Hélio Schwartsman > Retrocessos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ana Lucia Magalhaes

    Ensinar Ética não torna o sujeito ético. Mas o quefazer com quem sequer ouviu falar no assunto e acha certo levar vantagem? Bomse nascêssemos e crescêssemos em meio a valores, que soubéssemos a diferençaentre os conhecidos (de uma elite) pares filosóficos bem/mal, justo/injusto,certo/errado. Se assim não é, o jeito é colocar na cabeça dos garotos. Tenhosido feliz em minhas aulas de ética. No início, uma postura generalizada dopensar em si. Depois de discussões, começam a questionar.

    Responda
    1. Ana Lucia Magalhaes

      Complementando: será que não vale a pena investir em aulas assim? Claro que não falo das velhas aulas de Moral e Cívica, mas de colocar os jovens diante de pequenos dilemas éticos com os quais eles convivem rotineiramente. E porque não solicitar que resolvam, metodologicamente, a partir dos mais simples, outros de complexidade maior? O que precisa, isso sim, é ensinar professores a ensinar. Com idealismo, mas sem ideologia, sem elas quais forem.

  2. WALNOR MIKILITA

    Sr. Hélio, o jornal pelo qual o Sr. escreve deu muito mais sustentação ao Governo Militar do que a ARENA, que na verdade era sustentada pelo Governo. Tentar imputar à ARENA os atos isolados do Governo Militar é o mesmo que acusar o Flamengo pelos atos isolados do goleiro Bruno a sua amante. O que a instituição tem a ver com atos isolados de seus integrantes? Ainda mais a instituição renovada e num regime aparentemente democrático?

    Responda
    1. WALNOR MIKILITA

      Então o Sr. Hélio é a favor de uma supremacia de esquerda, através de prepotência e abuso de seu poder de imprensa quer cercear o direito de pessoas manifestarem suas ideologias através da democrática criação de um partido? Bastante tendencioso. Então se alguém quiser militar na política livre do Brasil, tem que ser de esquerda, pois jornalistas como o Sr. achincalham tentativas de ideologias opostas a sua? Sr. Hélio, a ARENA é uma realidade e terá que conviver com ela.

  3. Célia L H

    Não vejo nenhum retrocesso na volta da Arena. Quer coisa mais arcaica do que o discurso de um PC do B, de um PSOL ou de um PSTU? Não se olvide que tais partidos ainda hoje se alinham a ditaduras como a da Coréia do Norte e Cuba.Se os jovens querem a volta da Arena, deve ser porque os ideiais da esquerda não seduzem mais ninguém que tenha acesso a um mínimo de informação. Democracia é isso aí. É diversidade. 

    Responda
    1. Jose Antonio

      Se esses jovens decidirem tambem voltar aas cavernas podemos considerar diversidade? Nao creio. O mesmo se aplica a arena.

  4. Leopoldo de Dorinha

    Não há nada de espantoso nisso: 1º - partido político é um negócio super rentável: tem direito a verba do fundo partidário, acesso gratuito ao rádio e TV e pode vender tudo isso e participar de alguma coligação para mamar no Estado. Então a gurizada aproveitou esse argumento direitista ridículo para , no fundo, levar vantagem. 2º - O senado...ah, o senando....pra que serve o senado mesmo?

    Responda
  5. Guapiaçu50

    Sobre ensino de ética e moral, como disse bem o articulista, isso é totalmente desnecessário. Se fosse útil para alguma coisa nossos políticos seriam bem melhores do que os que temos, pois a grande maioria deles estava na escola na década de 70 (algo entre 45 e 60 anos de idade) e, portanto, tiveram muita aula de educação moral e cívica.Acho que não serviu para muita coisa......

    Responda
    1. Ana Lucia Magalhaes

      Aquilo não era Ética, era Moral e Cívica, muito mal dados, por sinal.

