Luiz Felipe Pondé > Guarani Kaiowá de boutique Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

  1. Tatiana Ribeiro

    Pobre pondé, não consegue nada além de tentar chamar a atenção com o politicamente incorreto, nem esforçando-se em ser mau é bom, pensa que ao chocar as pessoas com as baboseiras que defeca pelos dedos (por vezes pela boca) faz filosofia. É tão pueril, tão patético, tão inofensivo, o mais do mesmo. Tão triste contentar-se com a mediocridade da polêmica. Porque é só isso que esse sr. sabe fazer, polêmica. Pondé está para Filosofia assim como Magnoli está para a sociologia. Que constrangimento

    Responda
    1. JOSE LIRIO

      Sua análise e opinião estão tão vagas quanto a escrita. Generalizar o que não conhece, não é só ignorância, mas não te difencia das pessoas que formam opinião apenas com as manchetes. Parece até que você lê Veja e assiste Globo. Isso são pessoas que querem manifestar sobre o que não conhecem bem mas que querem conhecer, e também são pessoas que de fato estão se manifestando sobre o que conhecem. Já li mais conteúdo na sua escrita. Mas agora é moda falar do que aco

    2. Igor Barreto Estevam

      Cara Tatiana, pensei em escrever alguma,mas você já disse tudo o que eu queria dizer.Obrigado!

  2. Cláudio Padua

    Belo texto Condé, exibe bastante coragem e opnião em contraponto a perseguição ideológica, de patrulheiros hipócritas do politicamente correto, imposta a quem ouse pensar de forma diferente.

    Responda
  3. eurico

    Um eco orgulhoso ao que há de mais excrescente moralmente emsua época. Assassinato (cultural, inclusive), suicídio, respeito aooutro, nada importa, já que "o Bom Selvagem é delírio: índiossão preguiçosos, dependentes; procurem emprego! Nada há emsua cultura". Uau! Asua indignação (!): nomes de FB, esse sim grande problema. Ecoaseu leitor: adolescentes com deficiências fatais, nefastas,Guzzianas, no pensamento crítico. 'Umnível abaixo de perversão infantil' (W. A.)

    Responda
  4. eurico

    3 de 3: 19-apelo à autoridade 20-'non causae ut causae' tratar como prova o que não é prova) e a de sensacional nome 20- complexo do pombo enxadrista" (proclamar vitória, dando a entender que venceu a discussão, sem ter conseguido realmente apresentar bons argumentos)

    Responda
  5. eurico

    (ops! 2 de 3) 15-inconsistência 16-petitio principii (demonstrar tese partindo do princípio de quejá é válida) 17-plurium interrogationum (exige resposta simples aquestão complexa) 18-Red Herring (material irrelevante introduzido,para desviar a atenção e chegar a uma conclusão diferente)

    Responda
  6. eurico

    (Parte UM de DOIS)Um texto para ser usadoem escolas! Em "Vamos brincar de achar as falácias?": 1- homem de palha 2-espantalho 3-apelo à novidade 4- apelo ao preconceito 5- argumentumad lapidem 6- repetição nauseante 7-bulverismo 8- conclusãoirrelevante 9- generalização apressada (falsa indução) 10-egocentrismo ideológico 11- explicação superficial 12 -Falacia noncausae ut causae 13 -falsa dicotomia 14 -ignoratio elenchi (conclusãosofismática: falácia da conclusão irrelevante)

    Responda
  7. CharlesN

    Acredito que se no tempo do Collor tivesse facebook, ele teria ficado no governo por 8 anos. E nossos faces teriam ficado bem coloridos. Ótimo texto Pondé!

    Responda
  8. Marcone

    Bravo, Pondé! A opinião mais sensata sobre os "revolucionários" de sofá.

    Responda
    1. Marcone

      Meu caro Jankiel, o que você faz ou deixa de fazer só deve interessar a você. Agradeço muito por você ditar o que é ou não minha obrigação, mas fique tranquilo que dos meus negócios cuido eu, o que achas? Grande abraço.

