Hélio Schwartsman > Mente e cosmo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. DemaPires

    É mais um exemplo da covardia humana, compreensível, diante da morte! Todos temos nossos limites. Até os intelectuais! Viva a vida, devolvemos à terra toda a energia recebida. Simples assim! Sem renegar nossas crenças anteriores. Sejamos corajosos! Devemos morrrer com dignidade!

    Responda
  2. Depaula

    O 'alvoroço' que o livro está causando deve ser como a 'mosca sem asas' do Skank, nesse caso não ultrapassando outras janelas... E esse tema em poucas linhas é como um reducionismo do mínimo máximo.

    Responda
  3. Jose Antonio

    Nagel é gde filosofo, mas fico c/darwinismo d Dan Dennett tbem é cientista; é difícil encontrarmos filosofos-cientistas c/Dennet Entre varios livros destaco "Darwin's Dangerous Idea: Evolution and the Meaning of Life" e sugiro ao Helio c/futura coluna P/ele mesmo se as teorias de Darwin fossem derrubadas (Evolução é um fato; a polemica se da nos seus mecanismos) nao ha mais c/voltar ao criacionismo Futuramente a astro-fisica vai derrubar d vez o mito criacionista do "intelligent design"

    Responda
  4. Tido

    Podemos colocar Lamark no lugar de Darwin. Podemos colocar as teorias da matemática nazista no lugar da física einsteniana. Podemos, isso no sentido de espécie humana, colocar qualquer coisa em qualquer lugar, de acordo com a cultura e a linha da raciocínio adotada. A cabeça pensa conforme o lugar onde estão os pés. Não li essa obra. Ainda. Mas o Despertar dos Mágicos, Pauwels e Bergier, publicado ainda dem 1960, continua a explicar todo esse realismo fantá

    Responda
    1. João J

      È curiosa a sua linha de raciocínio.. É claro que se pode colocar qualquer coisa no lugar, mas ... funciona? Onde está a agricultura de Lysenko que era antimedeliana? "Qualque r coisa no lugar" não funciona. E se não funciona não é verdade. Na prática o que funciona, o que existe, o que cria inovações e equipamentos e GPs e vacinas e fibras óticas, e satélites, e sondas em Marte, e ressonâncias magnéticas, é o conhecimento oficial da ciência, porque explica, prova e funciona. O

    2. Jose Antonio

      Stephen Hawking diz q provavelmente nao estamos sozinhos no universo. Porem vida inteligente no universo ja nao da para estimar q seja comum. Para ele as afirmacoes de ter visto ou ter sofrido abdução por alienígenas vem de pessoas "esquisitas" e portanto eh pouco provável de serem verdadeiras. Portanto ai vai uma pergunta: q evidencia temos para afirmar q o Despertar dos Mágicos "explica todo realismo q ainda nao alcançamos"?

  5. ap

    Oportuna sua advertência, Hélio. A razão me parece semelhante ao que já se disse sobre a democracia ser o menos pior sistema de organização política:a razão é o menos pior meio de percepção da realidade; não por ela mesma, mas por estar umbilicalmente ligada ao psiquismo do sujeito pensante.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.