Luiz Felipe Pondé > Guarani Kaiowá de boutique Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
Um texto tosco, preconceituoso que merece nossa repulsa. Querer socializar Ãndios como se fossemos exemplo de humanização. Luiz Felipe Pondé se sua dignidade é de boutique a nossa é de consciência.
Se é falta de s exo mudar o nome no Facebook imagina então escrever uma coluna inteira dedicada a isso...
Textopobre, preconceituoso e simplista... O desejo de quem acrescenta o nick GuaraniKaiowá a seu nome em redes sociais é chamar atenção sobre o tema, já que osÃndios tem direito de não sair de seu território ancestral. A ocupação deterras indÃgenas ocorre há 500 anos, mas como está fora do interesse daspopulações urbanas, não tem o impacto que merecia na opinião pública.
Não sei por que o povo ficou tão aborrecido com as crÃticas.
Honestamente, penso que isso não vai dar em nada.... daà o texto do Pondé.
Ah voltou? na conversa estava interessante?
genteeee que medo! é assim que vc se diverte? Segue o conselho do Pondé e vai fazer um amor e tals.
Ah que pena! agora que eu estava me divertindo! kkkkkkk
eu te digo QUE ALIVIO O NOSSO que vc é assim. só não se reproduza ok? Abraços , paz.
Você precisa fazer pois é a amiguinha dos Ãndios! Eu assumo a minha total indiferença e vivo muito bem com isso. Não quero salvar o mundo, muito menos os Ãndios! Aliás, que alÃvio que eu sou assim........kkkkkkkkkkkkk
e por quê eu preciso fazer isso? E vc? Vai pra linha de frente? Já foi? hmm deixa eu adivinhar vc tem um conhecido que já foi pra tal linha de frente né? ai ai...
Eu critico a sua hipocrisia, querida! Defender Ãndios na frente do computador é muito fácil! Vá lá, para o campo, para a linha de frente. Deposi você volta e vamos conversar.
e vc? faz que tipo de ativismo? Aquele que critica qualquer coisa que é levantada como o Pondé? Desconfio que sim...
É exatamente por isso que o Pondé chama essa galera do Face de ativistas de shopping center. O que mais vocês são além disso?
problemas nos comentários, as palavras estão sendo postadas grudadas umas nas outras....
Até gostaria de saber se algum Guarani vai ter uma vida um pouco melhorpor conta de festa que estão fazendo no face em sua homenagem. Quando amodinha passar, nos próximos quinze minutos, vai ser interessanteobservar os resultados práticos.
Pode apostar que deve rolar até um daime.....kkkkkkkkk
Festa? E vai ter que bebida nesta festa? Rs...
Eu ja vi isso no facebook e nao assino. Nada a ver no meu entender e ao invés de acrescentar o nome indigena no face, penso que temos coisas mais importantes e urgentes para uma boa causa. Acho que tudo se moderniza, tudo evolui e concordo que os indios deveriam ter uma pequena reserva para manter as tradicoes que eles tem, porém, sao saudaveis, fortes, e deveriam entao, plantar e colher para vender, pagar impostos, e claro, ter seus direitos como cidadaos brasileiros.
É tanta bobagem que dói. Na linha de pensamento, o mais forte pode dominar o mais fraco, com o direito de lavar as mãos. Talvez antes de escrever tanta asneira, o autor poderia se informar melhor e ter contato com os Ãndios. Se não está disposto a isto, melhor escrever sobre algo dentro do seu próprio domÃnio.
Do alto de sua escala evolutiva este senhor poderia ter usado seu computador para jogar paciência! Seria mais útil e menos rasteiro...
Raso e falacioso, como já é de costume para os textos desse colunista.Não preciso crer no mito do "bom selvagem", nem achar que todo Ãndio é bonzinho, para perceber que fazem parte de uma das minorias que mais têm os seus direitos negados neste paÃs. Direitos a que fazem jus simplesmente por serem humanos como todos os outros, independentemente das falhas e vÃcios que todos têm. Para perceber isso, basta ter um mÃnimo de sentimento de compaixão, solidariedade e justiça.
