Hélio Schwartsman > O discurso do PT Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parabéns Helio! Outro ótimo texto.
Uma vez o Paul Krugman escreveu algo como "não sou particularmente admirador do Partido Democrata. Acho que estão errados muitas vezes e entre eles há gente francamente desonesta. Mas sei também que não é uma usina de mentiras, falcatruas e hipocrisia como é o Partido Republicano". Mutatis mutandis, é o que acontece por aqui, com agravantes: aparelhamento do estado, incompetência administrativa, absoluta ausência de autocrÃtica e, last but not least, o cultivo do voto do ignorante e do paras
Aliás, este eufemismo de 'ajudar financeiramente' foi chamado de outra coisa no Supremo!
Hélio, gostei de sua análise. Só não concordo quando você envereda pela tese de que o Dirceu "ajudou financeiramente" os chefões de outros partidos por ser menos danoso para a administração pública. Isso é conversa para boi dormir. Convenhamos, Dirceu nunca pensou no Brasil, pensou sim na hegemonia petista a qualquer custo!
Tudo pelo poder e permanência nele. Esse é o p.t.
Mas que coisa lamentável este texto. Até poderia começar a escrever sobre a real natureza do PT, mas não vale a pena. Melhor deletar a coluna das que leio eventualmente.
Um exemplo da diferença de tratamento envolvendo governo e oposisão,é boicote a revelação de documentos da privataria tucana,que mesmo com esses documentos,parece que ninguém na imprensa se importa,e nesse caso,cabe somente à acusação o ônus da prova,o que foi invertido no caso do mensalão.Se não há um meio 100% seguro de provar que as contas dos tucanos em paraÃsos fiscais são ilÃcitas,existe menos de 1% de provar que são lÃcitas.Ninguém se importa,crucificar o P.T pra quê?E pra quem?
Caro Hélio, bom dia ! Em que pese sermos homónimos, concordo com apenas 50% do que disse. A DEMOCRACIA e a GOVERNABILIDADE tem seu alto preço. O preço de se aproximar do DIABO e de se distanciar de DEUS. Hélio, o datafolha fez uma pesquisa a respeito da honestidade do brasileiro, o resultado foi sintomático e triste. A corrupção e a robalheira está acima e abaixo da linha de BrasÃlia.
Concordo com muita coisa no texto,menos quando defende que a imprensa dá ênfase a julgamentos polêmicos quando no tempo em que este acontecem.Não é bem assim,o bombardeio em qualquer caso envolvendo o P.T,é feito com bomba atômica,enquanto que para a oposição não passsa de uma biriba,e com o agravante do morde e assopra.A indignação com esse tratamento diferenciado,cria monstros de revolta,que chega ao absurdo de defendermos o partido,mais por estranharmos a omissão em relação ao outro.
Parabéns!! O texto mais lúcido que eu já li sobre o assunto. É para guardar e ser lido antes das eleições.
Hélio, realmente uma segunda e atenta leitura aclarou a pertinência do que você escreveu sobre a "estratégia de cooptar deputados com pagamentos diretos" que "introduz um desvio das rotas institucionais que não é muito compatÃvel com a democracia" na qual "os métodos importam", pois  "Administrações, afinal, são transitórias, mas as instituições ficam. " Assim, a eficiência eleitoral petista mostra ainda um partido vivo, embora mortalmente comprometido, com essa notoriedade
Muito bom artigo, com uma reflexão ponderada e honesta sobre os fatos.
Hélio, que a cera do ouvido dos cretinos se derreta com suas palavras! e que aquecem minha esperança. falou tudo.
... havia apenas umdiscurso sedutor de engana-bobos, muito eficiente, mas completamente falso.E que ainda hoje perdura, pois o PT ainda tem discurso e votos, porquetolos não faltam e nunca faltarão. Mas a mentira é a mesma de sempre, e o PTcontinua sendo o maior engodo da história da polÃtica brasileira.
santa ingenuidade, Batman! alguém ainda acredita em histórias da carochinha?alguém acha que alguma vez na história do PT a bandeira da "Ética"não foi, desde sempre, uma estratégia de poder? querer pensar diferente é admitir o impensável; que os petistas acreditavam "de verdade" em ética na polÃtica mas que se corromperam com o poder!Os tais "princÃpios", o radicalismo intransigente de "ideais" puderam, sim, encantar alguns sonhadores, mas se ilude quem quer;...
