Vinícius Torres Freire > Trem-bala na cabeça Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Brasil é o único paÃs do mundo em que a população não pode viajar de trem. A malha ferroviária brasileira, iniciada no tempo do império, nos anos 1850, chegou a ter dezenas de milhares de quilômetros. Viajava-se do Rio a Porto Alegre, do Rio à BolÃvia. No princÃpio do século 20, podia-se viajar do Rio até a Zona da Mata Mineira em trens-leito.Na década de 60, quando as ferrovias completavam 100 anos, deu a louca nos dirigentes brasileiros e todos os trilhos foram arrancado.
O que ninguém deste governo quer admitir, é que em todos os paÃses do mundo onde este trem funciona, é deficitário, necessita de dinheiro público, inclusive no Japão. Obama sonhou em executar um ligando todo o paÃs, e desistiu pelos custos, num paÃs onde o governo não participa de projetos deficitários. Na China, trechos novos, estão sendo construÃdos com menor tecnologia, trens mais lentos, para que o custo da passagem seja viável. Será um dos maiores desperdÃcio de dinheiro.
O trem-bala não passa de um sonho megalomanÃaco da Dilma e do Lula, alimentado pelas empreiteiras brasileiras e estrangeiras doidas para "meter" a mão nesse bolo, orçado em U$ 50 bi, que pode chegar folgados aos 100. Esse delÃrio jamais vai dar 1 centavo sequer de lucro, enquanto tivermos um salário mÃnimo de U$ 310 e renda média em torno dos U$ 750. Quanto vai custar a passagem Rio-SP ? 200 Reais ? É prejuÃzo na certa ! Vai estar lotado, como espera o governo ? Só nos feriados, e olhe lá !
SÓ UM CEGO NÃO VÊ, MAS PODE ATÉ OUVIR. ISTO É MARACUTAIA, MARACUTAIA, MARACUTAIA! MAIS, UM SORVEDOURO DO TESOURO NACIONAL, NAQUELE ESTILO QUE TODOS CONHECEMOS!
Em 2011 Serra publicou um artigo revelando distorções do TAV. O custo ultrapassa R$60 bi; Não há demanda suficiente que justifique sua implantação; Seria melhor investir em trens de média velocidade ligando SP-vale do ParaÃba, Rio-Baixada Fluminense. Ainda sobraria troco para um moderno trem entre Campinas, Jundiaà e SP e um monotrilho aeroporto Guarulhos-Congonhas. Deixando de lado o partidarismo tosco, reconhecemos que ele tem razão. Mas se você torce pelo PT clique no botão vermelho abaixo.
O articulista tentar impingir a Dilma Rousseff o erro "estratégico" de construir o trem-bala com seus custos imensuráveis. O autor deveria expandir a análise para tentar diagnosticar se não é um problema cultural, polÃtico ou de competências tecnológicas brasileiras as falhas nas escolhas de grandes projetos e sua respectiva gestão, uma vez que, se trocarmos no próprio artigo a expressão trem-bala por Rodo-Anel veremos que o PSDB em SP também executou a mesma experiência.
Fazer 500 km de estrada de ferro p/trem bala em 6 anos? ImpossÃvel! Consultem Google tunel de Sao Gottardo(aprox 57 km) que faz parte da ligação ferroviária entre Zurich-Milão. O tunel cavado em pedra avançou 10 metros por dia(aprox 15 anos de escavação). Teremos 100 km detuneis na parte fluminense do trem-bala.Mesmo levando-se em consideração que os 100km não são continuos (criar várias frentes de trabalho) e que a pedra brasileira possa ser mais mole que a suiç
Sr VinÃcius, Excelente texto,infelizmente"nossa sábia do planalto" tem outros critérios para jogar no ralo o suado tributo do povo brasileiro.PARABÉNS PELA CLAREZA.Att,solano.
Vinicius. A incompetência, a irresponsabilidade, a desÃdia, o voluntarismo etc, são os traços mais comuns encontrados em nossas autoridades. LAURO MELO.
Esse pessoal de 68 não se tocou que o mundo não é + o mesmo do Projeto Jari. Vão acordar quando virem o poder das redes sociais.
Acredito que o governo não que construir trem nenhum. Ele quer é estar no noticiario. O governo tem compromiço com as montadoras de veiculos.
Cada povo tem o governo que merece!
Pois é, em vez do governo investir em modernizar as ferrovias existentes, corrigindo traçados e unificando bilotas, e partir para a construção de ferrovias para transportes de passageiros para trens de méida velocidade, fica falando em trem bala, que seria uma boa caso o paÃs tivesse uma boa reede ferroviária. A Europa partiru pro trem bala, porque sempre teve uma boa malha ferroviária, cujos trens de carga e de passageiros, trafegam em linhas distintas
Vinicius disse tudo! Nao  dá para entender que tem ainda várias cabeças fechadas. Provávelmente nao entenderam o que está escrito.É o caso dos 60% de analfabetos funcionais.
Muito Boa esta materia. Acredito que mais util que o trem bala seria construir um corredor ferroviario moderno, partindo do Rio Grande do Sul, divisa com Argentina, ligando todos os estados do Sul, Sudeste e todos os estados do Nordeste, Para transportar passageiros e cargas como era antigamente. Poderia criar o trem turistico Brasil Argentina. Seria um grande insentivo ao turismo brasileiro.
A malha ferroviária brasileira está quase um século fora do passo. Enquanto isso o eixo Curitiba, São Paulo, Rio, BH está congestionado tanto no aspecto de cargas como no de passageiros. É muita gente e muita carga. O TAV é um anacronismo. Primeiro temos de desenvolver o trem comum e evoluir para o TAV. Fazer o inverso é muito caro! Só assim resolveremos o problema de forma mais rápida.
Você vai ver bala mesmo é quando este trem estiver passando próximo a alguma "comunidade" da baixada fluminense...Deveria se chamar "trem de São João"!!!
Esse suposto projeto do trem-bala parece uma daquelas marcas das quais a presidência quer se apropriar, não importa o custo e a falta de senso. Ou bem estes governantes nada lêem sobre estes absurdos, ou então caem naquela infantilidade maldosa, de picuinha, do tipo "quanto mais negam, mais tenho vontade de fazer". Vamos ter esperanças de que o Ministério Público ajuize alguma ação civil pública, a fim de que este trem estúpido não saia do papel.
Quanta bobagem este colunista escreveu: a única semelhança entre o TAV RJ-SP e as grandes ferrovias de carga (Norte-Sul, Leste-Oeste, FICO, etc.) é que são projetos de transporte sobre trilhos. Porém, eles visam atender a necessidades distintas: as ferrovias de carga não irão desafogar a ponte aérea RJ-SP, assim como o TAV não transportará grãos do Centro-Oeste para os portos. Logo, não faz sentido falar em deixar de fazer um projeto para priorizar outro: é preciso fazer todos!
Marcelo. O paÃs não tem recursos para fazer tudo de uma vez. Por isso é necessário priorizar. LAURO MELO.
Nossa realidade está mais para uma Maria fumaça.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Trem-bala na cabeça Voltar
Comente este texto