Acho que todos da bugrada de Perdizes deveriam passar ao menos 30 dias enfurnados em uma reserva da FUNAI antes de ficar fazendo proselitismo de um modelo de "preservação" que reiteradamente se comprova nocivo aos Ãndios, à s economias locais, à natureza e ao paÃs. Apoiar a multiplicação insana de reservas indÃgenas (1/5 do paÃs para uma população Ãnfima e sem integração econômica...) só pode ser coisa de abobalhados ou de ongueiros mui-intere$$ados...
Todos nós, seja branco ou negro, temos nossas origens em tribos, como as diversas africanas, árabes e européias (vikings, lombardos, godos etc, etc e etc).Todos nossos antepassados foram escravizados em um momento ou outro, ou foram quase aniquilados, ou assimilados por outros povos, e assim vai. Com os Ãndios é a mesma coisa, são gente como a gente que vivem na mesma linha do tempo, seja tempo bom ou ruim. É certo fazerem deles peças vivas de museu?
Concordo com Pondé - usar nick name de indÃgena não resolve, nem pega nada. O melhor e mais estéticamente aconselhável seria a denominação de alguma tribo celta, algo-saxã ou germânica. Ora, por favor, será que até isto o Pondé tem de ensinar? analisessintat icasdarealidade.blogspot.com.b r
Sr.Luiz Felipe Pondé, ridÃculo, "grande" filósofo(prá não dizer,pequeno filósofo), o discurso de vcs(filósofos, sociólogos), é um só, universalizar tudo; e pronto: sem cultura, sem povos tradicionais com raizes, sem identidade, sem nação, sem tradições, sem terra, sem lÃngua, sem nada...Ou seja, viva a universalização de tudo e de todos.
Concordo plenamente com o texto e fico feliz quando alguém com espaço na mÃdia o utiliza pra escrever o que outros não tem coragem...maior palhaçada esses movimentos encabeçados pelos desmiolados do facebook!!!
Sr. Luiz Felipe, até o começo deste ano conhecia pouco ou quase nada dos seus artigos. Passando pelo aeroporto de SP, comprei o livro de sua autoria sobre o Politicamente Incorreto, a partir de então percebi que não estava sozinho no mundo. Muito obrigado! Execelente artigo.
Fernando, você aprecia o tino irônico e de motejo do Pondé, que fez piadas vis e levianas nesse texto, mas não aprecia o meu "tom de escárnio"? Talvez você seja do tipo que só gosta de ironias que vão ao encontro das suas (solitárias) ideias ou seja, que utilizam como objeto de escárnio os seus opositores ideológicos. Só não venha dizer que as ironias do Pondé são sublimes, excelentes e as minhas não se igualam. Machado de Assis tinha boas ironias, não Pondé.
Povo brabo! Parecem Ãndios...rsrs
Olha que interessante! O Pondé é tão bom que substitui até mesmo as mulheres na vida de um homem solitário....
Sr. Paulo, o seu tom de escarnio está muito evidente. Encontrei alguém que pensa o que eu penso. Da minha vida o senhor não sabe 1%. Se tem alguma crÃtica faça ao autor. A Internet é assim, as pessoas ficam muito corajosas e falam o que na verdade não falariam pessoalmente, acredito que esse seja seu caso. Qaundo eu fizer um filme lhe mando um convite, e vou tirar uma foto sua com flash (HK45). Boa tarde!
Fernando, muito interessante a sua história. Acho que ela poderia render um bom filme, procure um produtor cinematográfico. Que tal "Uma jornada de auto-descobrimento casual num aeroporto?" O mágico encontro entre um rapaz solitário no mundo das ideias e um livro revolucionário. Em vez daqueles clichês amorosos onde o rapaz derrama café na roupa de uma moça e ali se apaixonam, você esbarrou no livro que trouxe fundamentação ontológica à sua existência. Eu veria um filme desse.
Célia - estou me apropriando da liberdade que me foi dada, tanto de colocar o que quiser no meu sobrenome, no meu nome, na minha querida lÃngua. Deixe-me ser livre!
Estou me apropriando da liberdade de tirar um sarro e morrer de rir...deixe-me ser livre!!!
