Luiz Felipe Pondé > Guarani Kaiowá de boutique Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
Pondé critica tanto clichês e o politicamente correto, mas acabou caindo no mais comum dele:"doem seus iphones".Nada mais normal pra verborragia antiesquerdista inócua.
Jesus! Como alguém que não sabe argumentar trabalha de colunista na Folha de São Paulo? Todos os argumentos dele são fracos, Pondé defende uma aculturação selvagem, diz que os pensadores com quem não concorda atrasaram em 1000 anos a humanidade (só porque eles não são reacionários), condena indÃgenas ao extermÃnio somente por não darem mais lucro à s empresas e chama todos nós leitores de imbecis e indigentes mentais. (Ele chama a sociedade de idiota e banal, nós fazemos parte da sociedade)
Ele não chama todos nós leitores de imbecis e indigentes mentais, só alguns....
O nome Guarani Kaiowá foi uma forma de protesto eapoio à luta justa do Povo Guarani Kaiowa/MS. Vitimas de usineiros e governos Não vi referenciaaos genocÃdios, ao contato forçado Não vi referenciaa Belo Monte, aos Tupinambás e outros povos. É assim que funciona? Invadimose dominamos e eles devem calar e obedecer. Para que serve a tua filosofia?
Pondé, deveria acrescentar ao sobrenome: "dou azia em caixa de bicarbonato".
Sim, tudo se resume nisso: "a mediocridade só anda em bando". Isto é, para os que pensam. Os que não pensam sequer compreendem o que quer dizer isso. E é aà que "o bicho pega". Como, aliás, está acontecendo com o Brasil inteiro.
F/I/L/O/S/O/F/I/A DE B/U/TI/QUE Texto mais vazio impossÃvel. No dia em que a "civilização" ocidental for bom exemplo de convivência entre seres humanos e destes com a Natureza, quem sabe possamos nos achar melhores que outras. Do que aprendi nesse texto, seria adorável invadir a casa do autor e tomá-la, apenas justificando-me dizendo que "as coisas são assim, a humanidade sempre operou pelo m/a/tar-pi/lhar-des/truir".
F/I/L/O/S/O/F/I/A DE B/U/TI/QUE Texto mais vazio impossÃvel. No dia em que a "civilização" ocidental for bom exemplo de convivência entre seres humanos e destes com a Natureza, quem sabe possamos nos achar melhores que outras. Do que aprendi nesse texto, seria adorável invadir a casa do autor e tomá-la, apenas justificando-me dizendo que "as coisas são assim".
Que texto sem noção, gente... RidÃculo...
O bom resultado da "máquina para emagrecer" seria que ocupassem gradativamente menos lugar no espaço até que finalmente sumissem do "face" da terra,
O que acontece é que, apesar de se auto-classificar ateu, o autor ainda imprime nas letras a moral cristã lá do perÃodo medieval. classificar os diversos povos como gente "do perÃodo neolÃtico", "não pagadores de impostos", etc, já deixa isso em evidência. O que parece incomodar é que não só o movimento feito nas redes sociais teve força como mudou a situação daquele povo. E tudo isso sem passar pelo "brilha_ntismo" dos autores da grande mÃdia?! Que absurdo, né?
Lamentável que um jornal com a credibilidade da FSP aceite o sr. Pondé entre os articulistas. O seu obscurantismo, provincianismo e arrivismo estão direta e imediatamente na contramão do posicionamento esclarecido, cosmopolita e democrático do jornal. Assim, o suposto "filósofo" - com opiniões que vexam a história e a cultura do paÃs - contradiz o espÃrito sensÃvel, inteligente e culto dos leitores da Folha. Democracia não é relativismo e sim o que falta ao sr. Pondé: responsabilidade.  &n
Pondé, tu pisou na bola grande neste artigo. Partiu de um argumento válido para, após, meter o pé na jaca do egoÃsmo, preconceito e do tolo reacionarismo ocidental. Vc pode fazer algo muito melhor do que isso. Abraços,
II Tais frases simbolizam o que há depior na civilização atual: cinismo blasé, binarismo mental, miopia histórica,esgotamento da sensibilidade, fenômenos tÃpico de uma aristocracia capenga quese distrai com viagens e charutos caros e assiste, soberanamente, à derrocadados outros. É estranho ver pensamentos tão preconceituosos vindos de umfilósofo, de quem se espera uma atitude aberta e desprovida de certosdogmatismos.
Comentário em duas partes: I) Às vezes dou algumas risadas com ostextos semanais do Pondé, publicados na Ilustrada. Mas essa coluna me parece umcompêndio de preconceitos grosseiros: "Desejo que eles arrumem trabalho, paguem impostos como nós e deixem deser dependentes do Estado". "Desejotudo de bom para nossos compatriotas indÃgenas. Não acho que devemos nada aeles."
