Painel do Leitor > Nulos, brancos e abstenções são protesto democrático, diz leitor Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. lopes

    Não há democracia construída de modo obrigatório!! Enquanto o sistema for este não votarei ! Estamos falando em liberdade de expressão mas somos coibidos a votar !? Paradoxal !! Deveria se chamar "democracia compulsória" !!

    Responda
  2. Guimarães

    Votar!!!! prá que? A gente vota no homem e descobre que elegeu um bandido porque é só o que se vê na maldita politica brasilieira.

    Responda
  3. Ahmad Said

    Não. Nulos, brancos e abstenção são falta de cidadania e "analfabetismo político".

    Responda
  4. lucas fernandes

    E a Consciência Politica continua como Dantes. Mensaleiros no Poder e o Povo comento churrasco.

    Responda
  5. cas

    Eu votei em branco pois não tinha opção ...so politico ruimmmm que ja esteve no poder e nada fez..............

    Responda
  6. Wilson

    enquanto os candidatos forem meros atores pra atrair o ze povao pra arapuca que o partido arma, meu voto sera sempre nulo. Pelo jeito vou m0rrer anulando meu voto !!

    Responda
  7. alex rodrigues

    Fim do voto obrigatório = fim do voto de cabresto, afinal quem vota por causa da musiquinha, do personagem ou "torce" como se fosse partida de futebol, só pode ser um encabrestado!

    Responda
  8. josinaldo coelho de melo melo

    um motivo,pessoal meu em votar nulo,foi a lei da ficha limpa,como lei da ficha limpa se no Brasil os coruptos vai e volta ainda mas forte,do que sairão,como sempre nos leitores somos cobaia so serve para alimentar esses bando de corupto que a ano empera nesse pais,que vou falar para meu filho quem foi SArney,Jose Dirceu,Maluff,Lula,Collo etc;

    Responda
  9. Soul-edge

    Por mais racional e sensível, em que muitos dos eleitores consideram o voto, como um modo de contribuir com a melhoria ou qualquer mudança que seja para em benefício da maioria, não há ainda, NENHUMA GARANTIA de que o vencedor da eleição seja honesto, não se torne corrupto e faça a coisa certa que todos estão carecas gritar. O próprio sistema permite continuar com a corrupção. Cargos públicos deveriam ser cargos de honra, e não de enriquecimento e estabilidade. E o voto precisa ser facultati

    Responda
  10. chilli pepper

    E não adiantam nada sabia?Protesto democrático que funciona mesmo é levantar a bundaa do sofá e ir pra rua protestar, como fazem os europeus, americanos, australianos. Opinião pública tem muita força e precisa ser usada. Fato. E nas urnas de 4 em 4 anos não dá pra perceber isso de jeito nenhum. Mas no Brasil ninguém participa de nada.

    Responda
    1. lucas fernandes

      Finalmente um comentário Sincero e Honesto. Sempre digo nas Reuniões de Meu Conseg no qual sou Vice-Presidente: Somos a sociedade desorganizada, enquanto diversos movimento são bem organizados.E os caras aqui ai vão comer churrasco ao invés de pensar o mínimo possível. Como Diria a Música do Ultraje a Rigor: Inútil a gente Somos Inútil.

  11. kadrunko

    Em síntese: As urnas brasileiras disfarçam o voto nulo. O TSE entende que o eleitor "errou" ao votar pressionando um conjunto de números inexistentes seguidos pelo confirma.No fundo mesmo, é só uma pequena minoria que erra - penso eu.Se os políticos não então nem ai - afinal de contas - os "erros" não fazem parte do votos válidos, então por que votar ?Abaixo a obrigatoriedade !

    Responda
  12. DI

    Votar todos querem, é um direito de cocolar nossos representantes, mas quando os candidatos não representam nada, quajndo se tem um candidato que ja foi condenado por nepotismoe outro que ja teve outros processos, vc não tem como não votar nulo. e Teriam bem mais votos brancos e nulos se os mais antigos não votassem , muiitos na minha família votaram porque ele tem que votar, mas os candidatos não eram representantes de seu voto.