  6. Guapiaçu50

    Sobre a possível volta da Arena, acredito que a posição do articulista não é contrária a existência de partidos de direita. O problema no caso é a motivação pela recriação daquele partido (que para quem acompanhou os últimos 30 anos de política sabe que ele se dividiu em PFL/DEM e PR). As pessoas envolvidas consideram que a Arena fazia tudo do modo que deve ser, mesmo seus exageros. São pessoas, portanto, com sério desvio de conduta. Em tempo, ainda temos partidos de direita, apenas são frac

    Responda
  7. Stingray

    Português e Matemática são matérias imprescindíveis. Estas não contam. Diante da quantidade de disciplinas no ensino médio, se o aluno não puder escolher as disciplinas que quer fazer, levando-se em conta o perfil dele, como nos EUA, não haverá como encaixar tantas matérias na grade curricular. Não adianta entulhar o aluno que quer fazer Engenharia e que é ótimo em Física e Matemática, p. ex., de filosofia, história. O mesmo se dá com o aluno de Direito ou Letras, não pode ter 3 aulas de Fís

    Responda
  8. Stingray

    Por fim, não vejo também muito cabimento em ensinar "Cidadania Moral e Ética", como disciplina obrigatória. Com tantos maus exemplos de políticos corruptos, novelas que só ensinam o que é antiético, desleal e que se deve trair o tempo todo, vai ser uma perda de tempo. O Latim, por sua vez, pode melhorar o raciocínio, ajudar no entendimento do Português e servir futuramente p/ alunos da área da Saúde e também do Direito e do Jornalismo.

    Responda
  9. Márcio Coritiba

    Se existe o PT, PC do B, PCB, PSTU, PSOL e PCO... que propagam idéias escabrosas. Por que a ARENA, nos termos da leis, de maneira Democrática e Legitíma não pode EXISTIR?Vejo em seu comentário, o tal "p/r/e/conceito"... Vai incomodar bastante o Brasil, FINALMENTE ter um Partido Conservador.Deixe acontecer Sr. Hélio, para o bem da Democracia. Ou o Senhor prefere esta "supremacia da esquerda"

    Responda
  10. Stingray

    Continuando: é preciso criar uma equipe multidisciplinar nas escolas, com a participação de assistentes sociais e psicólogos. Quanto ao partido que pretendem criar, não vejo como isso dar certo, mas sei que eles defendem a volta do ensino do Latim, que acho importante, pelo menos, no ensino médio, que deveria ter o currículo adaptado às necessidades e ao gosto do aluno, como se dá nos EUA. Para o aluno que tende p/ a área de Exatas, não cabe ficar insistindo em disciplinas de outras áreas, p

    Responda
    1. gisele gandin

      Concordo que deve haver uma reforma no ensino brasileiro, mas acho que esta está relacionada à qualidade dos profissionais e do ensino. Quantos engenheiros não cometem erros crassos de ortografia? (isso sem mencionar os referentes a conjugações). Quantos médicos não entendem noções simples de álgebra e estatística? Quantas pessoas com ensino superior neste país leem mais do que 30 livros por ano? E não me falem em falta de tempo, porque pra assistir futebol, novela e BBB todo mundo arranja.

    2. gisele gandin

      Discordo totalmente. Alunos que tendem para a área de Exatas não devem aprender Português, História, etc? Como saber pra qual área a pessoa tende se ela não tiver acesso a todas? Nos EUA eles fazem aprofundamentos. Alunos que tendem para a área de Exatas aprendem um pré-cálculo já no Ensino Fundamental (coisa que acredito que não aconteça em nenhuma escola brasileira), mas todos os outros estudantes aprendem as mesmas matérias de Matemática que um brasileiro.

  11. Márcio Coritiba

    Hélio, E se a ARENA não pode voltar, por no passado ter apoiado o Governo Militar, gostaria que vc fosse "justo", então e numa próxima coluna, escrevesse sobre partidos que propagam ideologias assassinas como o Comunismo, sobre partidos que apoiam grupos terroristas como as FARCs e o Hamas.. Ah partidos, que cultuam assassinos como Che Guevara, Stalin, Mao, Lenin... Pode escrever?

    Responda
    1. Márcio Coritiba

      Este pelo nível dos comentários e da argumentação, deve ser do PCO e fã da Coréia do Norte.Lamentável !!!Agora tenho que rir com os clichês, que balbuciam os robotizados: Mídia Imperialista, Sistema Capitalista, Burguesia, Revista Veja, PIG...ahahahahaha... são programados para 1+1, se mudar para 1+2, já ficam perdidinhos...

