Educação > MEC tira redação da nota geral do Enem e abre polêmica Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A FOLHA não teria o interesse de realizar esse recálculo do ranking COM a REDAÇÃO nacionalmente, não? Embora em SP, não houvesse grandes mudanças, no ranking gerla, há mudanças BEM BRUSCAS e importantes!  Creio que assim, a FOLHA respaldaria várias análises pertinentes sobre a educação brasileira e o papel do ENEM, que hoje sofre com ingerências do próprio Ministro.. infelizmente!Â
Dá ódio esse tipo de notÃcia. Alunos que saem do segundo grau sem saber o mÃnimo de Matemática e Português e me vem com essa de dar à redação um segundo plano somente porque dá trabalho para correção? Santo Deus! Estudei somente em escola pública, mas na minha época os professores eram formados nas melhores universidades, tanto que a minha professora de Inglês formou-se na Inglaterra e ensinava a pronúncia britânica. Hoje, com os salários de miséria dos professores, a educação virou uma várz
As coisas começaram a desandar na educação com a Reforma Passarinho, no tempo dos generais. Os petecas só estão seguindo uma longa tradição.
O P T vai acabar com o Brasil. Educação se faz com qualidade e se avalia com provas diversas. Se a educação no Brasil está uma m@erda, melhor tirar as provas do que expor a incompetência do MEC. Assim, o des governo pode comemorar os indices de aprovação de quem não sabe ler e escrever. O que se ouve nas ruas são palavras nunca existentes na lingua portuguesa. Exemplo: Dimenor. O povo não fala "menor de idade". Brasil um paÃs de tolos
No prazo de dez anos, o português será lÃngua morta no Brasil. Nós escreveremos, como nos bate papos da INTERNET: E aee, td bm? Kd vc? Vc ta bm? Eu tmbm...
Ninguém escreve português direito. Umas cinco linhas, tudo bem. Na décima já cometeu uma tonelada de erros. Seria legal se houvesse um ortografia simplificada, com poucas regras para o uso comum. Poetas e literatos (e quem quisesse) ficaria com o português atual, os outros (onde me incluo) escreveria nesse "demótico". Do jeito que está, ninguém quer escrever um pequeno bilhete e se expor a chacota dos "cultos".
Acho engraçado dizerem que a correção da redação é "subjetiva". Como se a TRI, esse sistema que ninguém entende e que nem é explicado (nunca sabemos quanto vale cada questão), fosse um modelo de avaliação com objetividade...
- Golpe de misericórdia na Educação, está tudo terminado.Agora está instaurado o sistema de "Castas", para que educação?- Forma dos PTebas retaliaram os resultados do julgamento do MENSALÃO.- A PTbada comemora com essa notÃcia.LULA AGRADECE POR SER HOMENAGEADO COM ESSA NOVA PROPOSTA DA EDUCAÇÃO.
É o lobby das escolas particulares...O objetivo deles é sucatear o ensino publico de qualidade,para poder vender o ensino particular "meia boca"...Quanto pior ficar o ensino publico,menos terão que investir no que vendem...Já conseguiram isso no ensino básico,secundário e médio...Estão quase conseguindo no ensino superior... Não é por acaso que inumeros deputados e senadores são acionistas de colégios e universidades particulares...
Claro... Hoje em dia, as escolas públicas formam anaIfabetos. É um jeito de esconder isso. Nosso governo sempre nivelando por baixo a educação: mantém as escolas públicas em péssimo estado; cria cotas; e tira a redação do ENEM para camuflar o anaIfabetismo que ele cria. Mas para os partidos, NOTADAMENTE O PETÊ, isso é ótimo. Perpetuar a i9n0rância faz com que permaneçam no Poder. Eis que o paÃs foi traÃdo por sua classe polÃtica. E o povo nada faz: tem samba, fute
Isso foi uma manobra suja do MEC e governo Dilma para disfarçar o fiasco que é o ensino público no Brasil
se tá ruim, vamos maquiar para melhorar. dá-lhe mercadante, ministro de não sei o que!
estou curioso para saber quem foi o favorecido, com o tempo vamos descobrir mais essa...
