Painel do Leitor > Ser negro no Brasil é uma desgraça, diz leitora Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5
Ai, que dó! Pobre menino branco e rico do Brasil, depois de estudar em escolas carÃssimas durante toda a sua vidinha, vem um preto pobre tirar sua vaga na universidade pública que foi construÃda exclusivamente para sua casta.Ai, que injustiça!Â
Desgraça é ser branco e pobre!
E honesto!!
IDOSO POBRE É LIXO HUMANO Olá amigos, também não é fácil ser idoso e pobre. Quando o idoso tem o que oferecer, é bem tratado (com muita falsidade) e quando não tem nada, é tratado como um ser invisÃvel, inútil e muitas vezes sofre violência fÃsica. Haja mundo perverso! mariahelenareporter.blogspot.c om
Desgraça é se aposentar somente com 60 % de sua média devido à desgraça do fator previdenciário criada pelo FHC; desgraça é ser pobre e doente e ter que ser cobaia de uma moçada em formação em hospitais públicos, é melhor parar por aquÃ.
Criada pelo FHC e que o PT quer aumentar? Já acabou com a Previdência dos funcionários públicos e vai acabar com os da iniciativa privada.
"Cotas" são o reconhecimento da falha do Estado em proporcionar o mÃnimo de dignidade. Oq acabará com essas diferenças é a educação básica. Se todas, todas as crianças tivessem educação básica de qualidade com bagagem similar em qualquer classe, o cidadão, a partir daÃ, teria condições meritórias de escolher ser o q quiser podendo adentrar qualquer área sem migalhas de um governo q só sabe tapar sol com peneira! A questão é q, em paÃs de maioria negr@, cotas=votos!
Daniel, a escola pública 'é boa', mas vc acha que esse pessoal aproveita? São os primeiros a se colocarem contra a escola quando são questionados ou cobrados na educação dos seus...
Tem tanto co itado no Brasil que não dá para contar. Ne gros, Ãndios, pobres, trabalhadores em geral, estudantes. Todo mundo aqui é coitadinho, incrÃvel! Como se vir como imigrante de um paÃs pobre ou fugir da guerra fosse fácil. Como se a vida fosse fácil em qualquer lugar do mundo. Acordem, welcome to the jungle, a vida não é fácil para ninguém.
O ser humano é preconceituoso, todos somos, agora sou a favor das cotas enquanto não ver: NEGROS DIRIGINDO EMPRESAS, SER NO MÃNIMO 50% FUNCIONARIO DE BANCO, NEGROS GENERAIS, NEGROS JUIZES, NEGRO PRESIDENTE, só com a educação isso vai funcionar, e concordo com ela, se existisse cotas no meu tempo eu seria um advogado, um juiz, ou até o presidente da república. Racismo no Brasil, existe sim e quem duvida transforme-se em um negro e sai as ruas...no outro dia vai querer tirar a fantasia.
"O Brasil é feito de descendentes de escravos". Pergunto: E os descendentes de japoneses, chineses, coreanos, alemães, italianos, árabes, entre tantos outros imigrantes, o que tem a ver com a descendência n-egra? "Nada. E eles fazem parte da população brasileira. E o que eles tem a ver com a exploração da mão de obra escrava? Nada, pois estes povos não estavam aqui na época da escravatura. É uma desgraça ser n-egro no Brasil? Já tentou ser n-egra em outro paÃs? Que tal no Haiti? Ou na Somáli
Foram 300 anos de cativeiro contra algo entorno de 100 de imigração livre, o Brasil cresceu durante muito tempo a força dos negros. Levantamos sim, e fizemos esse paÃs
E tem mais, Ozzi... o que o nazi-facismo tem a ver com essa questão? São assuntos completamente diferentes... estamos comentando sobre polÃtica de reparações e cotas, não sobre formas de governo de regimes polÃticos totalitários europeus. Uma coisa não tem nada a ver com a outra!!! Melhor se instruir a respeito, antes de sair por aà fazendo afirmações delirantes e infundadas.
Angela, se você assassinar alguém, é justo que seu filho pague pelo seu crime anos depois de você tê-lo cometido? E seus netos devem pagar pelo crime que você cometeu? Seus descendentes carregarão em seu DNA a culpa pelo sangue que você derramou? Eles tem culpa eterna de seus crimes, seus pecados? Revisionismo, minha cara, só interessa a polÃticos inescrupulosos e hipócritas, em busca de votos de uma população carente de benesses com dinheiro público, bancado por nossos impostos.
