Educação > Senado aprova inclusão da disciplina 'Cidadania Moral e Ética' no currículo escolar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É simples o MEC resolver o problema dos 200 dias letivos... institui o PERÃODO INTEGRAL !! Ah... esqueci.. Educação não é prioridade no Brasil!
Quando um senador, vereador ou deputado está sem ideia de que propositura legislativa fazer pra mostrar serviço, ele poem na conta da Educação. Inventam as mais diversas disciplinas e temáticas para que a escola e o professor desenvolva. Colocar dinheiro ninguém quer, né? Vide a proposta dos royalties do pré-sal para a Educação...
Aposto que aqueles que propuseram ou tentaram aprovar essa lei sem pé e sem cabeça seriam reprovados e com nota zero em ambas as disciplinas.
Também na minha época, tratávamos a Escola Pública como se se ela fosse NOSSA e não como acontece hoje em que o que é publico não é de NINGUÉM!!!
Eu estudei meu curso primário e ginasial com estas matérias e sempre fui a favor de que alguém tivesse um mÃnimo de senso do que é a Verdadeira Educação para reintroduzÃ-las no CurrÃculo básico.Acho sim que é importante saber fÃsica, quÃmica, biologia, mas o fundamental mesmo é aprender a ter educação, saber falar e escrever bem o Português e ter noções de Matemática.Só temo que estas matérias venham recheadas com aqueles velhos conteúdos marxistas que são ensinados nas Escolas do MST e afin
Surto moralista, senso comum como regra, saudosismo autoritário e agora a velha e boa moral e cÃvica! Quanto tempo mais para o fim do Estado (e da escola pública) laico? Se faltava um herói, agora já o temos em gestação: é uma questão de tempo.Dias sombrios virão por aÃ! É a regressão!
Podiam aproveitar e lecionar a disciplina, como teste e grande utilidade nacional, para nossos deputados, senadores e ministros!!!
SERIA MARAVILHOSO QUE ESSA DISCIPLINA FOSSE MINISTRADA NUM GRUPO PROTOTIPO FORMADO PELOS SENADORES. QUEM SABE ASSIM A SOCIEDADE COMEÇA A TER APREÇO POR ESSA CATEGORIA.
Mas os senadores vão acabar tirando zero na prova...E nao pode colar!
Essa disciplina, Cidadania, Moral e Ética, deveria começar pelo Congresso Nacional, ora, pois.
A escola está cheia de penduricalhos... Aula de música, desenho, religião, história da Ãfrica, computação e agora a velha Moral e CÃvica com outro nome. O chato é que a rapaziada não consegue fazer uma conta e escrever direito essa nossa lÃngua barroca. Outra bola fora dos polÃticos cabeças de ovo.
Já não é de hoje que esse Senador só tem ideia estúpida...
Os senadores, notórios ignorantes da matéria, tentam inventar a roda e mostram o desconhecimento da realidade escolar: como salientado nas demais postagens, o assunto é perfeitamente adequado aos temas transversais e, especialmente, à disciplina Filosofia, embora sem o enfoque pseudo-moralista que estes "polÃticos" tentam colocar.
O senador Cristovam Buarque acaba de perder um admirador. Que decepção... Formação de caráter é para ser feita em casa. A escola não tem que "formar caráter" nenhum, especialmente se essa formação ensine coisas com as quais EU não concordo.
Antes eu era contra o poder de revisão de legislação pelo STF, mas hoje consigo entender a importância de tal procedimento. STF estamos contando com você para conter essa aberração se ela for aprovada em definitivo!!
O ponto que BrasÃlia apavora os brazucas pode ser medido por essa súbita esperança nos poderes redentores do STF. O chato é que a turma esquece dois pontos: 1-Os ministros do STF são advogados... 2-O STF está em BrasÃlia... Ultimo a sair apague a luz do aeroporto.
