Painel do Leitor > Ser negro no Brasil é uma desgraça, diz leitora Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 5 Próximas
Muito revoltada a mocinha e sem sentido; sou descendente de negros e todos, todos da minha famÃlia, mesmo os mais paupérrimos, fizeram o ensino superior; estudar não é para brancos e negros, é para poucos, que realmente gostem de estudar; minha professora de alfabetização era tão pobre q estudava no cemitério local, pq a casa era lotada de gente. Portanto minha filha... não acho q ser negro é uma desgraça.
Esse é o famoso papo padrão de perdedor. Ela é perdedora por culpa da raça branca, do padre, do cachorro do vizinho, mas não dela em pessoa. Sei!
Esse nogócio de cotas é uma vergonha!Deveriam melhorar a educação fundamental e as notas do histórico escolar contassem como ingresso para faculdade somente de quem cursou escola pública, quem tem dinheiro ,sim , deveriam pagar para estudar em universidades públicas.Na UFRJ o estacionamento fica lotado de carros importados dos seu alunos, acho que isso deveria mudar, eles deveriam pagar para estudar.
Ora, faça o favor,queridinha!!!Levante a mão para o céu que vc nasceu no Brasil, se tivesse que ser negr@ na alemanha,eua,somalia, etiopia ,china e entre outros, queria ver se vc ia ficar falando mau do seu paÃs.O paÃs ainda é racista,mas está melhorando, ainda há paÃses em que há bairros de não brancos e onibus para não brancos,aqui todo mundo se mistura na rua ,onibus , trem ,metro,maior bagunça.Quer se mudar para a america?Vai lá ver como é bom ser diferente de branco,vai...!
"Se eu tivesse cotá, eu já estaria formada em direito" Se quer se formar em direito, estude. Você não tem mais direitos que ninguem, não merece tratamento especial. E o Brasil não tem divida NENHUMA com a raça negra. Alias, se seus antepassados não tivessem sido trazidos para cá, os negros brasileiros de hoje, teriam nascido na Africa, em regiões de conflito e fome, onde crianças são obrigadas a lutar e morrer.
 Sua publicação é mediocre. Tudo que escreveu não passa de fome por "ajudismo". Todas as raças sofreram perseguição no passado, mais eu não os vejo implorando por ajuda como certas pessoas da sua faz.   Quem mal conhece de historia, pensa que os negros eram felizes na africa, viviam prosperamente, ai chegava o horrivel homem branco e os capturava. Mal sabe que os negros eram vendidos por outros negros, vitimas de guerras civis que ocorrem até hoje no mesmo lugar.  Â
primeiro ,antes de cotas deveria haver escola pública de qualidade e quem sabe cursinhos bons e gratuitos para aqueles q não têm rendase for para ter alguma cota, que seja também pelo critério de renda...qualquer outra forma é racismo ,Â
Me pergunto, para que tanta discussão, o Brasil é feito de gente de varias cores, varios tons, varias formas. Porque somente em novembro se questiona o valor do negro porque só em Novembro se fala em cor, raça ou seja lá como se chama hoje. Somos humanos e estamos em evidência o ano inteiro.
Na verdade o importante é que dia 20/11 é feriado...
um dos cabeças dessa maravilhosa cota racial é o pe tis ta Paulo Paim. Só de pensar no gasto que ele e os outros para sitas do senado representam pro paÃs me da vontade de ma tar alguém.
quer dizer que querem que a gente pague o pato por discriminações feitas pelos homo sapiens na época dos dinos?
Esta foi muito boa...rs..rs
Quem confia em si próprio, tenho certeza que não precisa de cotas, afinal, não somos todos iguais??
Esse amor que ela tem por si mesma é no minimo contraditório. Eu me amo. Sou linda e gostosa, mas por outro lado ser negro é uma desgraça. Jeito estranho de pensar...
É assim que se luta contra o preconceito, com mais preconceito? Como se todos os que não são negros fossem pré-culpados (ainda que não sejam portugueses - e daà se fossem?) pela escravidão no Brasil e tivessem algo a ser indenizado? " sou gostosa e linda" - se estes são os melhores traços de suas virtudes ou àqueles que você mais precisa acentuar, saiba que sempre será reconhecida e procurada apenas por eles!
"Sou linda e gostosa..." (Na sua opinião, óbvio). Isso virou comercial de garota de programa agora????
