Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. dez

    De novo o seu raciocínio é tacanho e maledicente.eu gostaria de saber o que foi feito até agora com esse dinheiro arrecadado com a inspeção em benefício do ar que os paulistanos respiram . Ou já esqueceu que esse contrato com a controlar está sob investigaçao?

    Responda
  2. petralhissimo

    Tem muita lata velha rodando pela cidade de SP e essas latas velhas causam poluição e morte precose dos cidadãos que nem sequer tem carro para dar o troco!

    Responda
  3. Celsinho

    Olá Dimenstein. É incrível a quantidade de erros ortográficos e gramaticais nos comentários. Para mim, está claro que falta educação, donde também deve faltar boa formação e consequentemente capacidade de compreensão. Mas tenho que concordar:a forma como a inspeção ocorre hoje é uma farsa, ainda mais que as outras cidades da região metropolitana não a realizam. Seu pensamento foi limitado e sua análise confusa, pena que foram poucos os contrapontos inteligentes. Abraços.

    Responda
    1. ieio_barbosa

      Senhor, Nem sempre um bom gramático (escritor/leitor) tem análise crítica aguçada. Concordo que a ideia central, que decorre de boa interpretação, tem que ser o objeto de discussão quando o artigo é publicado. Porém, captar o viés político-partidário do articulista, ir além de suas intenções, analisar objetivamente o que foi escrito é tão importante quanto um texto bem estruturado e sem devios da norma culta. Obrigado pela ajuda em seus comentários, concordo parcialmente.

  4. Rafael Pinheiro

    GD Debil Mental!!! Pensamento extremamente pequeno o teu em? Quer dizer que quem não tem carro não se beneficia com estradas e ruas asfaltadas pagas com as taxas em cima dos combustíveis e IPVA? É vamos cobrar alguma taxa dos ciclistas e pedestres também, pois quem usa algo tem que pagar também!!!!

    Responda
  5. silat

    É Gilberto há 4 anos eu ouvi na CBN onde vc tbm trabalha uma entrevista com o Gilberto Kassab dada ao ancora o Senhor Milton Yong e o prefeito disse na epoca que a inspeção somente seria feita nos carros a partir de 2003 e tambem que a taxa paga seria reembolsada apos o veiculo ter sido aprovado lembro que nessa entrevista o ancora só faltava dar um trofeu ao prefeito e deu o que deu., obs depois que o Herodoto saiu da cbn e esse ancora assumiu nunca mais ouvi a radio nesse horario farei o m

    Responda
  6. Justiceiro

    A GRANDE VERDADE........mais de 9 anos metendo as esporas no LU LA, enquanto não coseguirem pregar ele na CRUZ não vão dar sossego a ele.....

    Responda
    1. barrabas

       gosado remendao,  vc ta maluco! quem meteu as esporas no mula?

  7. Carlos

    Mas que cara tonto esse!

    Responda
  8. silverado

    Não acredito no que acabei de ler, até tu, Dimenstein? Essa inspeção nunca foi feita direito, sempre querem tirar dinheiro de nossos bolsos e o licensiamento caro que pagamos, o IPVA mais caro do país, os pedágios caríssimos que temos que pagar? Como é que fica, Sr. Dimenstein?

    Responda
  9. seilá

    Em dezembro de 2009 fiz a troca do meu carro. Em janeiro de 2010 tirei o meu carro 0K da concessionária. Em julho do mesmo ano passei pela VISTORIA. Detalhe, o meu carro tinha só 5.000 KM rodados. Pode isso? Pode né, eu paguei a taxa, pra o funcionário verificar um carro com 5.000 KM rodados estava em condição de transitar por São Paulo. Senti-me uma perfeita idiota, pagar por algo que o mais igonorante dos seres é capaz de observar. Carro 0 KM, NÃO TEM QUE PASSAR PELA VISTORIA.

    Responda
  10. Borges Carvalho

    Sr. Dimenstein, apresente então uma solução, pois a sua observação não é nada mais do que a reprodução da opinião da elite que não sente diferença no seu bolso. Já propus que o senhor fizesse uma pesquisa e nos mostrasse através de dados se a inspeção veicular diminuiu os índices de poluição.

