-
Sebastião Simionatto
O Brasil é uma Ditaduraemergente!
-
Sebastião Simionatto
Já faz algum tempo que eu me debrucei em descobrir a causa do sucesso das esquerdas no cone Sul. Conclui que foi simples, copiaram os procedimentos das direitas para derrotar a URSS! Simples! Mas funciona! Estão derrotando os que os derrotaram. Assim a Cubanização do Cone Sul vai indo de vento em popa. Em breve o já e de novo Presidente Lula Anistia os Golpistas do Mensalão do PT e encarcera o PSDB!
-
artbarbosa
Com um coordenador de editoriais desses a F@lha vai longe, bem pra longe do leitor.
-
Haroldo
Essa doutrinação continuará na universidade. Lá, temas controversos são tratados de forma rasa e maniqueísta: esses são do "bem" aqueles, do "mal".
-
matheus silva
É parcialmente coerente e ao mesmo tempo errônea a análise do exame pelo autor.Ao criticar questões que relacionavam o sobrepeso diretamente á fraqueza de caráter de cada indivíduo,e a outra que dizia respeito ao avanço tecnológico do agronegócio o autor evidência a falta de clareza da prova entre outros problemas corroborando o pífio sistema educacional brasileiro.Porem ele desliza ao ser extremista ao ponto de ligar ''quebradeiras de coco'' a uma doutrinação marxista inexistente na prova
-
Felipe Candido
Deprimente esse texto. A idade não influi no senso crítico do cidadão. Muito menos na capacidade de interpretação social. E, eu que fiz a prova, posso afirmar com toda convicção que a prova não tinha absolutamente nada de doutrinadora, como seu texto apresenta, nas entrelinhas.
-
de sola
Tentei responder a um comentário do tal Allisão, mas fui barrado. Fica então meus parabéns ao Vinicius e meu repúdio ao atual governo, que usa todas as armas possíveis, sujas, para impor sua ideologia. Pobre país ! Pobres pais ! Pobres alunos !
-
Paulo T
Engraçado quem acha q nossa educação é ideológica, assim como o autor do artigo e muitos dos comentários abaixo... Será q existe mesmo ciência neutra? Educação neutra? Será q se fossem seguidas as posições contrárias a tudo isso q o autor chama de rebuscamentos das Ciências Sociais, não seria também ideológico? Será q se os alunos de 17 anos não fossem "submetidos" a esse rebuscamento da linguagem, eles não estariam "submetidos" a uma outra coisa? Pois é...
-
Evans
Tudo no Brasil é resultado da Agricultura. Seu celular da moda, as rodovias, as ferrovias, portos e aeroportos. A USP é resultado da cafeicultura. Sem cafeicultura, sem USP. Nos últimos 30 anos (sem falar nos 400),se expandiu de forma brilhante, mas descontrolada.Queimou, desmatou, assoriou e gerou divisas. Nos próximos 30 anos tem de ser diferente. O fósforo mundial disponível entra em declínio daqui a 12 anos. A água será escassa. Ciência já temos. E articulação?
-
Evans
O geógrafo está certo. Ficasse o invasor apenas em Porto Seguro e no Ilhéu da Coroa, a paisagem estaria preservada. Mas a alta taxa de reprodução de todos, e ambição de alguns, fez com que nos últimos 400 anos, a agricultura extensiva e predatória avançasse. Cadê a Mata Atlântica que tava aqui? A culpa é do desmatador ou do Estado? Claro que do Estado. De sua omissão nasce o crime. Essa agricultura e pecuária horizontais, estão porém com os dias contados. Ou se reinventam ou desaparecem. /p
-
Evans
Agricultura é igual telefone celular. Ou funciona, ou não funciona. A agricultura que polui não funciona. Mas a agricultura que não produz, também não funciona. A agricultura que funciona é a que produz e não polui. E isso se faz com ciência e leis duras. Não com discursos de algibeira. O meio ambiente no País só vai estar efetivamente protegido e sem ideologia, quando se estabelecer um tribunal especial apenas para crimes ambientais. O resto é conversa.
