Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raul Moreira

    Senhor articulista nem sempre dou-lhe crédito. Entretanto, muitas vezes, reconheço sua luz. Suponho que não lhe é bastante apenas concordar com suas análizes puro e simplismente. Mas, é o que consigo fazer. Parabéns senhor por mais este brilho.

    Responda
  2. mira kairuz bordin

      A oposição não sai do lugar porque falta inteligência.Cometem erros primários.O presidente do PSDB , Sérgio Guerra é inexpressivo e por aí vai

    Responda
  3. mira kairuz bordin

      A oposição não sai do lugar porque as melhores cabeças estão no PT e PSB.

    Responda
  4. saminho

    Houve de fato a bala de prata, aí estão as eleições em cidades onde o PT deu xabu. Muitos "postes" não acenderam e nem acendem, houve um apagão provocado pela "sobrecarga" do PSB e do STF, melhor dizendo, dos "consumidores".

    Responda
  5. Marco Malheiros

    Não tenho nada muito contra essa análise em si, mas eu só gostaria de entender em que matemática um povo que dá 87% e aprovação pessoal a um governante ao final de mandato é formado por 33% de pessoas que odeiam esse cara!!!!

    Responda
    1. Miguel Matos

      É que ficava mal admitir que a turma que acha o governo/Lula ruim ou péssimo mal dá pra encher uma kombe. 

  6. karamazov

    Tem razão o jornalista. Pregar para os convertidos não acrescenta votos. O PSDB precisa se renovar fazendo emergir novas lideranças. Ter um candidato competente e digno como José Serra, embora necessário, não é suficiente para ganhar eleições em São Paulo. A vantagem do PT é ter um dono que, apesar de corrupto e mentiroso tem grande inserção popular, sendo capaz de eleger quem ele quizer. Recuperar os valores éticos e morais dos paulistanos, destruidos nos ultimos 10 anos, será uma tar

    Responda
    1. kaskagrossa

      Discordo,em parte,de vossa senhoria e do articulista. Quem elege e quem dá essa auréola ao dono do P/T é a imprensa que,após conquistar a liberdade com o fim da dita//dura mi//litar,tornou-se um braço do governante da ocasião.

    2. Gente Comum

      Devagar com o andor, o santo é de louça.Recuperar a moralidade pública elegendo candidatos do psdb é esquecer o mensalão do psdb mineiro, esquecer a compra de votos para a reeleição do fhc, a corrupção desenfreada com a privatização do patrimônio público do povo brasileiro, a aliança carnal com  o dem do arruda e demónstenes. O leitor tem memória curta e a imprensa ajuda a apagá-la de vez quando lhe interessa. 

  7. Miro Junior

    Engraçado, ninguém recomenda pensar no país e ter um conjunto de propostas que nos façam progredir. Só se discute como ganhar. O que fazer de bom para o país não interessa.

    Responda
  8. marcos nunes

    O último parágrafo define tudo: o governo federal tem a seu favor a dissiminação de vagas universitárias, os programas sociais como o Bolsa Família, e a abertura de crédito para as pessoas de baixa renda em paraleolo à queda dos juros. A oposição tem a seu favor... nada, só a falácia do tripé macroeconômico, na verdade fundado em um política de arrocho financeiro e salarial, juros altos e depredação do Estado. Ganhar eleição assim fica muitoi difícil, né não?

    Responda
  9. Guto Borelli

    Por que chamá-lo de "nosso guia"? Se não me engano, em alemão, guia é "führer", não podemos deixar esse arroubo de totalitarismo pra lá??? E outra, nosso é o c#¨%$&... pode ficar com ele, é seu guia!!!

    Responda
    1. kaskagrossa

      Discordo. Élio Gaspari é pe//t/ista enrustido.

    2. Neto

      Vc sabe o que é sarcasmo meu amigo? Sabe o que é ironia? Foi nesse sentido que o colunista usou a expressão "nosso guia".

  10. costa

    Concordo inteiramente com o artigo. Elio Gaspari é um dos melhores articulistas que temos na atualidade.

    Responda
    1. Miguel Matos

      Um dos que melhor expressa a inveja e a falta de noção da turma da Casa Grande.

  11. gurucruzvermelha

    O PSDB/DEM/PSD governa os 2 maiores estados do Brasil a decadas.Completamente divididos pelo Serra, que passa a rasteira em todos por uma ambição pessoal e com o amparo da midia paulista oportunista por recursos, não fazem destes 2 estados uma vitrine.Não vão a lugar nenhum. E a esquerda está botando novos ovos.O PSB já está aí.

    Responda
    1. Parresia F.C.

      O PSB é um novo PMDB. Eduardo Campos ganhou projeção porque herdou o espólio do avô Miguel Arraes, em Pernambuco. O eleitor pode até não parecer, mas é racional. Sabiamente, transformou nosso pluripartidarismo em um bipartidarismo com os dois partidos competitivos mais consistentes que temos no país: PSDB e PT. Para os mais estatistas, PT. Para os menos estatistas ou mais liberais, PSDB. É bom para o Brasil que a polarização se dê entre os dois partidos.