Em primeiro lugar parabens ao articulista. O PT, na epoca de sua criação foi o melhor partido pelo seu estatuto. Reunia as maiores cabeças da esquerda Brasileira e alguns semi-analfabetos que sabiam reunir uma multidão de insatisfeitos e conseguiu organizar as esquerdas num conjunto de ideias. Com a assunção dos malfeitores, que hoje estão sendo julgados e com a saida dos éticos, virou um pARTIDO, com p minusculo onde todos a sua volta só pensam naquilo...........$$$$$$$$$$$$$$$$$
Quanta lição de moral deste senhor . Ele tem resposta para tudo e sempre o erro é de quem , lógico que é do PT . A direita não erra , a mÃdia é limpa e o conservadorismo que domina o Brasil a séculos é o guardião dos bons costumes . Quando eu crescer quero ser igual ao Hélio Schwartsman , que sujeito legal e bondoso .
Falou, falou e só disse um lado da moeda, porque não diz a verdade, verdadeira? de que os formadores de opinião, sempre foram contra o único partido verdadeiro, pois jamais pensaram em abrir mão das capitanias hereditárias e deixar a miséria alastrar pelo Brasil afora, afim de que os mesmos reinassem sempre. diga como foi montado o debate com o color pela rede bobo e por vai. porque os formadores de opinião nunca levaram a fundo o instituto da reeleição? .
Amacie o Fone - o outro lado da moeda é mais feio que este. O PT é e foi como vc fala o unico partido verdadeiro, o "pobrema" "cumpanhero" são os petistas, pois o partido, por nunca ter tido uma base politica e tecnica, sorteou seus cargos entre os semi-analfabetos como seu chefe mor e deu no que deu, só neste governo da presidente Dilma 8 Ministros sairam por "bom comportamento" e os maiores gurus do Petismo, foram condenados e outros ainda o serão, por 8 Ministros dos 11 indicados pelo PT.
Caro Hélio e leitores: Ainda vi um pouquinho do gov.Getúlio Vargas na infância; sua morte também. Depois uma confusão polÃtica no Brasil! Ufa! Enfim JK - BrasÃlia que "maravÃlia"! JQuadros = renúncia!!! Xiii - Jango=>comunista/simpatizante o q vai ser agora? Generais no poder (não podia nem falar palavrão na rua; falar mal do governo então!!! Dops já). Depois aparece um sujeito barbudo em carroceria de caminhão falando contra tudo e contra todos;mas o PT nunca me enganou não! Graças a Deus!
Hélio, bom dia !  Em que pese sermos homónimos,tenho apenas a concordar com 50% do que foi por ti dito. Devo ressaltar que a DEMOCRACIA e a GOVERNANÇA tem o seu preço, principalmente quando não se tem uma maioria absoluta no legislativo. Isso não significa que devamos " vender " a alma ao diabo, mas infelizmente se distanciar um pouco de DEUS. A Folha algum tempo atrás fez uma pesquisa a respeito da " honestidade " do brasileiro, o resultado foi sintomático e triste, o problema
Helio, parabens pelo seu artigo. Eu também cheguei a me entusiasmar com o PT, com as restrições que voce bem mencionou. Sei que a natureza humana é complicada, especialmente quando se trata de grupos. De todo modo admirava muitas coisas no PT. Mas hoje vejo que este partido se tornou um entidade de esgoto, querendo negar um dos grandes, se não o maior escândalo de corrupção no pais. Mas devemos ter em vista que os demais partidos também teem suas malfeitorias. A justiça precisa punir todos.
Perfeito o retrato atual do PT e do Brasil neste aspecto. Não podemos, nós cidadãos vitimas da corrupção, nos darmos ao luxo de ficar defendendo A,B ou C. Não temos compromissos com politicos e sim com a politica. A institucionalidade é nossa âncora e não a personalidade de pessoas ou grupos como brilhantemente nos coloca o Sr. Hélio. O desvio do discurso atual do PT nos ensina a fugir de grupos politicos e nos atermos a institucionalidade como linha mestra. Parabens Hélio. Só isso já é muito.
Bier, concordo com a "de.cep.ção", mas me sinto tão feliz com os avanços obtidos, isso para mim é que é inesquecÃvel. Aliás, avanços obtidos pela "tal" agremiação.
Avanços no dinheiro do contribuinte, via Banco do Brasil, Camara dos Deputados etc..........
Hélio, acho que a sua tese central de que o partido esteja experimentando uma crise existencial, teria relevância somente se tivessemos um eleitorado esclarecido que votasse acima de partidos e ideologias. Quantos eleitores realmente conseguem aquilatar o efeito causado na sociedade pelo desvio de mais de R$150 milhões de dinheiro público? Enquanto continuarmos a produzir analfa funcionais todos os partidos irão continuar se dando bem.
