Painel do Leitor > Ser negro no Brasil é uma desgraça, diz leitora Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas

  1. VGogh

    É uma pena que ela não estudou.E está mostrando falta de cultura em seu desabafo.A desvantagem econômica não afeta só pessoas de pele negra.O ensino primário e secundário público brasileiro é uma porcaria.Se este ensino não estivesse sucateado todos teriam as mesmas chances de educar-se e concorrer em igualdade de condições a um ensino universitário.Não sejamos racistas e vamos cobrar do poder público um ensino melhor para todos independente de sermos brancos, amarelos ou negros.

    Responda
  2. SHSN

    Eu só não entendi qual a relação entre o preconceito e a beleza e outros atributos??? Você está pedindo cota para as mocinhas de adjetivos generosos??? Aliás, eu fui barrada aqui, quero uma cota de liberdade nesse espaço.

    Responda
  3. chilli pepper

    COTAS SOCIAIS SIM! COTAS RACIAIS NÃO NÃO E NÃO!

    Responda
  4. chilli pepper

    Tudo o que essa leitora falou realmente aconteceu e ninguém nega isso. Mas eu quero saber se ela que sofreu isso ou se foi a avó dela, a bisavó, o tataravô? O Brasil tem dívida com seus antepassados minha querida, dívida com você que vive em 2012 o Brasil não tem não!  NÓS TEMOS SIM É UMA ENOOOORME DÃVIDA ECONÔMICO- SOCIAL, MAS É COM OS POBRES! Isso tem que ser resolvido pra ontem, não importa a cor, a etnia... SOU  A FAVOR DE COTAS SOCIAIS... Agora raciais em 2012? Jamais! É demagogo

    Responda
  5. OLIVARES ROCHA

    Quem em sã consciência colocaria um filho numa escola pública se não fosse extremamente necessário?  Já passei dificuldades financeiras mas nunca pensei em fazer esta loucura e atentar contra o futuro dos meus filhos. Mas e quem não tem condições? e quem vê portas sendo fechadas devido ao esteriótipo padrão de aceitação? Quem nunca leu um anúncio d jornal (+ raro hoje em dia) q diz q é necessária "boa aparência"? (todo negro sabe bem o q  este termo codifica).

    Responda
  6. julianomattosdemoraes

    Vivemos em um país lotado de minas terrestres sociais. Negro, gay, pobre, prostituta, ruivo...se você for diferente do estereótipo que a sociedade elegeu, ou seja, se você não for branco, se você não for homem, se você não for heterossexual, se você não for rico...certamente pisará nas minas terrestres sociais. Se estiver no lugar errado, se der um passo em falso, se pisar na bola uma única vez, tenha a certeza, irá pelos ares, pois as arapucas brasileiras foram feitas para os diferentes!

    Responda
    1. peppejatireiavela

      Hahahaha a parte do ruivo foi boa.

  7. Leopoldo de Dorinha

    Estão vendo como o sistema de cotas está dando certo?? Está criando uma luta racial no Brasil para aumentar ainda mais as nossas mazelas. Era isso o que queriam e conseguiram.

    Responda
  8. Simona

    Se é para haver cota, que seja por critério financeiro. Pois há ne/gro pobre e rico, e há branco pobre e rico.

    Responda
  9. Fran

    Sra Fatima, parabens pelo artigo. Discordo com relacao a autoestima. A autoestima de milhares de criancas e destruida pelo preconceito subliminar, cruel e perverso. Esta na TV, livros e teatro infentis, nos brinquedos. Muitos dos raivosos sao preconceituosos mesmo, mas a maioria tem a mente estreita devido a esse mesmo processo subliminar. Acreditam sinceramente que doutor e chefe tem de ter olhos azuis. Deve perdoa-los.Nenhum dos dois casos se resolve com argumentacao. A unica solucao, cota

    Responda
    1. Junior

      pensamento idiota como o seu nao sabe ou nao quer saber que o único prejudicado nesta história é o branco pobre pois o rico seja lá qual for a cor vai estuda na escola particular ou no exterior.solução fácil perpetuar eternamente no poder um partido corrupto por meio dos votos dos eternos coitadinhos 

    2. contbol

      isso não tem nada a ver com a cor da péle e sim com a competência, quantos ciêntistas, médicos por exemplo existem em relação ao brancos, resposta: muito poucos e isso não tem nada a ver com cor e sim com competência.

