Hélio Schwartsman > Vida inteligente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Universo apesar da grandiosidade é bem regulado pelas leis da natureza e particularmente semelhante ao nosso habitat sideral. Os astrônomos detectam estruturas que se classificam em "meia dúzia" de grupos. As estrelas, planetas, sistemas estelares etc, no final das contas tem composição e comportamento não tão discrepantes. É de se supor sim, que em condições semelhantes a vida vai surgir e que após um perÃodo, se sobreviver, se tornará inteligente.Não é preciso um evento extraordinário.
O que está sendo descoberto através das inúmeras pesquisas que estão sendo feitas é a de que essa obra prima de engenharia, chamada DNA, possui regiões no chamado 'DNA lixo" que ativam e desativam genes conforme as pressões ambientais, ou seja, muito ao contrário de serem casuais, essas alterações são previsÃveis, e o que antes era chamado de 'evolução' nada mais é do que uma adaptação natural (pré-programada) de acordo com as necessidades
Excelente exposição, Schaefer. A questão é: COMO essas condições surgiram? Ao acaso? Pode ser. Não tenho condições nem de negar nem de afirmar. Interessante tbém é o surgimento da VIDA, mais especificamente na formação do DNA. São apenas 5 átomos. CINCO!: Carbono, Oxigênio, Nitrogênio, Hidrogênio e Fósforo, que, organizando-se em sequências, irão formar seres vivos, diferentes entre si, seja como ser vivo animal, vegetal, fungo, protozoário, bactéria ou vÃrus; seja como seres h
Esse assunto dá margem a muita discussão. Mostra que tanto o surgimento e evolução dos seres humanos na Terra e universo podem ser descritos ( - diferente de explicados...) cientificamente, ao mesmo tempo que dá margem a acreditar na existência de algo superior a tudo que conhecemos, mas sem poder confirma- lo cientificamente, com 100% de certeza. Sugiro a leitura do livro Sinfonia Universal, de Frei Betto, publicado pela Ed. Vozes. Também sugiro a leitura de Conversa sobre Fé
A ciência vem mostrando que não existe nenhuma evidência ou necessidade de algo superior a tudo que conhecemos, principalmente um deus.É a mente humana,que tem instintos de macaco,que precisa projetar um macho alfa nunca escala superior a sua. Mas na verdade o Universo não precisa de um macaco macho alfa superior.E faz ele elaborar coisas que não existem como Sinfonia Universal ou Harmonia Cosmica. Fé é um vicio que leva a ilusão e a mentira.O ceticismo é um virtude que leva a verdade e ciência
Com a ausência do 'missing link', ganha força a teoria de que a espécie humana tenha sido o resultado de uma re-engenharia por espécies extra-terrestres. O fato de sermos a única espécie capaz de se comunicar pela fala e a possuir habilidades cognitivas coloca dúvidas sobre o fato de que em uns meros 70 ou 100 mil anos pudéssemos desenvolver estas capacidades via o processo evolutivo. Será que é coincidência o fato de que todas as culturas possuam as mesmas crenças na existência de deuses?
Sr. Articulista. Na falta de assunto melhor por que não discorreu sobre o fato de que há exatos 50 anos o mundo por pouco não se incinera na Crise dos MÃsseis em Cuba? Isto sim foi algo importante e que as jovem mentes não sabem que se o rojão não desse chabu eles não estariam aqui. Ou estariam, com arcos e flexas na mão!
Nossa! Tem um monte de Tunicado que não gosta de mim!
O senhor deveria arrumar uma vaga de cronista de destaque no jornal, para escrever sobre o que quiser. O assunto pode não ser de seu interesse, mas ele é bom e interessa a gente como eu.
O exemplo dos tunicados e sua metamorfose retrógrada funciona bem pelo "drama" que encerra. Mas não custa lembrar que os vegetais também dispensam o uso de um cérebro, e que essa estratégia foi muito bem sucedida. Ótimo para as plantas, e também para nós, que sem elas estarÃamos condenados a uma extinção sumaria. Mas quem entre nós gostaria de viver em "estado vegetativo"? Falta uma peça essencial a esse quebra-cabeças, e ela (é claro) está necessariamente para além de qualquer teleol
Faltou o acento em "sumária". Faltou também esclarecer o que seria a tal "peça essencial", que é tudo menos uma "peça". No mais, é curiosa a relação estabelecida no texto entre "inteligência" e "solução de problemas". Qualquer célula é uma prodigiosa série de soluções de inúmeros problemas. Muito antes de surgir um cérebro, os seres vivos já solucionavam problemas. Por fim, o "problema" do homem não é seu cérebro, mas sua incapacidade de estabelecer os problemas que realmente i
Inteligencia eh so mais um atributo evolutivo, mas certamente forneceu a especie humana grande vantagem de sucesso, considerando o numero de animais humanos no planeta, 7 bi. Mas inteligência (ainda q nao no mesmo nivel) nao evoluiu so no homem pois outras espécies animais tbem mostram gde capacidade cognitiva. Auto-consciencia tbem nao eh uma capacidade exclusivamente humana, pois ja foi comprovada em outras espécies animais. Inteligência nao nos faz ser especiais ou imagem de deuses.
Sucesso reprodutivo eh um dos parametros para avaliar sucesso adaptativo. Voce esta mais por fora do que cao em procissao, pois estamos falando de vertebrados e nao insetos ou voce tem inteligencia de inseto?
Sucesso? por sermos 7bi? Quantidade é qualidade? Os outros bichos (grandes) só não são mais por culpa do homem. Mas de insetos, existem trilhões. Formigas centenas de bilhões. Tá bem por fora: crescimento exagerado do cérebro nunca foi algum sucesso no ranking da natureza. A barata com mais de 200 milhões de anos (ou o celacanto) fez muito mais sucesso que o homem, que logo se auto-extinguirá.
