Educação > "Se eu fosse estudante, estaria procedendo da mesma forma", diz reitor da PUC Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Dirceu de Mello foi um dos que viabilizou o evento que lançaria um livro sobre aborto pleno proposto por um grupos de feministas no auditório da PUC, a comunidade católica agiu e o arcebispo impediu o evento. São espertÃssimos, querem impor suas ideologias numa pontifÃcia católica aos jovens inocentes úteis.
A PUC é propriedade privada da Igreja. PUC significa PontifÃcia Universidade Católica. Sabem o que é PontifÃcia? Próprio/proveniente do Papa. Este, por sua vez, nomeou Dom Odilon como arcebispo de São Paulo, que por sua vez é grão-chanceler da PUC-SP. Resumindo, se não aceitarem a PUC do jeito que é, a única saÃda é...pedir para sair. Existem muitas outras universidades particulares por aÃ. Boa sorte, e desistem do protesto que não vai dar em nada.
Quem manda na faculdade é a igreja! que não estiver satisfeito procure outra! Estudei na PUC e esses caras estão acabando com a mesma, com essa ideia de marxismos e teologia da libertação! A PUC não precisa desses alunos.
Reaja mesmo!... busque uma importante matéria no google:"Opus Dei: o exército do papa - Superinteressante"
Meu caro, as comunidades carismáticas, tradicionais, ultra tradicionais formam juntas um exército muito mais numeroso, a Opus Dei tem mais com o que se preocupar.
Estes "protestantes" perderam definitivamente a noção mesmo!É prerrogativa, ESTA NO ESTATUTO.Essa gente não aceita a regra. Se não aceita a regra porque se candidatam sabendo que poderão ser barrados, em, AH VAAAA LÃ, voltem para seus lugares ou então saiam desta instituição que é da igreja!
Querem votar, participar, Une, eleger reitor, fazer polÃtica partidária busquem as universidades do P-T e de seus aliados.
A igreja sempre impondo suas vontades autoriatiramente, respeito a maioria nunca foi um de seus atos nobres, isto se já tiverem algum ato nobre.
Me envergonho em ver certos comentários...A PUC é PRIVADA e por isso mesmo o CARDEAL DEVE RESPEITAR QUEM PAGA, se eles escolheram o Dirceu Melo, que está fazendo um bom trabalho,deve continuar sim, quem mantém a PUC? são os alunos ou os palpiteiros de plantão? cada qual deve cuidar da sua vida e deixar os alunos resolver, eles que pagam... e se não pagassem tbm deveriam reivindicar,os alunos da PUC estão dando um show , não são alienados como muitos aqui deveriam apreender com eles!
Leia o estatuto.
Muito bem, então mudem de universidade, ou vão tentar escolher o próximo arcebispo ? Basta revogar as eleições e acabar com essa bagunça.
ÊTA POVO DIFÃCIL DE ENTENDER - três nomes foram escolhidos - POR VOTOS - e o cardeal escolhe quem ele quiser - dos três eleitos ------ QUEM ELE QUISER E PONTO. É A LEI E ESTà SENDO USADA DE FORMA CORRETA E JUSTA.
A situação critica nesse caso é que os tres candidatos assinaram um compromisso, onde afirmam que somente o mais votado assumiria, ou seja, onde esta a ética dessa terceira colocada que assinou um compromisso e agora finge demencia??
Esqueceram de avisar a quem de direito.
Engraçado o nÃvel de manipulação que se faz... De acordo com suas palavras foi criado um estatuto paralelo ao estatuto oficial com o intuito de mudar ilegalmente a escolha do Cardeal e você vem comentar sobre ética? Vai catar coquinho!
Essa igreja, vem fazendo caca há dois mil anos.
Na cidade onde moro a eleição é como na PUC e nunca houve problema. O Estatuto define que serão eleitos 3 pessoas por voto e que após isso o Prefeito escolhe um nome entre os 3 primeiros. O número de votos define apenas os 3 nomes e não um "ganhador". É necessário verificar o que diz a regras que regem a votação, se elas estiverem de acordo com o que está em curso seria no mÃnimo ilegal a manifestação. Porém se não se concorda com a situação atual, mudem a regra atual para a próxima eleição.