Texto que não tem conteúdo além de xingamentos e palavras de ordem de uma classe média com preguiça mental que só aplaude o próprio espelho. É a própria amostra da verdadeira primitividade do paÃs hoje. Por que em vez de mandar os outros trabalhar, por que não vai fazer uma pesquisa séria e bem fundamentada sobre a realidade das comunidades indÃgenas?
O que o autor tenta com o texto e fazer as pessoas sentirem vergonha por se comoverem, por sentirem empatia por outro ser, ou seja, por serem humanas ... porque ele mesmo parece sentir essa vergonha. Por que não vão ver o céu, o mar, o amor também? Liberte-se dessa repressão de sentimentos e pare de xingar os outros! Poderia ser também o fim dessa mediocridade existencial, do tédio, medo de perder privilégios que faz a mente tão pequena.
Este Luiz Felipe Pondé se mostra uma pessoa imbecil, preconceituosa e altamente desreipeitosa (Incluindo aà a leitora Célia Heinze), se eu fosse me equiparar ao dito Cujo, teria que criticá-lo pelo 'óculoszinhos' estilosos de pensador e com um pé no homosexualismo. Nada contra homosexuais ou filósofos de carteirinha, logo, nada contra os Ãndios que habitavam estas terrras muito antes de que nossos antepassados, donos da mesma mentalidade assassina e preconceituosa.
MaurÃcio, não pegue tão pesado só porque o filósofo falou mal da turma do Face... Quanto a mim, esqueceu de acrescentar que além de imbecil, preconceituosa e desrespeitosa, sou também uma piadista! Não seja tão 'politicamente correto'. Você se torna um chato!
Mais interessante do que ler o texto do Pondé é ler estes comentários dos humildes donos da verdade absoluta sobre qualquer assunto polêmico. Uuuaahhh....me diga alguma coisa nova, Sr. MaurÃcio! Nem um Ãndio em terrae brasilis vai viver melhor nem pior por causa do facebook, do texto do filósofo, ou dos discursinhos inflamados que li por aqui. Leia o CapÃtulo VIII da Constituição Federal. É a única defesa que eles têm contra o extermÃnio. O resto, é só festinha de internet!
Este Luiz Felipe Pondé se mostra uma pessoa imbecil, preconceituosa e altamente desreipeitosa, se eu fosse me equiparar ao dito Cujo, teria que criticá-lo pelo 'óculoszinhos' estilosos de pensador e com um pé no homosexualismo. Nada contra homosexuais ou filósofos de carteirinha, logo, nada contra os Ãndios que habitavam estas terrras muito antes de que nossos antepassados, donos da mesma mentalidade assassina e preconceituosa.
 A Folha de SP em respeito aos leitores, deveria contratar seres humanos que respeitem o sofrimento alheio. Quem sabe a concorrência faça isso. Coleguismo é coisa do passado!
Como você pode publicar algo assim e ainda se auto denominar filósofo? De onde você tirou essa teoria da evolução? De Spengler? Eu não acredito nisso. E você ainda é ju deu Deveria saber minimante sobre respeito à diferença e à autonomia. Seu texto é um manifesto à in tolerância. E vejo que você é do nord este. Deve então se deliciar com os paulist as que adoram se proclamar italianos e dizer que os nordest inos são a es có ria. Vamos ma tar os Ãndios. Você não é filósofo, é no limite um Goeb
Como você pode publicar algo assim e ainda se auto denominar filósofo? De onde você tirou essa teoria da evolução? De Spengler? Eu não acredito nisso. E você ainda é judeu! Deveria saber minimante sobre respeito à diferença e à autonomia. Seu texto é um manifesto à intolerância. Ah, e vejo que você é do nordeste. Deve então se deliciar com os paulistas que adoram se proclamar italianos e dizerem que os nordestinos são a escória. Vamos matar os Ãndios. Você não é filósofo, é no limite um Goebbels
A perspectiva de dar visibilidade ao caso de complexa vulnerabilidade de etnias indÃgenas, no caso Guarani-Kaiowá, de maneira bastante particular, na comoção que surgiu face à declaração de "morte coletiva", foi que surgiu a ideia (genial a meu ver) de nos tornarmos todos "parentes" (tratamento largamente utilizado entre indivÃduos de etnias diferentes no contexto da diferença em situações de encontros e reuniões intergrupos). Lamento a falta de compreensão de ativismo em rede no trato dado aqui
CarÃssimos senhores (me refiro tanto ao colunista quanto aos demais comentadores abaixo da matéria publicada), Lamento que o tema sofra tratamento superficial e jocoso, face à fragilização ecossistêmica, de direitos individuais de minorias, ameaças de retrocessos onde comunidades são fragilizadas em suas formas de expressão e compreensão do mundo que diferem substancialmente das nossas. Lamento que a compreensão de um gesto solidário e de alto teor polÃtico seja objeto de limitada vis
Faça parte da boiada do Ponzé: seja hipócrita e cana lha reproduzindo mugidos de impotência alienada.