Ozzi, Ozzi, o que eu quero dizer, é que grande parte da população deste paÃs, formada por imigrantes, vindos para cá após a abolição da escravatura, não fez uso de mão de obra escrava em suas atividades comerciais; da mesma forma, as vÃtimas diretas da escravidão do perÃodo colonial, estão mortas; então, que diabos eu e grande parte da população temos a ver com uma atividade praticada por senhores de engenho portugueses, patrocinados pela Coroa? Eles cometem o crime e os outros pagam?
Cara Ivete, se os n-egros deveriam ser indenizados, isso deveria ter sido feito à época de sua libertarção, e pela Coroa Portuguesa, que os trouxe para cá; me diga o que um imigrante japonês, italiano, coreano, chinês, árabe, tem a ver com o uso da mão de obra escrava no perÃodo do Brasil Colônia? Devemos indenizar os indÃgenas pela descobrimento e colonização do Brasil? Devemos indenizar os paraguaios pelo massacre de sua população durante a Guerra do Paraguai?
Como a leitora disse. Primeiro, é preciso conhecer a história, para depois emitir qualquer opinião. O Brasil foi forjado sob o trabalho escravo. Depois de muito tempo, com a assinatura da Lei Ãurea e com a chegada dos japoneses, o negro foi jogado ao léu. Sem dinheiro, casa e trabalho, ainda hoje trazem no dna, a injustiça cometida há séculos. Uma simples opinião, não apaga o sofrimento dessa gente, que povoou o mundo.
Não sou negra, mas Anton, os negros não vieram por opção. Eles foram arrancados do seu paÃs e escravizados. Não é cotas que vai solucionar os problemas. Eles tinham de serem indenizados. Os que foram perseguidos durante a ditadura (participaram do movimento por opção) foram indenizados. Os demais povos que formaram a nação brasileira, são imigrantes, vieram atrás de uma vida melhor por opção.
Esses outros descendentes foram sequestrados em seus paÃses, separados de suas famÃlias, trazidos a força em navios negreiros em condições sub-humanas, onde mais da metade morriam na viagem, tiveram suas esposas e filhas estupradas p/ senhor do engenho. E depois da " libertação " foram jogados na rua sem nenhuma indenização. Ora Sr Anton, o seu sentimento nazi-fascista é indisfarsável.
Eu não sei porque eu ainda leio este jornal...
Muito rancorosa a leitora e aponta uma situação racial no mÃnimo divergente da brasileira. Este é um paÃs de mestiços... Há muitos brasileiros afro descendentes que tem um fenótipo mais "branco", sem significar que não sejam descendentes dos imigrantes africanos trazidos como escravos.Há brancos, descendentes de europeus, que chegaram ao brasil depois da lei áurea, depois da segunda guerra mundial, e nada tem de descendentes do senhores donos de plantação que maltratavam os escravos...
É uma verdade nua e crua. Discriminação existe e sempre vai existir. O pior de tudo é saber que tem negros que odeiam negros. Mas a grande verdade muitos tem medo de falar; O negro já deu as cartas neste planeta, e este é o medo de muitos brancos. Tanto eue é verdade que a Africa sempre foi o berço da humanidade. O Negro já mandou aqui e assusta a muitos ver um na faculdade.
Bom é ser negro no Mali, na Africa do Sul, no Zimbabue, na Tanzania...
Texto brilhante !!! Não enxerguei mágoa ou rancor em nenhuma das linhas. Uma forma de abordagem muito lúcida e realista. Eu particularmente acho que a cota deve existir mas observando critério social e não racial. Seria mais democrático. Mas faço questão de deixar claro que admirei e que respeito muito o ponto de vista da moça que escreveu. Serve no minimo para refletirmos melhor sobre o tema.
Não enxergou mágoa ou rancor porque não procurou nas entrelinhas. Quem não tem mágoa ou rancor não precisa vir a público para explicar que está de bem com a vida; não fica por aà com esse discurso de "sou n-egra, mas sou feliz", como se uma condição excluÃsse a outra e não joga a culpa do fracasso de seu sonho profissional na adoção tardia (e, a meu ver, equivocada) de um sistema de cotas para cursos universitários. Na verdade, ela é um poço de mágoa e rancor atrás de uma máscara narcisista.