Fico perguntando a quem se destina esse texto e seu objetivo? 1) O autor do texto é desinformado, não tem memória histórica ou é mal intencionado? Só tem corrupção agora? 2) Se é verdade que os governos petistas roubaram como dizem e conseguiram deixar o nosso paÃs em posição respeitosa frente a outros paÃses; QUANTO ROUBARAM OS QUE ESTAVAM ANTES para terem quase nos levado à falência? Coragem, mostrem os parâmetros de comparação entre os governos e veremos quem se dedic
Quem quase levou o Brasil a falencia é o hoje "cumpanhero" Sarney, ou esqueceu ?
meu amigo voce acredita em papai noel ou le muito pouco, mais eu concordo com voce o culpado maior disto tudo somos nos mesmos e o importo de renda
Sou do P.T e sempre acreditarei que a jus-ti-ça deve ser feita, doa a quem doer, porém o que me espanta é a passividade com que verdadeiros la-drões do erário são tratados. " Sarney e suas traquinagens". Isso é que é estranho.
pergunte ao seu partido porque esta aliado ao sr sarney entao, que se alia se coopita
Sabe o que é? Os sabujos da FSP muitas vezes têm que fazer matérias às pressas para atender o pedido dos "chefes da famiglia". Deu no que deu. Uma matéria sem pé nem cabeça...
seu ultimo parágrafo deixa bem claro sua inconformidade com o sucesso do PT nesses últimos anos, fica claro ali toda a sua decepção “a ausência de uma narrativa lÃmpida “ , A narrativa é sim clara: é a do crescimento, do pais para todos do pais mais justo e soberano. Com suas instit funcionando, onde forem encontrados desvios, prender os culpados. Devemos lembrar que “nunca antes na historia desse pais” polÃticos, banqueiro e pessoas da elite foram condenados a n
Como tantos, acreditamos que realmente a tal agremiação e aqueles que a integravam; mudariam o sistema com o tal jeito de fazer polÃticia. Aqueles que sem paixão polÃtica querem um estado verdadeiramente republicano, governado com decência, realmente se decepcionou.
muito boa a análise
Helio, entendo a tua vontade de simplificar as coisas ao falor de "mensalão", PT, etc. São consequências de um sistema politico errado.Interessante seria comentar sobre a reforma politica: porque ela não saiu ainda e quem é contra.Sobre o financiamento público de campanha.Acho que o tema ficaria mais coerente.Falar sobre a goteira sem arrumar o telhado é perda de tempo.
Bravo!!! Muito lúcido o artigo. Aproveito para confidenciar, também, que já me iludi com a falsa moralidade do PT. Alguns parlamentares já receberam meu voto. Como nunca partilhei do seu pensamento, apenas acreditava no discurso da moralidade, em 1989 com a derrota do Covas no 1º Turno, votei em Lula, contra Collor. Foi o único voto nas majoritárias que dispensei ao PT. Acho que o partido cumpriria melho o papel se se eternizasse na oposição.
Gancho para a próxima coluna... pq será que, apesar de todo o espetáculo midiático "coincidentemente" concomitante às eleições municipais, o Mensalão não surtiu efeito sobre o resultado do pleito? Espero que não use o argumento recorrente de que as massas não sabem votar, são alienadas e querem "bolsa-mamata"... Pq será que a pecha de corruPTo não cola no partido a ponto de diminuir a popularidade absurda de Lu la e Dil ma, como tanto deseja nossa "imprensa de oposição"?
Niuton, veja o gráfico de crescimento de todos os partidos polÃticos e depois, se achar que deve, reveja seu comentário.
Veja onde o pt ganhou, fora de São Paulo, porque aqui não ganhou, o PSDB quem perdeu. Veja Campinas onde veio todo o circo para um comicio e não adiantou, não ergueram o Poste. Veja Manaus, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e milhares de outras cidades com todos guindastes sem erguerem postes. Ganhou muito bem onde existem os "bolsistas" como só 1 exemplo, no ACRE. E como disse o Zé Dirceu, temos 40 milhões de votos só dos bolsistas.
20mm é melhor que 0mm. Se eu estiver passando fome, um pedaço de pão será recebido como um almoço. Isso é realidade apesar que um pedaço de pão nunca será um almoço ou uma alimentação minimamente digna.
