Educação > Recente, tema da redação do Enem não está nos livros didáticos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Quem tem dinheiro paga o cursinho para fazer o ENEM. Quem faz escola particular nem precisa de cursinho. E quem faz a escola pública e não tem dinheiro para investir em cursos, revistas, etc? Qual é a diferença do ENEM de um vestibular para a faculdade particular? Isso tudo não passa de politicagem e auto-promoção enquanto não melhorarem o ensino público nada vai mudar.
Olha só , hoje em dia estes alunos que estão reclamando do tema da redação são capazes de saber manipular um celular ou um jogo novo no play station antes mesmo de te-lo em mãos.
Uma criança de seis anos também aprender a montar Legos rapidinho. Então... o que uma coisa tem a ver com outra?
O tema de uma redação está ali mesmo para verificar a capacidade do aluno "se virar" diante de uma situação dificil e é igual para todos... Mas.. a grande verdade do que está por trás do tema, é a megalomania e mentira que o atual g//o..v...e..r..no procura vender ao pais de que estamos num crescimento vigoroso.. por isso os gringos estão vindo para cá... na verdade.. tudo que estamos tendo de bom foi fruto de muito sacrificio que nossa sociedade fez nos anos 95/2004... só isso...
Concordo plenamente com Cleiton Welter ao dizer que o tema escolhido para a redação do ENEM foi polÃtico. Parabéns.
Vai ser uma trag/édia.Principalmente no nor/deste e no nor/te do paÃs. Como disseram os espe/cialistas não há material di/dático disponÃvel abo/rdando o te/ma. Quem aos 14,15,16 anos tem a inic/iativa de fazer pe/squisas sobre o tema, ou o discerni/mento para, a partir de repo/rtagens espo/rádicas, sinte/tizar uma idéi/a sobre o te/ma ? Internet só serve para jog/os,sa can/agem e fof/oca. Alguma dú/vida ?
Entendo que o tema é livre, e a redação é um instrumento que o aluno lógicamente quando preparado, poderá desenvolver a narrativa de acordo com sua visão do momento Brasil perante o mundo, independente de estudos e pesquisas ainda em fase laborativa.
olá professores, o mundo e o brasil são um pouco maiores que os livros didáticos, saiam do lugar comum.....se o passado é importante ...imaginem a importancia do presente e do futuro....
O tema é oportuno e riquÃssimo, completamente contextualizado com a realidade social e econômica em que vivemos. Não sei porque tantas reclamações pela complexidade e impossibilidade em desenvolvê-lo coerentemente, só pode ser fruto da má qualidade do ensino em nosso paÃs, mas não só dele, também daquilo que o brasileiro elegeu há muito tempo como suas prioridades, nas quais certamente o prazer pela leitura e o conhecimento não tomam lugar.
ISSO É tudo uma enganação!! os jovens de agora são totalmente despreparados por que são uma cambada de idiotas virtuais que ao invés de usar o computador para algo útil como ler uma notÃcia só querem jogar ou ficar em redes sociais.. cambada de ignorantes! agora é fácil colocar culpa nos professores ou livros e dizer que um assunto leva anos a ser abordado tão profundamente em plena era digital? mais ignorante ainda é quem declarou isso! lástima do ensino.. prefiro nossa época!!
Tema mais fácil que esse? impossÃvel.
Tema tão pobre quanto a administração do PT! Nem espremendo os cérebros tirariam coisa melhor, a intenção foi de divulgar uma invasão estrangeira provocada por Lula, com uma propaganda enganosa de que o Brasil está atraindo mão de obra de fora, FALSO, a mão de obra que está vindo é a ESPECIALIZADA, coisa que nós não temos!!!
o rapz misturou politica do PT com enem. Esse ai ta mais ligado na novela Cheias de Charme.
Nossa, furibundo o rapaz! Você achou o tema pobre? Os "especializados" estão vindo para cá pelo óbvio motivo de que a Europa afundou e nós não, caso você não tenha notado.
