Educação > Edição 2012 do Enem foi a melhor da história, dizem cursinhos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rafael

    O Enem vai na contramão dos vestibulares justamente por valorizar o espírito crítico ao invés do conteudismo puro e da decoreba. Como no Brasil, na prática, é o vestibular que define o currículo do ensino médio (e não o contrário, como deveria ser), o Enem tem muito a contribuir na revisão desse modelo educacional. De que adianta formar milhões de alunos bitolados, que decoram enciclopédias mas não conseguem interpretar o mundo com autonomia e espírito crítico? Diploma na mão e nada na cabeç

    Responda
    1. jcarlos

      Rafael, eu ''viajei'' no tema (muitas informações processando) rsrs...Eu lembro perfeitamente de ter visto na tv e na internet semanas atras, sobre os haitianos, os bolivianos, a Anistia do ex-presidente , a imigração dos europeus devido a crise, imigração inversa dos brasileiros,etc.

    2. Rafael

      Aliás, o Enem deveria ser obrigatório para a conclusão do ensino médio. Só assim nivelaria o nível educacional no país e daria dados confiáveis do real estado da educação nacional, além de que forçaria, nos alunos, a busca por melhor desempenho (sem o certificado de conclusão, nem Uniesquinas eles poderiam cursar).

  2. Nei Cardoso Leme

    vejamos os NUMEROS: No pais, há 190 milhões de habitantes. Digamos que se vc estiver a frente de pelo menos 1 por cento delas, poderá exercer alguma função importante para seu bem e pelo bem desta terra. 1 por cento é equivalente a 1,9 milhão. levando em cosideração o numero de inscritos no enem que é de 5,8 milhões e tirando 50 por cento dos habitantes pra descontar os que ja são formados ou não estão em idade universitaria, em que lugar estaria no ranking se acertasse todas as perguntas?

    Responda
  3. Kurt

    Eu já tinha visto a prova de sábado mas achei a prova de hoje mais abrangente. Quem gosta de ler se saiu bem nessa prova, inclusive nas questões de matemática.Reconheço que houve uma evolução. A prova foi bem abrangente e privilegiou o entendimento critico. Parabéns!!

    Responda
  4. tjbuenf

    gostaram porque neste ano foi muito mais conteudista que nos anos anteriores.

    Responda
  5. Raul Ravanelli Neto

    A VERDADE É QUE OS CURSINHOS ESTÃO ODIANDO A CONCEPÇÃO DA PROVA... A PROVA NÃO É CONTEUDISTA. VALORIZA O ESPÃRITO CRÃTICO... E CURSINHO GANHA DINHEIRO É COM BITOLA!!!

    Responda
    1. César

      Você não fez a prova, né? A prova foi altamente conteudista.

  6. César

    Os cursinhos sempre posam de bem informados. Mas caíram questões de assuntos fora do programa como Matrizes em Matemática e Mecanismos de Reações Orgânicas em Ciências da Natureza. Acho que isso deveria ser observado com atenção. Há um programa para ser exigido o que ele contempla.

    Responda
    1. João Batista Nascimento

      Olá César e Demais. Esse truque, colocar na prova o que não consta no programa oficial, sempre foi um dos fatores que tornaram os pré-vestibulares historicamente como praticamente donos das vagas públicas. Realizo uma pesquisa no tema com provas de matemática, e quem quiser peça: joaobatistanascimento[arr]yaho o[p] com[p] br

    2. César

      Uma boa hora também de fazer as pazes com o Haddad. Não haverá interesse nessas declarações?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.