Painel do Leitor > Ser negro no Brasil é uma desgraça, diz leitora Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas

  1. Rafael

    Então nao comparem, nao é a mesma coisa. Se sao tao revoltados, saiam de sua zona de conforto, entrem na escola publica, usem o sistema de saude publico e sofram preconceito o tempo todo....aposto que se passassem um dia nessa condição seriam revoltados e cometeriam qualquer asneira um que passasse em sua frente, mas nao, o cidadão negro que nao foi levado a marginalidade criminosa luta e trabalha para mudar sua realidade, com honestidade

    Responda
  2. Rafael

    Seremos subumanos até lá? Estudo em uma universidade que tem cotas, num curso que tem contas e nao vejo diferenca alguma dos estudantes que usaram para os que nao usaram cotas para ingressar. Sá alunos como outros quaisquer. E nao me venham com esse discurso falido de que outros povos também formam o Brasil, coisa e tal, mas nenhum desses foram trazido como mercadoria nem tratado como lixo.

    Responda
    1. Fabi

      Rafael como vc mesmo disse FORAM tratados como mercadoria, não SÃO tratados como mercadoria, vc vive com a mente la em mil novecentos e bolinha...então uma forma para compensar isso é fazendo cotas? não vejo q isso vá modificar o q já foi feito e tb não vai ter esse nível de importância, pq o q tá feito tá feito não volta atrás, ainda mais esse tipo de coisa.

  3. Diihh Martiolli

    Eu sou descendente de Italianos, que chegaram aqui por volta de 1900, e eu nao tenho NADA a ver com a escravidão e estou tendo q pagar com DESIGUALDADE de oportunidades por causa das cotas por um problema que nunca foi meu. Os n3gros precisam parar de olhar pro próprio umbigo e parar d culpar o passado pra justificar o que são hoje. Conheço vários n3gros que estudam e hoje estão muito bem.

    Responda
    1. Martin

      Corresponsáveis?!? Eu não me recordo de ter sido consultado sobre a adoção de mão de obra escrava nos engenhos, lavouras e minas no período colonial... e também não tive lucros com essas atividades... você se acha responsável pela população marginalizada do país? Que tal adotar crianças abandonadas e evitar que elas se tornem marginais? Faça a sua parte, bom samaritano falastrão... mas não venha cobrar dos outros, aquilo que você não é capaz de fazer! Isso tem nome; chama-se hipocrisia.

    2. Rafael

      Problema que nao é seu? Vivemos em uma unidade em que todos sao corresponsaveis pelo que acontece no pais....PROBLEMA É NOSSO. Quando sofre violência por conta do indivíduo que foi marginalizado o problema passará a ser seu.

  4. Rafael

    Parabéns pelo texto. Eu gosto muito de ler os comentários abaixo do texto, pois sao livre e de pensamento aberto. O que as pessoas nao tem coragem de falar escrevem aqui. Concordo de devamos usar cotas para a eternidade, mas sao fundamentais para reparar divida histórica, sim. Esperaremos 30 anos até a escola publica melhorar para termos mesma condição de igualdade para ingressar na universidade?

    Responda
    1. Fabi

      "antes de cor" vc msm disse

    2. Rafael

      Fabi, isso se chama política de reparação. Concordo plenamente com você que qualquer que seja o pobre mereça essa cota até melhorarmos o sistema de educação. Se for ler a lei de cotas, verá que existe critério social, antes de cor e todos sao contemplados.

    3. Fabi

      E pq vc acha q um branco carente tb não precisa de oportunidade? O que vcs querem são as coisas entregues de bandeja sem esforço e merecimento.

  5. dolores lenzi

    Não concordo com cotas pois, é uma grande descriminação. Concordo sim com uma ótima educação familiar, religiosa e escolar. é com isso que iremos resolver os problemas existente. Não é dando oportunidade para entrar na Universidade. Ficando lá 10 anos e quando sai, sai pior do que entrou. Viver de revolta é viver pobre. Quem nunca foi descriminado??? Vamos lá ética...

    Responda
    1. Fabi

      E vc acha q só os negros devem se beneficiar pq são negros? e os brancos q tem tb essa péssima educação? me poupe

    2. Rafael

      Conte como foi o seu caso de descriminação? Estou curioso! E conte também quantos anos terei que esperar mudar a educação do pais.

  6. Ni

    Ainda ter que ouvir o negro aqui, o branco ali, o amarelo lá... isso que é dificil. O Homem é um ser vivo vergonhoso.