Temos que nos ater apenas aos livros didáticos? Desculpem-me tais professores, as mudanças, transformações que ocorrem no mundo hodierno são rápidas, os livros didáticos não conseguem acompanhá-las. Alias, professores pesquisadores que elaboram os livros didáticos deveriam ser mais ágeis também para que os livros didáticos não fiquem desatualizados tão rapidamente.
Humm... não tenho 2º grau, porém consegui fazer uma redação sobre o tema sem maiores dificuldades... tenho medo apenas dos critérios de pontuação das frases pois conclui somente a 8ª série a 30 anos atrás,,, de lá pra cá.. tanta coisa mudou...
Não sei do que estão reclamando! Quem está antenado com os acontecimentos, quem lê jornal, assiste à telejornais, navega na Internet além das redes sociais, vê "on-line" esse fenômeno acontecer. Agora querer discutir ano após ano a imigração de italianos e japoneses em meados do século XX, é desprezar o presente e não se interessar pelo futuro. Acorda Brasil!!!
O tema foi publicado pela editora Abril Guia do Estudante Atualidades Vestibular + ENEM, 1º semestre 2012, página 126.O problema é que nossos alunos não tem o hábito da leitura e não querem ler.
Só uma questão. Revistas seculares estão acima dos didáticos? Realmente, quem estudou parase tornar um historiador não deve gostar mesmo. É como fazer um trabalho em cima do comentário da obra e não da obra em si. Isso é tão elementar.
Excelente tema. Ninguém espera teses aprofundando o tema mas que saibam situar o Brasil no mundo contemporaneo que vivem. E quem sabe escrever vai conseguir se dar bem com qualquer tema. Essa matéria é falta de crÃtica, estão cavando um pretexto para de alguma forma menosprezar essa magnifica prova.
Nenhum professor deve utilizar apenas o livro didático em sala de aula. Um bom professor quando estiver ensinando sobre imigrações século XX pode é deve comentar sobre imigrações hoje. Fazer um paralelo sempre do que aconteceu antes e o que está acontecendo hoje. Antigamente era assim o professor só ensinava o que estava no manual e não faziam ligações do passado com o presente.
Vc foi reprovado, neah? Quem escreve "rasão"não passa nem a pau!
Mario, bom dia! Eu fiz o enem 2012, e você esta coberto de rasão o que acho engraçado, é que só vejo criticos, só o que eles fazem é o que é bom, tenho a impressão que o enem pra eles é um lixo e só fale o que eles estudarão, isso é lamentavel, achei o tema da redacão muito bom.
Se é pra ser atualizado, A CORRUPÇÃO seria o mais indicado, só que como é contra o governo que aà está, jamais colocariam...
Mario, eu não sei se você está sendo sarcástico com seu comentário, mas vou considerar que sim. O tema em si, na minha opinião, é bom, mas realmente é algo onde ninguém tinha referências, mesmo os alunos de escolas particulares. Na internet muita coisa se acha, porém sem valor acadêmico algum. Sobre a prova, concordo que é boa (não magnÃfica), mas não chega nem perto de Fuvest e outros vertibulares. A idéia é boa, mas enquanto a "corrup-ção" estiver presente em nossas vidas, não será eficien
Concordo com vc. A prova foi muito boa, o tema exigiu um certo pensamento e contextualização mas não foi difÃcil. Muitos foram bem na redação. Engraçado que quem lê regularmente e estuda foi bem na prova...
é normal, considerando quem foi e quem é o ministro do enem, não poderÃamos esperar algo inteligente, mas sim algo politico...
Engraçado que muitos foram bem na redação. Quem sabe escrever se deu bem. Já outros, mesmo se o tema fosse "os grandes hits musicais do momento", não conseguiriam escrever uma linha. Quem foi bem vai ter resultado. Quem foi mal vai arrumar uma desculpa e criticar a prova...infelizmente, a culpa pelos nossos erros e fracassos é sempre do outro...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Recente, tema da redação do Enem não está nos livros didáticos Voltar
Comente este texto