ANTROPÓLOGOS se debruçam com afinco para encontrar o "élo perdido", a transição no cérebro dos primatas que levou à inteligencia consciente a cerca de 50 mil anos atras (mais ou menos). Isto abre espaço para muita especulação, criacionismo e darwinismo se dividem na população, mas não nas mesmas proporções. Os primeiros usam menos esforço para obterem o "conforto" intelectual, já os segundos continuam imersos na complexidade de explicar como nasceu a vida inteligente pela metodo cientÃfico !
E não precisa muito cérebro prá entender que é o próprio cérebro humano o provável responsável por uma suposta extinção da humanidade! Cômico, se não fosse trágico. A vida humana, além de não ter propósito algum, como tudo no universo, é uma piada, ridÃcula mesmo.
Mando bem! É isso mesmo: natureza não cria um ser para se auto-destruir. Defeito genético (cérebro cresceu como um cancer).
Escolheu bem: Gould, o maior paleontólogo que o mundo já teve(esteve na USP antes de falecer),é o único com base e fundamentos para abordar a área. A inteligência é de absolutamente necessidade quando requerida pois dependendo do tamanho do cérebro, gasta energia demais perante o corpo(lhe custa conseguir tanta energia para o sustentar).Portanto, os demais seres de cérebro menor, não tem essa preocupação e desenvolvem outras partes como força, velocidade ou vôo. QI pra quê então diz a nature
Eh uma grande idiotice acreditar em autoridades mesmo que, segundo vc, seja o maior paleontólogo do mundo". Na boa, veja as evidencias e use o teu cérebro (mesmo q seja pequeno) para avaliar a realidade pois tua crença de "maior do mundo" eh infantilidade. Todas caracterÃsticas evolutivas seja inteligência, voo, força, camuflagem etc tem um custo/beneficio e o sucesso se mede pela capacidade de se multiplicar (reprodução) das espécies.
Desvelar o que se chama de 'vida inteligente' será como um 'funeral dos deuses'. É uma questão de tempo, e o 'mistério' se desintegrará para surpresa de poucos, pouquÃssimos.
A galáxia tem bilhões de estrelas, com bilhões de planetas e existem bilhões de outras galáxias como a nosssa apenas no universo visÃvel. Por menor que seja a chance da vida inteligente, devem existir milhões de civilizações por ai. Claro que elas estão espalhadas e dificilmente conseguiremos entrar em contato com alguma.
Os cientistas, os racionalistas, os ateus, assim como nós, os espiritualistas, ainda vamos "ralar! muito, gastar muita saliva e papel e tinta ou tela de CP, atrás de uma explicação da inteligência humana. Não há como explicá-la, sem que se consiga vislumbrar a Inteligência Maior. E para conhecer esta, quem há de? Continuemos, todos, na dúvida e nas discussões!
Vc esta desatualizado sobre o avanço da neurociencias . Ja se consegue produzir inteligencia sem nenhuma intervenção de uma inteligência Maior, basta colocar a evolução darwiniana em açao para a inteligência aparacer.Isso usando neuronios de ratos em placas de petri. Inteligência pode 'emergir" sem a necessidade de inteligência externa ou superior .
Vc esta desatualizado sobre o avanço da neurociencias . Ja se consegue produzir inteligencia sem nenhuma intervenção de uma inteligência Maior.Isso usando neuronios de ratos em placas de petri. Inteligência pode 'emergir" sem a necessidade de inteligência externa ou superior .
(continuação) Esse "comando" quÃmico, viria a se somar aos comandos eletro-magnéticos de aglutinação molecular pré-existentes, se configurando, a partir daÃ, como comandos bio-quÃmicos, isto é, quÃmicos da vida. A ideia de que esses fatores tenham ocorrido apenas no Planeta Terra, entre bilhões de galáxias e bilhões de anos, parece pouco crÃvel.
(continuação) os autócrinos tem, como os quarks na fÃsica, atuação radical e fugaz. Tão fugaz que só vieram a ser descobertos na Alemanha em 1936, e comprovados somente em 1978 mediante métodos mais acurados de análise. O primeiro a ser descoberto foi o grupo das prostaglandias. O tênue momento, portanto, entre o "não vivo" e o "vivo", foi a ação do primeiro hormônio autócrino há. talvez, 3,5 bilhões de anos atrás. (Continua)
Um "hormônio" "fabricado" por quem antes de existir a célula? Viajou!
A partir de que momento um aglomerado de substâncias quÃmicas, se torna um ser vivo?A partir do momento em que a interação entre essas substâncias passa a ser ordenada mediante um "comando". Esse comando original são os chamados hormônios primitivos ou Eicosanóides autócrinos, isto é, atuantes em uma única célula. Ao contrário dos hormônios endócrinos (produzidos por um orgão especializado em glândula, como o pâncreas ou a hipófise), de atuação lenta e permanente, (continua ...)
Viajou literalmente! Hormônio de 3,5bi de anos? Só se for na tua cabeça!
Esse é um dos fatores que me entristecem ao pensar em vida inteligente extra-terrestre. Paralela à essa minúscula chance de um planeta gerar vida inteligente existe o fator tempo. A Terra existe a 5 bilhões de anos, vida na Terra existe a uns 3 bilhões, porém vida inteligente existe a menos de 100 mil anos, e provavelmente não perdurará outros 100. Então além de ser raro existir vida inteligente, a chance dos "200 mil anos" de vida útil desse planeta coincidir com o de outros é ridÃcula. /p
Esse Tunicado, parece algumas pessoas que conheço!!! hehehe!!
Pai, irmão, sócio ou você mesmo? Hehehe!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Vida inteligente Voltar
Comente este texto