Avatar não é nessáriamente Nome e Sobrenome, pondere Pondé, se é que pode... O uso Kaiowá em Avatar tem apenas a ver com o apoio aos Ãndios Guaranis Kaiowá do MS, expulsos de suas próprias terras. O que você de fato conhece sobre isto? Concordo em alguns pontos expostos, mas no contexto geral dá uma vergonha danada de seu preconceito e falta de conhecimento de causa. Se não sabe diferenciar um Trabalho na Web de simples ocupação de tempo, então fica difÃcil dar qualquer
Eu não acredito que a F0 - LHA tirou o Paul Krugman do seu time de colunistas mas mantém uma figura como o P0n - dé entre seus colunistas. Estou pensando seriamente em me mudar para o Es - ta - dão.
Joana Pedrosa, melhore sua interpretação. Eu não disse que vou, e sim que estou pensando. Ação não concreta, pretérito... Sua professora não ensinou as diferenças a você? Enfim, não me admira que esse seja o nÃvel interpretativo dos devotos do Pondé.
Ótimo! Já vai tarde!
Ufa, passei pela barreira de censura a comentários. Depois de muitos hÃfens, é claro.
Um dos artigos mais imaturos e ressentidos que eu já li na mÃdia comercial. Esse cara realmente estudou filosofia? Ass.: Gustavo Guarani Kaiowá Guarani Kaiowá Guarani Kaiowá Guarani Kaiowá
PeraÃ... Começou com sobrenomes fake indÃgenas nas redes sociais, e terminou na FUNAI? Quanta lucidez!! Impressionante!!! Parabéns à Trolha de SP por financiar um deficiente de espÃrito!!
Atuo na questão indÃgena há 22 anos e estou acostumado a manifestações de preconceito contra aquelas populações, mas poucas vezes li algo tão reacionário. Quem quer manter os Ãndios em parques temáticos? O que se quer é simplesmente que eles não sejam mais submetidos a processos violentos de alculturação, com as consequências já sabidas: doenças, miséria, alcoolismo, prostituiçãoe que absorver usos e custumes "civilizados" não necessáriamente destrua suas próprias culturas.
Bem, a sua descrição de aculturação é o que acontece em grande parte das reservas da FUNAi...
O texto não contra os Ãndios, foi contra esses babacas do face...lei novamente
O que se pretendeu com esse texto? Acusar pessoas de utilizarem uma causa aparentemente "vazia" para se expressarem nas redes sociais ou nos informar que os Ãndios são normais , como todos os outros? Texto vazio de filosofia e "indiofóbico" porque critica uma manifestação social de forma maniqueÃsta, como se o autor estivesse acima do bem e do mal. Não é esse, ao meu ver, o papel da filosofia.
Indiofóbico é ótima, hein? Coitado do Dr. Aurélio!
Hei, Pondé! Você está atrasado! O seu "colega" de O Tempo já escreveu essas mesmas coisas há 15 dias. E chamou tanta atenção nas redes sociais que foi demitido. O que aconteceu? Você ficou com vontade de chamar a atenção também?
Indios poderiam sim se integrar a sociedade e somar sem abrir mão de sua cultura, além de tudo, são agricultores. Falta interesse em agregar, falta interesse em ceder terras. E falta também humildade em quem tem o interesse de difundir esse tipo de mensagem preconceituosa e formadora de opinião na rede.
Indio agricultor, onde? no Brasil? Têm a metade do território brasileiro e não produzem absolutamente nada... O mundo precisa de comida.
Só posso concluir que pelo número de inconformados com o texto, todos intelectuais extremamente bem preparados e da mais alta patente, o tiro do filósofo foi certeiro! Se incomodou, é porque acertou o alvo!
ehehehhe..mais um "ofendido" pelo Pondé! Não admira que ele tenha ficado tão famoso!
O alvo do colunista a meu ver foi + amplo do que apenas os que mudaram o nick, mas a despeito disto, certamente o alvo a que a Célia se refereiu assim o é, ou seja, são todos aqueles que independente de terem mudado o nick, mas que se "identificam" com a causa.
Suposição falha. Algo pode despertar incômodos até mesmo em quem não é "alvo". Exemplo: você se queixa do seu vizinho que ouve músicas em grande volume. Por empatia, eu apoiaria o seu descontentamento, porque acho que o seu vizinho não possui o direito de violar seu espaço. Do mesmo modo, posso perfeitamente me opor ao texto por achá-lo leviano, ainda que eu não seja o "alvo" dele (no caso, os que mudaram de sobrenome nas redes sociais em apoio aos Ãndios).
