Educação > Professor é barrado após passar em 1º em concurso da USP Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
o estatuto da Usp, ao contrário da PUC, é remancecente da ditadura.
Imagina se o Stephen Hawking se candidatasse a uma vaga no Instituto de FÃsica da USP...
Na verdade vou dizer uma coisa que vai incomodar muitas pessoas.vou usar como exemplo professoresenquanto são eventuais lecionam normalmente, assim que conseguem através de concurso, se efetivar no cargo, no dia seguinte se afasta por estresse ou outro motivo qualquer. "alguém tem ideia de funcionários públicos afastado por doença?" o Estado de certa forma precisa de pessoa apta para a função, não de funcionário publico para mamar nas tetas do estado.
Vc ficam falando do Steohen Hawking mas vamos contextualizar para o Brasil... aqui ia chover de doente procurando um cargo público para se encostar, encher o departamento pessoal de atestado médico e se aposentar - integralmente- por invalidez. Não é culpa da lei e sim da desonestidade do próprio povo.
Ou seja isso só mostra que o Stephen Hawking não poderia lecionar na USP.
O motivo para a proibição é que como servidor público (na USP) ele ganhará benefÃcios previdenciários se for afastado por motivo de doença, mesmo sem ter contribuÃdo tempo bastante para tanto, e convenhamos que aposentadoria de funcionário público é cara aos cofres públicos.... não se trata apenas de desempenhar bem as funções.
Stephen Hawking era professor em Cambridge e não era considerado inapto. Santa ignorância!
Se Stephen Hawking fosse brasileiro, e dependesse da nossa justiça, ele seria considerado um inválido. República de bananas.
Se tivesse AIDS não seria barrado.
Apenas uma pergunta: para que serve então o edital e as regras gerais do concurso? Se no edital diz que o candidato tem de ter saúde perfeita e o professor não tem, então ele deve ser eliminado. . Atu almente, no Brasil, tudo acaba nas "barras da justiça", ninguém quer seguir as regras ou então as regras são tão mal escritas que dão margens para a contestação, o que não é o caso do edital em questão.
Pois é. Ele já sabia da restrição antes de participar do concurso.
Se tivesse AIDS não seria barrado, seria considerado preconceito até fazer um exame para detecção dessa SÃndrome, mas como tem uma insuficiência renal aà não pode trabalhar.Isso é Brasil. Sei que meu comentário não será publicado, afinal dizer que pessoas com AIDS são protegidas afeta a polÃtica de censura da folha do partidão no poder.
Antes de assumir qualquer cargo público, deve ser feito exame médico, para AIDS inclusive. Se vc for portador, não assume.
Ele dá aula com os rins, ou com o que ele tem de conhecimento?
Isso faz parte das leis anti-democráticas que PSDBobo conseguiu implantar sorrateiramente em SP.Já que querem ser durões e fingir que são "otoridades",porque não ser implacáveis com os bandidos que,por falta de pulso,hombridade e humildade do governador Alckmin,dominam São Paulo.
Isso me lembra que um outro professor "inapto" se aposentou há algum tempo, por idade, e continua trabalhando; um tal de Stephen Hawking.
que lei mais retrógrada... enquanto isso os nossos legisladores, senadores, deputados e vereadores ficam vagabundando...
Provavelmente ele não faz parte do petê, senão já estaria contrato há muito tempo.
Em uma intituição estadual, que o governo é oposição ao partido citado e o reitor é indicado pelo governador que se opõe ao partido citado. Conte pra nós o porque da sua opinião, fiquei curioso.
O problema é que depois dele tomar posse, a qualquer momento poderá pedir aposentadoria em decorrência da doença. Assinar termo de compromisso não vale nada em direito do trabalho. Vale o que determina a lei, se está doente vai se aposentar e receberá salário o que da vida, sem a contrapartida devida. Dá pena, mas é a relidade.