Lembremos que estamos tratando de ensino superior. O mÃnimo que se espera é que os alunos saibam escrever. Você tomaria a medicação se a prescrição fosse : " Tomá 5 eme ele trêis vezes no dia por quinse dias". Eu não !!
E esse futuro já se avizinha por aqui...
Forma Peteba de melhorar a educação brasileira, "se nao estamos bem na redação, ora tiremos essa disciplina tão desnecessária da nota final"parabéns o povo brasileiro por mais esta conquista
A incompetência gestora continua no ENEM. Desprezar a nota da redação é estimular o analfabetismo funcional (ler e não compreender). Mudar as regras durante o curso da partida é intolerável e lembra as atitudes facista. Ou será que o casuismo foi para beneficiar algum "colégio"?
É o jeito Pe ti sta de administrar o ensino degradado das escolas públicas. Vão ser milhares de a n a l f a b et os ingressando nas faculades, garantindo votos.
O pior, fabio, é saber que os autores das "cotas" sempre terão à disposição os de primeirÃssima categoria. O resto da população que se vire com os de péssima!!
Desgraça maior será o efeito "cotas", onde haverá profissionais de primeirÃssima categoria (não cotistas) e profissionais de péssima categoria. O fosso entre eles será intransponÃvel.
Ué, de que dia é esta e*d*i*ç*ã*o? Não estou vendo nem sequer uma notinha sobre o estouro da qu-ad-ri-lha da CHEFE DE GAB-INE-TE DA PRESIDÊNCIA DA RE*PÚ*BL*ICA, amig/ui/n/ha de LULLÃO DO MENSALLÃO. Será que só vai sair na edição de amanhã...?
Meu filho, já tem sim reportagem sobre isso e está bem lá no inicio, na página principal para ser bem especÃfica. Parece que vc tbm fez ENEM.
Depois das cotas, agora para ingressar no ensino superior não precisa saber escrever! Brasil um paÃs de tolos!
Tolos os que votam nessa c o r ja, e nós imbecis que nada fazemos para frear os desvaneios populistas.
O ideal, na minha opinião, seria deixar que a redação aprovasse ou reprovasse o aluno. Corrigiria a prova objetiva e depois corrigira a prova de redação. O resultado seria aprovação ou reprovação, sem mudança de posição dos aprovados em função da nota de redação.
Que absurd0! Então um analfabet0 que marcar as bolinhas pode tirar uma nota até razoável e entrar no ensino superior?
É mais ou menos isso Mari. Depois o povo assusta quando uma enfermeira confude vaselina lÃquida com soro fisiológico.
É isso aà pessoal!! Pra que redassão? Se o pessoal subé si comunicá já ta bom. Pra iscrevê bem? Tá ligado? E aproveita e ja tira umas parte da matemática tamém. Hoje em dia tem calculadora até nu computador e qualqué celular. Tem qui modernizá!
Em terra brasilis quem sabe português e matemática é rei.
É nada. Quem sabe não sabe português e matemática vira polÃtico, assume direção de secretarias, ganha cargos comissionados e etc. Na pior das hipóteses, ganha bolsa famÃlia, bolsa prisi0n3ir0 e etc. E tudo sustentado por quem sabe português e matemática!
Os mesmos que acham a redação desnecessária serão os primeiros a reclamarem quando um parente tiver uma medicação aplicada de forma errada nos hospitais públicos!
Isso mesmo! Concordamos!
A redação é importante mas tem um peso muito desigual na correção: Se pegar um lote de textos, fazer dez cópias e pedir para 10 professores corrigirem vão ver o tamanho da discrepância nas notas. Já li redações de concurso onde um candidato com um texto pobre e vazio teve nota 96 enquanto que outro com texto com mais conteúdo e obedecendo as regras teve nota 70.
Eu não sou contra a redação, eu dei minha opinião a respeito, só não acho justo que o peso da redação atrapalhe na classificação dos candidatos. Eu disse anteriormente que a redação deveria ser utilizada para aprovar ou reprovar, sem alterar a posição dos aprovados.
Wanderley, aposto que você( nem parentes) não tomaria uma medicação se o médico prescrevesse com erros de português grotescos. A não ser que você também não soubesse identificá-los. Essa é a igualdade social que a esquerda tanto prega ? Todos nivelados por baixo ?