    Responda
  7. WM3

    Garota, este é o seu problema: muito orgulho ("sou linda", "sou gostosa", vc pode ser oq quiser, mas quem tem educação não precisa esfregar isso na cara dos outros, use uns argumentos melhores, pois vc se acha muito, e pensa pouquíssimo no seu próximo, ou no seu semelhante), cheia de auto-piedade (continuidade da cultura do "coitadismo", ou seja, a desculpa do alejado é a muleta). Estude mais, se dedique mais, se prepare mais, não só a escola, faça isso com gosto, q a oportunidade aparece.

    Responda
    1. reynante

      Se for ver deve ser uma baita baranga que nem se olha no espelho para escrever uma tremenda asneira dessas e ainda se auto-denomir "linda e gostosa", coisa que toda mulher que o é, não precisa esfregar na cara dos outros.

    2. Fabi

      Rafael e só negros são favelados? as coisas se ganham por merecimento, faça q o retorno virá sem dúvida.

    3. Rafael

      White, Você vive onde? Cresça numa favela, sem segurança, sem educação, sem estrutura familiar, assista na televisão que você é feio e que só pode ser jogador de futebol ou musico, ande na rua e olhem para você como se fosse alienígena, estude numa escola ruim, veja os seus familiares serem mortos, seja estuprado, seja deficiente físico nesse pais....depois escreva um texto para lermos.

  8. Alexandre

    Imagine, então quem é branco, pobre e hetero.

    Responda
  9. zapelão

    Ela é racista....e ponto....

    Responda
  10. Fabi

    Por que você acha que por ser negra tem direito a cotas? Muitos brancos são iguais aos negros no que se refere a oportunidade e ensino de má qualidade. O governo deveria melhorar e muito o ensino público para que as pessoas pudessem concorrer de igual para igual, com os que têm boa oportunidade de estudos e cursinhos preparatórios.

    Responda
    1. Milena Ponte

      Penso que a maioria dos brasileiros não é contra as cotas, mas sim contra o critério. Queria ver explicar essa justiça ancestral a um branco, pardo ou mameluco, morador de uma favela, que seu vizinho negro com quem sempre estudou na mesma escola e enfrentou as mesmas dificuldades, vai cursar uma universidade e ele não, simplesmente pelo fato de ser negro. Sou de um Estado cheio de pobres e quase nenhum negro, e aí como fica a situação da justiça social?

  11. Vinicius Massoni

    Minha cara, desgraça não é ser negro e sim escrever tamanhas asneiras como você fez nesse texto. Está querendo justificar sua falta de capacidade com argumentos sem sentido. Quantos negros, brancos, amarelos de condições financeiras e sociais pífeas venceram na vida sem ajuda alguma de assistencialismo? Agora se você, prezada, quer colocar a culpa do seu fracasso no ocorreu há séculos atrás, o faça, sem problemas, porém esteja ciente de que sua verdadeira desgraça não é ser negro e sim ser VOCÊ!

    Responda
    1. Rafael

      Poucos. Poucos venceram na vida. Quero que isso vire regra. Quero que nos debrucemos mais para discutir o tema, façamos revolução e nao tenhamos argumentos punitivos contra o desabafo dela.

  12. luis frança

    Falta de senso, inteligência e bom senso, não tem cor. Imbecilidade idem. Artigo ridículo, tolo, sem nexo.

    Responda
  13. Professor

    Afinal, a leitora é a favor ou não das cotas?

    Responda
  14. carlos marchador

    O texto revela o choro típico de petista. Sempre perseguidos. Nunca fazem nada e estão sempre por perto dos rolos. Este tipo de pensamento está levantando mais ainda o sentimento de racismo,  que será cada vez mais explicito. Sem necessidade. A meritocracia deve ser a meta de todos e não o protecionismo barato.

    Responda
  15. Brasil no primeiro mundo

    Ser Negro no Brasil é uma desgraça ???  E ser negro na Africa, com ignorância desenfreada, Aids, Guerras por motivos banais, apatheid...  A queixosa da materia acima está chorando de barriga cheia!

    Responda
  16. Bruno.Teixeira

    É isso mesmo, companheira! Vamos dar cotas para todos! Para os negros, para os indígenas, para os japoneses, para os outros latino-americanos, para os italianos, e para... espere aí, acabaram as vagas! Mas, nada mais justo, afinal eles também participaram da construção do Brasil. Entendo que a situação do negro hoje no Brasil seja difícil, e além de ressentimentos pessoais, o problema das cotas é que se tratam de política impositiva e discricionária, ou dito de outra forma: "é o jeitinho!"