    2. JANKIEL DE CAMPOS

      Ao invés de ficar reproduzindo preconceitos como você, eu fuipara a UFRGS estudar a questão indígena, me formei e passei noconcurso do Ministério Público. Os índios de 3 estados do paísconhecem bem meu trabalho, assim como os grileiros de suas terras.Nunca quis ser revolucionário, apenas quero que a Constituiçãoseja respeitada. É o que o Ministério Público no Mato Grosso doSul está tentando fazer, apesar da oposição de sujeitos como vc

    3. JANKIEL DE CAMPOS

      Você não faz nada mais que sua obrigação ao pagar seusimpostos e sustentar os "seus". Os jovens kaiowá se suicidamexatamente por não terem como sustentar uma família, graças aosgrileiros, que estão muito felizes com os seus comentários

    4. Mari Motta

      Pelo jeito Jankiel já salvou uma aldeia toda, né? rs rs

    5. Marcone

      Sim, acordo cedo de segunda a sábado para trabalhar pelos meus. Os meus impostos são pagos em dia, nunca caí na malha fina. No mais acho que cabe a mim - se há alguma lei que me obrigue a prestar contas ao senhor, desconheço. Só o que não faço é escrever "Guarani" no meu sobrenome no Facebook pra posar de "revolucionário". Abraço.

    6. JANKIEL DE CAMPOS

      Você já saiu do sofá para fazer alguma coisa pelos outros?

  9. Prestes22

    Ao vê-lo na TV pública, observava que esse cara fosse de erudição enganosa. Na FSP, percebo ser mais um narcisista mergulhado em citações que disfarçam um profundo descaso pqlas comunidades marginalizadas.

    Responda
  10. enobilioni

    Acho que esse texto merece ser denunciado como crime de ódio. O link é o denuncia.pf.gov.br

    Responda
  11. Carolaine Flechiá Tuxá

    (continuando índia tuxá) dificil viver num mundo como esse, que pessoas tratam a gente como se nos focimos bixos selvagens. Sim nos somos vitimas de redes sociais (falo isso por que já vi muitos casos) sim nos somos lindos, sim nos sofremos preconceito nas ruas. Olhe eu agora tenho mais uma prova que sofremos preconceito nas redes sociais, bom meu caro lendo seu texto me fex derramar lagrimas de tristeza, pois é triste viver em um mundo como esse, e triste tbm ve alguns comentarios abaixo /

    Responda
    1. Mari Motta

      Para estar usando internet, ser registrada nesses comentários (isso implica em ter cpf), escrever em bom p0rtuguês vc já está mais integrada na sociedade do que muitos dos "homens brancos" brasileiros, que em sua maioria são analfabet0s funcionais.

  12. Abralosojos

    Tenho vergonha de morar num país que concede à este senhor o título de doutor. Não há nenhum embasamento filosófico nem neste texto nem em nenhuma fala dele.Não há, aliás, contextualização histórica, ele simplesmente ignora a História! Desconheço doutores desta estirpe. Desprezo e forro a cama do meu cachorro com seus textos...

    Responda
    1. Marcone

      A cama do seu cachorro? Seu cachorro dorme em cama? Que absurdo! Tanta gente dormindo na rua e você sustenta seu cão com cama - e forrada de textos filosóficos... Estou chocado com a crueldade humana!

  13. C Alexandria

    Pondé indica falta de critério dos "facebookianos" pra definir uma causa. Acabam em modismos, distantes de sua realidade (luta segura, confortável), enquanto causas mais próximas são esquecidas. Ãndios querem terras que consideram suas, mas temos multidões de moradores de rua com os mesmos direitos. Nas metrópoles, a violência urbana mata "tribos" inteiras todo ano e tudo que fazemos é nos esconder. Há causas ainda mais graves, e os Kaiowá nada fizeram pelas nossas pra acudirmos às deles. /

    Responda
    1. Mari Motta

      Então me fala quantos índi0s vc salvou

    2. Miriam Prado

      As coisas chegaram onde chegaram exatamente por terem sido conduzidas por exploradores. Os índios foram despropriados desde o começo. E agora, quem poderá socorrer-nos de nossas próprias escolhas? Ainda vamos bater nestas portas pedindo sabedoria pra lidar com a terra e não muito distante futuro.

