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  1. Crasse Média

    Ah, ia esquecendo, sr Conde. Descanso do feriado parece ter sido benéfico. Texto foi "pé-no-chão". Congratulações...

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  2. Crasse Média

    Como na iniciativa privada e no mundo real, os rendimentos devem estar atrelados ao desempenho. Difícil é explicar isto ao sindicato e ao ParTido, pelo menos aqui em SP.

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  3. Crasse Média

    Privatização/concessão de escola pública JÁ: não resolverá, mas melhora. Ponto negativo aos "interessados" é que deve ser mais barato que o custo mensal de Fundação Casa/Presidiários e afins ! Sindicato em SP só atende aos interesses (atenção!) ParTidários de um ParTido há muito tempo. A Educação...ora, a Educação !

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  4. Alex M

    A realidade é simples e cruel. Na época em que a escola pública era de alta qualidade, os alunos eram os filhos da classe média. Pobre não ia à escola. Hoje os pobres estudam por obrigação, com pais que não compreendem o valor da educação nem sabem qual o seu papel neste processo. Colocar nas costas do professor o fardo de, além do ensino formal, dar ao jovem a educação que não teve em casa, é injusto e ineficiente. Deve haver um apoio especializado, dado por psic

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  5. petê

    Gente. Por que botar a escola pública neste lugar. Ela precisa é de socorro. Há uma privatização da educação em curso. Por que o senhor, se é que lê estes comentários, não discute um engajamento parlamentar e popular em torno de maior verbas do orçamento para educação?

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  6. Stingray

    Recomendo a leitura do artigo: "Felizes, mas muito pobrinhos", de Clóvis Rossi (18/11), neste jornal. Está lá:"50% dos latino-americanos não alcançam os níveis mínimos de compreensão de leitura". Entre brasileiros, o índice é muito maior. Como já disse, se o aluno sabe que vai ser aprovado de qualquer jeito, por causa da progressão continuada, para que vai fazer silêncio e tentar aprender? Na Coreia do Sul, o aluno é obrigado a limpar sua sala antes de começarem as aulas do dia.

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    1. Morpheus

      Perfeito seu comentário, Patrick. Minha esposa, já cansou de ouvir de alunos e alunas "ah, fessora, prá que estudar se eu vô passar de qualquer jeito?" Como dissemos anteriormente, "doutores" pós-graduados em Harvard, com lindas teses e projetos, não têm e jamais tiveram qualquer contato com uma coisa chamada REALIDADE BRASILEIRA. Eu já vi projetos para o ensino básico daqui, baseados em estudos conduzidos há 10 anos entre UNIVERSITÁRIOS JAPONESES, pode isso? Tudo a ver, mesmo...

  7. Stingray

    Professor de verdade é aquele que está na escola todos os dias. Aquele que se formou e nunca deu aula não pode falar de professor. Eu não dou palpite no trabalho do meu mecânico, médico, dentista, etc. O que há aqui é um debate de ideias, não um conjunto de reclamações. Tenho certeza de que os professores que aqui comentaram gostam de ensinar, e se estão escrevendo neste espaço é porque ainda tem esperança de mudança, mesmo que isto aconteça no fim de suas vidas.

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  8. LPM

    Qdo terminei o curso normal, fui convidada para dar aulas em várias escolas e não aceitei pq. queria trabalhar em outra área e na iniciativa privada. Acertei em cheio, pq. seria péssima professora e nunca pensei em me acomodar. O que vejo aqui nas respostas ao artigo são professores acomodados, recebendo seus salários, mas reclamando da vida e de seus alunos e demonstrando uma enorme ineficiencia até mesmo para mudarem suas vida ruins e sem objetivo.

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    1. Morpheus

      Parabéns, opinião típica de quem não entende NADA sobre educação, está bem de vida e se acha o centro do mundo, bate palmas para o próprio umbigo. Então em sua "opinião", não, perdão, opinião tem, quem sabe algo do que está falando, em seu chute sem pé nem cabeça, quem aqui escreve e denuncia as péssimas práticas da Secretaria de Educação e do governo, é...como é mesmo? "acomodados...demonstrando uma enorme ineficiencia...". Patri cinha burguesa, ignorante e arrogante detectada

  9. Stingray

    O MORPHEUS MATRIX tem razão em tudo o que escreveu. Especialistas de gabinete não podem cuidar da educação, principalmente do ensino básico. Os professores são os únicos capazes de fazer isso, o problema é que nunca são ouvidos. É preciso parar também com este negócio de outros profissionais (que não são da área da Educação) quererem ensinar a professor o que fazer ou como ministrar aula. É preciso resgatar o respeito e a dignidade que o prof. tinha antigamente.

