Painel do Leitor > Ser negro no Brasil uma desgraa, diz leitora Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 Prximas
Vejamos isso de forma imparcial e impessoal. Dificílimo viver nesse mundo cheio de pessoas preconceituosas, violentas, maliciosas, egoístas, estúpidas e tacanhas. A solução é tentarmos descobrir "O Que Somos"; não apenas "quem somos". Temos que afastar a visão obtusa e nos desidentificarmos dos corpos físicos e da pele que os cobrem. Dor e sofrimento tem causas, e somos nós que as causamos de alguma forma. É possível compreender isso de dentro pra fora, e a mente pode ser a ponte!
o problema dessa Fatima Leonel nao eh ser n3gr4, eh ser despr0vida depensamento. Nunca os n3gr0s tiveram tanta oportunidade como agora. Senao tem, reclamam. Se tem, tb reclamam. Oras, ninguem eh culpado poreles se deixarem dominar na Africa a 500 anos atras qdo eram capturados,muitos deles traindo seu proprio povo e os entregando em troca dedinheiro.
"Ser negro. Ser negro e saber que existem outras etnias no Brasil, e saber que respeito se conquista respeitando, ainda que o "branco" nao consiga enxergar que os de peles amarela, vermelha povoam os continentes tais como os negros, e saber que se buscar dentro de si proprio o valor, e nao nunca abaixar a cabeca para ninguem, chegaras onde fores capaz." Autor desconhecido.
Sobre o texto,só pode ser falado uma coisa:Pífio em argumentos!Agora,é muita ingenuidade acreditar que um texto desse não foi selecionado para gerar essa polêmica toda.Parabéns a f o l h a,está conseguindo seu objetivo.Que não é o de levantar uma discussão saudável pra encontrar uma solução.E sim encher a caixa de comentários(superficiais!) e manter uma opinião m.e.d.í.o.c.r.e tanto dos prós c.o.t.a.s,como os antic.o.t.a.s.Independente de ser contra ou a favor o Brasil precisa evoluir!
vc tb observou muito bem. Afinal, se as coisas vao bem, o jornal nao lucra, nao vende. Precisa ''causar'' pra ter ''cliques'' e vender espaco. Chega a ser nojento. Imprensa fraca que precisa interferir na informacao pra causar polemica, imprensa totalmente anti-etica pois falta com o principio basico de prestar a informacao como ela eh.
Enqto vocês brancos rancorosos ficam aqui debatendo o sistema de cotas, prestei um dos concursos mais concorridos do Brasil e já estou trabalhando há quatro anos. Ah! e sem cotas, foi na raça e com muito estudo.
Parabéns, mais um va-ga-bun-do no funcionalismo público para sustentarmos...
Parabéns senhores leitores, os mesmos comentários rançosos costumo ler na imprensa europeia, qdo deportam as brasileiras de lá, alegando que irão tomar-lhes o emprego, ou ali estão para se prostituirem, enfim, generalização total.
Parabéns, Fátima, excelente texto! E vêm falar que ser branco e estudar em escola caríssima é uma desgraça? Que mundo estranho estamos vivendo... Se alguém teve toda essa condição e ainda assim não conseguiu uma vaga, a culpa não é das cotas.
Realmente a senhora negra que escreveu o artigo disse um monte de bobagens--Uma parte da sociedade foi contra as cotas porque gerariam mais dor de cotovelo e racismo---A integraçao se faz com amor casando brancos e pretos, se faz com respeito quando se c
Quanto as cotas raciais, nunca ouvi um argumento decente que as justificasse. A pessoa ganha acesso facilitado 'a universidade pelo simples fato de ter determinada cor. Ou existe outra razao?? Lembrando sempre que para injusticas sociais, existem cotas sociais. E ao contrario do que a autora diz, a opiniao dos outros importa sim, pois essa decisao as afeta. Facam uma universidade particular que lhes de preferencia, e ninguem vai reclamar. Universidade publica pertence a todos.
