Educação > Recente, tema da redação do Enem não está nos livros didáticos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Alto lá!Quem disse que o conteúdo do ENEM é somenteo que esta nos livros?Trabalho comjornais não contam? Durante todo o semestre houve notÃciasnestes meios de comunicação sobre imigração para o Brasil (Haiti, Europa, Ãfrica), sem contar que ha sim,livros que trabalham esteconteúdotrabalho com a coleção " Geografia Estudo"para compreensão doespaço- EM ,Prof. James e Mendes FTD,eaborda novo movimentoimigração. Atenção verifiquem antes de afirmarem que não existe materialatualizado
Eles deveriam é criticar a realidade deles...nas universidades e faculdades do Brasil tá cheia de professores sem didática e também ética nenhuma. Fingem ensinar.
no lugar de "tá cheia" substituir por "estão cheias". Não quis citar uma univerdade em particular..rs.rs.
A realidade de um professor de universidade é totalmente diferente da realidade de um professor de ensino médio. Dei o assunto, usei teorias do livro e acrescentei alguns dados atuais sobre migrações. Teóricos de universidade deveriam se preocupar em preparar bons professores para o mercado, talvez seja por isso que estão criticando desse jeito.
Quando os livros chegam nas mãos dos professores já estão desatualizados. Acho muito pobre o professor que usa somente o livro didático para ensinar, a geografia é dinâmica, assim como a história, e o professor pode atualizar ou complementar um assunto obrigatório no currÃculo escolar. Migrações e imigrações são assuntos abordados em livros e são complementados com a visão atual do professor. Para que existe então o professor??
Me sinto ofendido por essa reportagem. Sou Professor há 28 anos eautor de 5 coleções didáticas. Na coleção de 2009 játÃnhamos apresentado novos imigrantes noBrasil de forma crÃtica. As entrevistadas não temconhecimento prestam um desserviço para aqueles que seinteressam em reproduzir um conhecimento importante. Nossa coleção é Geografia- Estudo para Compreensão doEspaço para o Ensino Médio em Volume Único, editora ftd.
Eles não sabem como é a nossa realidade e talvez seja por isso que muitos professores quando vão para a sala de aula não sabem o que fazer, por mais que tenham sido ótimos alunos de graduação, pós, mestrado,...
Sou professor de Redação e preparei turmas para a empreitada do ENEM. Afirmo: excelente tema escolhido. Envolve interdisciplinaridade com história, geografia, sociologia e, claro, L. Portuguesa. Qualquer estudante que acompanha noticiário - condição sine qua non para um vestibulando - faria o texto e cumpriria todas as suas exigências. O resto é blá blá blá de quem não tem conhecimento de causa.
Os cursinhos estão odiando pois não pensaram no tema para robotizar seus alunos com as frases de efeito e palavras pouco usuais. Quanto a suposta partidarização do tema, não me lembro de ninguém reclamar do tema de 2002 que foi sobre o voto como meio de promover as transformações sociais que o Brasil precisa. Isso em ano de eleição presidencial.
Pode não estar nos livros didaticos mas faz parte do nosso cotidiano, quem reclamou do tema não acompanha os jornais e telejornais. Os livros didaticos são importantes, mas não são apenas eles que nos faz adiquirir conhecimento. Alem deles temos a TV, a internet, revistas, jornais e telejornais. Eu não teria a menos dificuldade em escrever sobre este tema.
Seria interessante LER as criticas que foram feitas, pois os entrevistados são profissionais da área. Se o propósito foi avaliar o conhecimento da atualidade, cultura geral, com análise de fatos recentemente publicados, capacidade expressar conclusão, então o grau de dificuldade é elevadÃssimo (excelente PESQUISA, nota 10). Se o objetivo foi avaliar o que o alunos aprenderam nas escolas ... de fato foi uma surpresa!!
O tema faz parte do que chamam, agora, de atualidades. A intenção, penso eu, foi de selecionar alunos que estão atentos a acontecimentos como, por exemplo, a crise de 2008 e suas consequencias. Estudantes desligados, alienados e que não lêem ou assintem o noticiário em jornais e revistas, realmente, não se sairiam bem com esse tema.