LFP - novo colunista polêmico e irreverente da Folha de SP. CrÃtico dos costumes cotidianos, parecido com Fernanda Young quando engraçada. Já esteve no polêmico programa Na Moral, do pensador Pedro Bial, não sei se já esteve no Manhattan Connection ou Fátima Bernardes, mas lá seria muito apreciado, com seu ponto de vista ácido sobre o comportamento social brasileiro. Sucesso de vendas com seu Guia, que um dia há de sair dos banheiros para se
Por que a imprensa quer ridicularizar as redes sociais ? Parece que alguns setores da mÃdia ainda não acordaram e estão vivendo no século retrasado. Não adianta mais a mÃdia omitir ou tentar manipular, as pessoas quando quiserem, vão se mobilizar sim nas redes sociais para defender o que acham certo. Elas não precisam mais de vocês, mÃdia. Estamos na era da informação. Esse novo "poder" é uma ameaça aos interesses de vocês, né? Nós sabemos.
A imprensa ridiculariza as redes sociais quando ali se observam coisas ridÃculas, como essa história aà dos Ãndios! qualquer discussão séria sobre a questão indÃgena nesse paÃs vai passar a quilômetros de distância do Face. Até lá, os Ãndios virtuais só podem ser motivo de chacota, nada mais.
110% de acordo !
Pondé critica aos "Ãndios de butique" quando por sua vez não passa de um "filósofo de butique", de 5ª, buscando a todo custo exposição e visibilidade, sem ter os méritos pra isso. No mais, este artigo não passa de uma receita fácil de demagogia. Aqueles que não tem sangue indÃgena, ou não se sensibilizaram com os Kayowás, certamente irão te aplaudir. Mas não quem tem um pouco de empatia pra com o semelhante, e sabe que mais de 200 etnias não são reduzidas ou humilhadas por conceitos tão tosc
Quase choro de emoção...
Engraçado. O "filósofo" defende com ardor o direito de os judeus terem uma terra deles, a terra de onde foram expulsos, uma terra onde possar cultuar abertamente o judaÃsmo e suas raÃzes. Por outro lado, nega-se a reconhecer o direito dos Ãndios de terem uma terra própria, onde possam cultivar suas culturas. Já sei: Israel é um paÃs super-desenvolvido. Mas será que os judeus chegaram naquela terra "selvagem" e ergueram tudo assim, num piscar de olhos? Ou tiveram padrinhos generosos?
Grande Pondé! Mais uma magistral sacudida na hipocrisia dominante. É uma pena que não seja compreendido, como se lê dos comentários sem relevância.
Lamento que gestos de solidariedade e emotividade sejam considerados como hipocrisia... Lamento que a causa indÃgena seja tratada na perspectiva de uma antropologia arcaica e positivista... Lamento que as pessoas não se comovam com crianças que se alimentam uma vez por dia... Lamento que a doação e a luta de movimentos e grupos sociais seja considerada de maneira tão intelectualmente frágil...
Talvez você precise, então?
Como o seu comentário. Ele não precisa de bajuladores.
Caro Pondé..Primeiramente se você não vê que as redes sociais trazem muito assunto importante à tona , desses mesmos que não entendemos por que são pouquÃssimo valorizados pelas grandes mÃdias, quem deve ser ter classificação de doença mental é você mesmo!Estamos em tempos que não sabemos qual o real envolvimento entre o governo e certas mÃdias. DaÃ, todo assunto polêmico de relevância se alastra pelas redes. Com direito de resposta a todos os que porventura podem se conectar...e não são pou
Você é uma beecha de direita que não acrescenta um coo pra sociedade.
A verdade é que antes da mobilização nas redes sociais, nenhum site ou ''jornal de porte'' noticiou a situação gravÃssima enfrentada pelos GUARANI KAIOWÃS.Nem mesmo o governo brasileiro mostrou alguma atitude antes disto.Apenas quando soube da mobilização que tomou proporções até internacionais é que fizeram algo. E isto muito infelizmente porque só estão PREOCUPADOS COM A IMAGEM DO BRASIL NO EXTERIOR, POR CAUSA DA COPA DO MUNDO, OLIMPIADAS, ETC.Portanto cada um luta com os meios que tem.
