem de animal é o domínio do fogo.

    Responda
  10. dennis

    eu pobre ignorante...achava que cozinhar servia pra comida ficar mais gostosa kkkkk agora ...pra que serve essa pesquisa

    Responda
    1. hellcalhau

      "o que somos"

    2. hellcalhau

      Para enter de onde viemos, e o quie somos realmente e refutar respostas como: "Deus quis assim"

  11. Tietri

    Essa oposição entre massa corporal e quantidade neuronal é a vingança definitiva dos nerds...

    Responda
  12. Laércio Silva

    Agora entendi porque esses brutamontes que passam o dia na academia têm o cérebro pequeno.

    Responda
    1. cborat

      E você tão "inteligente" estereotipando pessoas. Só resta saber se você esta usando esse cérebro tãoooooo grande ... jerk..

  13. Dewey

    Como muitos outros avanços da espécie humana, o ato de cozinhar deve ter sido iniciado por acaso. Tudo deve ter começado com um raio atingindo a vegetação. Alguns animais ficaram presos no fogo e morreram queimados. Famintos, nossos antepassados não pensaram duas vezes antes de comer as carcassas queimadas. Supresos com o gosto diferente da carne misturada as cinzas, adotaram aos poucos a prática de cozinhar nas suas rotinas, além de adicionar cinzas como condimento, hoje o nosso sal.

    Responda
    1. Strambósio

      papo furado. Provar que é bom nada, né? Não adianta teorisar tudo à luz da evolução pois é uma teoria completamente equivocada, está em frangalhos ultimamente, levando os medalhões a enviarem supostas sondas à marte a fim de encontrar um prova favorável a Darwin. Só lamento.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.