Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Claudio D'Amato

    Pronto. PERDEU! Bem Feito! Se Serra fosse REALMENTE DEMOCRÁTICO, JAMAIS teria promulgado em 2009 essa exclusão dos fumantes dos espaços públicos. Teria vetado. Uma lei que permitisse estabelecimentos ESPECÌFICOS para fumantes, ou SEPARADOS por PAREDES, esta sim seria democrática. Agora, ô Serra, você está ESTIGMATIZADO, ASSIM COMO QUALQUER OUTRO político que apoie esta mesma excrescência, INDEPENDENTEMENTE do partido a que seja filiado. Exemplo: Marina Silva, em q

    Responda
  2. paulinho

    SEMPRE MAS SEMPRE MESMO EM EPOCA DE ELEIÇÕES SURGE UMA ONDA DE TERRO RISMO MAIS PRECISAMENTE NO ESTADO/CIDADE DE SP. QUEM ESTA POR TRÁS DISSO DOU UM DOCE PARA QUEM ACERTAR......

    Responda
    1. Paludo

      O Zé Dirceu, claro! Sem ironia.

  3. abraga

    Caro Sr. Schwartsman, Creio que o problema esteja com a premissa de sua argumentação. O fato de "partindo de um mesmo conjunto de fatos [...] pessoasinteligentes conseguem "deduzir" conclusões diametralmente opostas." não ncessariamente significa que haja problemas com o aparato racional de nossas pessoas inteligentes. O problema é o Senhor assumir que votar em um ou outro candidato seja mutuamente exclusivo. E não são. Tudo depende das prioridades na argumentação. Nada de novo!

    Responda
  4. robertopacinoo

    O leitor médio deste jornal, não tem sequer capacidade de interpretar um texto, o que dirá compreender o básico sobre o que é a razão...

    Responda
    1. robertopacinoo

      Se não cabem em livros, o que você está fazendo procurando o mundo em um jornal?

    2. Filósofo

      Eu já disse! O mundo é muito grande para se caber em livros, imaginem a vida!

  5. Náufrago da Web®

    A tendência donal é facilmente detectável, qualquer um consegue enxergar. Porém admito que não li nenhum dos artigos da tal série. Não antes de ler esse artigo aqui. E confesso que fiquei admirado por concordar, linha por linha, com o colunista. Afinal, só a ânsia de vencer debates e fazer prevalecer verdades e ideais políticos, mesmo que não confirmados, para justificar o voto em pessoas "mais preparadas" com ideais e raciocínio político que nos remetem à Idade Média...

    Responda
    1. Náufrago da Web®

      Corrigindo: a tendência "DO JORNAL"...

  6. jose

    O colunista quis mostrar que uma tese só é comprovada com o teste de sua negação e que pode ser exercitada através de discussão com pessoas que pensam diferentes de nós. ELE QUIS DIZER APENAS QUE DEVEMOS VOTAR EM PESSOAS QUE PENSAM IGUAL A NÓS E QUE ISSO QUASE SEMPRE NÃO ACONTECE.

    Responda
  7. RIC

    Cade a solução onde os fumantes podem fumar??? na Chuva?  ótima solução respeitosa e democratica, só rindo. Tempo de egoismo e egolatria, dane-se o respeito aos outros.Votem PT votem no esmolão destruam e roubem o Brasil e o povo que recebe esmolão, mas votem PT  e garantem esmolão. Este é o nosso Brasil.

    Responda
  8. RIC

    Na proxima semana após as eleições vão publicar não importa como mas certamente o Valério vai cantar as invações do PT podem acreditar o mundo ficará boquiaberto, com tamanha criatividade e cultura votem PT é inovação.

    Responda
  9. anobre

    Durante décadas os fumantes violaram o principio basico de liberdade com responsabilidade. Para dar largas a seu auto-destrutivo vicio, nao lhes importava nem a saúde nem o conforto alheios, valia a maxima do egoismo: os incomodados que se retirem. E agora sao eles que se "revoltam" com as medidas saneadoras que restituem o ar limpo para a coletividade, especialmente para a maioria que nao fez a opção suicida de fumar. Então que se lhes diga com justiça: os fumantes que se recolham!

    Responda
    1. Claudio D'Amato

      Por que não usar um pouco uma coisa chamada inteligência?É só criar locais separados por paredes ou estabelecimentos específicos, que nem banheiros masculinos e femininos, e carros das mulhers de trens e metrô?(Desculpe-me por ter tido a impertinência de expor o óbvio!) E obrigado por estar dizendo isso. Só pode ser porque viu meu texto lá embaixo e deu-lhe importância. Ajude a divulgar. Fumantes tbém são eleitores. E nossos maiores inimigos não são os grupelhos antitabagistas.

  10. Cassia

    Você disse nada, de nada!