-
Evans
Tendencioso não é o colunista. Tendenciosos são os formuladores das questões do ENEM. É impossível que esse País avance com esse tipo de gente na condução do ensino. Duvido que o "ENEM" da China, ainda que de partido único, sonho glorioso dessa tchurma, pratique sandices desse quilate. Se praticasse, não estaria na vanguarda da tecnologia, formando 640 mil engenheiros/ano e alimentando 1,4 bilhão de pessoas. Com esses "pensadores", a China e a ìndia, ó, ninóis.
-
Evans
Nem a presidenta, nem os ministros da Educação sãotolos. Certeza não endossam esses textos do ENEM.São no entanto responsáveis por colocar em postos chave, socialistas utópicos delirantes.O Socialismo se divide em 3 eras.O Primitivo Tribal, o Utópico de St Simon, Owen, Fourier, anti-capitalista e o Científico, dialético materialista, pós-capitalista.Marx quando ouve essas asneiras proto-socialistas, dá voltas no seu túmulo em Highgate. Esquerdismo doença infantil do comunismo(já diziaLênin).
-
ManoelSobrinho
O autor desse texto tendenciona as possíveis respostas da prova do ENEM para o lado "marxista", "esquerdista". O ENEM é somente um exame, não é um tratado filosófico. Não é tratando a educação como "esquerda" ou "direita", que vamos resolver os problemas da mesma. O texto do autor é fraco e não ajuda em nada a nossa compreensão dos problemas da educação.
-
JP
As questões erroneamente criticadas pelo senhor são de geografia e não de sociologia e antropologia, esta nem consta no Enem. Como faz muito tempo que o sr. não vai a escola, ainda deve achar que geografia só estuda rochas, rios e clima. Faria bem ao Sr. uma reciclagem, talvez ler um pouco mais ou apenas deixar de fazer comentários polarizando ideologias como se estivessimos em 1960. Reclice, ande para frente, fará bem!!! Use melhor o dinheiro que recebe da UDR.
-
JP
Triste ver um jornalista fazer um lobby tão explícito ao agronegócio, e ainda falar que é para o bem da educação. O Sr. não lê relatórios e estudos técnicos que mostram a contaninação de aquíferos e rios pelo agronegócio? Desde que foram criados os OGM´s ocorreu alguma redução na fome do mundo? Quer dizer que as provas de Humanas tem que fazer propaganda para setores econômicos sem jamais mostrar os seus efeitos colaterais? O Sr. faz jornalismo ou é garoto propaganda da K. Abreu?
-
AIL
O autor só critica as questões, mas não fala qual seria uma resposta correta. Mesmo abstraindo o marxismo puro e simples, as respostas ainda assim seriam as mais corretas, pois quem tem um mínimo de sendo crítico a respeito a realidade social, especialmente os jovens, por ainda não terem sido engolidos pela ideologia neoliberal dominante, conseguiria responder tranquilamente. Ponto para a prova.
-
Gilberto
E a usina de Belo Monte, o desvio (perdão, transposição) do São Francisco, fazem o que com os recursos hídricos? Esses Pódchi?
-
Amelia Nogueira
Simplesmente não existe resposta certa ou errada,se estamos a falar da capacidade de se fazer uma redação. Não se está a procura de uma resposta correta ao tema sugerido, mas sim de se verificar a capacidade do aluno de explicitar seus pontos de vista de maneira inteligível, argumentativa e coerente, respeitando-se regras básicas da língua portuguesa, sem juízo de valor. Não é uma seleção para se inscrever num partido político.
-
-
chico
Antes os comunistas eram um perigo,o Enem passou pelo teste dos incapacitados do PT,agora querem padronizar a subjetividde.A produção em escala patentiada pela MONSANTO,é o que?
-
Valdeci
Estarrecedor, como pai, que tenho filhos anos a fio nos bancos escolares tentando realmente aprender. Isto nao é uma prova de conhecimentos, é simplesmente medicao de ideologia. Lamentavel que nossa sociedade chegou a este ponto.Nao é mais o conhecimento que vale, mas a militancia. Nao seria discriminação? Somente aqueles que estao alinhados com a ideologia dos que estao no poder acertam? As respostas sao dirigidas. Nossos jovens nao tem mais liberade de pensamento?
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.