A forma mais clara e dentro da legalidade de exercer a cidadania e democracia para esse tipo de situação é ninguém matricular-se nessa instituição, pois, ao que consta nos estatutos dessa instituição, a decisão é do religioso.
Exato Conde, quem não compreender que busque outra alternativa.
MEU DEUS!!!! Abençoe este comentário. É evidente que Emerson Conde entendeu oquê está escrito no estatuto e dá uma alternativa para as pessoas que não aceitam, e de forma democrática!
O abuso de poder virou moda... estranho ver a igreja aderindo a isso. Vergonha! É isso aà alunos vcs estão pagando é não é barato não. Mostre sua força senão daqui à pouco vão querer implantar um chip em vcs. Mesmo que fosse pública!
Não sou católico, mas a instituição é. Se eles bancam a Universidade, também devem respeitar a vontade dos estudantes. Mas se querem laicidade, vão estudar em estatais.
Luis, os alunos, professores e funcionários, fazem a escolha de três pessoas. O nome dessas pessoas são levados para o Cardeal (conforme o estatuto da PUC) escolher um, é muito simples, mas eles acham que o que recebeu mais votos é que tem que ser o reitor e isso não esta no estatuto, nele diz que de uma lista trÃplice sera escolhido um nome, o resto e conversa e vontade de bagunçar.
Um copo transborda não é com uma gota. Vários fatos devem ter ocorrido, que direcionaram para esse infeliz episódio. Quem conhece e vive na PUC-SP, a ama e reconhece a competência da instituição e de boa parte de seus professores comprometidos com a educacao. Eh verdadeiramente um universidade filantrópica e comunitária. As regras foram claras e objetivas e os candidatos se sujeitaram, porém, o desgaste do processo eleitoral com esse resultado frustou a muitos. Acredito que TODOS PERDEM. /p
A PUC é uma instituição séria e de confiança. Se o estatuto prevê essa prática, tudo bem. Por isso mesmo houve o tal acordo entre os candidatos. A obrigação da Reitora nomeada é recusar o cargo e respeitar o acordo e consequentemente o resultado da eleição. Coisas desse tipo tem que ser combatidas severamente no Brasil. Ou se faz democracia de verdade ou se acaba com a hipocrisia.
PUC-SP 2ª MELHOR UNIVERSIDADE PRIVADA. PUC-RJ, A MELHOR UNIVERSIDADE PRIVADA. No RJ não tem eleições. Uma análise crÃtica nos leva a lamentar essa atual situação: O comentário do Sr. Reitor, as aulas paralisadas, prejuÃzo e depredação do patrimônio por parte dos estudantes que amontoaram as carteiras e deixaram parte delas no tempo, com chuva, e impediram (parcialmente) alunos e professores que queriam estudar. Democracia seria o Sr. Reitor reformar o 2º andar para todos os cursos.
Mesmo não estando entre as melhores do paÃs, a PUC RJ é a primeira referência, e dizem muitos que o ensino nas federais e estadual caiu radicalmente fazendo da PUC a melhor opção no RJ.
Esse cardeal acho que todo mundo e palhaço , pra que fazer a eleição então, coloca-se ela no lugar antes da eleição. E um palhaço , vai cuidar da diocese que ganha mais.
Victor, não é eleição e sim a escolha de três pessoas pela comunidade acadêmica da PUC que serão levados para o Cardeal escolher uma, é simples, porque querem deixar complicado?
Estudante é pra estudar. Se sua instituição tem problema, procure outra, Busque uma profissão. Quando vc pagar suas contas vai sentir o que falei. Quem entra na faculdade pra fazer passeata e greve, quando se formar ou vai ser mau profissional ou se tornar polÃtico, aà sim da grana.
TUDO TEM SEU LUGAR E HORA. TUDO SE REPETE, VIDAS NÃO SÃO POUPADAS. AO FINAL ALGUNS CHEGARÃO A UMA VIDA FARTA. AOS OUTROS RESTANTES, Jà SABEMOS AONDE CHEGAMOS. UM GRANDE CÃRCULO VICIOSO.