    Responda
  17. Homolka

    Apesar de discordar de algumas coisas presentes neste texto. Nada altera o fato que o governo brasileiro deve para os negros e para os indígenas. As cotas, se você pegar a lei dela realmente, qualquer brasileiro pode ter, visto que quase todos são netos, bisnetos, filhos ou tem parentescos com escravos, a cor da pele não significa muito, alguns nasceram mais escuros, outros mais claros, mas todos viemos da mesma misturaDeve valorizar os antepassados, mas não apenas com cotas, pois isso só p

    Responda
  18. José Felipe Filho

    É só dar uma chance que o rac.smo aparece...

    Responda
  19. Dr. Alexandre Frota

    Ser honesto no Brasil é uma desgraça, isso sim.

    Responda
  20. MALISON DOS SANTOS PAES

    Perguntem à Joaquim Barbosa: não se esqueçam que ele é, e foi um dos pioneiros defensores das Políticas de cotas! è autor de um estudo em Direito comparado sobre seu funcionamento. Não o tirem como exemplo para combater algo que ele defende. Esse argumento de "Democracia Racial" é falácioso, no mundo ideal, todos são iguais. No mundo real, muitos são discriminados.

    Responda
  21. Horário de Almoço

    Piada

    Responda
  22. Carlos

    Essa Sra. é com certeza uma provocadora. O Dr. Yves Gandra, maior tributarista do País diz que aqui, o branco que trabalha, que produz, que paga impostos, que rala para estudar É HOJE O DISCRIMINADO, pois não tem lei alguma que o diferencie dos demais, o que em tese é muito bom. Todos deveriam ser iguais, perante as Leis.Vamos também nos lembra dos imigrantes, de todas as raças, que vieram para o Brasil pós escravatura e que tiveram uma vida extremamente dificil. Comentário infeliz,Senhora.

    Responda
    1. marineteiro

      CARLOS vc deveria estudar mais um pouco e conhecer melhor a historia. quando estes tidos imigrantes chegaram no Brasil ja existiam estradas cidades ferrovias e outros para dar sustentabilidade a eles.então fica facil se estabelecer.estes imigrantes não tiveram que desbravar isto coube aos NEGROS.ha desculpe vc não conhece historia por isto escreve tanta besteira. TAMBEM OUTRA COISA O MAIOR TRIBUTARISTA DO BRASIL E UM NEGRO E MORA NA CIDADE DE SALVADOR-BA E SE CHAMA EDVALDO BRITO.VOLTE PRA ESCOLA

  23. Leandro Vendruscolo

    Quanta bobagem essa mulher escreveu....putz....algumas perguntas: 1- qual a % de reprovação de pessoas (negras, pobres, cafuzos, mamelucos, etc) cotistas nas universidades?2- o desempenho dos cotistas é o mesmo dos outros pobres mortais?País de corruptos e ignorantes onde o que se menos quer é a educação do povo....COTAS = QUEBRA GALHO E ENGANA TROUXA DO GOVERNO

    Responda
  24. As ordens pois não

    Quanta auto-piedade. A africa trata muito bem seus filhos (vai pra lá).

    Responda
  25. Mah

    Minha cara, acho q antes de mais nada você precisava é estudar e passar no vestibular sem recorrer as cotas... A prova do vestibular ñ tem olhos e não vê cor! Sou descendente de Italianos e igualmente à vocês negros viemos para trabalhar tão pesado quanto, temos consciência de que a época da escravatura foi uma catástrofe, porém não queira culpar a todos... Se eu pudesse voltaria para a Itália, e você voltaria para a Ãfrica? Por mais dura que seja a sua realidade aqui, lá com certeza seria pior!

    Responda
    1. caius

      "Foram trazidos como objetos e foram escravizados". Rafael, você já se perguntou por QUEM eles foram capturados, vi.o.len.ta.dos e depois vendidos como mercadoria? Vá dormir, porque você quer demonstrar um conhecimento que não tem. Volte para as aulas de história.

    2. Rafael

      Ignorante. Os escravos vieram trabalhar aqui, foi? Foram trazidos como objetos e foram escravizados. Seus antepassados vieram por decisão própria. Nao digo que a vida foi tranqüila, que realmente nao foi, mas o contexto é outro. Volte para a italia. Será bem tratada em pais em crise, será bem tratada quando abrir a boca e falar com sotaque. Pode voltar. Estamos todos aqui, no mesmo pais, independente de cor temos que achar solução para os nossos problemas.