  14. Carolaine Flechiá Tuxá

    (Continuando aqu índia tuxá). Senhor Luiz peso que tenho mais respeito com essas tribos que estão passando por dificuldades. Agpora eu pergunto a você, Sane o que é ridiculo? Um filosofo postar para o mundo um texto absurdo como esse, como pode virar e dizer que ''Essas pessoas andam colocando nomes de tribos indigenas no seu "sobrenome" no face acham que índios são lindos e vitimas sociais. Eles querem se sentir do lado do bem". Eu sou índia com muito orgulhor e só nos índios sabemos como é

    Responda
    1. Abralosojos

      minhas lágrimas vieram também, querida. não acredite que a opinião deste pseudo filósofo é a de todas as brasileiras e brasileiros...

  15. Carolaine Flechiá Tuxá

    Não meu caro, eu não acho que seja ridiculo uma pessoa colocar o nome de uma tribo no seu perfil. Eu sou índia tuxá de Rodelas-Bahia, tenho 14 anos confesse que fiquei indignada com suas palavras, n fui de acordo com nada que foi dito no texto. Confesso tbm que suas palavras mecheram muito cmg. Até onde iremos chegar?! Por que um filosofo muito respeitado por todos teve a cara de pau de tudo isso.

    Responda
  16. enobilioni

    Completando Apenas para constar as redes sociais impediram um massacrede homens, mulheres e crianças indígenas. Mas você deve pensar que isso não tema menor importância não é mesmo. A crueldade como você descreve os povos originais é digna detristeza. Esse é um texto que incentiva o ódio, o preconceito e adesinformação. Duvido que sua mãe ficaria orgulhosa lendo isso.

    Responda
  17. enobilioni

    luiz felipe ponde. Me responda como uma pessoa com a suaformação consegue escrever um texto tão raso como esse. Apesar de citar nomes eescrever bem suas idéias são tão medíocres e simplistas como a maneira que vocêclassifica as pessoas que se permitem ir um pouco alem do óbvio. Alem disso éapenas uma opinião pessoal sem nenhum embasamento que se espera de um colunistade jornal. Isso é o que diferencia um jornalista de um simples leitor.

    Responda
  18. RC1988

    Na Bélgica um partido político muçulmano, chamado Sharia For All, tem planos de estabelecer, como o próprio nome diz, a sharia para todos os habitantes daquele país. E o europeu que rejeita essa "diversidade", esse convívio com outras manifestações culturais, o europeu que quer manter a sua cultura milenar é tido como "xenofóbico e racista" pelos mesmos indivíduos da esquerdinha vestida de lacoste que adotou o sobrenome "Guarani Kaiowá". Coerência é tudo!

    Responda
    1. Marcone

      Poisé, Rodrigo, concordo contigo. Mas cuidado! Daqui a pouco vão denunciar sua mensagem por criticar os "inteligentinhos" vestidos de Lacoste, alegando que você é contra os jacarés em extinção...

  19. Welington felix cavalheiro

    O Sr. Deve conhecer bem de banalidades. Seus argumentossão vazios o que os torna preconceituosos, beira o fascismo, a imposição de uma opinião que tenta por vias denegrir, suprimir e banalizar aqueles que pormotivos bem óbvios se solidarizaram posicionando em favor de umaetnia que a séculos vem sofrendo a opressão de um regime totalitário eabsurdamente excludente. Para o sr. deve ser banal índios atentarem contra aprópria vida. Você deve acredita que a sociedade branca é superior. /p

    Responda
  20. Renato Dias

    Para mim as últimas linhas delatam o caráter infantil dessa publicação, não chamaria de análise tamanha a superficialidade do olhar. Seguindo o espírito dessa mesma última linha, me parece que o autor teve alguma desavença tosca com algum facebookiano cujo sobrenome virtual forá alterado em função da causa.