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  10. Stingray

    Não vejo professor dando palpite em trabalho de outros profissionais. Por que todo mundo se acha no direito de falar da escola pública ou dos professores? Em 1º lugar, os efetivos tiveram de passar em concurso público de provas e títulos para serem nomeados. Em 2º lugar, por que se diz por aí que a maioria dos professores é ruim? Por acaso estes que afirmam isso assistem às aulas para comprovar essa teoria? Quem quer opinar, apresentar projeto e afins tem de dar aula por pelo menos 1 ano. /

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    1. Morpheus

      Então Ó sapientíssima Lygia, guie-nos com vossa sabedoria: O que você é afinal? Faz o que da vida? Ganha e sobrevive, luta com os míseros, pífios R$ 1.200, R$ 2.000, mensais que um professor ganha? Enfrenta, todos os dias, 7, 8 classes, com 45, 50 alunos POR CLASSE, a maioria dos quais barulhentos, grosseiros, desrespeitosos e sem a menor vontade de aprender ou estudar o que quer que seja, que te impedem de dar aula aos poucos que estão lá para estudar? Tem algo além de críticas a oferecer?

    2. LPM

      Pelas respostas se avalia um aluno em uma prova. Aqui pelo nível das respostas é possível sim avaliar o nível de educação e conhecimento dos professores. Ah! e respeito não se resgata, se conquista ou se reconquista. É preciso muito trabalho, muita disposição e menos reclamação. Se eu me queixasse dos meus chefes, dos meu colegas e dos meu subordinados como vcs professores se quiexam de tudo ( e nada fazem), eu já estaria no olho da rua há muito tempo e procurando uma nova carreira.

  11. Pensador

    Caros, Esta ideia de salário associado à produtividade já existe a muito tempo. O problema é que o critério de produtividade é a porcentagem de alunos aprovados... Desta forma, os professores são "obrigados" a aprovarem todos para progredir (e ganhar uma miséria um pouco menor). Com isto, os alunos estão se tornando grandes energúmenos e a solução proposta é o uso de cotas nas universidades públicas, que mais cedo ou mais tarde sofrerão com o mesmo problema e aí...

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  12. Guterman Araujo

    Excelente resposta do amigo. Minha esposa é professora (raro exemplo que faz aquilo que gosta),mas ja nao aguenta mais. O Professor nao é mais EDUCADOR. Tem que ser "para-raio" para os mais variados problemas oriundos de familias desestruturadas. Sugestao para melhoras? Coloque em cada escola assistentes sociais e psicólogos e vera que o professor conseguirá trabalhar. A tempo: e um canal para cobrar diretamente os politicos ineficientes e DEMITIR SEM DIREITOS os corruptos e bandidos??????

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    1. Morpheus

      Falou bem, Guterman. O professor hoje, perde no mínimo metade da aula tentando manter um mínimo de disciplina, isso quando não é agredido verbalmente - ou pior. O Estado - interessado apenas em quantidade e nunca qualidade - tirou a disciplina, a motivação e a autoridade do professor e dos alunos, e transformou a escola pública em creche, depósito de jovens em geral oriundos de famílias desestruturadas. Os professores não têm condições mínimas para serem educadores, estão mais para monitores

  13. Geog.

    Todos nós somos responsáveis pela educação de uma pessoa. O problema começa quando transferimos pros outros. Até o açougueiro da comunidade é responsável. Somos individualistas e egoístas. Não se iludam, pois governo nenhum consegue educar um ser. Devemos nos unir para educar os jovens junto com a escola, pais e responsáveis. Educando-nos saberemos ter e ser um bom governo e exigir um país melhor.

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  14. alexandre_eng

    E o governo querendo acabar com a reprovação ... só ter reprovação a cada sei lá quantos anos...

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  15. Herdf

    Com as cotas para alunos da rede pública nas federais, essas escolas de baixo custo virarão um investimento furado, não garantem a qualidade, aprovação em cursos concorridos já não garantem hoje. Existem algumas boas públicas, mas já ouvi de colegas que colocam os filhos em escolas baratos, argumentos que são preconceito contra quem está na pública. Só a classe média na escola pública pode melhorá-la, pois vai cobrar qualidade, sem isso nenhum programa vai funcionar.