"O Brasil tem uma dÃvida eterna com o negro". Sou loiro, nunca escravizei ninguém, nem meus familiares, nem meus antepassados - ao contrário - sempre tive amigos de todas as cores e crédulos e jamais nos discriminamos, desta forma, eu não tenho dÃvida com ninguém!!! Nunca tive privilégios neste mundo, nem eu nem meus irmãos negros, que gosto muito.  O que está errado no paÃs é a corrupção e o distanciamento da moralidade. Hoje meu maior Ãdolo é Joaquim Barbosa, e não é porque ele
Cotas sociais, cotas raciais, a "solução" perfeita para a vergonhosa situação do ensino público. Não exigem nemhum investimento do governo para serem implantadas e ainda tiram uma onda de "justiça social". O prejuizo reverterá na integra para as universidades e para a sociedade. Para o aprendizado não existem atalhos.
Como ela mesma disse, "Que se dane o que você pensa. Eu não estou perguntando."
Verdade, não me lembro de ter perguntado mesmo.
Eu sai do Brasil com 20 anos e foi na europa que encontrei o verdadeiro racismo, como em Inglaterra e sua segregacao (negros en brixton etc..), e na Espanha, voce nao pode imaginar os comentarios racistas... a França me parece o paiz onde se pode conviver bem as pessoas de diferentes culturas, (sao os paises que estive vivendo os demais nao sei).
e o branco pobre será futuramente "indenizado" por quem?
que a leitora que escreveu esse monte de bobagens esta precisandoi de cotas urgentemente. Vai estudar!
Quem é o pior ? A gênia que escreveu isso ou o gênio que colocou no site.
VIVER DE REVOLTA É VIVER POBRE.
TaÃ, depois dizem que só as louras são burras...
Eu sou b/ranca e estudei na mesma escola de muitos n/egros: a pública, na p/eriferia. A minha educação e formação é a mesma deles e eu não acho justo eles terem uma cota para disputar com os bem formados e eu não! Sei que n/egros sofrem p/reconceitos em diversas situações que os b/rancos não passam, mas eu não acredito que seja essa a solução para a d/iscriminação. Que tal universidade pública para os que estudaram a vida toda em escola pública? Mais justo, não?
Fica uma tremente interrogação porque o Brasil é o pais da mistura de raças e essa questão de cotas não faz o menor sentido. Não quero colocar o fator raça em questão, mais existem pessoas de outros paÃses em situação pior no Brasil. Se realmente querem criar cotas devemos distribuir em cotas para descendentes de africanos, de italianos, de chineses, de japoneses, de indigenas,, de bolivianos, etc... Isso é o correto!!!
Lamentavel uma opinião dessas, mostra um total despreparo e um racismo mais forte do que o que é combatido. Essa mulher precisa de cotas mesmo, precisa estudar pra valer. Primeiro quem escravizava os negros na Africa eram os próprios negros de outras tribos que vendiam aos portugueses que traziam e "comercializavam" aqui no Brasil.Segundo que eu não tenho que pagar essa "conta", mande ela para Portugal e para algumas tribos na Africa.Parem com essa ignorância que só faz o racismo crescer.&n
Os brasileiros descendentes de outras nacionalidades que nao seja a portuguesa e que sao milhoes, algo como 50% da populacao nao tem nada que ver com esta questao. sto e um problema entre os portugueses que estiveram aqui e seus descendentes diretos durante o periodo entre proclamacao da independencia ate a proclamacao da republica e nesse periodo so havia aqui os portugueses, seus descendentes, escravos e indios. Nada que ver com o Brasil de hoje. Enterrem o passado e olhem para a frente.
A moça "esqueceu" ou não sabe nada de história REAL, que os negros se auto-escravisavam na Ãfrica e que seus lÃderes africanos vendiam seus próprios filhos aos portugueses, espanhóis, etc.
O sistema de cotas deve privilegiar as pessoas que não podem concorrer com as normais; tais como, deficientes fÃsicos (inclusive mentais), idosos e carentes. Não há como defender a igualdade e, ao mesmo tempo, julgar-se inferior. Nos EUA conquistaram posição de destaque; pois não se ofendem com o desgosto alheio e com a plena liberdade de expressão. Outros povos, no passado, inclusive recentemente, foram oprimidos e seus paÃses destruÃdos; nem por isso, deixaram de prosperar e serem respeita
O Brasil nem existia cuando esses escravos foram trazidos para ca. Porque tem que ser responsavel? O que os portugueses deveriam fazer na epoca quando o Brasil ficou independente era leva-los com eles uma vez que legalmente eles eram propriedade do governo portugues e nao brasileiro. Mas largaram o problemao aqui e agora brasileiros que nao tem nada que ver com isso tem que arcar com as consequencias.
Desgraça é ser branco, estudar em escola particular pagando mensalidades absurdas, ser aprovado no vestibular e, no final das contas, dar a vaga para um desqualificado que sabe 1/3 do que você sabe! Tudo por causa de ideologias rasteiras criadas por esse governo de acéfalos!