    Responda
  11. José Brasil

    a inspeção veicular não deveria ser feita nos detrans? Afinal nós já não pagamos a taxa de licenciamento para poder circular ?

    Responda
  12. BOPE

    Dimenstein, você já foi melhor...dizer que partido politico e politico brasileiro joga dinheiro fora é o mesmo que dizer que a chuva é molhada e o gelo gelado. Se liga.

    Responda
  13. André

    Não sou contra a inspeção veicular, mas contra a cobrança de mais uma taxa, que pelo que eu me lembro seria cobrada apenas no primeiro ano. Mas entendo o seguinte: algumas empresas que apoiaram as campanhas de SERRA e KASSAB precisam recuperar o seu investimento, assim, a taxa para inspeção é a devolução do capital investido nesses dois senhores. Criarão argumentos para manter esta taxa. sPoderiam ter feito muita coisa com o dinheiro, inclusive, creches. Mas porque não o fizeram até agora???

    Responda
  14. Caconti

    Prezado Gilberpto,O PT não precisa da ajuda de ninguém para jogar o nosso dinheiro fora.

    Responda
  15. masilmo

    vai dormir, Dimenstein.Até você com esse discurso tosco e cansativo do josé fer.ra?

    Responda
  16. antalves

    E da 500 milhões do contribuinte em isenções a uma empreiteira milionária?Quantas creches e hospitais poderia ser feitos com esse dinheiro. Sem coantar ainda que de brinde foi um terreno que vale muitos milhões.

    Responda
  17. de esqurda

    Só foi para mostrar que a proposta do Haddad era demagógica porque o legislador não pode criar despesa e toda essa discussão é perda de tempo. Sobre o IPVA vcs sabiam metade vai para o govero federal e as " ótimas estradas"

    Responda
  18. Augustin Tomas o'Brien Caceres

    achei o texto e o titulo otimos, mas o conteudo confuso. o autor nao explicou bem seu raciocinio, mas da para entender bem que é pura bobagem mesmo. poluicao e corrupcao para todos, Amem.

    Responda
  19. VAZ

    Camarada Dimenstein, se foi sua a imaginação do título e o conteúdo dessa por..caria , vou confirmar que tu ta feio heim,...  Quanto ao conteúdo claro que você ta falando besteirolll.... já pago muito imposto, esse criado pelo PSDB foi mais um ridículo e desde quando carro de um ano precisa de inspeção. larga mão home, abre sua mente pra encontrar assunto melhor.  E o sensacionalismo ridículo de que o PT de HADDAD ta torrando o dinheiro do contribuinte foi ridículo, afinal so pra quem

    Responda
  20. janos

    COMO SEMPRE..."TATUDOERRADO" SEMPRE SE FAZ O MAIS FACIL E O MAIS RENTÁVEL.COMEÇARAM A INSPEÇÃO PELOS AUTOMOVEIS NOVOS!!!! DEVERIA TER COMEÇADO PELOS CAMINHÕES VELHOS.TEM QUE ACABAR COM A INSPEÇÃO DO VEICULOS COM 1 ANO DE FABRICAÇÃO, É UM ABSURDO!ALIAS TERIA QUE VER QUAL A GARANTIA DE FÁBRICA E ISENTAR DE INSPEÇÃO ENQUANTO O VEICULO TA NA GARANTIA!!! A FABRICA GARANTE O BOM FUNCIONAMENTO DO MOTOR ATE 3 ANOS? 5 ANOS? A FABRICA TEM QUE RESPONDER PELA NÃO POLUIÇÃO, E NÃO O USUÁRIO PAGAR O PATO.

    Responda
  21. Rodrigo Rodrigues

    Caro Gilberto: Na verdade o que deveria acontecer é a implantação de um sistema parecido com o europeu: carros com mais de quatro anos devem todos passar por uma inspeção que não só avalia a poluição, mas também suas condições gerais de tráfico: freios, luzes, etc. Essa taxa de inspeção, assim como o licenciamento são ineficientes, pois ou não avaliam nada (licenciamento) ou fazem o serviço pela metade (inspeção atual).