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  16. João Pedro

    E o problema maior ninguém falou: não é o tapa na cara que a escola pública levou. É o tapa na cara que nós levamos todos os dias dentro da sala de aula. Esse dói muito mais.

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  17. João Pedro

    A cada pouco volta a ideia de demitir o professor que não melhorar seu aluno. Se alguém realmente implantar uma e.s.t.u.p.i.d.e.z dessa, em menos de três anos não terá uma escola com professor. Sem condições de trabalho decentes a educação de primeiro mundo não vai chegar nunca.

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  18. João Pedro

    É complicado. Condicionar aumento de salários a desempenho é quase o mesmo que só dar aumento de salários aos médicos do SUS se os exames que ele pede para os seus pacientes, e o governo só libera para o ano seguinte, não demorarem.

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  19. Bene

    Prezado Gilberto D. é lamentável que os professores não tenham compreendido a sua sugestão. Mas o dramático é a insensibilidade das autoridades incapazes ou sem interesse em dar à população uma educação capacitante para a vida atual, e ao mesmo tempo promotora da elevação da qualidade humana das novas gerações. BICD - site vidaeaprendizado.com.br

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  20. pedro volpe

    A classe média é culpada por financiar com seus impostos uma escola ruim e não usa-la...??? Classe média e capeta...ah 2000 mil anos assumindo a culpa de tudo e livrando as pessoas de se responsabilizarem por suas próprias vidas...

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  21. SALES

    É preciso encontrar uma maneira de motivar o aluno. Ele tem de gostar do ambiente escolar e desejar estar lá. Quando isso acontecer o professor também se motivará e poderá até se empolgar ao ver o resultado do seu trabalho. Para isso, a escola tem de ser de tempo integral. Além disso essa escola tem de ter estrutura física e humana suficientes para integrar esportes, artes e tecnologias. Cada aluno deve participar de um esporte, de acordo com sua apitidão, ou praticar algum tipo de arte. /p

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  22. Mariana

    Dimestein é um mentecapto, que tece suas ''teorias'' do alto da Vila Madalena, acumula prêmios e títulos, mas nunca viveu o dia-a-dia brasileiro de fato. Devia escrever sobre o que sabe e não opinar sobre o que não conhece. Digno de pena.

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  23. Renato

    Tive professores memoráveis, no fundamental, no médio, na faculdade. Ironicamente, a maioria deles, principalmente no fundamental e no médio, eram odiados pelos alunos, pois "cobravam" demais. Mas credito a eles a possibilidade de progredir na carreira que sigo hoje. Tive também, obviamente, professores medíocres, que claramente não tinham capacidade de raciocinar na mesma velocidade e eficiência de um aluno empenhado em aprender. Esses, infelizmente, são maioria ainda hoje e corresponsáveis

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    1. Renato

      na situação precária que temos hoje em dia. Outro ponto é a educação recebida em casa... Se uma criança sente-se no direito de chamar os pais de imbecis (e afins), o que esperar do comportamento deles perante o professor? Meu filho um dia chegou para nós, na mesa do jantar e disse: "eu não vou comer tomates, pois tenho o direito de comer o que eu quiser". Foi a senha para ele tomar um sermão de meia hora, e nunca mais vir falar asneiras, aprendidas de coleguinhas criados por pais-bananas. /

  24. Luiz Andrade

    E olha que com o sistema de cotas para alunos de escolas públicas, há um motivo a mais para os alunos permanecerem nelas, onde não precisarão fazer esforço, onde não lhews será cobrado que estudem e aprendam, onde os únicos professores que conseguem transmitir algo são os doutrinadores.

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  25. Morpheus

    Sou professor há 27 ano e minha esposa também é professora. O problema NÚMERO UM do ensino público, são ESPECIALISTAS DE GABINETE. Querem opinar, buscar soluções, propor projetos? ÓTIMO!!!! MAS VÃO ENSINAR POR NO MÍNIMO 6 MESES EM ESCOLAS PÚBLICAS, SUJEM AS MÃOS, CONHEÇAM A REALIDADE!!! O que eu já vi de projetos INSANOS, completamente sem pé nem cabeça, nas áreas pedagógica, administrativa e de recursos humanos na secretaria da educação é brincadeira...comentários e artigos então...