A vermelhada espuma no canto da boca quando encontra alguém que escreva alguma coisa com coerência e lógica. Hoje, quando se expõe a verdade, corre-se o risco de causar risos nos que a compreendem. Realmente, a situação é ridÃcula. Ótimo texto, Pondé!
Eu não sou de esquerda e achei o texto muito fraco. Aliás, quem acha que Ãndio não pode ganhar dinheiro com a riqueza das suas terras só pode ser de esquerda. Que comprem muitas Hilux e enriquecam com o agrobussiness, pq não é um Estado tributador e ladrão que dirá se eles podem ou não ter direito à quelas terras se eles já estão lá há gerações. Não há hierarquia entre o direito costumeiro e o direito escrito. E quem diz que Ãndio é preguiçoso, será que já teve que caçar sua própria comida?
Preconceito não é direita ou esquerda, é coisa de mal caráter.
Que artigo mais superficial e bobo.
Sabe porque mudamos nosso nome no facebook para GUARANI KAIOWÃ? Porque muitos jornalistas infelizmente são OMISSOS, ESCREVEM TEXTOS ''ES TÚ PI DOS'' como esse e trabalham para a mÃdia coorporativa COMPRADA OU VENDIDA (tanto faz, já que MANIPULAM NOTICIAS), que nunca relata ou divulga o que realmente importa. Pois saiba que foi graças A MOBILIZAÇÃO NAS REDES SOCIAIS, QUE O BRASIL PAROU PARA PRESTAR ATENÇÃO AO GENOCIDIO DOS GUARANI KAIOWÃS, já que CONSEGUIMOS CHAMAR A ATENÇÃO DA
srta Luciana, Sem dúvida solidaderiedade não serve de argumento, pois ela poderia ser aplicado de todos os lados. Agredeço o seu respeito para com minha opnião e certamente você tem o meu. Acho que convém terminar com uma frase que tb gosto muito, e que serve para aqueles com a coragem do colunista e de muitos por "nadar contra a corrente" ou o senso comum: "A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser me
Sr. Oscar, Na internet somos todos livres para expor nossas opiniões e assim apesar de não concordar, devo respeitar a sua também, com toda certeza. Porém termino aqui meus comentários, pois sinceramente a mim é perda de tempo lhe dizer mais algo, já que SOLIDARIEDADE ao senhor não serve de ''argumento racional''. Assim não tenho mais nada a lhe dizer.Apenas concluo com uma frase de Albert Einstein que gosto muito: ''Os Grandes EspÃritos sempre encontraram fortes oposiçõ
Até gostaria de saber se algum Guarani vai ter uma vida um pouco melhor por conta de festa que estão fazendo no face em sua homenagem. Quando a modinha passar, nos próximos quinze minutos, vai ser interessante observar os resultados práticos.
O tempo ocioso para aqueles com postagem superior a 1000, dilui-se ao longo de meses/anos, e certamente não tiveram o propósito de "mudar o mundo", ao menos não através de uma forma tão infantil e banal como alterar um nick. Tão pouco as postagens tem conteúdo tão simplista e sem fundamentos para uma causa, como os revelados pelos comentários aqui exposto "pró Kaiowa". Faço lhe o convite estimada Luciana, para procurar um mÃsero argumento racional, que sustente minimamen
Realmente há quem seja ocioso na internet, com tempo para postar mais de ''1000 comentários em artigos''.. Agora para outros, o tempo na net também pode ser usado para ativismo, solidariedade.E com certeza mudar o nome para GUARANI KAIOWà no facebook, para muitos não foi por modismo, mas foi com o propósito de tentar fazer algo, que nem a mÃdia e nem muitos omissos ociosos, não fazem, não fizeram e nem nunca farão.
Sabe porque mudamos nosso nome no facebook para GUARANI KAIOWÃ? RESPOSTA: Tempo ocioso, somado a hipocrisia contaminante dos tempos atuais.