    Responda
  22. Gimy

    Aqui no Rio Grande do Norte, foi descoberto um esquema de lavagem de dinheiro cujo senador José Agripino também responde a processo, devido ao dinheiro a ser recolhido deste pretenso imposto. O nome da Operação é "Sinal Fechado", podem pesquisar na internet. Por enquanto, este tipo de inspeção está suspenso aqui no estado.

    Responda
  23. Borges SP

    Já pagamos IPVA e pagamos pedágio - bi-tributação. Com a taxa da control lar, fica tri-tributação, mais as sacolinhas plásticas que já pagamos e nos negaram: tetra-tributação. Mais imposto de renda e IPI penta tributação, pagar pela saúde privatizada hexa, pagar segurança privatizada hepta.... pagar escolas particulares, octo(?)... nem tenho mais palavras...

    Responda
  24. Véio Otrebla

    Na realidade, todos sabem que um veículo causa poluição, seja velho ou novo. Acho que quem tem um automóvel ou outro veículo automotor tem que pagar uma taxa pela poluição causada e não podem haver insenções, só que deveriam pagar pelos Km rodados durante o ano, porque não é justo uma pessoa rodar 2.000 Km e pagar o mesmo que quem rodou 200.000 Km e polui muito mais.

    Responda
    1. janos

      A CIENCIA AINDA NÃO TEM CERTEZA DA CORRELAÇÃO DA POLUIÇÃO DOS CARROS COM O AQUECIMENTO GLOBAL, TA TD MUNDO CHUTANDO, AGORA, QUEM RODA MAIS GASTA MAIS COM GASOLINA E MANUTENÇÃO RECOLHE MAIS IMPOSTOS E DA MAIS EMPREGOS.VOCE QUER CRIAR MAIS TAXAS E IMPOSTOS???? VAMOS PARAR COM ISSO!DEVERIAMOS TER COMO META SÓ FAZER LEIS REDUZINDO IMPOSTOS TAXAS E CARGAS DE QUALQUER TIPO, O BRASIL E AS EMPRESAS BRASILEIRAS NÃO CONSEGUEM COMPETIR NO MERCADO INTERNACIONAL.

  25. ieio_barbosa

    Não posso crer que a indefectível Harvard possua em seu corpo alguém que diz que: 1 - "Acabar com a taxa de inspeção veicular implica fim da inspeção". 2 - "Um partido X apresenta um projeto de lei que tenha por objetivo proposta semelhante a do partido Y implica UNIÃO". Olha, da para extrair daí umas 50 falácias. Acho que foi record de falácias em pouquíssimas frases. Será que é isso que o pessoal de Harvard tem incentivado? Quero crer que não. I've been there to

    Responda
  26. lilinha

    estou super de acordo com Gilberto, eu não tenho carro (por opção), também não quero uma cidade tão poluida, então, quem tem carro que pague! A taxa IPVA não pode ser para este fim, tem outras prioridades. Paguem as despesas de seu veiculo e não queiram que todos sejam responsaveis por suas despesas individuais.

    Responda
  27. tiomingo

    JOGAR DINHEIRO FORA?Nisso o PSDB é especilaista, quando maconumado com o DEM, acabaram com a CPMF (insonegável), deram fim ao sonho da reforma tributária. Diminuir os impostos? nem,nem,nem! acabar com os laranjas? nem,nem,nem, acabar com a sonegação, nem,nem,nem. O sistema atual tem 48 anos, a burocracia encarece os produtos entorno de 30%, os tribunais recebem entorno de 7 milhões de ações tributárias anualmente (muitas duram mais de 20 anos).*** Cristo está voltando.

    Responda
  28. julimar elias

    Si esse assalto tivesse sido praticado pelo o PT G Dimenstein estaria criticando todos os dias ou ponto, de qualquer candidato do PT perdesse a eleição com essa taxa, nenhum candidato ganhava em são Paulo. E não sô essa, mais muitas outras porque o G D ia bater no saguim até ele  cair do galho lembra dos 3 reais do lixo? que seria muito mais nobre que era para cria novos aterro sanitarios em São Paulo porque os existente já não era mais suficiente?  Mais deixa pra la né????