  26. Jorge Carmo

    Não acho desgraça ser negro no Brasil. A grande desgraça é ser brasileiro de qualquer raça: um país horrível, que não provê segurança, educação, saúde, saneamento; onde pagamos impostos escorchantes, sem que recebamos retorno na forma de benefícios de melhorias em geral. Para completar, um povo invejoso, mal educado, violento que se mata sem motivo algum. Um trânsito assassino. A vida aqui não vale nada! Preferia ter nascido preto na Alemanha pós-nazismo. Lá as leis têm força.

    Responda
  27. Cica

    Deixo aqui a minha opiniao e concordo que ser negro no Brasil nao deve ser nada fácil. Vivo na Alemanha e já ouvi de brasileiras negras, mulatas que se sentem melhor aqui do que no nosso país Brasil....Cotas vao acentuar mais ainda o preconceito, principalmente sendo feita por um governo petista e populista! Mas nao se pode conformar com uma realidade onde ainda há tantos negros vivendo à margem da sociedade! Priscilla Morato Weinketz

    Responda
  28. André

    Visão deturpada, de uma situação totalmente injusta. Meu avô, miserável, que chegou no Brasil após a abolição da escravatura, para tentar melhorar de vida. Na infância eu sequer tinha comida todos os dias. O que me diferencia de vc? não sou objeto de discriminação racial, mas na questão das oportunidades para melhorar de vida, NADA! Então, é justo que outra pessoa, independente de sua cor, tenha a oportunidade de ocupar uma vaga na universidade mesmo tendo desempenho inferior ao meu nas prov

    Responda
  29. SILVANO FEBRONI

    VC É RACISTA, cara leitora, sim no seu interior vc tem um ranço racista, sei que existe brancos e negros que são racistas, seu texto de um extremo racismo embutido. Faça sua parte construa um país melhor.

    Responda
  30. JSL

    Este texto é péssimo e cheio de preconceitos.

    Responda
  31. Louis

    Essa "dívida" que tanto gostam de falar é totalmente sem nexo. Não tenho dívida com ninguém. Se alguém deixou dívida pra vc foram seus pais. Esse pessoal emergente não deixa nada para os filhos, quando sobra um dinheirinho vai parcelar carro zero em 72 vezes, mas pagar uma boa escola para o filho nada... Meus avós vieram de outro pais sem nada, só com mala de roupas... Se temos um patrimônio hoje foi por causa de 3 gerações de esforços.

    Responda
  32. JSL

    E quem é branco e pobre? Como é que fica? Cadê a justiça social?

    Responda
  33. JSL

    Pior do que ser negro, é ser branco e pobre!

    Responda
  34. Ferba

    Apesar de ser a favor da cotas, achei o texto totalmente descompassado. (sou branco)

    Responda
  35. Louis

    "coitadismo" puro. Vai a luta! Não tente culpar os outros pelas suas frustrações!

    Responda
  36. Borges

    Matéria encomendada.Perdi um precioso tempo lendo mais um besteirol encomendado por setores Governamentais,isso sim, é uma "desgraça".

    Responda
  37. Pietra

    Enquanto insistirmos em nos definir e separar por cores nosso país continuará com esse ranço de preconceito e falta de respeito generalizado. Independente de cor, raça ou religião todos somos seres humanos. Cores e raças são apenas uma característica física, não determina a capacidade ou o caráter de quem quer que seja. Dizer que se tem mais ou menos direitos por pertencer a determinada etnia, se julgar superior ou inferior, é a maior vergonha que podemos deixar de herança.

    Responda
  38. elguajiro

    Kará lho.O comentario normalissimo é barrado nesta ,merda.Vou deixar de opinar.

    Responda
  39. elguajiro

    Engraçado é que os negros da africa escravizavam outros negros e vendiam escravos para os brancos.Brancos tb foram escravos por seculos, mesmo assim nãoestou cobrando nada.No eua ex escravos hj são artistas ,doutores,etc, enquanto na africa ,os criados livres,vivem na miseria e se matando.

    Responda
    1. Master

      Pois é, sorte de quem veio para a America.

  40. carioca

    Ser negrono continente africano também não é fácil.