    3. OLIVARES ROCHA

      Séculos d massificação transformaram o racismo brasileiro na pior demonstração d hipocrisia q se pode imaginar. Mas como perceber isso num país q pára p/assistir o último capítulo d 1 telenovela, num país sem noção d nação, civilidade e d respeito ao próximo, onde o cidadão vale o q contabiliza no banco ou ostenta na posse d bens d consumo?  Nos EUA hoje existe 1 classe média negra ñ esportista graças às cotas raciais dos anos 50 e 60. Atriz global afirmou:via mais neg/ros na tv suiça q no

  10. Laerte

    Ser negro no Brasil é melhor que na Ãfrica e pior que nos EUA. Ou seja, nós estamos no meio do caminho.Com certeza o negro no Brasil hoje esta melhor do que era em 1912. E vai esta ainda melhor em 2112. É claro que o avanço deveria e poderia ser mais rápido. Nisso as cotas podem ajudar... É melhor para um branquelo ter um negrinho incomodando na disputa de um vaga no programa de trainee de uma grande instituição financeira do que ser incomodado quando para o carro no farol de uma avenida...

    Responda
    1. Junior

      se vc fosse empresário contrataria empregado com base na cota? então por que o emprego e a universidade publica tem que ser fatiado entre raça e nao pelo esforço pessoal?respondendo a sua pergunta, o que mais me incomoda é perder uma vaga para um incompetente que provavelmente ficou assistindo a sua novelinha enquanto eu fiquei estudando. Mas tudo bem, racismo no brasil só quem sofre é negro, pois sendo branquelo nao tenho muito que reclamar pois o brasil é o país das oportunidades para mim

  11. Neoliberal

    Quem têm mais preconceito é o próprio negro, senão vejamos, observem jogadores de futebol, cantores, artistas, ou mesmo traficante famoso, todos negros! com quem eles debutam na midia, heim...heim, eureka! acertou... com as loiras! sim com as loiras!!! podem até contestar, negro rico e famoso! é só loira no pedaço! a pergunta é, cadê o racismo!!!!! 

    Responda
  12. Fran

    Sra Fatima. parabens pelo artigo. So discordo quanto a autoestima. o racismo no Brasil e cruel e perverso, por ser subliminar. Milhares de criancas tem sua autoestima destruida por esse processo. Veja a TV, brinquedos, livros e teatro infantis.Grande parte dos contra e racismo mesmo. Mas a maioria desses raivosos tem a mente estreita devido a esse rgime subliminar. eles acreditam que doutor e chefe tem de ter olhos azuis. nao ha argumentacao racional pra nenhum dos casos. A unica solucao, c

    Responda
  13. Fran

    Para os desinformados, o Ministro Barbosa disse que fez concurso pra diplomata. Foi aprovado na prova escrita, mas foi reprovado na entrevista. Segundo ele, a reprovacao foi com certeza racismo.Hoje deve ter um almofadinha incompetente ocupando uma vaga que seria dele. Pior, deve estar se achando cheio de merito. O Brasil medieval perdeu um grande diplomata!

    Responda
    1. Junior

      comemoremos, o destino desde longe pensava em botar os petebas na prisão

    2. Danebakiss

      Uma pena, mas ganhou um grande ministro em compensação. Ministro q esta pondo ordem na casa com seu poder de decisão q, como diplomata, não teria. Há males q vem pra bem!

  14. Alcides de Barros

    Seu problema está na sua cabeça e não na sua cor!Seu infeliz comentário demonstra que você não tem a mínima noção do que significa discriminação racista.Leia e informe-se melhor, para que você conheça países onde realmente a prática discriminatória é exercida; Imagine-se lá; Depois faça seus comentários comparando ao que ocorre aqui no Brasil.Comentários, como esse  que fez, acabam por estimular o racismo ao invés de mitigá-lo.

    Responda
  15. rick

    Bom é ser Afro na Africa,onde os seus ascendentes venderam seus avós,para tornarem-se "escravos".Deveriam por direito deste povo,leva-los de volta as suas origens,pagando passagem de 1º classe pois merecem voltar para serem felizes.La não existe o tristeza ,todos são iguais, bem alimentados,moram em mansões,cursam boas escolas,bons hospitais...uma maravilha.