Concordo em partes. A respeito das cotas tbm sou favorável apenas as sociais. Agora com relação as Universidades públicas, não posso dizer que "pertencem a todos"...a grande maioria de quem consegue acesso a elas é quase obrigado a recorrer ao ensino particular (escolas ou cursinho). Ta aí um grande paradoxo....
Minha nossa senhora, perdi 5 minutos de vida que não voltam mais. Vou até apagar isso do meu histórico pra ver se atenua.
A des/gra/ça desse país está na mentalidade das pessoas e achar que se intitular inferior é mérito. Da mesma forma que existem negros, tambem existem brancos, amarelos, pardos etc. que nunca tiveram condiçoes de estudar... existem pobres de toda cor e raça... NAO AS COTAS. E olha que sou negro em...
Que tal se houvessem cotas mais úteis, como para a corrupção? Apenas 1/3 dos políticos podem ser corruptos! Já pensou que maravilha! Dizer que "não tá nem aí" é o jeito mais descarado de admitir vergonha por precisar de lugar reservado para ser alguém na vida!
Realmente a senhora negra que escreveu o artigo disse um monte de bobagens--Uma parte da sociedade foi contra as cotas porque gerariam mais dor de cotovelo e racismo---A integraçao se faz com amor casando brancos e pretos, se faz com respeito quando se
Nunca li tanta besteira. Péssimo comentário.
Sei não dona. Pegue o seu passaporte e vai lá pros EUA, CANADA, ou mesmo para a Suécia e vc verá q. aqui é a sua amada terra.
Eu quero minha cota de mulheres...eu quero minha cota de mulheres...
A minha filha é bisneta de índio, neta de n/e/g/r/o/ e é branca: então ela não tem nenhuma esperança, né?Vc usou tanta poesia, mas nenhum argumento suficientemente bom. Tenta novamente.
A meritocracia tupiniquim é coisa nossa. Funciona + ou - assim: Vc divide a sociedade em 2 grupos. As d pele clara vc dá condições d ter 1 educação d bom nível, pois só eles têm recursos pra pagá-la. Ao outro grupo, os d pele escura, vc joga nas favelas, dá 1 péssimo ensino em escolas precárias e os deixa na base da sociedade, sem recursos pra conseguir algo melhor. Mas como vivemos em 1 democracia, ao disputarem 1 vaga no ensino superior d qualidade, vc dá o mesmo vesti
a mediocridade da esquerda é assim:de um lado os brancos pobres, esses vao morrer pobres juntamente com os nordestinos que nao tiveram as condiçoes que o senhor trovao se referiudo outro os eternos coitados, os que nao pediram pra nascer, os pobrezinhos que precisam de cota igual os que tem necessidades especiais
Mas se lembre que tem o voto e pode escolher teus governantes!
Por isso existem cotas sociais
Senso comum do artigo... senso comum dos comentários... Ohhh classe-média forjada na ignorância generalizada!
Escravidão sempre foi uma realidade na história da humanidade, EM TODAS AS ETNIAS. A escravidão branca (brancos escravizando brancos) perdurou desde a chegada do homo sapiens, passando pela antiguidade, império romano, até o séc. XII, qdo começou a decair. A própria palavra slave (escravo em inglês) vem de eslavos, o grupo branco q mais foi feito escravo. Os irlandeses tb foram muito escravizados por outros povos. Chineses por japoneses. Agora querem taxar apenas os negr0s com escravizadores
Você não pode cobrar o sofrimento dos escravos porque não passou por isso.Você deve agradecer aos escravos e quem os trouxe para cá, pois caso contrario terias nascido na África e garanto que iria ser mil vezes pior.Não vejo falta de oportunidade ao negro no Brasil, conheço diversos negros bem sucedidos, que não ficaram chorando e amargando e foram para a luta.Isso ocorre também com brancos pobres, que ficam lamentando, ao contrario de muitos e eu sou um desses, que foram atrás dos seu sonhos.