 Seguramente não é por machintosh que o Ãndio brasileiro vai à guerra. São seres humanos que por acaso, nasceram e vivem em uma parte do planeta, cujo o interesse de muitos se sobrepõe ao direito da minoria. Se defendem com que tem em mãos, facões e dignidade, e não carece da opinião de um filósofo, que não tem o menor conhecimento do problema da Amazonia. Não entende a questão energética da atualidade, nem tampouco, entende das soluções de tais problemas. Conhecer não basta. Entender... ta
Ao Sr., Luiz Felipe Pondé A Resposta referente ao que o Sr. aqui escreveu, não coube "no permitido" aqui.Tornei Publico em Blog pessoal para que leia,por favor. Talvez ,quem sabe,possa lhe esclarecer melhor acerca do Modo Honrado e Divino de SER IndÃgena. Att. L iana Utinguassu-Guarani- (ht tp://lianautinguassu.blogspot. com.br/2012/11/txai-guarani-ka iowa-avo-do-cacique.html) Observamos, silenciamos,para depois expressar senhor.Não cuspimos
Não assino Guarani-Kaiowá, mas reconheço minha ancestralidade brasileira. É evidente a intenção polÃtica de quem assina. O Sr como descendente do povo judeu entende que o território de Israel deve ser respeitado como terra dos judeus, mesmo sem morar lá, mas não entende que os nativos têm direito à s terras demarcadas, estando dentro ou fora delas. Quando o senhor voltar a conversar com um exu, como dito em recente artigo, converse com um caboclo também, vai lhe fazer bem.
Não foi Luiz Oliveira Castro quem fez o texto acima, sou esposa dele, acho que o e-mail cadastrado aqui é o meu. Ele é assinante desse jornal há muitos anos que aprendi a respeitar, porém hoje lastimo que tenha entre seus colunistas um ser execrável como este senhor Luiz Felipe Pondé, um "profissional do pensamento" que usa suas palavras e conhecimento para destilar sua frustração doentia. Não é à toa que sua imagem esteriotipada nunca tenha me enganado...
*publica
Caro Pondé usar algumas verdades para justificar preconceito contra os Ãndios não é digno de pessoas cultas. Atenção no propósito. A Folha de SP tem responsabilidade pelo q publida SIM...
meu nome é celia June e não Luiz ..... é lógico que esse jornal deveria ter responsabilidade sobre o que publica.
Pondé está cada dia mais Pondé. A relevância do "artigo" é zero. Dá até saudades do Antônio CÃcero...
Pondé é tipo um Ezio Flavio Bazzo aguado.
Em qual doen_ca ment_al poderia incluir: col-unista de 2a categoria do P_IG ?
Isso aÃ... ele falou a verdade que nenhum politicamente correto quer ouvir. Agora fiquem com seu mimimi barato
https://www.facebook.com/photo .php?fbid=10200130585646144&se t=a.1370355497688.2054794.1195 761626&type=1&theater O link está sendo publicado com troca de tipos, mas podem olhar no meu facebook, está público: A resposta de Valdelice VeronNa lingua kaiowa pondé quer dizer mão assassina/na lingua Aruna quer dizer mão que mata/na lingua wananawe quer dizer mão que se condena
https://www.facebook.com/photo .php?fbid=10200130585646144&se t=a.1370355497688.2054794.1195 761626&type=1&theater¬if_t= photo_reply
Xoxa o novos Guarani-Kaiowá das erreidesociais mas chama o Facebook de "Feicy". Um beijo pra você!
https://www.facebook.com/photo .php?fbid=10200130585646144&se t=a.1370355497688.2054794.1195 761626&type=1&theater
Sr. Pondé, fica fácil não ponderar e sair escrevendo, quando vc tem por trás um veÃculo que restringe as respostas de quem discorda. Não é a toa que só se vê aqui respostas unilaterias. Sou mais o Facebook e a tribo de Guaranis kaiowás atuando com toda liberdade de expressão, aliás se olhar por lá, vai ver a força do "espelho social" ao qual se refere, que já tirou colunistas como você do centro das atenções.
Lamentável que um professor e formador de opinião como Pondé publique um artigo tão infeliz. É fascistóide, preconceituosa, equivicada e sobre tudo desumana a posição ideológica deste senhor. Ideológica no pior sentido do termo.
Sobre tudo? Assim, separado? Que programa de Ãndio ler seu comentário...
Ufa! Quer dizer que eu nao sou a única a me indignar com tanta bobagem! É duro ver algumas coisas e, se se critica, corre o risco de ser linchado do Face! Aplauso, aplauso, aplauso!!!