    Responda
  16. Ambrosio

    Ridículo este texto. Primeiramente, o Brasil não foi apenas colonizado pelos negros. E os índios? e os italianos, os portugueses, os espanhóis, os árabes? Esse tipo de pensamento é muito egoísta.Segundo, dependendo de onde vc vá aqui no Brasil, olhando para uma massa de gente na rua, você com certeza vai ver mais negros e pardos do que brancos, exceto em cidades do interior dos estado do sul, o que nos leva a concluir que branco neste país é minoria. 

    Responda
  17. Benê

    não concordo com essa matéria, pois falando a verdade muitos serão injustiçados por essa regulamentação de cotas. Acho que o ensino público precisa melhorar para que todos tenham a mesma chance em provas para fazer uma faculdade. Fis supletivo na década de 70, com uma dificuldade enorme passei para a faculdade não precisei de cota nenhuma, dos pardos dos indígenas em fim, fui a luta e consegui, porque isso é necessário?

    Responda
  18. reynante

    Errado... Ser btranco e principalmente, pobre no Brasil é uma desgraça, não tem nem cotas para apoiar o coitado...

    Responda
  19. HuqqerT

    Sinceramente, li, reli e não entendi nada.

    Responda
    1. Junior

      Izaias, vc disse belo?

    2. HuqqerT

      Espertinho que acha que todos fugiram de alguma aula, me responda: desconsiderando os erros grosseiros de concordância e pontuação, afinal ela é contra ou a favor das cotas?

  20. Juca Rasco

    Pare de sentir pena de pena de você mesma e vá à luta! Como disse, certa vez, um técnico de futebol: FALA MUITO!!!

    Responda
  21. HuqqerT

    Não tendo nada bombástico para sobre o Corinthians, a rolha inventou esse texto com outro tema polêmico para gerar acessos. Só pode ser isso.

    Responda
  22. Nelson

    A publicação de um texto com esse tipo de argumentação é sintoma de diversidade plena da imprensa brasileira e expõe a mediocridade, falta de autocrítica e fragilidade intelectual, claro sintoma da deficiência do ensino público. As cotas resolverão essa e outras claras manifestações de indigência de pensamento?

    Responda
    1. Nelson

      Pesquisas do Banco Mundial, OCDE, UNICEF, PISA e MEC apontam que 80% dos alunos oriundos de escola pública são analfabetos funcionais e incapazes de elaborar cálculos usando as quatro operações. Ao cabo do ensino médio subsiste essas deficiências em torno de 65% e mesmo no ensino superior das "particas" da vida, parte substantiva de seus alunos continuam inaptos para cálculos e interpretação de textos. Se quiser, te mando por link esses estudos. A autora é sub-produto desse sistema inepto.

    2. Leandro Rodrigues

      Nelson...baseado no quê você conclui que essa deficiência é "sintoma do ensino público"??...quer dizer então que não temos maus alunos em escolas particulares??...todas elas são exemplos de boa formação e administração?!...sou negro e totalmente contra as cotas raciais e a favor das cotas sociais....

    3. Junior

      ele sabe sim Izaias, e está usando o espaço para expressar livremente seu pensamento, coisa que digamos em cuba nao existe

  23. Lulu

    O Brasil não esclui negro, branco, etc. O brasil exclui, sim  o pobre, o pobre  na forma da lei, rito sumário de forma que este paìs é tão desumano fere direitos humanos de pobre branco, pobre de outra cor  etc.   Enquanto discutirmos istos a miséria enrriquece poderosos que não gosta de  nem uma cor, sim do dinheiro! Abrir o caixa do governo para extinguir a pobreza, poucos pagariam até própria vida pra ver!   Distribue renda DILMA! ou o bicho vai pegar!

    Responda
  24. R Villas

    Honestamente?? É esse tipo de racismo contido no texto que não é aceitável. Todos os erros, falhas e decepções que teve na vida, essa moça debita na conta do racismo. Nunca em seus próprios erros. 