Finalmente alguém falando as REAIS razões para a proibição... a questão não é se ele vai desempenhar bem a função de professor, mas se não haverá um gasto público excessivo com sua contratação
Estranho que aceitam pessoas com AIDS sem fazer nenhum exame para detectar essa doença e assim que a pessoa quiser dizer que adquiriu o vÃrus é automaticamente aposentado.
E os polÃticos também que fazer exame médico para ocupar os cargos, muitos deles estavam dispensados por incompetencia, e alguns, como o ex presidente, por falta de celebro.
de boa ...Eu sei bem o que ele sentiu !! infelizmente !
É injusto? Com certeza! Mas é LEGAL, infelizmente "muito legal". Todos os editais de concurso dizem letra por letra que o candidato nomeado não tomará posse se der zika nos exames. A lei 8112/90 tb. Sad, but true. This is it.
Nessas agências reguladores o que tem de diretor que não sabe fazer o "0" com o nariz...ganhando 30 40 por mês e acumulando cargos em diversas diretorias...tem hora que dá vergonha até de abrir a internet...
Na verdade o professor quer uma boquinha num serviço público onde ele poderia encher o RH de atestados médicos, faltar às aulas e receber integralmente seu polpudo salário. A batata dele deve estar assando na iniciativa privada. Você o contrataria se fosse dono de uma escola? Por que o governo "pode" contratar e o contribuinte pode pagar pelos serviços não prestados?
Celso, vc falou a mais pura verdade, ainda mais conhecendo a USP, sei que muitos professores adoram essa prática que vc descreveu.
Uma pergunta, caso ele fosse candidato vereador, prefeito, deputado, senador, governador ou presidente da república, com certeza não seria barrado, não precisaria nem trabalhar.
É lamentável as declarações do Sr. Celso Júnior, temos Vereadores, Deputados, Senadores, governadores com problema de saúde, O Sr. Lula está doente e pensa em voltar em 2014, se esse é o problema, não devemos votar nele, vai viver de atestado médico na sua gestão, inclusive temos Deputado Federal que vai ao Congresso faz muito tempo, alegando problemas de saúde e que não pode viajar de avião, é farto os atestados no congresso Nacional, por que um professor não pode ao menos tentar trabalhar.
Que absurdo! Torço para que a vÃtima desse asqueroso preconceito obtenha vitória na Justiça e consiga ocupar o cargo para o qual, com tanto mérito, foi aprovado. Meu falecido pai tinha insuficiência renal, fazia hemodiálise 3 vezes por semana, era advogado assim como eu e isto não o impediu nenhum dia sequer de exercer suas atividades de trabalho enquanto vida teve. Lamentável que violação de direito fundamental seja praticada pela própria USP, uma Universidade de renome no PaÃs.
Em meu caracter de neta de Juiz Camarista Penal e filha de advogado, concordo absolutamemte com tua colocacao, Victoria, sou argentina e desde pequena cresci nas aguas da solidaridade dos direitos humanos da justica e o sentido comum, o bem vai prevalescer, tarde ou cedo!
Injustica? Falta de sentido comum?Nao entendo as causas de rejeicao desse candidato a professor. Acaso tratasse de uma competicao de natacao ou de esqui aquatico? ! Nao me alcancam os conhecimentos de psicanalista, para descifrar as mentes Estreitas! Sera que essa frustracao de nao ser aceito vem a ser um novo metodo psico fisico e social para curar os rins? Para onde vamos? Uma instituicao tao reconhecida! Deus ilumine as mentes mezquinas! Lembremos dos mandamentos de ajudar ao projimo. /p
Por este critério o grande fÃsico Stephen Hawking, que durante anos foi professor na Universidade de Cambridge mesmo doente, não poderia ser professor na USP.
Além disso, o cara é europeu, anglófono, e isso para os esquerdopatas da USP é pior que lepra.....
A USP já foi boa.... Como ex-uspiano sei disso. Aquilo virou um antro de esquerdopatas ideólogos e alunos imbecilizad0s pela demagogia marxista Falam em inclusão, mas na hora de incluir um cara que trabalha fazem isso. Se ele fosse negr0 iam chamar isso de racism0. Como é branc0 é lei....