Alguém lembra q a uns 10 anos atras era comum negr0s usarem uma camiseta pret@ c uma frase em branc0 nas costas 100% NEGR0???!! Imagine vc q é branco fazer o contrário??!! RACISST@ F/dP, CADEI@ NELE!!! é assim q funciona a sociedade??
Conhece aquele ditado:"Quem quer faz, quem não quer reclama".
A vida não é fácil para ninguém. Acredito que possa ser mais difÃcil para os negros, não sei. Essa ideia de que as novas gerações têm eterna dÃvida com os negros discordo. O jovem branco sem privilégios se quiser sobreviver tem que batalhar muito, nada diferente dos negros. Não é verdade? acompanhe a vida de um jovem branco que os pais não têm uma boa conta bancária, e descubra suas agruras.
"todo branco e até negro de hoje teria que saber a história a partir da Abolição". Mentira. Tem que saber a história muito antes da abolição. Tem que saber quem capturava, quem transportava, quem vendia. E isso veio ANTES da abolição. Quer arrotar uma pseudo-sabedoria, mas sequer conhece a própria história. Mais leitura, mais informação, menos ódio no coraçãozinho.Â
Mesmo se eu fosse neegroo teria vergonha de usar cotas!
Ah! Não se pode viver do passado. Rancor não ajuda e é um pré-conceito antigo e o novo é a reconciliação. A escolha que faz somos nós. Que o Pai Celestial cubram a todos com a boa reflexão! Abs
O problema do mundo é a ignorância, a arrogância, a violência, a escravidão de pensamento e atos onde o erro e o fácil está na sociedade Precisamos ser solidários, contribuir a evolução de todos e ser igualitários independente da raça, etÃnia, crença ou condição.Para melhor sociedade aos filhos, o futuro-presente A solução é um bom estudo gratuÃto e acreditar na famÃlia como força, esperança e amor ao individuo; e lutar pelas obrigações e diretos de forma justa. Não é bo
O texto é complexo puro, do que adianta se achar linda e gostosa quando na verdade os sentimentos destilam de forma clara o incoformismo por ser negra. O que determina a capacidade de uma pessoa não é a cor da sua pele, mas o que lhe vai dentro da cabeça. A leitora em questão pode se amar muito - pelo menos é o que diz - todavia, o seu texto deixa transparecer muito ressentimento, deixando o pretenso amor em segundo plano.
Pela simples narrativa colocada pela leitora, ela própria se denuncia como inferiorizada e racista.
Quem esta escrevendo aqui que o Brasil tem uma divida eterna com os africanos ou nao sabe o que diz ou age de ma fe. Quem tem essa tal divida sao os portugueses que trouxeram eles para ca das suas ex-colonias na Africa. O Brasil como pais nem existia quando eles fizeram essa besteira. Interessante notar que os afros aqui nunca mencionaram os verdadeiros responsaveis dos problemas que eles acham que tem aqui no Brasil. Culpar o Brasil e conveniente para tirar vantagens.
O Brasil é independente desde 1822. A lei Ãurea é de 1888.
Nao e com o Brasil porque o pais nao foi responsavel pela vinda deles para ca. E esses fazendeiros que os mantiveram escravos entre a independencia do Brasil e a proclamacao da republica eram os decendentes diretos dos portugueses, aqueles responsaveis pela vinda forcada deles aqui. Na verdade o Brasil antes da proclamacao da republica era semi-independente pois os governantes tinham vinculos direto com Portugal. Nao culpem o Brasil, meu pais, por suas frustracoes. Nao temos nada q ver com i
a dÃvida é com o brasil sim, uma vez quem lucrou com a mão de obra barata, foi o paÃs e seus fazendeiros.
sou favorável ao sistema de cotas. tbem acho que as outras populações não têm nada ha ver com o problema da escravatura no brasil, por isso, só os n/e/g/ro/s é que têm que ser pagos. assim como israel, foi indenizado ao sair do egito. os n/e/g/r/o/s devem ser indenizados por seus trabalhos SIM.
V á estudar pelo amor a vc mesmo; termine o ensino fundamental, continue no ensino médio, faça uma boa gradução e faz mais uma forcinha, um bom mestrado; aà vc pode falar o q vc quiser....
hahahahahah israel foi indenizado ao sair do egito ghahahahahahhahahaahaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaanão há nem prova de que isso existiu... é apenas uma fábula
Eu nao escrevi9 nehum palavrao e mesmo assim fui censurado, eu sou responsavel pelo que escrevo , ou nao ?