    Responda
  25. MAUTANAS

    O texto apenas demonstra o grau de alienação da leitora. Existem hoje no Brasil cotas para negros e indígenas (pobres e ricos) e tbm para pobres (negros,  índios, brancos, amarelos e etc). O que não existe é cota na USP, para os cidadãos que sempre estudaram em escola pública, e hoje são obrigados a pagar mensalidades em universidades particulares, enquanto os "coitadinhos dos filhos dos ricos" que tiveram acesso às melhores escolas estudam nas universidades públicas e gratuitas. Isso

    Responda
  26. Oscar Wilde

    Este lixo de texto da leitora, apenas reforça a impressão de que não há ninguém mais racista que os afro-descendentes. É repugnante o texto, mas só reforça o quanto se deve lutar contra as concessões de esmolas (cotas), afim de evitar que pessoas desprepadas para viver em sociedade com a autora do texto, sejam beneficiadas em detrimento daqueles que fizeram por merecer.

    Responda
  27. JSouza

    Há muito tempo que não vejo um texto tão agressivo e racista.

    Responda
  28. Paulo Menegolo

    Se tivesse cotas provavelmente eu seria advogada hoje, rs esta então provado (segundo a frase da mesma) que a capacidade da mocinha é diminuta. Se não é hoje uma advogada é que sua competencia não lhe permitiu se-la pela inteligencia própria.

    Responda
  29. rsnilton

    Desgraça é ter que ler tamanha idiotice escrita por uma pessoa recalcada e doente psicologicamente . Vá se tratar

    Responda
    1. R Villas

      Perfeito!

  30. kmuk

    Pergunta simples, voce faria uma cirurgia com um medico cotista???? Aonde nao existe meritocracia permeia a esperteza!!

    Responda
    1. Antonio

      Meritocracia é a maior piada relacionada a ensino no mundo, pois ele não faz as pessoas ganharem conhecimento, pois seu objetivo é separatista e segregador por natureza, seu objetivo não é premiar o mais inteligente ou hábil e sim que se enquadra melhor nas regras do mercado.

  31. kmuk

    Nenhum grupo se organiza sem o objetivo de tirar vantagem! portanto, esta lenga, lenga que "temos direito as vagas nas universidades pelo simples fato de sermos negros" não é meritocracia  é esperteza da gema!!!Com 50% de vagas, preenchida com cotas, inexoravelmente cairá o nivel das universidades federais, no futuro elas terão um nivel tão baixo que ninguem desejara mais estudar nas mesmas, sobrando somente as universidades pagas e com otimo desempenho!!Deu para entender cotista?

    Responda
    1. Raimundo

      Brilhante Antonio! Essa turma não tem condições de entender isso!

  32. rsnilton

    O racismo parte dos proprios pretos

    Responda
  33. Verdaço

    Parabéns as respostas abaixo: Deve estar claro, de onde vem o verdadeiro racismo neste pais!!! Esta Sra. foi muito infeliz em suas colocações...

    Responda
  34. Gavião o pensador

    Sempre fui linda, gostosa e inteligente...BELEZA, Jà PODE SER RAINHA DE BATERIA DE ESCOLA DE SAMBA,TEM MUITAS Q FIZERAM SEU PÉ DE MEIA ASSIM!

    Responda
  35. ANDO

    Primeiramente meus Parabéns pelo texto escrito, de forma objetiva e clara na sua visão. Esse texto me fez lembrar do Alcides do Nascimento que após ter entrado na faculdade federal em medicina por sí só, foi confundido com o seu vizinho traficante e morto na porta da sua casa. Ele era da raça negra e foi o orgulho de todos.Não precisa-se desse tipo de auxílio "cota" precisa dar oportunidades iguais à todos os brasileiros.

    Responda
  36. Virgulino

    A Universidade de meu filho parou com o jubilamento e criou grupos especiais para reduzir o índice de reprovação que vem despencando. Agora nem estão informando mais o índice.Os que saem voltam para cursinhos para aumentar sua nota no Enem e o ciclo continua. Estão usando a faculdades públicas como experiência.A dificuldade de quem nunca estudou regularmente é fatal.Perde o Brasil: dinheiro do contribuinte, profissionais qualificados, progresso e emprego para extrangeiro.

    Responda
  37. Alex M

    Afrodescendente procurando emprego: SEM cotas - "Deve ser um batalhador, com todo o preconceito que existe lutou e consegui um diploma em uma boa universidade." COM cotas - "Humm... cotista. Nem chama prá entrevista." Cota dá aos empregadores um motivo defensável para a discriminação em cargos de maior responsabilidade INDEPENDENTE DO MÉRITO do candidato.