Com esse senado e essa câmara qualquer raio de luz é algo de muito útil. O STF atualmente é indispensável rs
(3)
[2]
Da última vez que inventaram essa porcaria, a moral e ética ensinada nas escolas era a "moral" e "ética" dos autoritários, tortturadores e asssasssinos... Agora será a "moral" e "ética" da bancada evangélica?
Guilherme, nada mais coerente com a atitude conservadora do senador. Tem sido assim: atitude moralista, midiática, regressiva. Não me surpreendeu, com o devido respeito.
Não espera isso do Cristovam Buarque, sinceramente!
"conceitos que se fundamentam na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos" Deu até medo essa frase. Obediência a mandamentos religiosos sendo ensinado nas escolas??? De qual religião? Obediência a hierarquia? Por exemplo, obediência total à presidenta e aos senadores? O problema desse papo é: vai ser ensinada a moral de quem? Dos evangélicos, onde se maquear é imoral? Ou dos católicos, que dizem não aos anticoncepcionais e
"mandamentos culturais, hierárquicos ou RELIGIOSOS..." Francame nte.....Essa eu passo!
Parece que isso ai foi formulado por trastes do naipe de um Magno Malta, Bolsonaro, Edir Macedo, Silas Malafaia ou coisas do tipo kkkkk
SENADO, EM LATIN QUE R DIZER, SENIL, ,OU VELHO,,ANTIGO,ETC, NO SENADO TEMOS DELINQUENTES SENIES, QUE DEVERIAM SABER DE COR E SALTEADO A CARTA MAGNA, PARA SE CANDIDATAR A QUALQUER CARGO,FUNÇÃO ,ETC NO SETOR PÚBLICO, O FREGUES DEVE PASSAR POR UM ENEN, E FAZER VESTIBULAR,PARA SE CANDADATAR, ASSIM REDUZ EM ATÉ 50% A MALANDRAGEM INSTITUCIONAL,NA REPÚBLICA. MAIS DE 505 DOS POLITICOS ,ELEITOS ,PELO VOTO ELETRONICO, SÃO LARANJAS DE VETERANOS ,USANDO O ERÃRIO PARA CAPITAL DE GIRO EM SUA
Além de nada fazerem para melhorar, ainda há os que criticam essa lei. Esta lei é muito boa, quem sabe assim as pessoas se conscientizam mais dos seus direitos e do papel de cada um. Só assim é que seremos mais crÃticos e elegeremos polÃticos que façam algo para o desenvolvimento do paÃs. Já é um começo.
Concordo plenamente.
Ledo engano. Essa lei não é para tornar os cidadãos mais crÃticos. Pelo contrário: a ditadura inventou essas matérias justamente para "adestrar" a população, assim como o PC Chinês faz até hoje.
Se isso fosse resolver o problema da educação, tudo bem. Mas isso é só pintar a pÃlula de dourado para os bobos verem!
hahahaha!! É uma piada!! Renan Calheiros como Presidente da Comissão de Ética, Collor e Jader Barbalho!! Nem na cadeia vão encontrar pessoas tãooo capacitadas para discutir o que Não é Ética!!!
Escola pública está EMPESTEADA de doutrina esquerdista .... ; aliás , acho que é só o que os alunos realmente APRENDEM  . Porque Português e Matemática , NADA !! Saem totalmente ignorantes e analfabetos !Â
Esta disciplina tem que constar no currÃculo de todo senador, deputado, vereador e demais colegas do executivo.
Onde que nesse Estado de Alhures, ensinar "direito moral e cÃvico" irá fazer com que mais escolas, hospitais, casas, universidades, etc, sejam construÃdos? Não precisamos de um nacionalismo estúpido, já basta da cultura "Global" e alienada que reina por aqui. A única coisa que o Nacionalismo trouxe de útil para o mundo, foi um ideal de idiotas nacionalistas que nunca devem ser seguidos.