    Responda
  29. Guto Prates

    ninguém pode ser contra diminuir a poluição do ar de São Paulo, mas a tx de inspeção como é feita hoje tem distorções absurdas, que parece meio arrecadatório. Supor que um carro com um ano de uso está fora dos padrões, seria o caso de penalizar o fabricante e chamar um recall. Alem do mais, poderia ser feito por amostragem nos primeiros anos (03 anos). Com a palavra, os especialistas.

    Responda
  30. Henrique Ottolini

    ão pense que se levando assuntos de interesse do cidadão para o lado político partidário conseguirá formar uma opinião convincente para o eleitor. Inspeção de veículos devem ser apenas para os com mais de 5 anos de circulação. Quanto as creches que podem ser construídas com está renúncia fiscal, fica aí a pergunta: Quanto custará para mantê-las?

    Responda
  31. Marttins

    Isso o Dime nstein não esperava o seu partido (PS DB); perdeu as eleições em parte por ir na contra-mão da proposta de Had dad, agora protocola projeto idêntico. Muito foi discutido sobre esse tema nas redes sociais,rádios e etc, mas Dime nstein insiste: Quero saber; Qual a parte que diz que o dinheiro para pagar a empresa que presta o serviço de inspeção, sairá do IPVA Dimenstein não entendeu.... Será que teremos que desenhar para ele deixar de manha.

    Responda
  32. Maurício

    Dimenstein, As pessoas que não têm carro não irão pagar a inspeção veicular de quem tem, pois os proprietários de veículos já pagam altos impostos sobre essa propriedade. Esse argumento é falacioso e me admira alguém bem instruído como você espalhar essa falácia por aí. O IPVA de um automóvel popular de 25 mil reais é mais alto que o IPTU de um imóvel residencial avaliado em 500 mil. A prefeitura recebe 50% do valor do IPVA, que deve servir para custear suas despesas com a inspeção et

    Responda
    1. ieio_barbosa

      IPVA é imposto não vinculado. Não serve especificamente para bancar a inspeção. Pode-se usar dinheiro do IPVA (repasse 50% - Estado -> Município) para comprar merenda.

  33. Jota Matos

    Nada de novo na política brasileira, apenas o oportunismo de sempre. A oposição não tem competência, enquanto a situação aprendeu muito em Cuba, URSS, China, Venezuela e outros países menos votados. A estratégia da situação é bem aplicada, enquanto a oposição não tem ao menos tática.

    Responda
  34. João Esteves

    Os veículos com mais de 20 anos no estado de São Paulo deixam de pagar IPVA e técnicamente são os mais poluidores, a taxa de inspeção seria paga por todos os contribuintes, e se alguém acha que estes veículos não existem sugiro andar pela periferia e zona rural em São Paulo e pelas cidades que tenham proximidade e zona ruram no entorno de São Paulo, ou acham que estes veículos sumiram, foram fabricados muito mais de milhão de fuscas/kombis/brasilias/varian ts/opalas/ veraneios/corcel, etc.

    Responda
    1. Henrique Ottolini

      O assunto aqui não são imóveis. São veículos. Portanto, devemos nos ater a opinar sobre o assunto. Quem tem dinheiro para compra um veículo, não importa se velho ou novo, tem que saber que tem que gastar em manutenção e as taxas cobradas pelo governo. Por isso não concordo com a isenção de taxas para veículos velhos, que além de serem os maiores poluidores, não raramente são mal conservados, colocando em risco a vida de terceiros.

    2. Maurício

      E quantos imóveis situados na periferia de SP que valem mais do que uma frota de carros populares 0km são isentos de IPTU? Aliás, não só na periferia, mas muitos imóveis residenciais em áreas nobres da cidades, supervalorizados, são isentos de IPTU, enquanto um carro popular 1.0 paga mais de mil reais de IPVA por ano. Por esse argumento, quem paga IPTU também está pagando pela conservação de ruas, coleta lixo, limpeza, asfalto e demais benfeitorias da parcela da população que é isenta.

    3. Rosco

      imagine o que esses veículos com mais de 20 anos já pagaram de licenciamento, IPVA, etc... Cobrar mais uma taxa é um absurdo !