    2. Célia L H

      Acertei no alvo, não foi José Antônio? kkkkk..... Já fez suas orações hoje para o Santo Che? Ah, tente novamente, seus comentários ainda estão em um nível muito baixo...kkkk

    3. Jose Antonio

      Voce que deveria se informar melhor pois teu comentário que teu cérebro ja era. Foi consumido pela midia imperialista e a massa cinzenta foi substituida por algo cinzento mas sem massa. E voce estava em Cuba durante a revolução? Nao seja preconceituosa e obtusa e vai estudar historia mas com H e nao sem ele. O q vc acha e um troço de m.... na rua da na mesma para mim, por isso vai julgar os comentários do compadre do teu padrinho por nao ter te dado educação adequada.

    4. Célia L H

      Quem te contou que Che Guevara foi um herói e não um assasino frio? O Fidel? Você acreditou, não foi, e nem questionou. Você já parou para pensar que você acredita em um mito? Tipo Papai Noel dos comunistas? Você estava em Cuba quando houve a revolução? Procure se informar melhor... Ah sim, e melhore o nível dos seus comentários. Esta muito baixo.

    5. Jose Antonio

      Vc esqueceu de dizer q os comunistas tbem comem criancinhas. Nao da mesma maneira que os padres, eles comem pela boca segundo te fizeram crer a midia imperialista. Teu comentario eh fundamentalista pois comunismo e capitalismo sao sistemas socio-economicos e os responsáveis pelos crimes cometidos em nome dos dois sao seres humanos. Alguns da tua lista foram ditadores, assim como ha no capitalismo, mas p/falar de Che ze manes como vc tem q lavar a boca, pois vcs nao valem a m.... q ele defeca

  12. Stingray

    É preciso salvar a escola pública. Ela tem salvação. Basta vontade política, coisa que não vejo. Já dei várias sugestões de como fazer isso. Reformar as escolas, criar laboratórios, incentivar a pesquisa, remunerar dignamente os professores, criar o cargo de "Inspetor de Disciplina", enterrar a progressão continuada e a dependência, informatizar todos os serviços acabando com o diário de classe, fazer exames médicos, odontológicos, laboratoriais e psicológicos nos alunos regularmente.

    Responda
  13. Márcio Coritiba

    Hélio,Seguindo sua lógica critíca, que diz que: É um absurdo a ARENA voltar, por ter dado apoio ao Militares, pergunto:- Não é um Absurdo MAIOR, mas MUITO MAIOR mesmo:- Nós termos 2 partidos Comunistas? Visto o Comunismo ter sido a ideologia que mais matou e que continua matando Seres Humanos em toda a história?Vc não acha um Absurdo Maior, existir o Tal PCO ? Que apesar de ser um partido insignificante em tamanho, propaga idéias como: Perseguição a Católicos, Ditadura do Proletariado, Aborto...

    Responda
  14. Júlio Dalcin

    O que precisamos mesmo, é de no máximo 05 partidos. Tá uma palhaçada, refroma politica já.

    Responda
    1. WALNOR MIKILITA

      Que tal um modelo com um partido de esquerda, um de centro-esquerda, um centralista, um de centro-direita e um de direita? Acho justo. O de direita, lógico, a ARENA. Hoje temos 13 partidos de esquerda, 15 centristas e um que não sabe o que quer, que é o DEM. Nenhum partido de Direita. Não há contra-peso na balança. A ARENA vem pra equilibrar um pouco isso tudo.

  15. Dinho

    Quanto à Cidadania, Moral e Ética, pago para ver. Vamos ensinar valores morais a jovens ao mesmo tempo em que estiimulamos a competitividade? Vamos ensinar a ética do Mensalão? Vamos ensinar conceitos de cidadania à la Salvatore Cacciola? Isto nos modificará para melhor? Já quanto à ARENA, tudo bem, afinal nestes tempos de MMA o congresso é o octógono da sociedade brasileira. Eles lutam por prêmios, emendas, vantagens, o tempo todo.

    Responda
    1. Ana Lucia Magalhaes

      Competitividade e Ética não são incompatíveis!!!

  16. Eustaquia

    Clube dos cinquentões irados....

    Responda
    1. Jose Antonio

      Esse eh o argumento mais inteligente que vc tem? Volte para o clube dos ze manes de onde voce nao deveria ter saído!

  17. carlos

    Concordo, mas, infelizmente no brasil, o ensino fundamental assim como todo estado brasileiro não funciona. Vivemos num estado de terceiro mundo, onde os agentes tem muitos direitos e poucas obrigações e responsabilidades. Para salvar de imediato os milhões da alunos que não aprendem nas escolas públicas, seria necessário os governos pagarem escolas particulares para os alunos pobres, assim como fazem os professores das escolas públicas com seus filhos.