Ela podia ter feito um uso melhor do espaço em benfÃcio de sua "raça" já que ela acredita nisso. Cobrando do governo bolsas! bolsas! bolsas! e não cotas!
Mais do que ligada à cor e à pobreza, a ascensão social no Brasil está ligada intimamente à postura reativa de grande parte da sociedade que não acredita em seu potencial e assim vive estagnada e acomodada com a situação. Ora, nenhum outro negro simboliza esse poder transformador que o ministro Joaquim Barbosa, que venceu todas as dificuldades econômicas e sociais que a vida lhe impôes e chegou à presidência do STF. Se ele pode, qualquer outro também pode. Basta apenas querer.
Quanto rancor, quanta bobagem e desinformação! Sabe aquele menino pobre e preto, de uma cidadezinha do interior de Minas? Pois é. Agora é ministro do STF, fala quatro idiomas e é admirado no Brasil e no mundo. E não precisou de cotas mas somente da inteligência e vontade. Cada vez que leio um artigo desses penso que os negros, na verdade, desejam o apartheid dividindo o Brasil. De um lado os negros bonzinhos e oprimidos e de outros os brancos opressores e maus.
Sou leitor de Ribeirão Preto também e gostaria de dizer uma coisa: esta "senhora" ou "senhorita" perdeu uma excelente oportunidade de "ficar de boca fechada". Tenho amigos negros e inclusive parentes negros e TODOS eles, sem exceção, são contra o sistema de cotas justamente porque vai criar essa baboseira de discussão. Todos são formados e vivem uma vida muito boa graças a seus esforços próprios.Ahhhh é claro que eles acham que existe racismo no BR, ninguém vive num faz-de- contas.
A polÃtica de cotas está para os negros como um prato de comida para um famélico. É óbvio que não resolve totalmente o problema, mas é apenas um passo, ou se preferirem, um empurrão, para que uma raça toda possa construir sua cidadania e independência de algum programa governamental paternalista, que esse sim, vive de explorar o infortúnio alheio. E não custa nada dizer aqui que se não fosse por polÃticas afirmativas Barack Obama jamais teria chegado à presidência dos Estados Unidos.
Sou negro tb mas discordo plenamente das cotas... o q o governo precisa fazer é dar condições dignas e ensino de qualidade nesse paÃs q tem uma miscigenação enorme, q se for tomado como base a cor do sujeito terá cota p td e todos voltando a estaca zero. Tenho inteligência e capacidade p disputar no mesmo patamar q qq um e tds têm. O q realmente falta é investir n educa dos brasileiros. E outra perante a constituição somos td iguais então se faz injustiça causando outra? pois tb tem branco pobre
Parabéns pelo texto bem escrito. Uma única observação: não se lamente por não ter feito direito. Um cabeleireiro hoje faz mais dinheiro que um advogado.
Pra advogado q finge q estudou, sim, mas garanto q vc está errado em 99% dos casos. Leitora, estudo nunca é demais e nunca é tarde! Sei q é difÃcil conciliar as tarefas, mas se tiver a chance, mesmo q apertando um pouquinho dali e daqui, com FIES e horários intercalados, faça sua faculdade! Sua vida dará um pulo, pois vejo q sua dedicação é grande e forte. Isso, aliado aos estudos angariados em uma faculdade, vai ter jogar lá em cima, bem acima de qualquer idiotice com base em cor. Ab
... Estudar, trabalhar e seguir em frente. Esqueçam o passado e olhem para frente! Fácil falar, pois sou branca? Conheço INUMEROS negros que lutaram e seguiram em frente, sem cotas, protecionismo e seja lá o que for. Por outro lado tb conheço muito branco vago e sem perspectiva. Acho que não depende de raça e sim de VONTADE!
É..... Vai trabalhar e pare de reclamar......
A leitora Fátima Leonel dá-nos uma aula de civismo para falar de côr , racismo, na minha opinião somente quem passou pela discriminação velada como é o caso da brasileira devido a cultura de raça superior , e o sistema mercantilista financeiro que deu grandes lucros para as emprêsas da epoca que importavam mão de obra escravagista! A divida moral e social para com os negros e seus descendentes no nosso pais tem que ser paga!se não for por bem vai a força como a Europa esta paga
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Ser negro no Brasil é uma desgraça, diz leitora Voltar
Comente este texto