  35. Rosco

    Gilberto, gosto de seus comentários mas desculpe-me pela sinceridade. Perdeu uma oportunidade de falar de outro assunto. Já pagamos muitos impostos e taxas. Que a prefeitura e a união comece a investir os tributos em benefício da população. O IPVA já é mais do que suficiente para cobrir os custos da inspeção veicular. Lamento mas seu comentário nos decepcionou.

    Responda
  36. wwalter

    Concordo com o Gilberto, que só disse o obvio. A Controlar vai continuar a ser renumerada, e se não for pela taxa, vai ser pelos impostos cobrados pela prefeitura. Vejo alguns críticos "sem noção", que acham que carro não causa poluição, ou desconhecem que o IPVA é do Estado, enquanto a inspeção virá a ser paga pela Prefeitura.

    Responda
  37. Luchini

    Caro Gilberto, Oportunismo! Não me lembro de você ter sido a favor da cobrança da taxa do lixo. Será mais uma defesa seletiva? Luiz

    Responda
  38. Cebola

    Essa taxa não funciona porque só objetiva os carros mais novos, que são os que menos poluem. Se a prefeitura incentivar o uso de álcool e perseguir os verdadeiros poluidores (carros velhos, caminhões e onibus a diesel) ela seria desnecessária. Que a prefeitura obrigue o cidadão a manter seu carro regulado (como já é o caso do estepe e do extintor) e promova batidas que fiscalizem isso... Se o carro não estiver OK, é guinchado e ponto. Caminhão com fumaça preta? Multa! 

    Responda
  39. tadeumarcos

    O que a Prefeitura ja perdeu de arrecadação dos 50% do IPVA a que tem direito pelo quantidade de paulistanos que fugiu do controlar para cidades praianas e circunvizinhas paga essa despesa e sobre muito. Meu irmão que insistu em emplacar em São Paulo teve sua caminhonete L200 2012 com 7.000 km rejeitada no controlar atraves de uma analise visual sem cabimento, Eu não passo por isso, troco de carro e emplaco em Caragua. E se o atendimento continuar irresponsavel não vai resolver.

    Responda
  40. Bertella

    O senhor por acaso é sócio da Controlar ?

    Responda
  41. EG

    Gilberto, penso que você está equivocado. Você se esquece que a taxa é a menor despesa da inspeção veicular - a maioria dos carros com mais de dois ou três anos acabam gastando de 300 a 500 reais às oficinas para ajustarem seus carros para que passem na inspeção veicular. Além disso, existe o transtorno de agendamento e tempo para levar o carro e correr o risco de ser reprovado. Não jogue sobre os ombros dos motoristas os resultados nefastos de uma politica absurda de crescimento descontrola

    Responda
  42. bode

    O importante é saber se este dinheiro 'economizado' com a inspeção vai ser usado para melhorar o transporte público - este sim, a melhor saída para o engarrafamento e a poluição urbanas. analisessintat icasdarealidade.blogspot.com.b r

    Responda
  43. Sr

    Ai, meu Deus! Agora temos gente embarcando na onda da "sacolinha plástica motorizada". Vejam essa reportagem da UOL em 2011: "Qualidade do ar na cidade de São Paulo é a pior dos últimos oito anos" Segundo especialistas ouvidos na reportagem o efeito da inspeção veícular é paliativo pois a velocidade média cada vez menor e o aumento da frota na cidade impede melhores índices. Quero o fim da inspeção? Não. Mas a gente precisa tentar uma visão geral sobre o problema. Não é

    Responda
  44. Ranthom

    Essa vistoria é uma farsa!!! Sem contar que já existe a vistoria para carros movidos a GNV e Diesel executada pelo Inmetro que é mais completa que a feita pelo Banco Controlar !!!

    Responda
  45. Cesar_arl

    Já pagamos o licenciamento. Esse negócio de taxa de inspeção veicular é balela, é roubo. Tem licenciamento, IPVA, podem verificar o que quizerem nos carros, mas pagar pra isto é brincadeira. Fora que pagar R$ 40,00 pra um desavisado ficar olhando o carro com cara de comédia, e depois por um equipamento que mede poluição é brincadeira. Se fosse cobrado tinha que ser no máximo R$ 5,00.