Pelo jeito não é apenas nome de jogador que você tem. Sua cultura e inteligência são iguais a de um jogador de futebol.
Tremenda injustiça. Se fosse usado o mesmo critério para o ex presidente que não tem cérebro e um dedo a menos, hoje o Brasil menos corrupto.
Em outros paÃses onde se respeita a competência e os valores humanÃsticos, o candidato a professor já teria assumido a vaga obtida com mérito indiscutÃvel. A Lei discriminatória que censura as condições de saúde de um candidato é remanescente do perÃodo Getulista! Está na hora de sepultar esse entulho autoritário...
NOSSA JUSTIÇA NÃO CONSEGUE ANALISAR OS FATOS COM BOM SENSO . SEMPRE PROCURAM "PELO " EM OVO ! FICA EVIDENTE QUE ESTE SR. TERà UMA APOSENTADORIA PRECOCE . MAS, ELE NUNCA USUFRUIRà DE TODAS AS BENESSES QUE TEORICAMENTE TERÃ. FICA MAIS BARATO PARA O ESTADO ELE SER PRODUTIVO . ASSUMA LOGO O CARGO E Và TRABALHAR . SERà O MELHOR PARA TODOS . E ESTE SR. JUIZ QUE NÃO SABE DECIDIR SOBRE ISTO ? FALTA-LHE VIDA PRÃTICA ! ELES SÓ VIVEM EM GABINETES !
SE O SR. JOAQUIM BARBOSA TIVESSE QUE PASSAR PELAS MÃOS DESTE PERITO, POSSIVELMENTE NÃO ESTARIA APTO PARA O CARGO, COMO ELE JUSTIFICARIA SUAS DORES NAS COSTAS .
O professor sofre de uma doença muito grave e de sobrevida curta. Com certeza está na lista de transplante, aguardando uma doação de rim. É duro dizer mas, sem transplante, o prognóstico é sombrio. Com essa rotina de hemodiálise 3 ou 4 vezes por semana ele não está apto a ser nomeado para um regime de 20 horas semanais. E a USP corre o risco de perdê-lo logo após a nomeaação, seja por aposentadoria por invalidez - deve ser isso que ele está pretendendo fazer - ou .....
Infelizmente falaste a mais pura verdade. Sinto pelo ser humano mas...
Engraçado isso não é? E se alguém goza de boa saúde e no inicio das aulas tem um enfarto? o que adiantou passar por perÃcia médica (que vamos combinar é uma piada os exames admissionais, os médicos nem te olham na cara).
Como já disse alguém aqui, o mérito ficou pra trás. Estamos cada vez mais acostumados a situações desse tipo. Um estudante branco faz mais pontos que um negro, mas fica fora da universidade. Já lemos aqui mesmo na Folha que ministério da cultura prepara um edital ao qual só podem concorrer afrodescendentes. É verdade: o mérito está mesmo cada vez mais longe da esfera pública brasileira. Infelizmente, para o cara se tornar bandido, criminoso, não precisa cota ou boa nota em exame de saúde...
Esta lei é claramente incoerente. Se os deficientes fÃsicos (felizmente, diga-se de passagem) não podem mais ser barrados na disputa por um emprego, porque isso revelaria clara e inaceitável discriminação, por que uma pessoa com insuficiência renal, diabetes, Aids, câncer, etc., pode ser barrada? Ainda mais para o desempenho de uma função exclusivamente intelectual, que não exige atributos fÃsicos. Acho que se isso chegar ao Supremo, a decisão será claramente favorável ao professor.
Nossa.... estou chocada... deficiente fÃsico não vai morrer logo, nem se aposentar por invalidez... o sujeito que não tem uma perna é tão ou mais capaz que eu ou você. Já uma pessoa com câncer, infelizmente, não vai durar muito
Gente, devagar com o andor...Insuficiência renal , 4h por dia na hemodiálise 3 x por semana, não dá - a instituição tá certa, o problema que hoje tudo é considerado preconceito ele diz que trabalhará até ficar em pé, aà é que está o problema, continuar em pé tá certo que já tem 3 anos, mas ainda assim...No mÃnimo haverá mais um alto salário gozado em aposentadoria/pensão à s custas da previdência. Isso é preconceito?