    Responda
  18. davilsonbr

    O melhor professor é o exemplo! Fariam melhor nossos queridossenadores, se trabalhassem mais, estudassem mais sobre políticaspúblicas, fossem mais honestos, integros, menos corruptos e tivessem moral e carater! A carência de bons exemplos e ídolosespecialmente na política, é que gera a frustação, desesperança e omenosprezo pela função pública, suas leis e o proprio país! Fariam muito mais pelos estudantes se os caros senadores apenas seguissem e cumprissem as Leis pura e

    Responda
  19. kekinho

    Excelente comentário Rivaldo concordo com você em número , gênero e grau. Precisamos chegar no Congresso com 1 milhão de assinaturas para aprovar ... VOTO FACULTATIVO JÃVOTO FACULTATIVO JÃVOTO FACULTATIVO JÃVOTO FACULTATIVO JÃVOTO FACULTATIVO Já

    Responda
  20. pedro volpe

    você tem toda razão.

    Responda
  21. Jose Antonio

    Concordo totalmente! Essa "juventude" ja nasceu inútil e retrograda. Mas isso nao nos surpreende pois esse grupo de alienados ainda é fruto da repressão e lavagem cerebral da ditadura militar. Resucitar o ensino de "moral civica" deixa evidente aqla mentalidade estreita pregada na ditadura. So esta faltando tornarem obrigatório o ensino de religiao (catolicismo) nas escolas para q toda sociedade brasileira retorne `a epoca das trevas

    Responda
    1. Ana Lucia Magalhaes

      Ninguém nasce inútil e retrógrado, mas com capacidade quase ilimitada para aprender. Basta que se utilizem métodos certos.

    2. Jose Antonio

      Rivaldo, para teu conhecimento os livros de Paulo Freire foram traduzidos em varios idiomas e por incrível que te possa parecer ele eh mais reconhecido la fora do que aqui. Por que sera? Na minha opiniao eh pq em nosso pais o sistema de educação tem falhado em educar e formar o cidadão apropriadamente. Sinto muito em ver que vc eh um desses ze manes q nao conhece as obras de Paulo Freire.

    3. Jose Antonio

      Bruno, vai ler a veja ou a biblia se voce nao tem capacidade de raciocínio. A tua opiniao e um monte de m.... para mim da no mesmo. Qdo vce tiver uma opiniao baseada em argumentos logicos volta pois o teu disco esta em branco seu ze mane!

    4. Rivaldo Riveiras

      É, mas seguir o Pailo Freire todo mundi segue....

    5. Bubu

      Hahaha eu tenho que ler essas coisas. Muda o disco.

  22. davilsonbr

    O melhor professor é o exemplo!!! Fariam melhor nossos queridos senadores, se trabalhassem mais, estudassem mais sobre políticas públicas, fossem mais honestos, integros, menos curruptos e tivessem mais moral e carater!!! A carência de bons exemplos e ídolos especialmente na política, é que gera a frustação, desesperança e o menosprezo pela função pública, suas leis e o proprio país! Fariam muito mais pelos estudantes se os caros senadores apenas seguissem e cumprissem a

    Responda
  23. JefersonJr

    Beleza de análise. Concordo integralmente.

    Responda
  24. Rivaldo Riveiras

    A Arena, perto do partido no governo era coisa inofensiva, um bebe perto de um trafic@nte de m0rr0. Retrocesso é sustentar a ditadura do nove dedos. Retrocesso é ver o partido da ética fazer ato de apoio ao Dirceu. Retrocesso é a manutenção desse imenso curral eleitoral baseado em esmolas e c0tas. Retrocesso é ter que usar o SUS e por filho em escola públlica. Retrocesso é ver paulista votar no Tiririca. Qualquer mudança é bem vinda, até a volta da A

    Responda
  25. Mauro

    No espectro político do Brasil atual, somente a esquerda pode ter voz. Quantos partidos "socialistas" ou "comunistas" o país tem hoje? E estamos melhor por isso? A economia cresce num ritimo compatível com o que o país precisa? As práticas políticas melhoraram? Temos menos corrupção? Já está mais do que na hora de termos a representação da direita (democrática, liberal, que defenda o cidadão contra o estado) em ação.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.