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    1. Morpheus

      Não, querida Lygia: Sujar as mãos, pode ser com giz, sujar as mãos, em linguagem figurada, é pegar no pesado, encarar a realidade, ir à luta, fazer o trabalho duro que for necessário ao sucesso. Há inclusive uma campanha "porque se sujar faz bem". O que não dá mais para aguentar, é "pós-graduado" que só trabalha e frequenta gabinetes da secretaria da educação com ar condicionado, e tem horror a sala de aula. Conheço muitos casos assim.

    2. LPM

      Atenção para o ato falho: vc associa ensinar com "sujar as mãos". Deve ser difícil mesmo!

    3. Carlao

      ...concordo em gênero, número e grau !!

  26. Guapiaçu50

    Na realidade o problema é outro. Esses que estão indo para as particulares mais baratas também não se preocupam com qualidade. A maioria dos pais enxerga a escola particular como um oásis p/ a violência, drogas, etc. das escolas públicas. E o problema não é a progressão continuada, pois ela existe em quase todos países civilizados. O problema é que os pais não se responsabilizam em saber se os filhos estão aprendendo. Para eles basta passar de ano (como nossos pais também faziam). /p

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    1. Guapiaçu50

      Continuando, o que precisa mudar é o comportamento das famílias. Se antes passar ou não era indicativo de algum aprendizado, hoje isso não ocorre. Temos, como pais, que cobrar se nossos filhos estão aprendendo e não apenas olhar suas notas. O que acontecia antes, com alunos decorando matérias para passar e se esquecendo delas no ano seguinte, agora foi ampliado pois nem precisam decorar uma vez. A preocupação teria que ser com aprender e não com passar/reprovar um aluno.

  27. tadeu

    meus caros o problema é muito mais grave do que ficar descutindo mensalidades, pois com os salários pagos, quem vai querer ser professor e ajudar a formar o carater de meninos e meninas mal criados e ganhar R$ 1.200,00 por mês ? - somente incompetentes (raras exceções). O nosso maior problema é a formação a granel de desqualificados que são colocados no mercado de trabalho que ao invés de agregarem valor ao PIB agregam custos que colaboram na redução da competetitividade do país.

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  28. Eduardopg

    Acredito que, quando os canais de comunicação não funcionam ou não existem, deveriam fazer como no Chile em agosto. Estive lá naquela época e vi escolas fechadas, com portões bloqueados pelas carteiras e realmente os estudantes mexeram com os brios do governo. Viram o caso da menina de Santa Catarina? Quando alguém se mexe e enfrenta o corporativismo dos professores (mesmo com todas as ameaças), consegue fazer a diferença, não importa se é pobre ou rico. Falta isso nas nossas escolas.

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  29. Prof Alessandro

    "Nem ao menos se discute como os aumentos salariais deveriam estar condicionados a um melhor desempenho dos alunos". O problema, senhor, é que muitos dos nossos alunos estão ali obrigados, sem a mínima vontade de aprender. Se o senhor conhecer um pouco de educação saberá que o aluno é protagonista da sua formação, sendo o professor apenas um mediador desta. Agora, se o aluno se recusa a ler um trecho de um reportagem, o que o professor pode fazer?

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    1. gigio

      Um bom professor deve saber incentivar, para começar.Isso, mais sua dedicação e preparo transpareceriam na nota média dos alunos sob seu cuidado .Existem muitos professores despreparados e também desinteressados em melhorar seu desempenho.

    2. LPM

      Sim, vc tem razão, o aluno é o protagonista de seru aprendizado, mas o professor é o mestre, o incentivador, aquele que deve oferecer recursos e mobilizar todos os esforços para que o aluno sinta-se motivado a aprender. Esse é o papel do MESTRE, sem esquecer que o aluno é o mero aprendiz e vai gravar aquilo quer encontrar em seu MESTRE!

    3. Nelson

      Só um contra-ponto: a maioria esmagadora das crianças vão obrigadas para a escola. Mesmo se tratando de escola particular.

  30. Stingray

    Os problemas são tantos, que quero chamar a atenção para outra coisa: em MG aluno não pode ser reprovado na 1ª etapa do ensino fundamental (até o 5º ano), justamente no período de alfabetização, e depois o prof. da 2ª etapa do ens. fundamental e médio tem de se virar para ensinar a aluno que mal sabe ler (quando sabe), e não sabe as 4 operações básicas de matemática. Se o aluno sabe que vai passar de qualquer jeito, para quê vai fazer silêncio e tentar aprender? Progressão automática é bom?