O fato de ter continuado trabalhando nos últimos 3 anos contraria a tese que o professor não tem condições de trabalhar. Como há risco de aposentadoria precoce por doença é compreensÃvel a preocupação do Estado, entretanto, vivemos em uma sociedade que pretende respeitar o valor da dignidade humana e essa medida é frontalmente contra esse valor constitucional. O que poderia ser remédio para essa situação seria a aposentadoria proporcional ao tempo trabalhado.
Inacreditável !!! Primeiro lugar no concurso, continua dando aulas em outra universidade. Deve assumir já !!!!!!
vá ser polÃtico, professor, vai ganhar 100 vezes mais e não precisara nem do primário, só que ira perder sua humanidade.
Coisas deste tipo acontece muito. Se ele tivesse algum amigo influente já estava lá há muito tempo. Passei em segundo lugar em uma autarquia aqui da minha cidade e quando o primeiro colocado pediu demissão, dentro do prazo de validade do concurso, não permititram a minha posse.
Se fosse um afrodescecente não teria problema...
Vai ser mais um para mamar no Estado com licenças pagas com o dinheiro do contribuinte já que funcionário público sempre fica doente e sempre está mal para trabalhar, essa é a realidade do funcionalismo público brasileiro. Todo mundo quer aposentadoria integral, por isso que pleiteia tanto a vaga, já a iniciativa privada ninguém quer.
ISSO COMPROVAM DUAS COISAS MONSTRUOSASAMENTE REAIS! O Estado brasileiro é maior do que um Leviatã burrocrático e a Justiça, em milhões de casos, é irrazoável, indurável e completamente insensÃvel à s necessidades prementes de que a procura para a reparação do seu direito lÃquido e certo!
Então, um sujeito com HIV ESTà CONDENADO. eSTA USP é um antro de soberbos. E a justiça que não dá posse imediata a este cidad~]ao.
não precisa ir tão longe... bronquite, diabetes ou pressão alta pode ser determinante para não se assumir cargo público... qualquer cargo público.
E não é raro mulher ser impedida de assumir cargo público por gravidez...
...ele tem inimigos ali dentro...gente que não quer ele ali...esta é a verdadeira realidade. as universidades constituem-se num universo a parte da sociedade
Provavelmente, não faz parte da panelinha esquerdopata da USP.
Ô babaaca, saiba vc que, quem aplica esse tipo de regra administrativa na USP é o Reitor Rodas, reaciionário, conserrvador, incompetennte, direiitista, entreguiista e preconceiituoso, nomeado por José Serrr@, imbeciil!
Quem contrata é o Governo do Estado do PSDB,  governo que instituiu esse mecanismo de contratação. Este mesmo governo que mantém milhares de professores contratados de forma precária no Estado, trabalhando, dando aulas, mas quando são aprovados em concurso público os barra no exame médico. Entendeu ou precisa desenhar.
Bom, são casos que somente com uma justiça mais ágil, se resolveria, pois ele, dentro da legalidade, contesta os laudos médicos do Estado que, igualmente, está se baseando dentro de um cumprimento de todo um estatuto que rege a categoria, no caso, do funcionalismo público estadual. Só lamento pelos estudantes.
Ele não vai aguentar a pressão atual que os professores tem no perÃodo probatório. Tenho certeza que mais doenças surgiram!
Já me perguntaram porque não faço o mesmo. Resposta, não seria aprovado no exame médico. É da lei trabalhista e Dura Lex Sed Lex!
E o Stephen Hawkins estaria apto?
Stephen HAWKING não estaria apto pois seria REPROVADO no exame psicológico!
Aqui não, no exterior sim.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Professor é barrado após passar em 1º em concurso da USP Voltar
Comente este texto