    Responda
  46. Orivaldo

    Realmente, eu que não tenho veículo automotor de uso individual já pago para que os in con se quentes adquiram essas armas de des trui ção, já que as reduções de impostos atualmente praticadas atingem a todos. O ideal é que esse tipo de produto custasse muito mais caro e tivesse muito mais restrições de uso em benefício do transporte coletivo. Por uma cidade exclusivamente para as pessoas!

    Responda
    1. Orivaldo

      Eu votei por uma cidade mais feliz, com mais Amor e para as pessoas! E, eu sou mais pedestre do que usuário de tc, vou para o trabalho e volto à pé, curtindo a paisagem, conversando com várias pessoas, cantarolando e tb curto muito ver os motoristas parados no trânsito, é até bonito, os "carrões" andando a 10km/h. Precisamos de mais corredores de ônibus, mais ciclofaixas e mais calçadas e menos veículos automotores de uso individual!

    2. Cesar_arl

      Bom, você votou no Haddad? Ele prometeu acabar com a taxa de inspeção. E ontem ja avisou que vai aumentar a passagem de ônibus. Estou feliz, eu só ando de carro!!

  47. Claudio Bidoia

    O IPVA será a fonte para pagamento da inspeção, portanto não existe esta de jogar dinheiro fora do contribuinte que não tem carro.

    Responda
  48. mantofil

    Esse papo do PSDB ajudar a PT é papo de propaganda a favor de partido. O problema é mais fundo. Não é porque São Paulo é muito poluida que tenha que fazer inspeção veicular. A poluição se propaga no ar para além dos limites municipais e muitas outras cidasdes tem o mesmo problema e os veículos de lá não passam por inspeção. Isso faz com que muitos proprietários de veículos que moram em são Paulo tenham placas de outras Cidades e sem contar os de fora que rodam na Capital. 

    Responda
  49. Molina

    Até você Dimenstein com essa falácia de "os que não tem carro vão pagar pelos que tem"? O dinheiro para a inspeção veícular virá do IPVA. Quem não tem carro paga IPVA?E vão acabar com o absurdo de quem tem carro novo ter que fazer inspeção. Será só para carros com mais de 4 ou 5 anos. Essa inspeção veícular do jeito que está é um assalto.

    Responda
    1. Dagô

      Caro Diego Quem não tem carro paga IPVA! Ou vc acha que no preço da passagem do transporte coletivo (ônibus) não estão incluídos os valores do IPVA e todos os demais impostos e taxas??????

    2. PP

      Parabéns, Diego! É isso aí. Peça um emprego aí na Folha. Você esclarece mais o leitor do que o colunista Gilberto, que só ajuda a confundir. É óbvio que do IPVA pode vir o dinheiro da inspeção.

    3. Paulo Xavier

      Prezado Diego, Muito embora o art. 158, III, da Constituição Federal preveja o repasse de 50% do produto da arrecadação do IPVA referente aos veículos licenciados no Município, não há como negar que essa receita pertence a todos os munícipes, a todos os cidadãos paulistanos, pois a legislação não limita sua aplicação a obras ou serviços que possam beneficiar apenas aqueles que pagaram o IPVA. Portanto, o fato de o dinheiro vir do IPVA não muda em nada o fato de que todos pagarão a con

  50. Bernardo

    Caro Gilberto, deixar de "cobrar" a taxa de inspeção veicular não é jogar dinheiro fora! jogar dinheiro fora é termos o parlamento mais caro do mundo, é políticos terem vale palitó, andarem com carros "oficiais" luxuosos com ar condicionado e motorista tudo com dinheiro seu e meu. Jogar dinheiro fora é gastar com político!

    Responda
    1. HOMEM DASNEVES

      Ele é de veneta ! E nem é dos piores. Tem outros piores, viúvas do Serra, com seus chiliques.

    2. TONHÃO

      Não entendo o jornalista Gilberto, às vezes me parece tão inteligente...outras defende cobrança de impostos...