Como se vê, a preparação é ruim. Se é ruim para redação, imaginem a distribuição das vagas para despreparados. Dependendo do curso pode ser até perigoso.
Achei ótimo o tema! E a prova pedia uma dissertação-argumentativa, porém nossos alunos do ensino médio de escolas públicas não são ensinados a ter argumentos, opinião e muito menos a transpor num papel.Óbvio que qualquer um que lê habitualmente saberá redigir o texto, mas é só ver as estatÃsticas, nossos adolescentes estão muito mais interessados em se..xx..o do que cultura! Mas mesmo assim, achei um ótimo tema!!!!
é exatamente isto o aluno tem que se virar né????Porque se depender disto para tentar ganhar uma bolsa ah! coitado....porque voces não vão as escolas publicas para realmente avaliar o ensino e ai sim vão ver que essas provas ,nunca eles viram algo ainda mais passar e depois querem que se virem é isso ai né se virem para arrumar emprego,para estudar ,aprender ler aou sei la mais o que.Sinto muito por isto.Não são todos mesmos os privilegiados.
Sugestão de temas pra ninguém reclamar: A importância do Big Brother; A influência do funk na MPB; A passagem do Michel Teló pelo exterior; O penteado do Neymar; Quem matou o Max? Com esses temas a maioria dos estudantes que prestaram a prova estariam por dentro.
Excelente tema. O objetivo é este mesmo. Quem não consegue escrever sobre qualquer tema, mesmo que seja apenas divagando com sentido, não está preparado para entrar em uma faculdade. Precisa ler e escrever mais.
Li algumas postagens de redações. Mesmo que o tema fosse CARNAVAL continuaria "uma lástima".
A questão é muito importante para levantar a falta de interação com o dia a dia por parte dos alunos. Não basta ir para a escola e aprender sobre historia, matematica, portugues, etc, nos dias de hoje é de suma importância que não só os jovens, mas todos nós seres humanos, estejamos antenados com tudo que acontece ao nosso redor, não podemos ser seres alienados. A questão levanta o grau de conhecimentos gerais dos alunos, como a crise na Europa, um dos motivos da imigração no sec.21.
Que tal o tema, Mensalão, Lula, Celso Daniel, PT, financiamento de Campanha?
E QUEM DISSE QUE O TEMA DEVERIA CONSTAR EM LIVROS DIDÃTICOS ???? NÃO EXISTE ESSA OBRIGATORIEDADE, PELO CONTRÃRIO, ESSE TIPO DE TEMA É MAIS INTERESSANTE AINDA...EXIGE MAIS DO ALUNO. O MEC está de parabéns !!!
Esse tema foi publicado pela editora Abril Guia do Estudante Atualidades Vestibular + ENEM, 1º semestre 2012, página 126.O problema é que nossos alunos não tem o hábito da leitura e não querem ler.
Qual a média de idade dos alunos que fazem o Enem? Para um adolecente de 16 anos o tema é complexo sim. Para quem mora nas cidades pequenas também pois lá não chegam imigrantes principalmente estrangeiros. Pergnte a um estudante do interior do Paraná ou Santa Catarina. O ideal seria a adoção de três temas para que o aluno tivesse a opção de escolha ao que melhor se adapta a ele. Quando fiz vestibular era assim.
O papel do professor é exatamente o de preparar o aluno para enfrentar situações novas. Se tudo estivesse nos livros didáticos, para que escola? Quem disse uma impropriedade dessas deveria ler os "textos motivadores" e, principalmente, entender o porquê de eles estarem ali.
Mas testa se estão atualizados, principalmente lendo jornais. Ademais, desenvolve o senso crÃtico que está muito fraco. Basta estarmos atentos à quantidade de asiáticos e angolanos por aqui ...
Conclui o ensino médio em 1996,na minha humilde opinião,foi positiva a prova objetiva,o aluno deveria saber interpretar e ter raciocÃnio lógico,porém,uma prova extensa e cansativa em ambos os dias,a sugestão é diminuir a quantidade de questões,quanto ao seu conteúdo,não.Escolas e cursinhos,continuem assim alienados,prepararem os alunos para todos os temas e a desenvolverem dialética,coloque na grade:Sociologia,filosofia,éti ca e cidadania e terá sucesso nas redações!Abraço e boa sorte a todo
O ENEM tem várias falhas, não gosto de muita coisa, mas reclamar do tema da redação não tem nada a ver...qual tema queriam? "Um dia de domingo"? "Uma casa no campo"? "Minhas férias"?