    Responda
    1. Diogo

      O pior é que não vai ser possível saber se um afro foi cotista ou não, então pra não arriscar vão acabar colocando todos os afros como cotistas. Veremos em uns 10 anos o estrago que essas cotas vão causar para os próprios afros.

  38. ibama

    Eu acredito que á maior descriminação é quando vc determina cotas, isso quer dizer olha eles não tem capacidade, vamos deixar um lugar reservado. Nas brincadeiras de criança isso se chamava café c/ leite, participava mas não valia. Melhor que cotas é capacitar, dar estudo com qualidade. As escolas Estaduais sempre tiveram qualidade, quem não acompanhava estudava em escola particular. Vamos capacitar.

    Responda
  39. Helena

    Sou extremamente a favor das cotas raciais em universidades federais, pois é uma questão de divida social. Sou a favor principalmente quando vejo a filho de uma amiga, empregada doméstica,fazer graduação pela UEMS, graças às cotas e atualmente estar concluido mestrado pela UnB, também graças às cotas. Não é uma questão dediscriminação, mas sim, de oportunidade aos menos favorecidos.. o resto, é bobagem....

    Responda
    1. Marcelo Lodron

      Isso não é justiça e sim privilégio. A cor da pele não significa nada, todos somos seres humanos com direitos e deveres iguais, o resto é bobagem....

    2. R Villas

      Isso não tem nada a ver com cor mas sim com condição social. Dar cota por causa da cor é estupidez!

    3. Raimundo

      As cotas são prEjudiciais para o ensino! O governo muito esperto! Usou o proselitismo do movimento negro para diminuir a reivindicação desse movimento, em mais investimento público em educação e de presente deu as cotas! EI VOCÊS DO MOVIMENTO NEGRO! NÃO FIQUEM COM MIGALHAS, NÃO REIVINDIQUEM COTAS. REIVINDIQUEM BOLSAS DESDE O ENSINO MÉDIO ATÉ AS UNIVERSIDADE! ASSIM VOCÊS MELHORAM A QUALIDADE DO ENSINO E DA EDUCAÇÃO DO PAÃS!

    4. kmuk

      Voce realmente acredita em papai noel. Faz mestrado devido as cotas??? Se tivesse merito nao precisaria de cotas e mestrado não referencia para nada! principalmente quando a maioria deles são os que nao encontraram emprego!!

  40. soares

    E o que dizer dos muitos brasileiros de cor negra que alcançaram sucesso, sem depender de cotas? Rui Barbosa, Joaquim Barbosa, Machado de Assis, Pelé, Robinho, Glória Maria, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Ronaldinho Gaucho,etc, etc, etc.Quem tem objetivos bem definidos alcança o sucesso, não importando qual seja a cor da sua pele! 

    Responda
  41. Mineirinho

    Ao nascer se considere um vitorioso,n se vive o q quer,mas o q é possivel viver!A vida é resolver problemas,todos temos e como é bom,serve p dar sentido,pois n existe problema sem solução,reclamar e perda de tempo,o presente e o futuro está em aberto é só perseverar ou seja trabalhar,lutar que as coisas acontecem.Precisamos de pouco p viver e o Brasil está melhorando dia a dia,seja Feliz ao acordar e ripa na chulipa!

    Responda
  42. headhunter

    O Brasil é o segundo País do mundo em população ne//gra, 40 milhões, mais 100 de mulatos e pardos e o restante são bran/cos, indios, amarelos e outros, agora, está ruim ?? volta para a Africa, lá é bom, ótima infra estrutura, sem doenças contagiosas, sem estupros, sem guerras, varias industrias oferecendo vagas de alto nivel, escolas modernas, faculdades gratuitas, segurança extrema, programas de governo voltados aos ne/gros e pardos, saúde gratuita e outros projetos voltados a população. /

    Responda
  43. DicionáriodaFé

    Quem mais discrimina os negros são ELES MESMOS....Exemplo:Você já viu um negro rico casar-se com mulher negra ?

    Responda
  44. tiziu

    ...Milton Santos, Joaquim Barbosa, Pelé, Milton Nascimento...além da mesma cor de pele, uma grande vontade de vencer...eles nunca ficaram se altoflagelando...