Nacionalistas devem ir para nenhures?
eu hem....só tem esquerdinha revoltado aki....ooo saudoso AI-5
O senhor sabe o que são os PCN? Já leu os PCN para saber por que as pessoas, que o senhor rotula preconceituosamente de "esquerdinha", são contra essa disciplina?
prefiro a ditadura do que esse caos que se encontra o pais!
Se vc gosta de ditadura, divirta-se. Depois da invenção do avião, o Irã é logo ali...
Essa disciplina me fez lembrar de uma tal "Educação Moral e CÃvica" lá das páginas infelizes da nossa história, parodiando o Chico Buarque... Mas como é o Senado Federal que está propondo a nova disciplina, não se poderá nunca julgar pelas aparências das coisas! Será que fui irônico?! Para contrabalançar, sugiro uma nova disciplina: "Ética na PolÃtica"? Quem se habilita a cursá-la?
Acho válido ter um espaço privilegiado para a discussão d ética e cidadania. Mas não acho que deveria ser matéria obrigatória. Poderia mto bem constar na ementa do curso de Filosofia e de eventuais cursos de "Introdução à PolÃtica e Cidadania" ou "Introdução ao Direito e à Cidadania" Esses cursos por sua vez deveriam ser optativos: de fato ensino médio deveria ser composto principalmente de cursos optativos.É preciso motivar e ensinar o aluno a fazer escolhas e a se responsabilizar po
Meu Deus! Imaginem os tipos que ensinarão moral e ética... Se a proposta fosse séria, estaria inserido em todas as matérias e não criar uma matéria nova de 1 aula por semana que fará com que o aluno a encare como já faz com filosofia e sociologia... é muita teoria para pouca prática
o ensino brasileiro peca pelo excesso de materias e pouco conteudo deveriam cosentrar fogo em portugues matematica fisica quimica geografia e historia do brasil, desenho tecnico, educação fisica seria, e ingles esse desde o maternal
Daniel, concordo inteiramente. Essa lei totalmente anacrônica pressupõe q a "cidadania moral" (seja lá o q isso quer dizer) e ética têm d estar confinada numa disciplina especÃfica e ñ em todas as áreas do conhecimento e ação cotidiana É pura demagogia p/ contentar moralistas d plantão ou saudosos dos tempos da ditadura É lei feita por quem há décadas está longe da realidade escolar, ñ sabe como os alunos estão sobrecarregados d disciplinas e q fatalmente vai tirar espaço d out
Não é demagogia não! Eu tenho 50 anos e na minha época de estudante no ginasial nós tÃnhamos que cantar o hino nacional e também aprendÃamos que deverÃamos respeitar as pessoas independente da idade. Até no colegial eu tive uma matéria de educação moral e cÃvica que as pessoas acham que não tem valor, mais tem valor sim, porque eu aprendi muito com esta matéria. senhores vamos rever nossos conceitos!!!!!
enrico deixa de ser cha..... temos grandes mestres nesta area e so aproveitar ex: nove dedos, maluf, gen ino delubio zedirceu guschiquem, levandosviqui, collor,e mais um monte q se citar termino so amnhã cedo
"Ética e Cidadania"já é um tema transversal previsto nos Parâmetros CurricularesNacionais (PCN). É pura demagogia essa lei que faz parecer que ospolÃticos estão agindo em prol da Educação sem investir umcentavo para incentivar a carreira de professor (o verdadeiroproblema) e sem mexer no caótico "sistema" (que nem merece essenome) educacional brasileiro (consulte-se o mestre Moacir Gadotti).Mais lamentável é o senador Buarque defender essa aberração!
"Ética e Cidadania" já é um tema transversal previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais. É pura demagogia essa lei que, como sempre, faz os polÃticos parecerem fazer algo pela educação sem investir um centavo na carreira de professor (que é o que realmente precisa mudar) e sem mexer no caótico "sistema" (que nem merece esse nome) educacional brasileiro. Lamentável o senador Buarque defender essa aberração!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Senado aprova inclusão da disciplina 'Cidadania Moral e Ética' no currículo escolar Voltar
Comente este texto