Educação > Estudantes avaliam Enem 2012 como difícil e cansativo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O fato de os alunos acharem uma prova ridÃcula como a do ENEM difÃcil é o sintoma da total falência do ensino médio brasileiro. Imagine se tivessem que fazer as provas de fim de ensino médio europeias como A-level ingleses, Abitur alemão ou BAC francês !
Eu terminei o Ensino Secundário há muitos anos, e não conheço esta prova do Enem. Mas, vendo que existem caderno de questões em cores diferentes, vejo que têm estudantes que já começam tendo desvantagem, por causa da cor do caderno, pois cores vibrantes como rosa, azul ( não sei quais outras) cansam a vista. Eu, por exemplo, não gostaria de fazer prova com essas cores: azul, rosa, vermelho, roxo. Deveria se fazer um estudo a respeito.
Acho que a única diferença é a cor da capa, não?
Hoje nós temos um discurso ri-dÃ-cu-lo de que TODOS devem estar na Universidade. Lá é local apenas para quem nasceu vocacionado aos estudos. As autoridades precisam acordar. Escolas profissionalizantes para pedreiro, ferreiro, carpinteiro, metalúrgico, cabeleireiro, maquiador, metalúrgico, eletricista etc. respeito demais todas as profissões, mas algumas delas exigem APENAS habilidades manuais e são as mais adequadas para quem NÃO tem vocação para os estudos. Escola só para quem QUER
Concordo contigo em até certo ponto. A escola deve ser para todos (até porque não tem como tu saber todo o leque de opções que tem na vida sem antes passar pela escola e estudar o básico). A faculdade não. Até porque várias pessoas se formam em cursos superiores (e muitas delas com dinheiro público) para nunca exercer a profissão.
Comentário de outro leitor. O que esperar de um ban-do de MAR-GI-NA-IS tra-ves-ti-dos de estudantes que frequentam salas de aula apenas para BRIN-CAR. Precisava aplicar uma prova modelo ENEM, para conceder apenas aos APROVADOS o certificado de conclusão do Ensino Médio. Escola é local para quem quer estudar e NÃO para BAN-DI-DOS fingirem que fazem uma coisa que NÃO fazem: Estudar!
"O estudante ainda disse que celulares tocaram durante a prova..."
Se tivessem gasto com estudo a mesma quantidade de tempo que gastaram com balada, bebidas, facebook e vadiagem em geral, com certeza o pensamento seria outro.Duvido se não houve pessoas dedicadas que estudaram com afinco e que se darão bem.Esse pessoal tá acostumado a esperar que tudo caia pronto nas suas mãos e no final acaba levando "P"
Fiz o ENEM 2012 "por galhofa", afinal não estudei nada. Achei a prova linda: caiu Platão, Habermas, Descartes, Maquiavel, Hume, AnaxÃmenes, BasÃlio Magno, Kant, Montesquieu (até aprendi o que é a tal "Liberdade" segundo Montesquieu: "o direito de fazer tudo em consonância com o consenso público: a Lei" - simples assim!). Foi uma prova que valorizou a experiencia de vida. Daà que, já beirando os 38 anos, e já formado em Artes, fiz uma boa prova
Essas questões de enunciados longevos deve ser resultado dessas obsessões teóricas que os redatores de provas gostam de mostrar por pura vaidade, por "se acharem". Continua a máxima do se é tão fácil complicar pra que simplificar.
Fico em media 1:30 em cada questão, e antes mesmo lendomuito levava uns 4 minutos, de um tempo pra cá parei de tomar café com muita frequênciatipo seis xicaras por dia agora só um e de manhã.
"Muitas coisas eu nunca tinha aprendido" ... então, o que devemos fazer? Simplificar as provas? Acho que essa menina nunca tinha aprendido deveria aprender para a próxima vez. Não podemos dar emprego a pessoas que não tem o nÃvel.
Nossos alunos estão lendo cada vez menos, por isso encontram dificuldades em questões extensas.
Eu leio uma média de mais de 30 livros por ano, pego textos de filósofos e passo meses com o mesmo livro. Clássicos como Dostoievski, Goethe, Victor Hugo, etc, são comuns para mim, e mesmo assim, tenho dificuldades com o excesso de textos do ENEM. Tenho 21 anos, fiz a prova pela 4ª e todo ano é a mesma história. Qualquer um que duvide, imprima a prova do ENEM, e passe uma tarde com ela, acreditem, é muito esforço para questões inúteis. O problema não é a questão e sim o excesso de tex
Eu leio pra caramba, sempre li, desde jovem! Sou bem atualizada, pois estou sempre lendo notÃcias como : polÃtica, esporte, economia..., e achei a prova muito confusa. Os textos que antecediam as perguntas, eram enormes, e exigiam sim, uma profunda reflexão, algo que o tempo escasso não permitia!!
De fato. Só de verem algum texto com mais de 5 linhas, já acham grande, cansativo. Pra quem lê um romance de 500 páginas, um texto curto de 30 linhas é pouca coisa. Mas quem lê um romance de 500 páginas, mesmo que seja Crepúsculo ou Harry Potter?
Exato! E quando se pede para lerem livros, procuram resumos fajutos pelo google. Quando se pede para resolverem exercÃcios, postam em fóruns para alguém responder e todo mundo copiar. Aprende-se, de verdade, cada vez menos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Estudantes avaliam Enem 2012 como difícil e cansativo Voltar
Comente este texto