O Face todo é uma bobagem, Dona Mona Liza. É verdade, já vi Mona Lisa (o quadro) de todos os jeitos (bigode, burca, etc), mas ainda não vi nenhuma de "olhinhos puxados"... Deve ter.
O colunista acusou de "indigência mental" (entre outras insinuações) quem defende enfaticamente os direitos indÃgenas no facebook. Permitam-me dizer apenas que Pondé foi desonesto em seu texto. Não irei além disso, pois não é necessário nem ético repetir o procedimento do colunista. Faltam-me, entretanto, caracteres para uma resposta à altura. O problema não é a defesa de um "estilo de vida primitivo", mas de um direito constitucional conquistado em 88 graças a mobilização dos próprio
Caro Pondé, sou perito em antropologia do Ministério Público Federal no Mato Grosso do Sul e convido-o a visitar um alojamento cortadores de cana de guaranis kaiowás noMS ou um de seus "parques temáticos culturais". Não tem ar-condicionado como as boutiques de São Paulo, mas eue meu carro estão a sua disposição. Campo Grande-MS
Pois é... um trabalho quase escravo para indÃgenas aos quais foi roubada toda a dignidade. Vergonha.
Eles cortam cana porque não tem mais espaço pra plantar. Porisso todo esse movimento contra as demarcações, os usineiros quemanter a reserva de mão-de-obra barata. Os mesmos que chamam osÃndios de preguiçosos vão nas aldeias na época do corte da cana.E ainda tem os que dizem que "as reservas tem que acabar", como?Querem deportar os Ãndios como se fez na ditadura militar? Ou vãoesperar que todos os jovens se suicidem porque não tem espaço paracriar uma famÃlia?
É por isso que essas reservas têm que acabar... essa vida leva à miséria, à pobreza, à falta de oportunidades... esses Ãndios não têm vida digna. Cortadores de cana? Que m****
Qual convivência?
O correto seria "eu e meu carro estamos à sua disposição". Deve ser a convivência, né? Abraço.
Os Kaiowá pagam imposto toda vez que compram no comércio com o dinheiro queganham cortando cana no MS. É contraditório criticar a dependência estatal dos Ãndios ao mesmo tempo emque se posiciona contra as reservas (terrasgarantidas na Constituição). Surpreende-me que alguém comdoutorado em Filosofia não perceba que se você tira a terra de umacomunidade de agricultores eles vão morrer de fome ou ficardependentes do Estado, trabalhando em condições subumanas paraenriquecer usineiros
Não julgue sem saber. Não fale, sem conhecer. Os Ãndios brasileiros, sofrem muito, e levam uma vida muito dura, mais acho sim que eles podiam ser integrados a nossa sociedade, sem agressão no seu devido tempo, para que eles não sofram tanto com suas vidas miseráveis...
A ignorância, a estupidez, a canalhice, a calhordice, a covardia, a irresponsabilidade, a brutalidade, a violência, a selvageria, a intolerância, o segregacionismo, o fascismo, o reacionarismo, o passadismo, o cinismo, o déjavu, o terrorismo, o ultradireitismo, o racismo e o fobismo do filósofo e professor de boutique Luiz Felipe Pondé são sem limites. Inacreditável que a Folha de São Paulo ceda vez e voz a tamanha barbárie. A escroqueria de Pondé precisa ser denunciada e neutralizada.Â
Luiz Felipe Pondé Guarani-Kaiowá vai te tratar
Absolutamente lamentável o artigo do sr. Pondé. Se fôssemos um paÃs sério, o tal "filósofo" deveria ir imediatamente para trás das grades, posto que ele violenta e cospe publicamente em nossa história, em nossa cultura e em nossa dignidade de nação pluriétnica. Os parágrafos do sr. Pondé são um escárnio sobre todas as causas emancipatórias e devem obter imediato e decidido repúdio de parte daqueles que lutam por um mundo esclarecido, justo e igualitário.
CarÃssimo, seu artigo é uma catástrofe. Muito me espanta um homem com sua relevância midiática fazer uso de um precioso espaço para tantos absurdos num único artigo. Por acaso você conhece - conhece mesmo, de fato, com profundidade e consistência - a história dos irmãos Villas Boas e o que dessa história temos como resultados humanitários, além, muito além dos resultados antropológicos? ... a continuação deste texto está em seu e-mail. Rita Alves.
Folha da tarde...vocês cada vez mais se queimam ao manter em seus quadros um sujeito com essa estúpidez e insensibilidade. Isso não é digno de um jornal como a Folha e do povo paulista que eu tanto admiro...estou considerando uma provável renúncia ao posto de leitor deste jornal...
Simplesmente amei!
Otário ama mesmo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Guarani Kaiowá de boutique Voltar
Comente este texto