Vou ter q contar de novo minha história aqui. Sou negr0 e de origem humilde, mas meus pais c/ mto esforço conseguiram me dar uma boa educação me colocando em boa escola particular. Cursei universidade pública n dec de 90 e depois fui aprovado em um bom concurso público, consegui me casar c/ 1 negra igualmente batalhadora e c/ curso superior. Hj, bem sucedido e classe média, tenho q aguentar preconceitos do povo de 1 país q ñ se admite racista, send0 sempre confundido com bandid0.
Concordo integralmente com a escritora. O negro é sempre o alvo fácil da nossa pouquíssima educação, este o objeto da questão e não outro. É aquele que vemos recuar calado, sempre pintado com a enxada, com o saco às costas. Ela está totalmente certa quanto a dificuldade de conviver num sistema que nunca se comprometeu em rejuntar a bifurcação social que criou, que desiguala e desqualifica. Nós somos atores da desigualdade e isto sim deveríamos estudar melhor.
Ser ne-gro no Brasil é uma desgraça. Eu discordo do enfoque. Eu escreveria assim: "ser pobre no Brasil é uma des-graça" (não só aqui como em quaisquer lugar no mundo). Aqui na Bahia há um contingente grande de médicos, advogados, enfermeiros, psicólogos que são ne-gros. E tem baianos ne-gros de olhos verdes, cor-de-mel, uns braços, umas pernas, e muito mais coisas ocultas que sinceramente! num deixa nada a desejar!!! Beleza, cultura, e muita resistência naquelas horas loucas!!! rsrsrsr
Esses comentários abaixo só confirmam tudo que ela disse, e seriam a elite escravocrata hj , porque devem ser brancos,e ao invés de buscarem o entendimento para harmonia e equilibrio social de um País mestiço, relutam com essa cantilena , de achar que o negro no Brasil reclama de barriga cheia,soa racismo sim, mas acho que as oportunidades estã aí hj em dia para todos,o problema social tem raiiz histórica tambem, quer queira ou não queira,mas hoje em dia tem oportunidade ENEM , estudando c
meus pêsames pra vc....continue assim....ira longe....sem noção.....
Com o fim da escravatura quem foi indenizado foram os fazendeiros. O negro que produziu a riqueza fico sem nada e sem herença. Então, eu que sou branco acho justo essa compensação até todos os habitantes possuirem as mesmas condições de oportunidade.
Então faça a sua parte; adote uma criança n_egra e contribua para um mundo melhor e mais justo; dê uma opurtunidade a alguém que não a tem. Mas não cobre dos outros aquilo que você não é capaz de fazer, bem como uma dívida que você acha que é sua.
Gostaria de entender porque em um Pais com tantos negros,existam poucos vereadores negros,deputados negros, governadores negros,senadores negros,presidente então...Em respeito a Rui Barbosa não irei comentar o senso dos presídios e cadeias públicas.Existem negros pobres e brancos muito pobres,vamos diminuir esse senso por favor e parar de reclamar,o Brasil é um pais de todos é só lutar por um ideal e ser honesto.
O maior responsável pelo desajuste social da ra/ça neg/ra são eles próprios, tem que ser combatido sim, mas a parcela maior da culpa cabe a eles mesmo, desde o século VIII reinos africanos ao sul do deserto do Saara promoviam a captura de pessoas para serem vendidas aos árabes ao norte do deserto, tinha um rei africano de nome Osei Kwame, do Império Ashanti, que era conhecido por viver em palácios luxuosos construídos graças ao dinheiro que lucrava com a escravidão, e por aí vai.
A amiga esqueceu de dizer se é a favor de cota na hora de dar a nota para o universitário que não consegue acompanhar a turma do curso.