Existem várias escolas particulares que fazem eleições diretas e escolhem sempre o primeiro colocado. Há casos de escolas que estão quebradas, os votantes são co-responsáveis com a gestão escolhida, como acontecem com os cooperados quando uma cooperativa vai a falência? Outra dúvida, há algum levantamento/pesq quanto a eficácia de rendimento de aprendizado e sucesso profissional entre as Universidades que escolhem seus reitores por voto e entre aquelas que os mesmo são nomeados por um Consel
PUC-SP 2ª MELHOR UNIVERSIDADE PRIVADA.
Impressionante a incapacidade de as pessoas entenderem que a PUC é uma instituição privada e que, pelas regras da instituição, o Cardeal tem a prerrogativa de escolher qualquer nome de uma lista trÃplice. Eu me pergunto agora: se os "estudantes" não tem capacidade de entender este simples fato, o que estão fazendo em uma universidade? Os comentários aqui também condenando o cardeal: lamentáveis. Mais uma prova de que o Brasil não tem povo, tem gado.
MEU DEUS!!!! POR QUE PODE HAVER MAIS DE 3!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!
Para escolher os três nomes, para isso serve a votação.
Meu caro amigo Carlos, se é assim, PORQUE PERDER TEMPO VOTANDO?!
O reitor não deveria ter exprimido sua opinião.
Se a lista é trÃplice e foi uma escolha democrática, qual o problema de o último colocado estar sendo escolhido?
Se é para ter a nomeação direta pelo Cardeal, por que fazer eleição?? e escolher a terceira colocada, acho que tem alguma coisa errada e triste nessa historia.
Entõa né mario, para que eleições para prefeito, governador, presidente,etc. se quem escolhe os candidatos são os donos dos partidos????ISSO É DEMOCRACIA????
A nomeação so pode ser feita a partir da escolha de três pessoas pela comunidade da PUC, ele nao pode escolher qualquer um, tem que ser um dos três.
Tão lamentável quanto a decisão monocrática do cardeal Odilo Scherer, foi a leviana aceitação da professora Ana Maria Cintra, última colocada na eleição. Ela e os outros dois candidatos firmaram um documento comprometendo-se a aceitar o resultado das urnas. Ao aceitar sua escolha pelo cardeal ela rompeu esse compromisso. Que belo exemplo de incoerência e desrespeito à democracia ela deixa para seus alunos.
O resultado foi cumprido - 3 nomes foram escolhidos e ponto. - ACABOU O COMPROMETIMENTO.
Se a instituição é católica - cabe SEM DÚVIDA o ponto . Se não concordam - mudem . DIREITOS ? O reitor - pisou feio com esse comentário juvenil.
Emanuel é contra as cotas raciais, no Livro “O consolador” psicografado por Chico Xavier, pergunta61:Como devemos encarar a polÃtica do racismo?Emanuel:Se é justo observarmos nas pátrias o agrupamento de múltiplas coletividades, pelos laços afins da educação e do sentimento, a polÃtica do racismo deve ser encarada como erro grave, que pretexto algum justifica, porquanto não pode apresentar base séria nas suas alegações, que mal encobrem o propósito nefasto da tirania e separatividade.
Completando meu comentário.O reitor que "se fosse estudante, estaria procedendo da mesma forma" é diretamente interessado porque queria ser o escolhido para permanecer no cargo.Portanto batalhando em causa própria.
Interessante como as pessoas comentam ou criticam sem saber do que estão falando.Acho que é preciso desenhar para alguns leitores abaixo entenderem, já que pelo jeito não costumam ler.1. A votação é para a escolha de TRÊS nomes. Não há obrigação da escolha do mais votado. Então não há nenhum "atentado" à democracia.2. A PUC é mantida pela Igreja Católica portanto se alguém acha que não deve misturar estudo com religião, basta SIMPLESMENTE procurar outra universidade.
Valentina, mais uma coisa, a votação é para se escolher os três que vão para o Cardeal escolher um, para isso que serve essa eleição.