    Responda
  21. VGogh

    O Pondé falou e disse tudo.Ãndio com televisão e pick-up Toyota já não é mais um selvagem.Cidadania neles!

    Responda
  22. André2

    Este é o filósofo dos temas inúteis, mas sempre mantendo o tom arrogante de dono do saber.

    Responda
  23. Janne

    A formação do Estado é alheia aos índios e os oprime, portanto, os índios não devem ter, de fato, nenhuma obrigação civil, salvos àqueles que desejam participar da vida civil por vontade própria. Fenômeno verdadeiramente ridículo e potencialmente perigoso é o da emergência e proliferação de sujeitos envaidecidos de si mesmos, embriagados de sandices que julgam ter bases intelectuais e disseminam seu dessaber e sua insensibilidade. Esses nos dão profundo pesar e nos desencantam do mundo.

    Responda
    1. Janne

      * Correção: como se à essa altura fossem obrigados à se integrarem...

    2. Janne

      Não me refiro à opinião sobre os que trocaram seus nomes no Facebook. São livres para o fazerem. Mas ter visão crítica sobre esse aspecto é legítimo. Não é legítimo o modo agressivo com que chama esses de debéis mentais. Não é legítimo o modo superficial com que trata os índios, como se à essa altura fossem obrigado à esse intregarem e à serem como somos: cidadãos com direitos e deveres sob poder do Estado. O Estado sob o poder do sistema, que é ancorado pelo mercado. Somos escravos do merca

    3. Janne

      Sem dúvida que é um processo irreversível. Mas o que eu contesto não é isso. Contesto é que os que ainda não foram submetidos nem querem ser submetidos a um processo que ainda é opressor de integração à sociedade global civilizada, como se ela fosse o éden na terra, sejam tratados de forma tão reducionista por um doutor pretensamente dono da razão. Em seu discurso nitidamente ofensivo ele simplesmente se esquece da história e dos valores humanos essenciais.

    4. Mari Motta

      Janne, já passamos dos anos 1500 e infelizmente grande parte dos índi0s brasileiros já foram aculturad0s. Não existe mais essa separaçã0 radical entre o mundo indígena e o do homem branc0 em 99% dos casos. Não adianta se vestir de índi0 para aparecer na tv e depois vestir seu jeans e camiseta e ir comprar activia no mercad0.

    5. Célia L H

      Já mandou a gaita pro Mato Grosso ou ainda tá só escrevedo discurso na internet?

    6. Janne

      Por comentários como esse, percebe-se que Pondé faz jus ao público que tem.

    7. Célia L H

      Os índios não devem ter nehuma obrigação social? Leia-se: o resto do povo brasileiro deve trabalhar, produzir e pagar impostos para que todos os índios vivam às custas do Estado a fim de se compensar sua opressão histórica. kkkkkkk..... ....comece doando o seu salário para os Guaranis, Dra. Jeane

    8. Célia L H

      uaahhh, Janne vc me dá sono!

    9. Janne

      Se você tivesse argumentado talvez tivesse alguma credibilidade. Não quero credito dos que nem sequer são capazes de argumentar e somente reconhecer uma referência num argumento e tomá-la como totalidade. É dessa gente que tenho medo. É essa gente que demonstra ser filhos intelectuais dessas aberrações cognitivas.

    10. RC1988

      A Janne é mais um pentelho falante da Marilena Chauí. Credibilidade zero para você!

  24. Janne

    Ãndio não tem pátria. A pátria é uma invenção emancipatória alheia à eles e que lhes foi historicamente opressora. Em nome da construção e emancipação da pátria é que se dizimou quase completamente as comunidades indígenas autóctones. O Estado, que se impôs à eles e os oprimiu desde que invadiu de forma brutal este continente, tem a obrigação legal e moral (já que a moral condiciona a vida civil) e o dever histórico de assegurar a soberania indígena das terras em que habitam.

    Responda
    1. Célia L H

      Ah jeanne, aproveite que você é tão 'intelectualizada' e leia o Capítulo VIII da Constituição Federal. Talvez aí você compreenda o que é uma constituição para os índios. É a única defesa contra o extermínio total.