Não entendi nada. Texto mal escrito e cheio de erros. Deve ter dado uma pane na seção de seleção de textos dos leitores da Fo-ia, porque já vi dissertações melhores rejeitadas. Quanto às cotas, sou descendente de um ne-gro que saiu do zero, conseguiu sustentar a família com o próprio suor, casou com uma branca pobre quando isso era tabu e me deu condições de estudar para conseguir uma vida confortável. Tudo isso sem cotas. Então não venham falar em dívida eterna com ne-gro pra justificar cot
Boa.
Alguns ainda insistem em querer parecer que antes das cotas os melhores, com merito, eram aprovados nas universidades, etc. Volto a perguntar, onde estao os genios que, depois de decadas, nao transformaram suas universidades nas melhores do mundo? entre as 200 nao vale. Ja deveria estar entre as 10 melhores. E obvio que um unico teste so seleciona quem sabe mais macetes e dicas de cursinhos. Esses "genios" ainda fazem cara de inteligentes! Produzindo teses e papers por atacado! Huh!!
E mesmo dizendo isto tudo, Deus foi preservado. Embora seja uma criação de Deus, assim como todos nós, mas dizer que é uma desgraça, é uma desfeita para o criador. Como descendente de Europeus, e conhecedor do tema hescravidão, onde nehgros bem sucedidos, através do garimpo, tiveram os seus escravos também. E com a abolição, uns se deram bem, outros não. Nem a roupa e os sapatos ficaram com eles. E vieram os imigrantes substituir os hescravos e foram humilhados também. Vieram enganado
Hoje, não podemos privilegiar apenas um tipo de pobre. É preciso privilegiar todos os que não tem oportunidades. Privilegiar apenas um tipo de pobre gera esta discussão. E se tem alguem que escravizou, foram os portugas. Que cobrem deles. Eu apoio esta cobrança. Isto não podia ter acontecido. Ninguém tem este direito de fazer o que fizeram com estes seres humanos.
Onde sera q meu tatatatatataravo enfio a minha fortuna obtida com a escravidao? ah lembrei...meus antepassados vieram da Italia sem um tostao pra trabalhar em fazendas...mas por ser branco eu sou mal...
Mau. Não, voce não é mau. Seus antepassados fizeram esta nação ser o que é hoje. Antes era só cana e ninguem queria este tipo de trabalho. Morriam com 25 anos. Com o garimpo, os negrhos tiveram sorte, se tornaram senhores e compraram os seus escravos também. Quem morava na cidade se deu até bem. Tinha liberdade. Mas quem trabalhava em fazendas, com a abolição tiveram que devolver os calçados e ficar apenas com uma muda de roupa. Muito cruhel.
A cor está nos olhos daqueles que apenas enxergam com os olhos.. Não culpe a cor que você tem como um pretexto para diminuir suas expectativas.. Se o seu candidato eleito não fez mais para diminuir a desigualdade racial, use o seu poder de eleitora e faça acontecer.. Somos todos iguais, independentemente de cor ou sexo, a vida é uma batalha, e de braços cruzados você não chega a lugar algum..O mais engraçado disso tudo é que você precisa se tratar...
Cotas é racismo! Joaquim Barbosa não se utilizou de cotas para chegar aonde chegou. Uma carreira brilhante, bem remunerada e respeitado pelo povo brasileiro. Um negro que por mim, seria o Presidente do Brasil! Cotas é politicagem! Picaretagem de políticos articuladores! Deve existir cotas para o ensino público, isto sim! COTAS É RACISMO!
Não se pode tirar a razão de certos pensamentos que a leitora menciona. Contudo, também é evidente a carga de dores emocionais que ela sofre e seu desejo de vingança. com esse pensamento, ela está certa em afirmar que não verá justiça no Brasil. Pois nada haverá de satisfaze-la.