    Responda
    1. enobilioni

      Ou será que foi você que não entendeu nada?

  11. kaka

    Tem uma coisa estranha nesta chamada.... Afirma que o articulista afirma que um candidato é isto e o outro é aqui.. ONDE ESTA ESTA AFIRMATIVA DO H.S em seu texto?? Quais fundamentos ele abordou par chegarem a esta conclusão da chamada da matéris? ... Razão, afirma ele, é usada para convencer a outra parte daquilo que queremos..... O JORNAL QUER POR QUE QUER QUE ACREDITEMOS QUE O TAL DE ZÉ É MAIS PREPARADO???? UIIII.... Tá faltando racionalidade neste jornal.

    Responda
    1. gil

      Muito pelo contrário, a racionalidade é palpável e visível, ou seja, nunca o partido do mensalão , qualquer que seja o candidato, no caso o Serra, infinitamente melhor, mais preparado e, sem máculas de partido.

    2. Roberto

      Voce convidaria o Fernandinho para ser seu sócio, em qualquer negócio que voce empreendesse?

  12. Filósofo

    Meu amigo, tanta embrulhação! Isso que dá um filósofo tentar entender o mundo, sentado em cadeira acolchoada em um escritório com ar condicionado. Saiam da USP e vão para as ruas!!!

    Responda
    1. Paludo

      A isso chama-se anafalbetismo funcional: ler um texto simples e não entendê-lo. Baziu-ziu!! !! Rumo ao hexa-campeonato!!! Quanto orgulho do meu país!

  13. andre miguel

    Vocês possuem condições de investigar ecriar uma estatísticas de Policias assassinados neste Ano e no Ano passado. TodoAno de eleição temos alguma onda de crime pela cidade de São Paulo. Nos mostremas estatísticas!

    Responda
  14. Toim do Jegue

    O paulistano sempre preferiu a inovação ao conservadorismo, mesmo que isso implicasse grande risco para a cidade. Foi assim com Erundina e foi assim com Pita. Foi assim com Kassab e provavelmente será assim com Haddad. A esperança talves seja de que surja um prefeito com capacidade incomum, ao ponto de resolver todos os problemas da cidade. Serra ( e também Marta) pode ser comparado a uma máquina-de-escrever de última geração, que foi trocado por um computador de qualidade a ser comprovada.

    Responda
    1. enobilioni

      Que belo comentário. Um ótimo ponto de vista.

  15. andre miguel

    Vocês possuem condições de investigar e criar uma estatísticas de Policias assassinados o Ano passado e neste Ano. Todo Ano de eleição temos alguma onda de crime pela cidade de São Paulo. Nos mostrem as estatísticas!;;;;

    Responda
  16. Claudio D'Amato

    Fumantes não votam em serra. Temos rejeição sistemática de TODOS os políticos que aprovaram estas excrescentes leis antitabagistas segregadoras dos espaços públicos. Tanto que o mesmo valerá paa o hadad a partir do momento que soubermos que ele também apoia. A solução, SIMPLÌSSIMA, seria apenas criar espaços SEPARADOS para fumantes. Fumantes também são eleitores. Além de contribuintes (pagamos salários deles) e consumidores (ajudam a economia girar. Não vão votar em quem

    Responda
    1. Claudio D'Amato

      Para Leandro e Marcelo. Vocês OU NÂO LERAM O QUE ESCREVI, OU SE RECUSAM A ENTENDER, OU ESTÂO DE MÀ FÈ MESMO. Eu deixei bem claro (expús o óbvio): "A solução, SIMPLÌSSIMA, seria apenas criar espaços SEPARADOS para fumantes." Separado significa BARES PARA FUMANTES. ,assim como existem banheiros masculinos e femininos e carro das mulheres. VAI QUEM QUER. Nao precisamos frequentar os mesmos lugares. Não vou repetir isto.

    2. Leandro

      Também não gosto do Serra, mas seu motivo é fraco e egoísta. Aquilo não foi uma lei contra os fumantes, foi uma lei a favor dos não fumantes. Diversos estudos mostram os males causados pelo fumo passivo. Você tem todo o direito que fazer o que bem quiser com seu corpo (eu defendo a legalidade do cigarro), mas as pessoas ao seu redor não podem pagar pelas suas escolhas. O seu direito não é maior que o nosso. E espaço para fumante não é solução, pois fumaça não respeita sinalizaç

    3. marsilv

      "estas excrescentes leis antitabagistas segregadoras dos espaços públicos." Vc mesmo resolveu a questão. Se o espaço é público, a SUA fumaça, por ser privada, não pertence àquele local. Se vc quer se drogdar, que o faça em ambientes privados.

    4. Comunista Fundamentalista

      Pena que a fumaça não fica "separada" apenas na área de fumantes. Se é tão bom, vocês deveriam ENGOLIR a fumaça.