Deveriamos ter no Brasil, o mesmo sistema de ensino que nos EUA. Quanto melhor o desempenho do aluno desde o primário até o secundário, melhor a faculdade que ele terá direito a cursar. Daà ninguém poderia reclamar. Se foi um aluno medÃocre, a culpa é do mesmo. O governo por sua vez, deveria investir mais no ensino básico e nas universidades estatais.
Isto eh tipico de quem nunca foi para o exterior. Vejam agora no Japao a discriminaçao dos brasileiros que la se encontram e nao eh soh no Japao ,voce encontra isso em todos os paises, agora muito nao, porque eles precisam do nosso dinheiro , mas antes era alarmante a discriminaçao. Aqui tudo pode para quem vem de fora ,eh tudo liberado, tem apoio, tem acompanhamento do governo, vai la fora ver se isso acontece, e agora que estao em crise , vai vir para cá tudo que eh bandido , e maloqueiro
Atualmente não existe mais discriminação contra brasileiros na Europa; viajo de dois em dois anos e vejo q as grandes lojas tem até pessoas falando o português para atender a clientela brasileira; na Europa vc vê em grande quantidade nos museus, e outros lugares turÃsticos enormes levas de chineses, japoneses e brasileiros,na escala estamos na 3ª ocupação de pessoas q vão uma, duas, dez ou primeira vez visitar o velho continente.E justamente pq precisam desesperadamente do dinheiro dos turis
De fato , o problema não de baixa estima , é justamente o oposto - o excesso. E peca pelo excesso - e acredita por isso , que é especial - e que o povo brasileito precisa arcar com esse ser especial . A E/S/C/R/A/V/I/D/Ã/O acabou na prática - mas, muitos continuam psicologicamente acorrentados. Uma psicoterapia ajudaria muito !!
e quando vc deixar seu emprego, experimente ir embora de mãos abanando, sem lenço e sem documento, pra vc sentirna pele oque eles sentiram.
Só psicologicamente é? Vá ganhar um salario mÃnimo que custeia apenas alimento, use transporte publico que temos, nao tenha lazer....faça isso! Na pratica que nao acabou, mesmo.
Penso que a maioria dos brasileiros não seja contra as cotas, mas sim contra o critério. Queria vê-la explicar essa justiça ancestral a um branco, pardo ou mameluco, morador de uma favela, que seu vizinho negro com quem sempre estudou na mesma escola e enfrentou as mesmas dificuldades, vai cursar uma universidade e ele não, simplesmente pelo fato de ser negro.
Esqueci de dizer que sou de um Estado cheio de pobres e quase nenhum negro, por questões históricas da época da colonização. Então, nesses casos como fica a questão da justiça social??Â
E ainda tem mais... Joaquins Barbosa sao raridades...sao aberrações do sistema desigual. História impar, mas pouco viável para a população mais bastada, imagina para os mais pobres? Quantos sao os desembargadores, ministros que conhecemos? Quantos gênios conhecemos? Quero trabalhar com a maioria e dar ao cidadão comum ferramentas iguais para chegarem onde queiram.
ser afro-decendente é uma desgracia no Brasil??? Pergunte a Robinho, Neymar, Ramires, Dentinho, Pelé, Ministro Joaquim Barbosa, Adriano, Jorge Ben Jor, Carlinhos Brown a desgraça mensal que eles vivem. Detalhe: somente Neymar ganha 3 milhões de reais por mês...
Pois é, sou a favor de cota de japonês na seleção de futebol!!!!!!
O maior problema dos negros no Brasil é o orgulho, orgulho em excesso não leva ninguém a lugar nenhum independentemente de cor ou raça. Não está feliz aqui no Brasil ? Passaporte, avião e aeroporto tem prá isso. Volte lá prá sua terra de origem, aposto q vc não fica nem 1 ano lá. Quer ter um futuro melhor aqui no Brasil ou em qualquer outro paÃs civilizado ? ESTUDE, TRABALHE, SE FORME, SE DEDIQUE, PARE DE BOTAR A CULPA NOS OUTROS POR SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS, quem espera não alcança nada.Â
Acredito que a maior reparação seria um ensino de qualidade. A partir daà vai para a faculdade que se esforçar. O sistema de cotas não garante o bom aluno, muito pelo contrário, se a formação for deficiente a pessoa sofrerá para se formar.
Ainda bem que ainda sobrou algum orgulho..imagina se nem isso tivessem. Cancordo que nao devam ser extremistas, mas fato que precisam de reparação. De oportunidade de estudo, de trabalho, de formação que eu garanto que ninguem colocará a culpa em ninguem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Ser negro no Brasil é uma desgraça, diz leitora Voltar
Comente este texto