Parabéns ao colunista, por ser um dos poucos a escrever a mais pura realidade. Nossa sociedade, com alicerce profundo na hipocrisia, é de uma banalidade Ãmpar. Uma pena. Ótimo texto !!!
Que medo da mÃdia internacional!
Concordo plenamente Oscar! É muito fácil ser Ãndio no Face... Como disse Pondé: é banal e ridÃculo.
Defender ? Denfeder do que e de quem ? Não há defesas. Há uma opnião que vai de encontro com o direto e reto texto do colunista. Simples e tão somente assim. Com relação a sua opnião, apesar de não ter lido, nem preciso. Pois já está claro que será mais um "mimimi mimimi" sem fim e principalmente, sem lógica, sem razão ou seja, sem embasamento.
Sabe porque mudamos nosso nome no facebook para GUARANI KAIOWÃ? Por causa de pessoas OMISSAS e DE JORNALISTAS QUE ESCREVEM TEXTOS ''ES TÚ PI DOS'' como esse e trabalham para a mÃdia coorporativa COMPRADA OU VENDIDA (tanto faz, já que MANIPULAM NOTICIAS), que não divulga o que realmente importa ter saber. Pois saiba que foi graças A MOBILIZAÇÃO NAS REDES SOCIAIS, QUE O BRASIL PAROU PARA PRESTAR ATENÇÃO AO GENOCIDIO DOS GUARANI KAIOWÃS, já que CONSEGUIU CHAMAR ATÉ A ATENÇÃO DA MÃ
É assim que você defende o teu preconceito, a hipocrisia é toda tua. Demagogias baratas, kkkkkkkk.
Não. Há mais pura realiadade, da hipocrisia de nossa sociedade. Rara foram as vzs em que li textos neste jornal com tamanha coerência e ausência de demagogias baratas.
Realidade dos preconceituosos, você quer dizer.
Adorei imensamente. Muito bom alguém que ousa despir certas modismos de suas máscaras de bom mocismo, ampliando o debate para o que de fato deveria ser essencial: que civilização é a nossa e que lugar os indÃgenas ocupam (e/ou deveriam ocupar) nela???
Filósofo dos higienistas, suposto douto da profunda sabedoria, Pondé o medÃocre, nos traz apenas uma celeuma idiossincrática na qual o preconceito é a chave. Acorrentado em seu comportamento anódino, não faz-se saber do que se trata a ideia de mobilização. Vá, alimente-se de tua frivolidade, esbalde-se em seu achismo. Sujeitar-se ao opróbrio fora sua escolha.
Não devemos nada? Desde a realeza européia que se sustentou da riqueza de várias civilizações amerÃndias da América latina, até os cientistas que a partir de conhecimentos ancestrais indÃgenas prosperam em suas pesquisas, esse filósofo de meia titica diz que não devemos nada?! Bem disse mais sabiamente Renato Russo: "quem me dera ao menos uma vez, ter de volta todo ouro que entreguei a quem, conseguiu me convencer que era prova de amizade, se alguém levasse embora até o que eu não tinha". /
Pague com seu cartão de crédito então...kkkkkk
Como sempre, perfeito!
95% da humanidade é tola e desnecessária.
Inclusive você.
A verdade é que os idiotas perderam a modéstia...a frase "A mediocridade só anda em bando" diz tudo. Parabéns pelo texto; pena que a maioria dos brasileiro lê, mas não entende o que lê.
Marx e Rousseau atrasaram a humanidade? Ãndios são sustentados por "nós"? Não devemos nada a eles? Nãosei onde o senhor se formou, mas sei que essas palavras imbecis, malescritas e sem fundamento foram publicadas apenas para acalentar oscorações e mentes vazios de nossa burguesia mal formada e acostumada comas opinões formatadas e prontas da "intelectualidade" midiática. Porém,caso essa realmente seja sua opinião recomendo leituras mais cuidadosassobre sociologia e antropologia
Exatamente! Pondé faz demagogia à s avessas, mas se traveste de politicamente incorreto para ganhar alguns pontos com a "zelite" inculta de nosso paÃs
Bem alguém lhe contou que você é bem formada e informada. Infelizmente você acreditou!