Chega a ser patético vc analisar minha opinião como bobagem apresentando uma situação de robotização como ideal. Um músico, Oswaldo Montenegro, errou questões de interpretação de texto em vestibular de BrasÃlia, o texto da prova era de sua própria autoria. Depois disso ele foi inspirado a escrever 'Agonia', vencendo festival de MPB, porque tremenda foi a agonia que sentiu.
UNICAMP, por exemplo, prepara os corretores de banca com uma antecedência de 6 meses antes do vestibular. Só seleciona corretor da área de Letras que esteja fazendo pós-graduação. Os selecionados passam por um treinamento exaustivo, tudo para minimizar os efeitos subjetivos de correção num texto. Se não conhece esses procedimentos, não fale bobagens aqui.
Mentira! Você não entende nada dessa área. As bancas de vestibulares sérios trabalham com uma correção que leva em conta uma grade objetiva de correção. O texto passa por dois professores-avaliadores. Se houver discrepância, irá para um terceiro corretor. Acontece que essa forma de correção só é adotada por bancas sérias, como as da FUVEST, UNICAMP e outras públicas. Isso tem um custo. O ENEM não avaliava assim. Apenas após os recursos, o INEP reviu as correções de candidatos que reclamaram.
mais uma vez o M.E. se mostra incompetente em organizar, coordenar e validar o burr"enem". E o Hadad se mostrou muito dono de sà ao comentar sobre isso em sua campanha eleitoral. Eita PTzada!
Redação não tem essa subjetividade toda que estão pregando. Redação serve para saber se o indivÃduo saber escrever e fundamentar raciocÃnio. Basta o aluno ter livre acesso a correção, caso discorde da nota, e ter o direito de pedir a avaliação de outro corretor caso haja indÃcios de que o corretor baixou a nota porque discorde da opinião do aluno mesmo que bem fundamentada.
É o jeito PeT de ser, foi antes, foi com Haddad e é agora com Mercadante. Imagine o que não acontece em Brasilia. Tenho pena dos paulistas e da nossa educação, saúde, segurança, etc... Povo ignorante e PeT no poder, formas de acabar com um paÃs.
A mesma lógica não deveria servir para os maiores interessados no exame, OS ESTUDANTES? A redação é o que tira o valor do Enem. É óbvio que a nota é dada subjetivamente, é impossÃvel desassociar as notas dadas da história/valores/conhecimentos dos corretores. Estamos avaliando mais os corretores que os estudantes.
Redação sempre existiu. Por sinal, ela filtra quem realmente sabe alguma coisa (escrever e formular raciocÃnio). Assinalar X em lacunas não mede conhecimento algum. O governo, na realidade, deseja esconder o caos que está instalado na educação pública.
O Brasil ocupa a última posição na avaliação do Relatório PISA. Nossos alunos, incluindo os da rede particular de ensino, não sabem ler, não sabem interpretar, nao sabem relacionar, não sabem interagir com textos, não sabem ESCREVER. É pÃfio o desempenho deles nesse exame. O governo, com os ENEM da vida quer validar um ensino público de má qualidade.
Perfeito, Enzo. Atualmente, temos a geração Google. O povo lê o primeiro texto que aparece na busca e se acha entendido de tudo quando na realidade carecem de conhecimentos básicos.
Redação ficou de fora porque ela revela o abismo da escola pública. O texto é o retrato da educação neste paÃs: adolescentes a-nalfabetos. Não têm compreensão leitora, não conseguem articular um texto coeso e coerente. Além disso, o INEP não quer enfrentar a quantidade de recursos que enfrentou ano passado por causa da correção meia-boca que fez das redações. Tudo nesse governo é para mascarar a incompetência.
Depois que a maioria do povo deste nosso infeliz paÃs alçou ao seu cargo máximo um sujeito semi-analfabeto e desprovido que qualquer coisa semelhante a cultura, tudo é passÃvel e permissÃvel. Caminhamos a passos largos para a escuridão completa, azar nosso, sorte delles....
