Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Leopoldo de Dorinha

    Na Alemanha, tudo é detalhe e cada detalhe tem que ser perfeito. Não tem nada matado, meia-boca, nas coxas. O conjunto dos detalhes faz a coisa ficar bonita e funcionar. Aqui no Brasil o cara não cuida nem da própria casa, nem da própria calçada. Aqui o sujeito espera TUDO do Estado. E tem preguiça, muita preguiça.

    Responda
  2. Wilson

    Cidade linda. Gostaria de entender oq falta na mente dos brasileiros pra construir casas, predios e cidades tao horriveis e ridiculos, sem nenhum criterio, se o gasto pra se construir eh o mesmo pra fazer algo belo, jah que cimento, tijolo, ferro, tinta e mao de obra sao os mesmos ? Eh pura preguica de pensar ?

    Responda
    1. henriquemendes

      É verdade que as cidades brasileiras, via de regra, não seguem absolutamente nenhum projeto urbanístico e estão completamente entregues às vicissitudes do mercado imobiliário, o que sempre gera aberrações arquitetônicas pouco funcionais e esteticamente monstruosas (ainda mais tendo-se em vista o mau gosto da elite dominante do país, que paga pelas obras mais vistosas). No entanto, querer que o brasileiro se inspire na arquitetura barroca alemã denota a mais absoluta falta de senso do autênti

  3. HuqqerT

    A Alemanha foi arrasada na guerra e está linda e progressista. Depois a gente ouve os ufanistas dizerem que o Brasil é lindo. Brasil foi lindo antes dos brasileiros porem a mão.

    Responda
    1. henriquemendes

      Mais: para garantir nosso progresso econômico e os avanços no âmbito social, nunca precisamos ingerir de maneira nefasta sobre a economia de nossos vizinhos, orientando-os a vender todo o aparato público do país a preço de banana, como fez a Alemanha com Grécia e Portugal, aos primeiros sinais da crise europeia. Compare a política externa brasileira (lembre-se da postura do país, por exemplo, quando da expropriação de empresas brasileiras por parte de Evo Morales) e a alemã.

    2. henriquemendes

      Nós nunca recebemos nenhuma mesada astronômica dos EUA, como ocorreu com a Alemanha Ocidental após a Segunda Guerra. Pelo contrário, fomos vitimados por uma ditadura militar apoiada pela CIA, responsável por levar o país ao buraco com sua política econômica inconsequente. No entanto, o Brasil se recuperou e conquista aos poucos e solitariamente, desde a redemocratização, uma posição de prestígio no cenário internacional. Será que os alemães têm, de fato, muito mais mérito?