Uma coisa ficou clara, duas são as pessoas a favor de cotas:1) os negros pois são os grandes coitados beneficiados2) quem nao precisa fazer vestibular ou concurso público, exemplo gilberto gil, preta gil, atores da globo moradores de ipanema, intelectuais que vivem metade do ano aqui e a outra metade no sul da frança e claro os cumpanheiros pois estes os cargos comissionados dispensam preocupações
Concordo com um sistema tempora'rio de cotas. As vezes e' nescessa'rio dar um passo para tra's hoje, para poder avançar mais ra'pido no futuro. Se as cotas gerarem profissionais menos qualificados, isso seria tempora'rio. Os descendentes daqueles que se beneficiarem das cotas terão uma possibilidade maior de acesso a uma boa educação desde o princi'pio, e estariam preparados para competir com os demais de igual para igual no futuro. No sistema de hoje, isso e' praticamente impossi'vel.
Mas nuuuunnncccaaa que será temporário. Será temporário igual à CPMF. Vai virar cláusula pétrea, direito humano afirmativo, enfim, nunca acabará. Haverá cotas nos concursos, na fila do banco, etc.
Cara amiga, acho que tens razoes de sobra para querer cota nas universidades pois vc é acéfala como qualquer intelectual de esquerda, mas uma cota vc não vai ter acesso nunca, a cota inteligência.Caso vc nao seja loira este meu comentário foi politicamente incorreto...
Helena, FHC também é um político de esquerda (conceitual e retrogradamente falando, pois concordo contigo que esse conceito se relativizou muito).
Doutora Helena,por que tenho que pagar 100% de imposto e tenho acesso a apenas digamos 70% dos meus direitos? nao deveria pagar menos imposto?Por que nao posso responsabilizar os pais de um menor assassino por um delito mas eu tenho que pagar pelo que meus supostos pais brancos da elite fizeram?Por que nao somente cota social como prescreve a constituição?Meu avô materno é negro, sou branco, eu tb nao teria direito ?em tempo, me passe seu livro de conceitos obsoletos por favor.
Helena, tenho que dar o braço a torcer. Melhorar o ensino médio, nao é a solução, tornar a escola pública integral tb nao seria uma boa, talvez incentivar a escola técnica profissionalizante fosse uma visão sem futuro. Então, se a senhora for negra ou paty de ipanema que adora o disque trago, me desculpe mas cota pra mim é a velha malandragem "se a farinha é pouca o meu primeiro e que se dane o resto".caso vc seja socióloga, nao entre em greve(ninguem vai saber) e qto ao fhc leva ele pra ca
Chuchu, quem começou com as cotas foi o FHC. Leia o livro do Ali Kamel (sim, o editor do Jornal Nacional) e verá. Cotas não têm NADA a ver com esquerda ou direita (e esses conceitos estão obsoletos, só não vê quem não quer). Em tempo: chamar a moça de acéfala apenas demonstra sua miséria de argumentos (ataca a pessoa e não argumentos... essa é a forma mais antiga de se desviar de um debate). (estamos precisando de anti-cotas mais articulados... com esse tipo não vamos a lugar n
Discordo radicalmente da leitora da folha sobre ser negro. A classe negra já está rotulada e ela própria se diminui, sempre que entra nessas polemicas que é ser negro. No Brasil há diversos negros respeitados e honrados que não precisam de sua cor para se justificar. Que o diga Pelé, Joaquim Barbosa e muitos outros que honram a cor da pela e jamais entraram em qualquer atrito por causa da cor. Quem o faz é na verdade um derrotado procurando se justificar. O Brasil é um pais de negros. Viva.
ser branco no brasil é uma desgraça. infelizmente sou branco, nao sou racista, nao sou rico(pelo contrário), nao estuprei, nao me aproveitei de ninguém em proveito próprio, nao fui senhor de engenho, pago imposto igual a todo mundo, tenho que ouvir a música da loira burra e achar normal (imagina se fosse a negra burra), e apesar de minha família materna ser negra, infelizmente essa herança genética nao predominou e hoje nao posso ser compensado nem ser tratado como coitado.