    Responda
  41. CAJADO

    Ter a cor da pele negra neste País é um privilégio. Tem cotas, não pode ser descriminado(a). A questão de ser ou não escravos vem do tráfico de escravos feitos pelos portugueses. Hoje, como homem branco me sinto descriminado em meu País. Não tenho o privilégio de ter nascido com uma cor de pele diferente. Qual é o privilégio de ser branco neste medíocre governo do PT.

    Responda
  42. Marcos Eduardo

    Parei de ler no ''sou gostosa'' porque o jornal leva a sério esses comentários-piadas? par em de coitadismos e VÃO ESTUDAR!

    Responda
  43. Mauricio

    COTAS É RACISMO! O Ministro Joaquim Barbosa, não se utilizou de cotas para chegar onde chegou. Estudou e hoje é respeitado com mérito. Faça o mesmo! Quem não tem competência não se estabelece. Deveria existir cotas para o ensino público, isto sim!O texto da leitora está repleto de insatisfações pessoais, que devem ser trabalhadas por um analista e não pelo Governo. O negro hoje no Brasil, tem espaço social. A descriminação é para o mal educado, o marginal, e isto cabe a qualquer raça!

    Responda
  44. WF

    A questão central nas cotas em ensino é a justiça para as classes que são menos favorecidas por razões históricas e que demorariam muito até se harmonizar em acesso às oportunidades sociais. Acho que o método atual oferece oportunidade, mas tira vagas das classes mais favorecidas e mais preparadas para aproveita-las.

    Responda
    1. WF

      Assim, acho que essas cotas poderiam ser oferecidas em universidades especificas e preparadas para nivelar o conhecimento, entregando profissionais de mesmo gabarito em relação às outras (sem cotas). O risco do modelo atual é forçar a barra, nivelando todos por baixo e prejudicando a competitividade do país. Outro risco é aprofundar as rixas entre as classes e raças, embora hoje seja politicamente incorreto até mesmo citar esse risco.

  45. Risonho

    Essa estória de cotas é para mim uma humilhação para a raça negra. Se o governo desse uma Educação Pública de qualidade como eu tive, e eu sou branco, e houvesse o exame de admissão ao ginásio, todos entrariam em igualdade de condições,  porque os meus colegas negros da época, todos fizeram faculdade, foram ótimos alunos, e hj são, médicos, engenheiros, professores, etc..., e não precisavam de cotas , eles eram muito competentes, tinham cultura. Cota é hipocrisia de um Governo falido na Edu

    Responda
  46. No Olho do Furacão

    Depois do .PT. - Partido dos TRAIDORES, ser de cor no Brasil é uma BÊNÇÃOm !!! Com a instituição das COTAS eles / nós podem / podemos (somos uma raça miscigenada) entrar pela PORTA DOS FUNDOS nas universidades e, agora, no serviço público. A escravidão já acabou faz mais de 120 anos. Já deu tempo de os escravos se integrarem na sociedade. Mas com o .PT. o caminho será sempre o mais fácil, o caminho dos preguiçosos, dos incomPTentes e dos corruPTos. O .PT. é

    Responda
  47. Leitora

    Meus dois pares de brancos avós tiveram vida sacrificada no Brasil. De um lado, o que era nativo passava frio dormindo em esteira e perdeu filhos para doenças facilmente curáveis. O que saiu da Europa e atravessou o Oceano em busca de vida melhor tinha de cortar a árvore, preparar a tábua, construir a casa. De um lado da serra ele, do outro, ela. Vida de sofrimento. A contradição social não está na cor da pele, portanto. O problema é muito mais grave, historicamente.

    Responda
  48. antonio goncalves

    Eu acho essa materia meio estranho, coisa boba, Venha morar aqui nos USA ,senhora quem sabe vc se indetifica, ai sim vc iria querer voltar par amorar no brasil

    Responda
  49. Zit

    "já viu algum negro perguntar a um branco se ele é a favor das cotas?" - realmente, nunca vi. acho a melhor coisa evitar esse diálogo entre negros e brancos. sou branco e entendo que os negros sejam favoráveis às cotas. acho interessante acrescentar um % da nota obtida à pontuação final de vestibulandos de baixa renda, mas sou contra a reserva da vaga (cota) e ao critério racial. também acho que concurso público não é lugar disso, essa política é terrível com quem é pobre e não é negro.

    Responda
  50. braulio

    gostaria de conhecer esta negra bonita gostosa,etc e tal com vontade de ser advogada com esses atributo voçe não precisa de cota....

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.