    2. Célia L H

      Jeanne, honestamente, quem é você para falar sobre comentários ofensivos? Já esqueceu o que escreveu sobre o filósofo aqui mesmo nestes comentários? Se esqueceu, leia novamente. Você também cospe na liberdade de expressão. Especialmente quando patrulha pessoas que pensam diferente de você.

    3. Janne

      Vê-se nesses comentários, mais ofensivos que argumentativos, aquilo a que me refiro. À incapacidade de perceber as coisas além daquilo que está latente. Esse discurso que defendem como se fossem subjetivos, demonstram sua submissão cognitiva e intelectual à ideologia que sustenta esse sistema opressor. Não os ofendo, pois vocês próprios ofendem-se em seus comentários. Dignos de dó, pois a única liberdade real que podemos praticar é a liberdade intectual e vocês cospem na liberdade intelectua

    4. Marcone

      Kkkkkkkkk.... É, parabéns mesmo, Janne, eu endosso! Você deve ser uma líder de dar orgulho na sua tribo, digo, na sua comunidade.

    5. Célia L H

      É decerto você não é colonizada........não fala português (língua européia), não estudou em Universidade (instituição que os europeus trouxeram para o Brasil), não usa computador nem internet (invenções americanas) e nem defende o discurso politicamente correto (invenção da esquerda americana). Você decerto é uma mente completamente independente da cultura européia e americana.....Parabéns!

    6. Janne

      Eis a expressão de uma mente colonialista e colonizada. Se ao menos fosse capaz de sair do lugar-comum. O que é Constituição Federal para o índio? Sabe, deve ser recíproco, tive sono ao ler teu comentário.

    7. Célia L H

      Em que mundo vc vive? Já leu a Constituição Federal? Aliás, vc tem noção do que seja uma Constituição? Se soubesse, não escreveria tantas sandices. Já que os índios são apátridas, como você disse, o Estado Brasileiro não tem nenhuma obrigação legal para com eles. Muito menos de das terras. Helloooo!

  25. Janne

    Ao negativizar de forma simplória os que possuem transtornos e debilidades mentais revela-se desumano. Tivesse o mínimo de inteligência e sensibilidade saberia perceber que não se pode lidar de forma pejorativa e agressiva à essas tais debilidades e transtornos mentais, como se inferiorizasse àqueles que os possuem. Certamente que por isso é que não são inferiores nem ao senhor nem a mim própria ou a qualquer outro.

    Responda
    1. Marcone

      Kkkkkk... Desista, Jankiel. Evidentemente, não vou entrar numa discussão com pessoas do seu nível. Abração.

    2. JANKIEL DE CAMPOS

      Marcone, pq você não tenta ler um livro ou fazer alguma coisa além de espalhar seu ódio. Será que seu complexo de inferioridade vai permitir?

    3. Marcone

      Depois dessa, fiquei com pena do Tarzan...

  26. Janne

    Devia desfazer-se de seus diplomas, para não constranger as instituições pelas quais se formou. Comece por perceber quão deplorável é a forma pavorosa com que se refere às pessoas que são alvos desse emaranhado de barbaridades (não se pode ao menos identificar como artigo, não tem consistência para tal, é apenas a expressão opressiva e potencialmente perigoso de um ego inflado), associando seus comportamentos com intenções nitidamente ofensivas à transtornos e debilidades mentais.

    Responda
  27. Janne

    És uma aberração cognitiva, sensitiva e humana! Representante legítimo de toda uma classe de criaturas horrendas que nem se podem chamar medíocres, pois seria elevá-las a um patamar além de suas capacidades sensíveis e cognitivas. Não basta que se retrate publicamente. Devia desvincular-se da PUC-SP, primeiramente, pois é uma vergonha e um desgosto profundos para todos os que lá cresceram em sabedoria e ampliaram as suas perspectivas reflexivas e sensíveis.

    Responda
    1. Célia L H

      kkkkk....depois o Pondé é que é o arrogante!