Estão reclamando de barriga cheia queria ver se estivessem vivendo nos países da Africa, ou em outros países fora da Africa de predominância negra tipo o Haiti, se aqui esta ruim, os incomodados que se retirem!, pois falam que o Brasil é de predominância racial negra o que é uma baita mentira, pois temos 27 estados e só o Rio de Janeiro e Bahia tem maioria negra
O que os pró-cotas (de qualquer cor) não percebem é que quem já é da elite vai continuar estudando em boas escolas e passando nas boas universidades. A dificuldade vai ficar na faixa intermediária, a classe média (a antiga e a nova), que entra com muito esforço. Cria-se um racha marcado pela cor nessa faixa (coisa odiosa, como todos sabemos). Quem é muito pobre (de qualquer cor), se conseguir vencer vai ser sempre aquela "história de superação". Mas cota não o ajuda diretamente.
#fato
P.S. O texto da moça é beeem fraco, parece até que o editor desse jornal escolheu um texto fácil de malhar. Pra ficar só em dois aspectos o "eu sou bonita e gostosa" só reforça um estereótipo muito pesado: bom, se é linda não precisa estudar, ganhe a vida com sua aparência (pra meio entendedor...). Por fim, "não tenho problema de baixa estima"... auto estima é em relação a si (-auto) e não em relação a tamanho (alto). Da prova de redação não passaria... pelo menos em universidade séri
...Só com seu dinheiro próprio consegue e conseguirá ser alguém na vida, não trabalhe para ninguém, explore a mão de obra, não venda sua força de trabalho por pouco. Não se sujeite aos piores trabalhos. Cobre bem pelo seu trabalho e sua vida vai melhorar, explore o trabalho dos outros e terá mais dinheiro ainda. Viva sem ética
Leitora revoltada, sou igual a você, a sociedade quer oprimir hoje em dia qualquer um que seja, como os n3gr0s são historicamente oprimidos fica sempre na mesma. Mas hoje em dia qualquer um é oprimido pelo próprio captalismo. Salve-se quem puder, o Brasil é o país de quem não tem ética nenhuma. Abra seus olhos. Passe por cima de quem for, faça o jogo sujo para ficar por cima, não importa da onde venha, o importante é que consiga e oprima as pessoas para ter dinheiro próprio.
Outros imigrantes também chegaram no Brasil sem nada e também foram explorados por quem tinha terra. Quantos não vieram depois da guerra, fugindo ou para recomeçar?A cota não é problema, se bem feito, podia ser um bom remédio. Mas aqui tá sendo o remédio na hora da morte. Ao invés de exigir educação, exige-se vaga. Ao invés de exigir igualdade, pede-se leis para garantir benefícios.Desgraça no Brasil é esperar que o governo dê o peixe que o vizinho esforçado foi pescar.
OUTRO DIA AO COMENTAR A NOTICIA DOS INTEGRANTES DO ITAMARATY HUMILHADOS AO CHEGAR AO STF, TIVE O MEU COMENTARIO NAO PUBLICADO PELA FOLHA.NAO GOSTARAM DO QUE ESTAVA ESCRITO!!!!ENGRAÇADO O TEXTO EM COMENTO PODE!!!!!!VOU LER OUTRO JORNAL!!!!!
Os negros aqui no Brasil tem de dar graças a Deus de viver aqui, pois senão estariam matando leão a unha la na Africa, o que eu nunca entendi é esta história de loira burra se a Alemanha (loiros) é uma país rico e desenvolvido apesar de ter sido praticamente devastado durante a primeira e segunda guerra mundial, ao contrário praticamente todos os países da Africa estão neste situação que todos conhecemos, assim como outros países fora da africa com predominância negra ti
Falou muito, mas não disse nada, e isso não tem nada a ver com cor. Tudo o que ela falou foi blablabla whiskas sachê.
Busca
De que voc precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dvidas, mande sua reclamao e fale com a redao.
Painel do Leitor > Ser negro no Brasil uma desgraa, diz leitora Voltar
Comente este texto