E nem poderia! O século XXI mal começou! Puro proselitismo do MEC!
Qualquer pessoa que esteja minimamente informada, sabe comentar algo sobre a recente onda de imigração de haitianos e bolivianos para o Brasil. Basta ler jornal ou assistir algum noticiário.
Babi, a intenção não era saber se eles sabiam sobre a imigração ou impacto disso na economia, polÃtica, etc, etc, mas sim se sabiam expor de forma clara e coesa a opinião (por mais absurda que ela fosse), se sabia de concordância, usar vÃrgulas, coisas do gênero e, pessoas que leem habitualmente, não necessariamente jornais e revistas, conseguiria fazer a redação tranquilamente...mas a maioria dos adolescentes não sabem nem o q é artigo, quem dirá uma dissertação-argumentativa!
Que tal, o tema Mensalão, Lula, Marcos Valério e Celso Daniel?
Sem contar com: a crise econômica que se alastra pela Europa e EUA; as guerras no oriente médio; e as privatizações brasileiras ocorridas nos últimos 20 anos.
NotÃcia falaciosa. É só olhar os livros didáticos de Geografia. Na coleção "Geografia, Sociedade e Cotidiano" dos autores Dadá Martins, Francisco Bigotto e Márcio Vitiello, pela Escala Educacional - que possui a melhor avaliação do MEC para o Ensino Médio, - o assunto é tratado.
Também é só conferir. Esse tema foi publicado pela editora Abril Guia do Estudante Atualidades Vestibular + ENEM, 1º semestre 2012, página 126.O problema é que nossos alunos não tem o hábito da leitura e não querem ler.
Tema muito bom e só quem lê bastante conseguiria redigir uma bem. O problema de nosso paÃs é que se acredita que para ter conhecimento é preciso sempre ter um livro à mão. Muita informação atual está ai, disponÃvel para quem quiser na internet e no atual pai dos burros a "Google".
O tema está no cotidiano de nossas vidas. Para quem discorda sugiro a leitura diária, virtual ou real, de jornais, revistas e livros. É um tema global. Parabéns!!!!
Tema mais fácil que este é impossÃvel, estamos vivenciando isso. Moro em SP e na Penha tem uma invasão de bolivianos. Há pouco tempo assisti a duas reportagens interessantÃssimas sobre os haitianos no Brasil, uma delas passou no programa "A Liga" (da Baand). Li até uma notÃcia sobre o incentivo do governo português a professores de lá que queiram vir p/ o Brasil. É um tema simples de atualidades. No meu tempo de vestibular, o tema de redação podia ser qualquer um e ngm reclamava, só estudava
O Enem é nacional e não apenas para alunos de capitais como São Paulo. Para quem mora em regiões como o Sul do Brasil não existe esta onda imigratória, mas sim a migração das cidades pequenas para as maiores e do campo para a cidade.
O tÃtulo deveria ser relacionado ao movimento migratório de mão-de-obra, para ser mais preciso. Remete à economia global e desemprego não permanente em muitos paÃses. Quando as dificuldades passarem e os paÃses se recuperarem, haverá retorno dos que vieram sem as famÃlias,inclusive (estas caracterizariam de fato a imigração, no sentido estrito do termo, antropologicamente falando). "Pegadinha".
O que não esta nos livros didáticos??? Imigração? ? Século 21??? Quem vem ao nosso paÃs em busca de trabalho? A molecada só esta preocupada em internet, sair com os amigos, beber, usar drogar, engravidar, enfiar um fone de ouvido e ouvir musica alta, ficando alheio ao mundo que o cerca. Cá entre nós, esse é o tipo de população alienada que nossos ilustres governantes desejam. Mais fáceis, de manipular, com falsas coisas dadas como esmola. Ligar os do
" " Tem sim é só estudar os livros didáticos de geografia. Outra, o estudante brasileiro está precisando ficar ligados sobre o que está ocorrendo no mundo e no Brasil. Pra muitos assistir telejornais é coisa de velho."
