Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Celso Adolfo

    Pasquale não inventa, não borda, não tinge. Não pratica ornamentos inúteis. E continua dando a boa aula de português que muitos de nós não tivemos na hora certa.

    Responda
  2. Clima

    Professor Pasquale, quantas vezes ao ler com admiração seus textos eu pensava: deve ser bom ser estudioso e professor de Português. É uma língua complexa, com várias origens e o conhecimento adquirido é cumulativo, não se perdendo por obsolescência como acontece em várias profissões. Hoje, meu pensamento mudou radicalmente: como deve ser difícil a missão de divulgar as raízes da língua e a correção na escrita para uma nação mantida na ignorância por interesse de uma política corrupta e traid

    Responda
  3. Bernardo

    o nosso maior republicano foi Dom Pedro II. O maior homem público e estadista que tivemos, que com simplicidade e sabedoria, manteve a unidade territorial, estabilidade política, sempre se posicionou contra a escravidão e a favor da educação. Se em 15 de Novembro de 1888 era o momento certo para a Republica?Não sei, mas o próprio imperador sabia que era questão de tempo. Mas os militares que o fizeram não respeitaram o velho imperador que ainda hoje deve servir de exemplo a todos os presiden

    Responda
  4. PAULO FERNANDES

    Data vênia professor, mas o sr. é chato pra caraleo!

    Responda
  5. Robin Hood Urbano

    Além da necessária pesquisa sobre o termo federação e federativa, acredito ser útil, antes que o tiro saia pela culatra para muitos espertalhões, a pesquisa, também, do significado de prova, de indício, de ilação. Já diziam os antigos ri melhor quem ri por último, pois o domínio do fato vai, sendo regra, condenar muito mais gente do pensam alguns sorridente de hoje.

    Responda
  6. Robin Hood Urbano

    Res publica,o interesse público estaria com aqueles de cobram os juros mais altos do mundo e especulam ardilosamente os mecanismos das altas e baixas;estaria com aqueles que sonegam impostos,que dão o troco errado sempre aos outros;que arquitetam uma nova forma de trapacear vendendo automóveis ou imóveis.Enfim, estaria o interesse público com aqueles que governam a favor de grandes grupos ou de espertalhões,ou estaria com os integrantes e os aliados do partido que está sendo severamente puni

    Responda
  7. QuicandoLosOvos

    O mais perto que o Brasil chegou de uma República foi com GetúlioJKLula, onde os projetos sociais e industrialização trouxeram algum alívio para os brasileiros. Voto de louvor para ItamarFranco, que foi o único a colocar ACMde joelhos diante de toda imprensa, além de ter sido o verdadeiro "pai" do REAL. A história é mal contada, mas desafio alguém a retratar de forma contrária essa tese baseado em fatos reais, não politicalha.

    Responda
  8. QuicandoLosOvos

    A cegueira ou paixão aguda ideológica, faz que partidários daqui e dali se digladiem e deixem o bom senso de lado. O P.T. de fato conquistou o poder e luta para mantê-lo, usando DAS MESMAS ARMAS que outros se utilizaram, como a compra de votos e o famigerado "Dando que se Recebe". O mensalão saiu muito mais barato, do que o tradicional modus operandi conhecido a décadas. Ambos sujos e condenáveis, o problema é a desfaçatez dos que criticam o "mensalão" e defendem outras formas mais ONEROSAS.

    Responda
    1. QuicandoLosOvos

      A guerra midiática não é feita por amor a pátria, mas aos direitos adquiridos na revolução, onde se estabeleceram e até hoje dominam toda imprensa escrita, falada e televisada. A luta não é patriótica, mas retomar o poder e fazer a chamada "ditadura democrática", onde meios mais sofisticados s@ngram o erário público, como privatizações criminosas, SUDFAm, SUDENE, Proer, Reeleição, Câmbio e outras mazelas que a imprensa "esconde" nos rodapés...

  9. elvira

    Depois do M E N S A L U L Ã O inventado num comentrário abaixo, seguemais uma sugestão para o nome do nosso sistema de des gov erno: RE PÚ BL ICA FU DE RA TI VA DO PET RALHAS DO BRASIL. Isso só para lembrar que estamos f u....

    Responda
  10. Celé

    Pasquale acredito que ao abordar este tema, principalmente, pela afirmativa q o povo gosta de uma ditadura o tenha feito em função das desgovernanças q antecedem os momentos q os militares são chamados a intervirem na admionistração do País. Foi sempre assim. Aos meus dezessetes anos, incitados por "salvadores da Pátria", participei do movimento estudantil até que descobri o lado falso do movimento. E em 31/03/1964 o povo estava a implorar que os militares fizessem alguma coisa. Eis o

    Responda
  11. Celé

    Caro Pasquale, estou em faze revisionalo do livro REIpública FEUderativa do Brasil, em breve será publicado. Infelizmente , o Marechal Deodoro rompeu com a monarquia portuguesa, fundando a sua, que se prolonga até esta data. Quem duvida que nossos Presidentes não se consideram Reis? Está na Constituição: O Poder Executivo será exxercido Pelo Presidente da República e aí reside a monarquia reipublicana feuderativa do brasil. Apenas pagamos as contas.