    Responda
  13. Magnum

    Não é tão simples assim. Deixar de votar favorece o pior candidato, aquele de carreira, aquele que compra votos, aquele que ilude mais. Isso é fato.

    Responda
  14. DonaRô

    Chega de civismo compulsório. O eleitor tem que ir às urnas escolher os candidatos de sua preferência, se tiver, e não cumprir a uma lei do tempo da ditadura. O voto obrigatório desvincula o eleitor do candidato e vise-versa. Voto livre tem muito mais qualidade, mais cumplicidade com o que é democrático.

    Responda
  15. RobertoMelo

    A idéia está correta.Agora, protestar na praia,tomando cerveja,não vai levar a nada,não é mesmo ? Soa como indiferença e não como protesto.É preciso militância, é preciso ,bradar, esse sentimento de revolta.É preciso mostrar aos políticos que os adeptos dos votos nulos ou brancos  não estão apenas preocupados com o fim da novela ou com o rebaixamento do seu clube de coração, como afirmou Lula, quando perguntado se o mensalão afetaria seu candidato. Por que não tem tecla para voto

    Responda
  16. Spina

    Eu anulei meu voto por três motivos:1) não estou filiado a nenhum partido, portanto, não tenho compromisso com ninguém;2) a obrigação de votar, isso é ridículo em uma democracia de verdade;3) não concordo com o sistema econômico/político que aí está, os candidatos nunca falam dos privilégios e nem tão pouco do Custo Brasil. Estou totalmente consciente da minha atitude.

    Responda
  17. Carlos

    Querem ouvir uma piada?em Florianópolis a imprensa usou os nossos aborígenes da amazônia para menosprezar a atitude do povo local,20%,que não foi votar no 2ºturno. Mas os mesmos desprezam os aborígenes nativos locais e os tratam como um incômodo aos interesses latifundiários e imobiliários.Dá pra imaginar um jornalista anunciando o valor cívico dos pobres amazônicos que por alguma barganha foram de barco por horas e horas votar,depois ficaram abandonados sem transporte de volta?jogo viciado.

    Responda
  18. Risonho

    alguns tecnocratas ficam pousando de sabichões, dizendo para a mídia que o povo brasileiro deve ter ainda o voto obrigatório, como se eles tivesssem a Verdade. A ministra Carmem Lucia, taxou de preocupante o número de abstenções, e isso revela que nessa nossa Democracia capenga, o Voto não deve ser mais obrigatório, o povo brasileiro está politizado e não aceita mais isso, assim como o voto Secreto. São duas nulidades que já não se sustentam no Brasil.

    Responda
  19. tonito sp

    Os votos em branco, de ausentes e nulos deveriam ser considerados no preenchimento das vagas das Câmaras e Assembléias. Como? Ficando sem preencher proporcionalmente ao seu total. Do jeito que está essa vontade não é respeitada. Se 20 ou 30% não querem ninguem isso tem que ser levado em consideração e não redistribuída. Aí íamos ver esse pessoal trabalhar prá valer. Já pensaram em uma Cãmar dos deputados sem 40% deles? Uma maravilha.

    Responda
  20. Cesar Zane

    Que a Democracia é uma conquista brasileira, isso não tem discussão, agora, um indivíduo investir à vista muito mais do que irá receber como salário, diluído em 4 anos(quando ele fica os 4 anos), só prova que ele ou é muito "caridoso e altruísta" ou vai recuperar seu investimento de forma ilícita. Por quê será que o Ministério Público, a Polícia Federal e outros Órgãos que deveriam investigar essa constatação tão lógica não o fazem? O POVO ESTà MAIS ESCLARECIDO! CUIDADO!

    Responda
  21. VGogh

    Portanto o recado foi dado.Abaixo a obrigatoriedade do voto já!