Valentina, regra é regra, se não agrada que seja mudada e não alterar a bel prazer. Se a regra diz que ele pode escolher entre os três nomes que chega a ele, não existe anti-democracia, ele esta seguindo o estatuto. Ele faria errado se escolhe-se um fora dessa lista dos três.
Fico imprecionado com pessoas cultas e inteligentes como você! Você saberia a diferença entre os dois? Uma coisa se chama DEMOCRACIA, governo do povo, onde a MAIORIA, supostamente deveria ser escutada, a outra se chama, AUTORITARISMO, onde a vontade de alguém se sobressai a maioria..segundo a sua visão, se você e PTista, não more em Sao Paulo, se você e tucano, não more no Brasil! Você combina bem com esse EDILIO, autoritário...
Essa forma de escolha é absurda. Outros religiosos, mais progressistas, respeitaram o resultado da urna. Você não entende que essa ingerência, mesmo que, de certa forma apoiada pelas regras do jogo, é antidemocrática e ditatorial?!
Mais uma vez nesse brazil (com letra minuscula e com z mesmo) se subverte a ordem. Antes de comentar, que tal saber como funciona essa indicação? Se entrega uma lista com três nomes, e o Cardeal; PODE escolher um dos três. No estatuto nada obriga ele indicar o primeiro da lista porque se fosse obrigado, para que entregar a lista para ele escolher? Se ele escolhesse um que não fosse da lista, ai sim concordo com o protesto.
RidÃcula a manutenção de tanto poder ao cardeal. E ridÃculo ele de usar esse poder para contrariar o voto da maioria.
Educação e gestão pública são áreas que precisam estar totalmente desvinculadas de toda e qualquer reli gião. Outro fato: porque o voto se não é respeitado? Os eleitores por acaso são um ban do de t o l o s ?!
Valentina, para você seguir uma regra ou uma lei é tão difÃcil assim?
Uai, portque os alunos nao se reunem e matam o Cardeal? Seriaum boa oportunidade de mostrar que ainda tem homem nop Brasil.
Comprem e a mantenham mas respeitem a liberdade de expressão!
Acontece que esta faculdade foi fundada pela igreja católica, quem quiser compre e tome conta dela.
crÃtica negativa: "Se eu fosse estudante, estaria procedendo da mesma forma"... Achei horrÃvel ver esta manchete na página da UOL... Isso por não estar nada claro do que se trata o assunto em sÃ.. E por isso nem li o assunto, apenas entrei para comentar isto.
A regra do jogo está clara, e prevê lista trÃplice para o cargo de reitor.Ela tem sido utilizada tanto nas Universidades públicas, como nas privadas.Acho,assim,que não passa de um equivocado democratismo dos alunos, aliás com o apôio do atual reitor que é parte interessada no caso, essa ação de desrespeitar as normas estabelecidas.
Então, qual a utilidade da DEMOCRACIA????
Parabéns aos alunos, professores e funcionários da PUC-SP. Estão dando uma aula de democracia, em especial ao dom Odilo que de uma forma ditatorial, desrespeitosa e truculenta desrespeitou o resultado das urnas. Espero que a decisão seja revista, caso contrário o andamento e a qualidade dessa escola estarão comprometidos.
O último presidente foi o de maior popularidade e aceitação que o Brasil já teve. Ah, entendi! É porque o povo que o elegeu e avaliou positivamente "é tudo ignorante", não é mesmo?!
Querido, então PORQUE os alunos, professores e funcionários votam em um dos quatro nomes se quem escolhe é o cardeal?! Você consegue perceber o ridÃculo da coisa ou ainda não sacou?
Pode não saber o que é escola, mas nem por isso deixou de ser "doutô Onoriocausa."
Dom Odilo escolheu um dos nomes que lhe foi entregue numa lista triplice. Não existe em lugar nenhum do estatuto da PUC, que ele tem que indicar o primeiro colocado,porque se tivesse para que entregar a lista para ele escolher, tomava posse direto o vencedor, mas nao é assim. É complicado para o povo brasileiro aceitar respeitar as regras, as leis? A é. O ultimo presidente que tivemos nem sabia o que era a lei.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > "Se eu fosse estudante, estaria procedendo da mesma forma", diz reitor da PUC Voltar
Comente este texto