  28. Taís Albina

    Só mais um na internet querendo fazer fama por escrever meia dúzia de ofensas exageradas contra qualquer coisa. Intolerância, preconceito e desrespeito minimamente estudados para chocar o leitor e conseguir atenção. Não caio nessa. Chame o próximo da fila, por favor. Ser ativista de facebook é "ridículo" e "medíocre", mas essa modinha de querer chocar sendo reacionário não é não? Aff... o cara já é um senhor de 3a idade e a adolescência ainda não passou! Apenas ignorem que ele pára!

    Responda
    1. martgomes

      Concordo! Ele tem problemas....só deixar pra lá...hehehe

  29. Guilherme

    Trouxeram Diogo Mainardi de volta do além-túmulo?

    Responda
  30. wemailrr

    Todos temos dificuldades em superar nossas carências ao longo da vida. Alguns têm mais e nem a acolhida de um grande jornal ou uma formação acadêmica em uma Instituição renomada resolve...às vezes até agrava rsrs

    Responda
  31. Adriana De Simone

    Fiquei chocada com o escrito desse imbecil. Como pode ser tão estúpido? Seus títulos todos, serviram para formar que espécie de pessoa?! Que jornal permite que isso, esse alguém que se considera inteligente, xingue de "estúpidos" aos que conhecem o mínimo da história do Brasil (e não é preciso ser graduado para isso) e que tem compaixão pela situação de opressão a que estão submetidas estas populações, cultura sagrada para os que tem um mínimo de critério. Que provocação é essa?!!

    Responda
  32. Sérgio Macedo Jr.

    vejo seu pensamento como preconceituoso, caro  Ponde. concordo com o fato de que mudar o sobrenome seja uma forma meio babaca de ativismo, que nao vai mudar nada a vida de quem quer que se esteja lutando por. no entanto, descordo com a forma com que generaliza o povo indigena. carater, bom ou mau, cada ser humano tem o seu. o que acho e que a luta deve ser pela preservacao da cultura, seja ela do indio, do negro,  do ocidental, do oriental... pra que se render a pasteurizacao?

    Responda
  33. Vivi

    As pessoas que adotam o sobrenome 'Guarani-Kaiowá'não tem,necessariamente, nada contra o processo de aculturação, nem ao fato dos índiosadotarem outros modos de vida. Mas, ocorre que os Guarani-kaiowás querem mantersua existência dentro do modo de vida que lhes é próprio. Neste quesito,torna-se "Guarani-kaiowá" é se posicionar em defesa da vida de seres humanosque lutam pela sua existência individual e coletiva.

    Responda
  34. Célia L H

    Gente, parem com tanto choro! O Pondé escreveu sobre os babacas do Face! Não disse nada demais sobre os índios! Parece que ninguém leu o texto direito!

    Responda
    1. Célia L H

      ehehehhe...já ouvi coisas muito piores sobre os índios. Quando você para de chorar por eles, vai ouvir também, Gustavo. Fique mais atento ao que acontece ao seu redor!

    2. Idomeneu

      Você consegue enxergar um palmo diante do seu nariz ou é muito difícil?

  35. Patricia Caristo

    Estupidez revestida de conhecimento. Triste quando um currículo poderoso, títulos e posições passam a ser aval p a defesa da desumanidade, do escracho, do desrespeito. Pena quando a liberdade de imprensa serve p/ legitimar o preconceito e a injustiça. Entre os q. singelamente resolveram colocar no seu sobrenome o nome da tribo ameaçada - na tentativa de defender 1 nação indígena, composta por humanos - e os que se levantam contra este ato simbólico existe muito mais que um simples juí

    Responda
  36. Paulo Oliveira

    Fico me perguntando: será que o Pondé ostentaria a fama que tem, ainda que ela seja pífia, com textos que não tivessem por finalidade suscitar polêmicas? Para um filósofo, esperar-se-ia um texto mais profundo e menos displicente. Vejo um respeitável abismo entre o burburinho suscitado por filósofos (os famigerados) e o suscitado por este colunista que se proclama filósofo e se ufana de ser conservador (sabe Deus o que ele quer dizer com isso). Vergonhoso, apenas isso.