    Responda
  45. Guima72

    Os paises que voltaram seus esforços para os estudos principalmente pelo ensino basico e pelo ensino médio, hoje formam seus engenheiros e profissionais sem precisar de cotas, então o por que um pais multiracial que nem o Brasil, precisa começar um aparteit, com divisão de classe/raça, em vez de cotas por que não da um estudo digno e colocar as crianças para estudar em vez de ir ao baile funk, china, japão, coreia do sul, holanda, etc etc fizeram isso sem cotas e são primeiro mundo.

    Responda
  46. Nome Sobrenome

    DAR UMA VAGA NUMA UNIVERSIDADE PARA UM COTISTA É O MESMO QUE DAR UM PEDAÇO DE RAPADURA PARA UM BANGUELA

    Responda
    1. scr_c

      aproveitaria melhor que vc, que copiou o que estava escrito em cima, ao invez de preencher com SEU NOME E SOBRENOME !

  47. Guima72

    O que me admira nesta reportagem é neste governo é: vamos dar cotas de faculdade para o n-egro, tá e a base escolar para que isso aconteça? o ensino fundamental?, ensino médio deficitário em todo o territorio nacional, não adianta dar cotas para a faculdade e que vão desistir a curto prazo, por não ter a base, não ter muitas vezes como comprar o material didático, e com isso acabarem com o sonho de alguém que merecia estar lá pela sua "COMPETENCIA", por anos se dedicando aos estudos.

    Responda
  48. escorpiao

    eu tambem não gosto de negros, só de negras!brincadeiras à parte, infelismente ainda existem esses tipos de preconceitos. sou branco, descendente de brancos que no sec. XVIII tiveram suas "cotas" de escravos (tataravô). Não me envergonho por isso, mas tambem não comuno com esse fato.

    Responda
    1. escorpiao

      ok pelo "Z". não comuno (aceito, concordo), isso que eu quero dizer! não sou cotista! não preciso desse subterfugio para entrar numa faculdade. sempre estudei em escola publica, e quando prestei concursos/vestibulares, fui na raça, com aquilo que já havia aprendido e estudado. entrei em duas (direito/comercio exterior), sou funcionario publico e vou tentar mais outra (só não sei qual ainda). mas vamos lá... o que faz o bom aluno nem sempre é a escola ou ajuda do governo. é ele mesmo!

    2. kmuk

      Infelizmente é com Z, comungo e nao comuno!!! voce é ou foi cotista? desculpe, nao deu para aguentar!!! hehehehe

  49. Evil Raí

    Ser ne/gro do Brasil não é des/graça maior do que ser brasileiro e ter que aceitar o "jeitinho brasileiro" e aturar os que acham isso bonito. Sinceramente, este papo de "O Brasil tem uma dívida com os ne/gros" é tentar justificar no presente a deficiência do governo usando como desculpa o passado. E infelizmente muitos se utilizam desta desculpa para ter vantagens, mas não se espelham em ne/gros bem sucedidos em nosso país para mostrar seu valor ao branco que ainda é envolto de precon

    Responda
  50. Leandro Rodrigues

    Nossa. Senti vergonha alheia ao ler esse texto. Uma sìntese de uma pessoa que não conhece a história e nem o presente desse país, elencando motivos fúteis para justificar suas frustrações....sou negro, discordo da política de cotas raciais, pois pra mim existe apenas a raça-humana. Sou a favor da cotas sociais, que não definem baseadas na cor, mas baseadas na falta de oportunidade de acesso à uma boa educação. 

    Responda
    1. BHATECORE

      és o cara... isso concordo plenamente

    2. Jorge Masouridis

      Discordo. Veja quais são os principais cargos ocupados por brancos em uma empresa, por exemplo, e quais são os ocupados pelos negros. Numa democracia o bolo é dividido em fatias iguais, e não deveria ser necessário recorrer a um sistema de cotas. Na atual conjuntura das coisas, dá na mesma que a cota seja social ou racial. Uma vergonha. 

    3. Observador_anônimo

      Aqui sim uma opinião inteligente.

    4. kmuk

      Leandro, parabens! poucas pessoas leem livros que narram a verdadeira historia do Brasil e a escravidão, nao a historias da globo.

Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.