Com certeza será enorme a quantidade de redações que foram feitas com base na "migração" (interna) e não na imigração. Não quero nem ver.
Pedro, realmente "migração" é o movimento de pessoas dentro do paÃs. Imigração é quando vem de um paÃs estrangeiro e emigração quando deixa o seus paÃs de origem e vai para um outro. Como comparativo tem,os a importação e exportação para o casos de mercadorias.Esse tema foi publicado pela editora Abril Guia do Estudante Atualidades Vestibular + ENEM, 1º semestre 2012, página 126.O problema é que nossos alunos não tem o hábito da leitura e não querem ler.
E fora dos grandes centros, das capitais ditas culturais, me pergunto, quem tem acesso a jornais (impresso e digital), revistas, debates etc? Tudo é uma grande fantasia; o Mec fingindo q avalia a escola e o aluno, o aluno fingindo q está por dentro dos grandes temas e muita gente ganhando rios de dinheiro.... eita paÃs que se "acha".
Cada dia mais me surpreendo com o ENEM, uma ferramenta meio sem sentido, pq a avaliação seria da escola e não do aluno; é muito fácil montar cursinhos dentro e fora das escolas para estudar para o ENEM; isso não avalia ninguém, só é mais uma fábrica de fazer dinheiro tanto para quem "ganha" a concorrência para a confecção das provas, quanto a cursinhos e aulas extras q são cobradas, e tudo "decoreba". A avaliação correta pra mim é o vestibular onde o aluno é aprovado e o mercado de trabalho.
Discordo destes professores, o tema é fácil, se o aluno acompanha o processo de emigração por meio de leitura em várias fontes , com certeza fez uma boa redação, pode até não ter material sistematizado nos livros didáticos como querem os professores, mas o tema está em artigos em diversos meios de comunicação.
Muito bom o tema, o ruim seria falar de Copa do Mundo, Amazônia, temas "enlatados" tratados nos cursinhos. É difÃcil, historcamente mais complicado? Sim e qual o problema, é assim para todos os alunos e a redação está ai para medir a capacidade de escrever uma redação e não avaliar os conhecimentos da história contemporânea do Brasil. Para um aluno entrar em uma universidade ele tem que saber escrever, é o mÃnimo, se não sabe, vá aprender ao invés de choramingar....
O tema poderia ser qualquer um. O problema é que as redações do ENEN têm o objetivo de dificultar o contexto, tendo em vista que esta é a única parte da prova que depende exclusivamente dos alunos. É um dificultador para selecionar os melhores alunos, que provavelmente são os que não estudaram em escolas públicas. O governo dá com uma mão e tira com a outra.
Considero o tema atual e há muitas informações correndo sobre o tema em diversos meios de comunicação. Numa redação, não se espera um tratado sobre o tema. Lembro-me de que, quando fiz o exame da FUVEST, há anos, o tema era "O relógio". E ninguém reclamou de ausência de informação em livros didáticos e paradidáticos. Parabéns aos organizadores do ENEM!
O século 21 tem apenas 12 anos. Falar em "movimento migratório do século 21" é querer, de duas uma: que os alunos exercitem futurologia; ou que façam uma análise forçadésima de uma coisa que acontece há somente uma década. Em ambos os casos, trata-se de um exercÃcio completamente inadequado para pessoas tão jovens...
Muitos chegaram atrasados e perderam a prova. Se fosse para um show de Lady Gaga, passariam quase dois dias dormindo na fila para ter acesso ao show. Viva o povo brasileiro.
Pessoas tão jovens? Vc quis dizer pessoas tão alienadas, né? Pois Av. Brasil, facebook e funk realmente não ajudariam nesta redação. Mas se a pessoa assiste ou lê um pouquinho de jornal, ela já teria muita base p/ fazer esta redação. Vide bolivianos, haitianos e professores portugueses que vem p/ o Brasil, entre outros motivos, para conseguir um emprego e melhorar suas condições de vida. Vejo cada vez mais bolivianos no bairro onde moro, ligo a TV e vejo os haitianos... Isso é difÃcil??? /p
O que mais me preocupa é isto: "Ele é muito bom, mas a preparação dos alunos médios brasileiros para redação é uma lástima", Mais uma vez mostrando que as tais cotas são uma aberração, vão levar pessoas desqualificadas para nÃveis superiores de educação sem a base pronta, e isso é ruim para todos, para as universidades, para os alunos, para as empresas, para a economia.