    Responda
    1. Célia L H

      O Pondé ficou famoso por uma única razão: nadar contra a corrente politicamente correta e hipócrita que domina este país. Muita gente se dispõe a ouvi-lo pelo simples cansaço deste discurso infantilóide que se vê por todos os lados. Tal esse dos índios do face. É de morrer de rir!

    2. Danillo

      É o velho mito de Fausto (traduzido numa modernidade fluida e banal, claro).

  37. EVERTON FIGUEIREDO

    Me espanta um filósofo, escritor e ensaísta, doutor pela USP, pós-doutorado em epistemologia pela Universidade de Tel Aviv, professor da PUC-SP e da Faap, Concordo que quem reclama doem seu I phones, I pad's e I PHOD'S porém índio é índio até onde sei ele está ali como sempre. Os índios CORRUPTOS hoje, apenas aprenderam com quem? Gente Hipócrita, QUERO VER QUANDO PEGAREM SUAS TERRAS QUE É DE ONDE VOCÊ TIRA SEU ALIMENTO, MATAREM SUAS FAMÃLIAS, TE AMEAÇAREM CONSTANTEMENTE!!! E SIM EU QUERO VER!

    Responda
    1. Danillo

      E se vc resolve não concordar, mesmo que seja pra mudar uma vírgula que seja, já é tachado de "esquerdoide". Pensamento binário! Excelente! #genius

    2. Danillo

      Aliás essa aceitação é tudo, menos filosófica. A base da filosofia, ao menos a cartesiana, é o ceticismo. Ora bolas, aceitar tudinho assim, sem por nem tirar uma vírgula que seja, já beira o adestramento, o marionetismo.

    3. Danillo

      É o discurso mais fácil de ser produzido, e muito mais fácil ainda de ser assimilado. Juntando tudo com boas pitadas de "polêmica", está pronta a receita do ouço-exatamente-o-que-desejo-o uvir.

  38. Danillo

    Queria ver se fosse um zé-ninguém falando essas coisas, como iriam reagir. Mas como é um doutor pela USP, daí pode dizer o que quiser, confortavelmente protegido atrás de um título. Mas ele só diz o que os leitores desse jornal querem ouvir, então dane-se a História, a Antropologia, a Cultura, a Etnologia etc... Parafraseando Paulo Coelho, um raciocínio que cabe num tweet e num provérbio: "Os incomodados que se mudem!"

    Responda
    1. Célia L H

      Aliás, você é leitor do Paulo Coelho? kkkkkkkk

    2. Célia L H

      Honestamente Danillo, o Zé Ninguém e o Zé Povinho dizem coisas muito piores sobre os índios. O Pondé foi até bem light!

  39. Rolando

    Finalmente alguém teve a coragem de fazer um texto inteligente e que respeita os fatos reais sobre esse assunto.

    Responda
  40. Ricardo Flor

    O Pondé está ficando rabugento. o que mais tem é gente fazendo coisas estranhas hoje em dia, e cada um na sua, não prejudica ninguém, ninguém tem nada com isso. So os rabugentos ficam reclamando por que reclamam de tudo mesmo. Quanto aos exageros, vantagens e paternalismo aos ditos indígenas, concordo plenamente, mas isso é outro assunto. E o Pondé tem a característica de sofismar, sempre usando uma premissa óbvia para concluir algo nada a ver.

    Responda
    1. Patricia Caristo

      O texto não é de uma pessoa rabugenta, mas sim de uma pessoa extremamente preconceituosa, pretensiosa, que cita filósofos para legitimar seus absurdos. Fiquei estarrecida de ver como um dito professor universitário, pode ser tão equivocado. Mais estarrecida ainda por ver que a Folha mantém um articulista desse nível em sua Ilustrada.  Eu citaria Hitler para combinar com as idéias deste colunista. Vergonha alheia! Seu texto é um lixo.

  41. fernando

    o mesmo vale pros ateus modinhas de feicibuque.. ateu de butique...