    Responda
  12. Observador Atento

    Excelente abordagem. Em um pais em que o Estado se sobrepõe a Nação e em que o Estado é dominado por grupos com suas proprias verdades, vivemos de fato a pior das Ditaduras, a que se mantém disfarçada como falsa democracia. Os "mensalões", o corporativismo, a hipocrisia e a mediocridade fomentada pelo Estado mandam sem ordem. Talvez por isto que muitos desejam a verdadeira ditadura, afinal fica a esperança de um bom ditador. Que pena ter que dizer isto.

    Responda
    1. Celso Adolfo

      José Luiz, não há ditadura boa. Jamais houve ou haverá o bom ditador. Você disse que "o Estado é dominado por grupos com suas próprias verdades", e isso já é suficientemente horrível. Em tempos de democracia falsificada já é difícil fazer valer qualquer coisa diferente do que "eles" pensam e determinam. Imagine, então, esse ambiente trocado por uma ditadura estabelecida. Deus me livre dessa praga. Isso não! Jamais!

    2. Leitor do Jornal

      A vantagem da ditadura é termos uma face a quem odiar. Quem é o responsável por esta nossa República disfuncional ? Em última análise, nós mesmos, o Povo.

  13. Oliver

    Dizem que o Brasil é uma República. Mas como pode uma república refém de partidos políticos. Aqui é uma ditadura velada, onde não aceitam que qualquer um possa se candidatar. Mesmo que seja uma pessoa com boas ideias e principio, mas precisa da aprovação do partido. O partido não pode ter tanto poder assim. Cheira a formação de quadrilha. E ter que votar em que eles querem, é ditadura Queriam o poder. Foram anistiados. Voltaram do exílio e fecharam o cerco. Tomaram o país. Par

    Responda
  14. dopsfree

    É mais do que óbvio que muitos de nossos políticos e dirigentes sabe o que significa "república". Mas, lembrando de uma teoria muito discutida e ora aplicada pela maioria vencedora dos ministros do STF no julgamento do mensalão (ainda bem!!!), o que prevalece mesmo entre essa classe que se julga especial e acima da lei é a tal da "cegueira deliberada", pelos motivos, aí sim, que todos nós, simples cidadãos brasileiros estamos cansados de saber.

    Responda
  15. Caiapó

    "O famigerado mensalão não foi a apropriação de dinheiro público para fins partidários, pessoais etc., etc., etc.?" Na verdade NÃO. Foi mais grave. Tentaram quebrar o equilíbrio entre os 3 poderes. O Executivo comprando a "vontade" do Legislativo (que cria as leis) e, com isso, sequestrando o Judiciário. Era mais que dinheiro que queriam: desejavam o poder supremo de governar uma nação sem opositores. Uma d/i/t/a/d/u/r/a civil travestida de democracia, ou o fim da res pública: foi T/R

    Responda
    1. Celé

      Wesly vc afirma que tentaram quebrar o equilíbrio entre o 3 poderes. Quem foi que disse que existe este equlíbrio. Art. 76. O Poder Exercutivo é exercido pelo Presidente da República, isto desequilibra tudo. O Presidente é o chefe supremo de toda e qualquer organização, porque ñ será na REIpública FEuderativa do Brasil? Hierarquicamente os outros dois poderes lhes são subordinados. Em breve está na praça o livro REIpública FEUderativa do Brasil e poderás ver como isto acontece.

    2. Celé

      Wesley vc tem razão. Mas o erro está na Constituição Cidadã, art. 56. Ñ perderá o mandato o Deputadeo ou Senador, investido no cargo de Ministro, etc. Nas constituições anteriroes isto era proibido. São os famosos pactos de governabilidade (leis de corrupção legal). Somos chamados apenas a pagar a conta. Leia o livro (em breve) REIpública FEUderativa do Brasil, verás como se formam verdadeiros cartéis legais, para manipular o povo. A eleição contém uma farsa legal para eleger o poste do rei.

    3. Oliver

      Hoje é um dia para ser lembrado. Este é o segundo comentário perfeito que leio. Uma definição objetiva do mensalão A mais perfeita definição em forma de comentário. Parabéns por estar comentado com tanto conhecimento.

  16. Rogerio Aro

    EXCELENTE!Agora estamos esperando o texto sobre federação Professor!

    Responda
  17. Ton

    Reaprendo a ler e escrever o bom português com os livros e artigos do Professor Pasquale, como sempre o senhor nos ensina com ótimos exemplos, mas dessa vez foi mais que perfeito, guardarei para sempre essa "Opinião" que deveria está pregada nas paredes de todas as salas de aula da nossa querida República Federativa do Brasil.

    Responda
  18. cezzar

    Apesar dos pesares, ainda estamos melhor do que muita gente por ai, é só ver nosso sistema eleitoral e a rapidez na apuração dos resultados, quase nunca contestados. Mas me diga ai professor, o que significa " levantar a lebre " ?

    Responda
  19. nunes

    Professor Pasquale, obrigado por tão transparente texto, culto e sábio, nos induz à reflexão sobre o destino do Brasil, e que ditadores não consigam o poder no Brasil, não vamos aceitar dementes nos dizendo o que devemos fazer.

    Responda
  20. EduSBC

    Caro Professor. Se 10% de nossos políticos soubessem (aplicassem) os significados das palavras relacionadas aaquelas que circundam suas funções, poderiamos ser considerados um re(s)pública...

    Responda
  21. Wagner Brandini

    Como sou um apaixonado pela nossa língua portuguesa e gosto dos artigos e programas do professor Pasquale, me deleito com tais leituras. É dignificante ler o que escreve e ouvir o que nos orienta com os seus preciosos conhecimentos.

    Responda