Em relação ao tema, gostei. Analisa o aluno individualente, e vai ter um resultado geral, quando analisado pelo montante. AÃ, os educadores poderão tirar suas conclusões. Quem são os alunos não mandaram bem, né..... Mas acho dificil - por enquanto, fiquemos no achismo....
Tais cotas não são aberração e vc não tem conhecimento técnico ou metodologia cientifica pra fazer essa afirmação. Aliás, é através de resultados dos ultimos anos que estão tentando viabilizar uma forma de usar a prova do Enem como vestibular, inclusive, para alunos de ensino privado.
vc tem razão todos sabem que as escola hoje de tantas greves os alunos tem pouca preparação, ainda por cima vão para faculdade sem preparo pois só poderão disputar com aqueles que estão da mesma maneira de preparação não disputar por igual com todos os alunos, de 64/80 era melhor mesmo com pouca greve e perseguição dos que não queria ensinar melhor.
Excelente tema de redação. O governo federal está de parabéns pela escolha. Muito me assusta que alguns especialistas julguem o tema impertinente. Assusta mais ainda a Folha de São Paulo, jornal de renome não ouvir opiniões diversas e ouvir apenas a vertente da crÃtica. Parabéns ao governo federal. O ENEM é a moralização do vestibular no Brasil, ainda que, para isso, muita gente dê chilique.Â
Tenho uma sugestão quevalorizaria a gestão dos funcionários públicos (polÃticos) docongresso, executivo, câmaras estaduais e municipais; participar deforma obrigatória da avaliação do ENEM como qualquer cidadão quealmeja progredir através do preparo intelectual.
Aprender a "twitar, facebookar, linkdinar, teclar iPads" e outros gadgets também não tem livros didáticos, paradidáticos.... Será que o tema envolve teorias da fÃsica quântica, da matéria condensada....??????????
Achei bom. O tema de uma redação, pode até ser uma conversa do cotidiano, não precisa ser literário.Isso talvez mostre o quão alienados estão estes alunos. Quais os conhecimentos gerais possuem, ou só ficam nas mÃdias vendo face, twitter e outras inutilidades sociais.
Vai ser uma trag/édia.Principalmente no nor/deste e no nor/te do paÃs. Como disseram os espe/cialistas não há material di/dático disponÃvel abo/rdando o te/ma. Internet só serve para jog/os,sacan/agem e fof/oca. Alguma dú/vida ? Redação é pra se virar com os seus pensamentos e colocar no papel. Se você nao tem informações mostra que voce nao está preparado. Enem = concurso. Se voce nao quiser fazer ENEM faça como a menina do SUL que leilou o XIbiu e já esta com o seu cofre cheio.
Realmente é uma figura recente, atual e ainda não foi compilada para constar em livros. Trata-se de cultura de jornais,revistas, Tv, periódicos, a que os estudantes devem ter acesso.Se não se interessam, azar dêles.Já temos aà uma seleção natural dos melhores, que ocuparão as vagas nas Universidades federais.Independe de cotas e outras formas de privilegiar ou discriminar as pesssoas.Quem estuda e se informa leva vantagem, sempre.Nem só de msn e facebook vive o homem........ /
Sempre haverá os "especialistazoides" que dizem que tudo está errado, que está incorreto, etc; De minha parte só digo: o Brasil talvez seja um dos únicos que possuam termos e processos como os traduzidos pela palavra VESTIBULAR Alguem em sã consciência acredita que há maior aberração que isso, VESTIBULAR "Especialist azoides", por favor, vão catar coquinho
Qual o valor de uma escola que não ensina os alunos a se interessarem pelo cotidiano, pela atualidade, pela atualização de conhecimentos e sobretudo, qual é o professor de História que não utiliza a disciplina para alunos " lerem" o momento presente e a realidade que os cerca? Livros didáticos não são Biblias imutáveis. Aulas de História não são estudo de museus - aliás, mesmo os museus dialogam agora com o tempo presente, promovendo exposições e outros eventos da atualidade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Recente, tema da redação do Enem não está nos livros didáticos Voltar
Comente este texto