    Responda
  22. marsilv

    Já notaram que foi só o PeTê passar a vencer as eleições que agora a elite quer o fim do voto obrigatório? Quando o povo votava em quem a elite queria (mandava, através da mídia) aí o povo era inteligente e sabia votar. Mas agora o mesmo povo que sabia votar no F.H C. não sabe votar mais?

    Responda
    1. Thiago Loureiro

      Que pensamento pequeno, limitado e superficial...Concordo com quem usou a analogia do futebol e, principalmente, com as manifestações diversas do poder constituinte! D e nada adianta digitar 13, 45, 40, 15 ou 69 na urna eletrônica e passar 4 anos reclamando da vida.

    2. Guaraná Taí

      O voto, como ÚNICA FORMA de participação democrática, está ultrapassado. . Hoje, a tecnologia já permitiria que cada um pudesse participar ativamente, sem ter que delegar seu poder a um representante/partido. . Quem não quiser ter essa obrigação, poderia continuar delegando seu poder como se faz atualmente, porém com direito a reclamação somente a cada 4 anos. Que tal?

    3. Risonho

      Cara , deixa de pensar em Partidos ou nomes, isso é um atraso, aqui não é futebol, onde quem é Palmeiras, não torce pelo Corintians. Aqui estamos tratando de algo muito mais sério, que é você sair de sua casa para votar no cabresto, (obrigatório), quando você não quer votar em ninguém. ainda sujeito a ser assaltado, ou sofrer um revés qualquer, e tudo apenas pelo interesse desses políticos que em sua maioria nem sabe quem você é. Votar é um Direito e não um DEVER.

    4. Nigojiro

      O protesto sobre o voto obrigatório é muito antigo, apenas tem se fortalecido em face dessa absurda polarização política e a falta de opções de candidatos cujas propostas se possa balizar. Hoje em dia tudo é a mesma m...da.

  23. Rosi

    Chega de voto obrigatório. Chega do Legislativo, não precisamos de deputados, vereadores ou senadores. Hoje o povo pode votar pela internet, através de cartoes e senhas pessoais e intransferíveis. Todo dia haveriam referendos. Imaginem: Na segunda, referendo à pena-de-m0rte à sequestradores, Na terça referendo à obrigatoriedade do voto, Na quarta referendo à armas-de-fogo, Na quinta referendo ao aumento de piorcentagem à educação.. aiaiai.. parece sonho, mas pense, tecnologicamente é possive

    Responda
    1. flavr

      Na verdade essa é uma boa idéia. Mas ainda é preciso esgotar as gerações de dinossauros que estão na política para começarem a pensar em algo assim.

    2. Thiago Loureiro

      Proponho também o referendo sobre juri popular para crimes de improbidade administrativa, sendo a cominação da pena de livre escolha do juri... Ou seja, c o r r u p ç ã 0 poderia ser punida sumariamente com pena de m0rte!

    3. Guaraná Taí

      Rosi Lezi, penso da mesma forma! A democracia está desatualizada, já é possível participar diretamente da vida política com a tecnologia atual. . Abaixo a obrigatoriedade em delegar o poder político a cada 4 anos! . Para aqueles que desejam continuar delegando seus direitos e não se envolver diretamente, que continuem repassando seu poder a representantes escolhidos. Mas quem quer participar ativamente pode e deve ter o direito a não ser obrigado a se desfazer do

  24. Maurilio

    Entre perder meu tempo para votar em um dos dois trambolhos que ficaram para o segundo turno, preferi visitar minha sogra no interior. Justifiquei meu voto, comi um bom churrasco, tomei 2 cervas e ganhei o meu dia. Quem ganhou a eleição? Tanto faz, ou ainda tem gente que acha que há alguma diferença entre os nossos políticos e seus respectivos partidos (por falar nisso, quanto partido, heim? A boquinha deve ser muito boa mesmo...).

    Responda
    1. edumaua

      Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht).

    2. edumaua

      Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.