A questão é a seguinte : Como a redação é uma das poucas coisas que realmente avaliam, eles tiram para manipular as notas dos alunos de escolas públicas como forma de esconder a medi0cr1d@d3 de nosso ensino público.
É isso mesmo! A prova de redação é o instrumento mais claro, seguro e eficiente de se avaliar o raciocÃnio do candidato que está prestando o exame. Assinalar um X numa questão objetiva, com um bom treino (depois de estudar o tipo de exame) e muitos simulados, até um chimpanzé terá um bom desempenho. Os cursinhos pré-vestibulares sempre foram experts em preparar para esse tipo de prova. Agora, em Redação o BICHO PEGA.
"Num si coloca mais a nota di redassão, purque num si pode mais punir as pessoa qui escreve como fala, igual o maravilhoso-idolatrado-salve-s alve ex-presidente..."
Não se pode mudar as regras já definidas no edital. Aliás, via de regra, não se muda coisa alguma durante o transcorrer de um acordo\contrato. É princÃpio elementar do direito. Embora discorde do MEC em tirar a redação neste Enem, concordo plenamente quanto ao mérito da decisão em excluir a redação da nota geral para futuras avaliações em virtude da subjetividade na correção. Creio que o mais correto seria atribuir apenas o efeito "eliminarório" e não "classificatório".
E mais... SE a avaliação da Redação é muito subjetiva, POR FAVOR MEC, retire a nota da Redação do SISU tb.... Ela tb não pode servir para o Processo de Seleção!!! Afinal, ele define o futuro de milhares de Brasileiros todo ano, não podem ser penalizados pela avaliação de uma nota obtida por critérios "subjetivos"....
Por favor, façam a mesma matéria com a Comparação para o Brasil inteiro e descubram que uma Escola do Interior de Minas Gerais seria a primeira colocada do Ranking com AMPLA vantagem sobre as demais, aà sim a justificativa parece ser óbvia em ter dificuldade de admitir que tal escola MASSACROU a turma de OlÃmpicos do maior sistema de Educação do Brasil!!!
Não houve mudança nas "regras do jogo". Avaliação de conhecimentos não é um "jogo"! A pessoa sabe ou não sabe o que está respondendo! Fez muito bem o MEC em retirar uma análise subjetiva! A da redação é freqüentemente utilizada para moldar uma opinião favorável ao governo. Por exemplo, como a que foi feita no último exame: "imigrações para o Brasil no SÉCULO XXI" (e ainda estamos em 2012...), sugerindo que foi devido ao "sucesso" do governo Lu la que esse "movimento" começou...
Se você já viu uma redação escrita no ENEM, sua opinião ia mudar rapidinho.. são erros aberrantes... "vossê", por exemplo ... num paÃs de analfabet0s funcionais essa medida só pode ser encarada como retrocesso, viabilizando o acesso ao ensino superior de pessoas sem base alguma.
Mudar de opinião não é contraditório! É apenas resultado de uma reflexão que conduziu a uma opinião melhor fundamentada! Persistir no erro é burrice...
Uma coisa é considerar o tema subjetivo, outra coisa é considerar a avaliação da redação subjetiva. Fosse assim a FUVEST e outros vestibulares públicos sérios não incluiriam redação em seus exames, por considerar essa avaliação subjetiva. Outra questão: foi o próprio MEC que estabeleceu como OBRIGATÓRIA a prova de redação em vestibulares. Desprezar agora essa nota é contraditório!
Sábia decisão, agora sem nota de redação poderemos competir com a nota de paises de primeiro mundo; Ah, agora só falta tirar a nota de português, matemática,... que ridÃculo.
Brasil !
Essa mudança de regra no meio do jogo, seguramente deve ter beneficiado alguma escola de interesse do dante do mercado, do molusco ou da turma da estrelinha...
Vida inteligente no MEC. Pura verdade, a redação é uma questão SUBJETIVA e não vai ser através de um único exame que as pessoas irão aprender a escrever. O que tem que mudar MESMO é a metodologia de ensino desde os 1ºs anos inclusive e principalmente os professores precisam aprender a ensinar. O foco não pode ser apenas no aluno que não sabe escrever. 90% dos professores não sabem redigir nada. Muito mal sabem as questões objetivas.