    Responda
  42. mineiro

    rosseau e marx atrasaram qual humanidade? vá lamber sabão em higienópolis, filhão!

    Responda
    1. Fernando Silva

      e não é que rapidamente surge um exemplo do atraso... O COMUNISMO É UMA DESGRAÇA

  43. kramer

    Excelente artigo!

    Responda
  44. Caroll

    Seu discurso enfurecido serve também aos ngrs, portanto. Também, na minha visão, nada devemos a eles. Fatos acontecidos há mais de 120 anos já "caducaram" se formos seguir a lei brasileira. Então, que todos paguem seus impostos e vivam suas vidas sem ficar dependendo e exigindo benesses do governo. É isso? Mas, ainda acho que os indígenas precisam, sim, de uma decisão sobre suas terras, seu habitat. Para só aí poderem tocar suas vidas em paz como cidadãos brasileiros.

    Responda
  45. GILBERTO GALO

    SR Pondé o ridiculo/a tual é numa mesa de 6 pessoas , 5 estarem catando milho no seu brinquedinho, e a unica que nao está ... pegou no sono ... sinal que o desvario tecnologico, ANIQUILOU A CONVERSA DE GENTE ..

    Responda
  46. robertopacinoo

    Um país pode ser formado por nações diferentes. É o caso do Brasil. Uma das, são os índdios. Apesar de unidos, índdios respeitam as diferenças. Nunca vi índdio se infiltrar na mídia, com menos de 1% da população, representar metade da mídia, dos formadores de opinião e quase 100% dos bannqueiros. Muitos não sabem de qual nação é Pondé. Quando tem $$$ envolvido, juddeu se torna rurallista. O espaço que os índios ocupam, é equivalente ao que Israel ocupa no O.M. Viva Issrael e os Ãndios!!

    Responda
  47. RLM

    é assustador termos um formador de opinião como esse, financiado por universidade pública e beneficiado pela mídia inclusive televisiva, defender um ponto de vista tão preconceituoso, retrógrado, reacionário e vazio de argumentos. no palco em que vivemos, já pisado por tantas guerras e massacres, é urgente termos uma visão minimamente humanista e complexa, sob pena de repetirmos os mesmos erros com consequências ainda mais catastróficas. farei a denúncia desse autor às entidades competentes.

    Responda
    1. Patricia Caristo

      Concordo! A questão dos Guarani Kaiowá revela a discrepância de valores q. permeia nossa sociedade. Entre os q. colocaram no seu sobrenome o nome da tribo ameaçada, na tentativa de defender 1 ação indígena ameaçada e os que se levantam contra este ato simbólico existe mais que um simples juízo de valor. Existe a defesa de uma diferença social discrepante e aliciadora, que quer perpetuar-se ad infinitum, na base do individualismo, do egoísmo, do salve-se quem puder. O artigo acima é lixo puro

    2. GILBERTO GALO

      muito bom o artigo .... reflete o desa//stre atual da humanidade devas/tada por redes

  48. Márcio Neto

    Nem acredito que estou lendo um artigo tão bem escrito! Finalmente um colunista que não está preocupado em fazer concurso de quem é o mais politicamente correto. Parabéns e vida longa a essa coluna! Virei fã.

    Responda
  49. RC1988

    Esses defensores do "multiculturalismo" são engraçados! Nós não temos que nos "enriquecer culturalmente", a diversidade não é a "nossa força"? Não devemos repudiar a segregação étnica e cultural? Não devemos estar receptivos a manifestações culturais diferentes? E por que raios então que isso só vale para NÓS, e nunca para as minorias, que têm o "direito" de viverem radicalmente a cultura como bem entendem, isolando-se da nossa cultura ocidental e dando a mínima para o conceito de "diversida

    Responda
  50. jussa

    Nunca li algo tão reacionário e preconceituoso, esse colunista é um facista.

    Responda
    1. Fernando Silva

      E VOCÊ É UM ESQUERDISTA DESMIOLADO

    2. Célia L H

      Ai! Não exagera, vai!

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.