Sim, me formei em uma excelente universidade e faço mestrado na mesma em um curso da área das ciências humanas e como pessoa bem formada e informada que sou, posso dizer, não como esquerdista, mas como intelectual que esse artigo é um desfile de senso comum sem qq fundamento cientÃfico, polÃtico ou social. Lavagem cerebral? Acho que minha ótima formação me deu, antes, senso crÃtico suficiente para fugir do senso comum e do fetiche de parecer polêmico apenas para estar na mÃdia.
Rodrigo, preconceito não escolhe lado, e o Pondé é um baita preconceituoso.
Eu também não sei onde o Pondé se formou, mas eu sei onde VOCÊ se formou! Você se formou numa universidade brasileira, você é a cara dos cursos de pseudo-ciências humanas do meio acadêmico brasileiro, recheados de lavagem cerebral esquerdista.
Seu texto é estúpido, são pessoas como vc que pioram o mundo
Na vdd é uma dos mais sensatos e coerentes textos que já li neste jornal.
Ai! A dona da bondade apareceu por aqui, a deusa da justiça, já parou para pensar sobre o fato de você não conseguir melhorar nem a sua própria vida? Quanto mais a dos outros? Já parou para pensar que gente que nem você, que não tem o que fazer e fica criando meios de atrapalhar a vida dos outros, é que realmente pioram o mundo? Então comece a pensar!
pelo menos fazem algo para mostrar que estão lutando por algo e Você o que faz? Tem uma coluna na revista caras? Por que ao invés de criticar não elogia o pouco que o pobre povo do facebook faz O nosso IPOD, que nem seu como é nunca tive um e se tivesse não daria a eles, por que os nossos governantes ou jornalistas que tem acesso a eles são bem capazes de pedirem a eles para trocarem por uma espiga de milho. Façam algo ao invés de estarem mais do que
Vergonha alheia, sr. pondé, causada pela leitura de seu texto! Envergonha-me pensar que um professor de filosofia seja capaz de destilar tanto preconceito em suas linhas escritas nesse periódico... Isso não é ser polêmico, é realmente evidenciar ignorância acerca da humanidade e má fé! O senhor consegue desagradar qualquer bom senso e não há nada de positivo nisso. Perdeu boa chande de ficar calado! Creio que as redes sociais lhe darão as melhores respostas a esse ataque gratuito à solidarie
Caro Sr. Basali, talvez a resposta expressa nas redes sociais , seja o objetivo do articulista. Não é verdade ?! Nesse caso ele terá atingido seu objetivo. Interessante como as armadilhas são plantadas, não é mesmo ?
Para finalizar, devo ressaltar que Pondé e os karas do facebook estão errados. Pondé, pois tem medo deles e os vê como uma ameaça ao posto de "formador de opinião" que ele acha que é. A maioria de quem critica rede social como forma de manifestação tem a sua "rede social" como forma de manifestação, e fica enciumada de uma maneira infantil. Divã neles. Século XXI neles. E os do facebook porque alienados. Perdidos no fetichismo. Pobres coitados urrando suas limitações prepotente
"O poeta russo Joseph Brodsky no seu ensaio "Discurso Inaugural", parte da coletânea "Menos que Um" (Cia. das Letras; esgotado) diz que os maus sentimentos são os mais comuns na humanidade". O Datena fala isso todo dia no Brasil Urgente, só q citar poeta russo soa mais "cult".Sabe o que é tão medÃocre quanto tudo aquilo q vc vive chamando de medÃocre? Essa falta de respeito com os que vc considera intelectualmente inferiores a vc e essa mania de se esforçar pra ser "polêmico".
isso vale pros ateuzinhos modinhas de feicibuqui... se bem q a maioria que utiliza estes recursos pseudos-intelequituau são os mesmos..
Mas o restante do artigo está correto. Na década de 90, existia o fetichismo de consumir pele de animais, por exemplo. Hoje o fetichismo da pós-modernidade encontra-se entre os ambientalistas, ecologistas, essa gente besta que quer impor vegetarianismo a todos, equiparar animais de estimação a animais racionais, entre outras aberrações. Como todo fetiche, provém da alienação, que Marx e Freud descobriram, (Marx que vc criticou com muita impropriedade). É um sintoma da decadência de nosso tem
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Guarani Kaiowá de boutique Voltar
Comente este texto