Redação não tem a função de ensinar ninguém a escrever. Ela serve para filtrar os que sabem escrever. Saber escrever é o mÃnimo que se espera de um estudante universitário!
Há critérios objetivos para se avaliar um texto. Como que a FUVEST e a UNICAMP avaliam?
Estava demorando muito para o dante do mercado fazer uma c@g@d... Ela tardou mas não falhou...
e eu diria o seguinte: acabe com o ensino superior gratuito ou acabe de uma pessoa fazer mais que um curso gratuito. ahi o f. d/a m/ã/e vai escrever corretamente sem esse blá blá e sem e-nem te ligo.
Espero que finalmente se entenda que SEM UMA REFORMA DO ENSINO PRIMÃRIO fica difÃcil escrever ou ler corretamente.. Vide as redacoes de advogados, psicólogos etc... Uma barbaridade!!!! Mas tambem tem o exemplo do Imperador MOLLUSCO 51 que jamais falou, leu ou escreveu uma frase corretamente!!!
Com a palavra o (sic) ministro (com m minusculo) da Educação, ou seja, aquele "noivo-de-bolo" que havia dito que tudo estaria bem, a menos de algum problema de última hora... RIDICULO.,
Não fazia sentido, não tem como padronizar redação para esse m0nte de gente....
Está mais que certo. Não fazia sentido somar nota subjetiva com nota objetiva.
O MEC sempre adotando critérios usados para impedir a constatação de sua incompetência em conduzir a polÃtica do ensino brasileiro. Faltam pessoas realmente do ramo no ministério.
se usam a redação afunda a media geral e ai como fica os numeros pra falar pro povão q ve telejornais, e as eleições, esse povo precisa dominar
Não se muda regra do jogo no meio da partida. Isso vale para qualquer esporte, jogo de tabuleiro e principalmente para o ENEM, cuja nota já é utilizada em diversos vestibulares. Essa mudança pode mudar a vida das pessoas.
A reportagem se refere aos critérios adotados para classificação das escolas pelas notas do ENEM, não aos modos de ingresso dos alunos nas Universidades Federais ou acesso ao PROUNI por esse exame. São questões diferentes.
Se você não reparou, a redação deixará apenas de compor a nota que formula um ranking, que para nada serve além de mostrar a escola, e que continuará na nota que corresponde ao SISU.
Amigo, isso é só pra rankear os colégios, não muda nada a seleção dos que pretendem uma vaga em faculdade.
Parabéns ao governo pela medida! Mas, a redação deve ser simplesmente excluÃda do ENEM.Os EUA já aplicam esse exame nacional há dezenas de anos! Lá não existe prova de redação. As provas são de inglês, matemática e lógica.É claro que infelizmente no Brasil ainda temos esses feudos que dominam o Ministério da Educação e sempre vão defender o atraso... Qual o sentido de corrigir milhões de provas de redação? Esses alunos estariam fazendo provas para serem escritores?
Peço perdão pelo "l" final em CULTURA,meu teclado estava com problema.
HeloÃsa, num paÃs onde a maioria da população é composta por analfabet0s funcionais, essa medida é um retrocesso, sem a menor sombra de dúvidas... na redação do ENEM, os corretores viam erros aberrantes, de pessoas sem o menor nÃvel educacional ...
Cara militante, quer dizer que tudo que vem do malvado EUA só é bom quando é conveniente , né ? Recitar cartilha de partido no máximo vai te levar a um "carguinho" comissionado que certamente tu perderás quando houver algum escândalo ou quando findarem-se os 4 anos. E ficarás refém de teu empregador!
O sr,também,escreve errado pra chuchu,mas,essa HeloÃsa é uma i-d-i-o/ta,papagaio de pirata,repete o que ouve falar.Eu digo para ela: redação é o indicativo principal da cultural,ou da falta dela e do conhecimento.
O MEC tem que ajudar os alunos, principalmente como você Heloisa, que não sabe se quer escrever seu nome. Ah, nomes inicia-se com maiúscula. Para que redação não é...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > MEC tira redação da nota geral do Enem e abre polêmica Voltar
Comente este texto