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  31. cremilda

    Só o GD botar o dedo na ferida que já vem ataques pessoais. Ninguém quer discutir se ele está certo, já vão direto para os filhos dele. Vem também a choradeira e a falta escancarada da verdade: ninguém quer ser professor ? Imagina...Só ver os concursos para professores que são os mais concorridos...Vai fundo GD, o sindicatos da categoria deixam sim os governantes de joelhos e lambendo as mãos dessa turma que é dona da escola. Parabéns!!!

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    1. Márcio Ferro

      Os concursos são concorridos por professores (geralmente temporários ou contratados) que buscam efetivação, ou por professores já efetivos que buscam aumentar sua pontuação com o certificado. Faça um levantamento da quantidade de alunos matriculados nos cursos de licenciatura de qualquer universidade e constatará que a quantidade não é suficiente para garantir uma renovação dos quadros do magistério. Afirmo: "NINGUÉM MAIS QUER SER PROFESSOR!" PS.: Dê uma olhada nas pesqu

  32. Stingray

    Finalizando: quem tem o poder para resolver não quer resolver. Não vou nem falar da violência, mas sem um mínimo de disciplina, volto a insistir, não é possível ensinar. Alunos que só querem atrapalhar a aula não podem ser retirados da sala, não podem ser suspensos. E aí, como fica? Quanto aos professores, muito se diz que devem se especializar cada vez mais, mas, com carga horária elevada, sempre com trabalho a realizar em casa, e baixo salário, o que fazer sem dinheiro e tempo? Mágica? /p

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  33. Greg

    Os seus filhos estudam em escola pública? Ouvi dizer que não, que estudam no Porto Seguro. Por que vc não segue o seu próprio conselho e os matricula na rede pública?

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  34. Stingray

    O MEC só se preocupa com o ensino superior. Se o investimento fosse feito primeiro no ensino básico, não precisaríamos de cotas. O professor não pode ser responsabilizado por tudo. Existem psicólogos, assistentes sociais, médicos, dentistas, fonoaudiólogos. O professor não tem nem pode assumir as funções de outros profissionais. O correto seria haver uma equipe multidisciplinar na escola. Outra coisa necessária: Inspetor de Disciplina, sem a qual o Melhor Professor não tem condições de ensin

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  35. Márcio Ferro

    Caro Sr. Dimenstein, Não faça comentários de seu escritório acarpetado e climatizado... VÁ à uma escola pública da periferia da região metropolitana! Presencie e seja testemunha das condições nas quais o futuro do país está sendo preparado. Quanto aos professores, será que o senhor não percebeu (aliás, já percebeu!) que não existem mais professores? Não percebeu que ninguém mais se interessa por esta "carreira"? Não tenho medo de cobranças, pois faço minha parte, mas não

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  36. Stingray

    Não se pode entender a escola pública como depósito de crianças ou adolescentes. Classes superlotadas atrapalham o trabalho de qualquer professor, por mais que este esteja preparado. Os problemas da escola pública estão diretamente relacionados às péssimas condições sociais do país. Os alunos precisam passar por exames físicos, psicológicos, laboratoriais e odontológicos regularmente para detectar doenças e tratá-las. Aluno com problemas de saúde pode ter bom rendimento escolar? Reflita. /p

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  37. carlos

    Não é só a escola pública que não funciona. O estado brasileiro não funciona. Sem metas ou cobança de resultados concretos, aliados a famigerada estabilidade no emprego nada funciona. O segredo para ser primeiro mundo é fazer o estado funcionar e, para isso, choque de gestão. Não cumpriu metas? Rua. A melhor motivação para um servidor é a possibilidade de ser demitido. Como estamos hoje, o melhor seria o estado pagar escolas particulares para os alunos pobres.

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  38. Akaki Akakievitch

    As escolas privadas são horríveis: meu filho mais velho estuda em uma caríssima em que não há aulas em laboratório. Ocorre que ele passou as primeiras fases da olimpíada nacional de Química e pode ter sido classificado para a final a qual envolve, precisamente, a realização de uma experiência. Fora isto, a biblioteca é rizível, o professor de literatura indicou a versão resumida de Os Miseráveis, em vez da versão integral, não há aulas de artes, nem de música e a educação física...

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  39. cesp

    Acredito que o missivista deveria ler os livros; Vida e morte do grande sistema escolar americano de Diane Ravitch e "A Escola dos Bárbaros", de Isabelle Stal e Françoise Thom, antes de emitir esse tipo de opinião...

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  40. Leonardo Gusmão

    O país não investe na educação de base, quero dizer, especialmente na escola pública, então "tome-lhe" cotas e cotas no ensino superior.

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