Parabens, André. Chega de ficar defendendo politicos e esquecermos da politica. Já passamos ou deveriamos ter passado desta fase. O PT de certa forma nos ensinou isso. Ou seja, de alguma forma todos são iguais quando são regidos pelo mesmo sistema. O PT propos essa mudança ou evolução, mas ficou na intenção. Não se trata de ser um pouco melhor, ou o mesmo pior, e sim de avançar nas reformas. Essa será a plataforma do futuro, vamos ver quem vai encarar com coragem de avançar.Â
Acho que respondendo a essas perguntas entenderá, caro Hélio, que o problema central é o sistema, não seus atores, e que o povão já sabe que 6 por meia dúzia, fica com os que tiram 20 MM da miséria e melhoram a vida de 25% da população. Falemos de reforma polÃtica, caro Hélio, falemos de voto misto-distrital, de financiamento público de campanha... ou os mensalões, pet istas e dem o-tuc anos continuarão a acontecer. Basta de ingenuidade e partidarismo... vamos falar SÉRIO!
"Se seguirmos... ilegÃtimas." Não é bem por aÃ.O que se observou foi que nocaso Nardoni não foi dado ao casal o direito de responder ao processo emliberdade,direito esse não negado a outros acusados em outros delitos.Como há como negar que o STF seria desmoralizado perante a opiniãopública se não condenasse os principais acusados exatamente pela pressão da imprensa.A imprensa pode não ser golpista mas já escolheu um lado e não é o do PT.Não são dois pesos e duas medidas,vai muito disso.
Niuton:Não fui eu quem o disse.Foi o próprio JB.Barbosa já disse que a imprensa "nunca deu bola para o mensalão mineiro", ao contrário do que faz com o do PT."São dois pesos e duas medidas",afirma. "A imprensa brasileira é toda ela branca, conservadora. O empresariado, idem", diz. "Todas as engrenagens de comando no Brasil estão nas mãos de pessoas brancas e conservadoras."Não se trata de preferencia; trata-se de aplicar a lei a igualmente a todos, agrade ou não à imprensa.Ver o caso
J Neto - em 1º lugar, são: um peso e duas medidas ou vice versa. E vc preferia que nocaso Nardoni, o casal tivesse o direito de responder em liberdade. Leve sues filhos para eles cuidarem.
Hélio, oportuna e adequada a sua manifestação. Realmente, quem não te entendeu deve ler e reler até captar completamente o sentido.
Alguns radicais dizem que P-T e P$DB são duas faces da mesma moeda. Nada mais absurdo: o P-T adota o Keynesianismo, enquanto o P$DB abraçou o Neo-liberalismo, especialmente depois da aliança com o PFL (atual DEM). O P-T pode ter seus erros, mas enquanto a oposição teimar com essa história de Estado MÃnimo, jamais voltarão ao poder novamente.
Esquerdismo para a p3t3bada é o bolso no qual vão enfiar o resultado da r0ubalheira deles. Ideologia é coisa para intelectualóides aparvalhados. Para o partido do governo o negócio é o poder pelo poder e o resto que se expl0da! Socializaram a mentira e agora o momento é capitalizar. Criaram um curral eleit0ral com b0lsas e esm0las; agora o classe média e o trabalhador que pague a conta: esse é o plano de governo deles.
Caro Rivaldo, boa tarde ! A sua análise é muito generica e até certo ponto utópica. Pergunto: Se existe um governo, ele tem que governar para todos, mas principalemnte para os menos favorecidos ? Para que servi a arrecadação de impostos , Sr. Rivaldo ?. Imagino e acredito fielmente que o Sr. não esteja pregando a DESOBEDIÊNCIA CÃVI, pois pelas suas palavras o governo tem que arrecadar e estocar dinheiro. O que justifica a arrecadação de impostos, Sr. Rivald
concordo com voce meu amigo e pergunto aonde esta o imposto de renda que nao pega estas pessoas ou so ferram os pobres
Brilhante artigo do Hélio, só que cometeu um pecado capital, deixou a entender que o Pete foi o criador do mensalão, e isto não é verdade. Dai Hélio seu arttigo é falacioso, ou seja, tem somente a aparencia da verdade.
Seria então o comentário do Hélio comparado a uma certa comissão da 1/2 verdade?
Jose D G G - vc não leu todo o artigo pois o articulista cita o Eduardo Azeredo, dentre outros malfeitores. Leia novamente talvez entenda.
Hélio, você falou, falou... e falou... mas não disse nada. Vou ler "tudo" de novo e ver se entendo o recado desse longo papiro.
O PT tira milhões de brasileiros da miséria e projeta o Brasil polÃtica e economicamente para o mundo (dentre outas conquistas), e esse colunista diz que o partido sofre de esquizofrenia....   Para a oposição , que inclui o conglomerado midiático, a única coisa a se falar do PT é o mensalão!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O discurso do PT Voltar
Comente este texto