Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. claudio bacellar cazão

    Você quer os Direitos Humanos solicitando a gentileza para o traficante de heroina delatar seus companheiros? poderia ser numa cela com ar-condicionado, poltrona reclinável, docinhos, café expresso de máquina italiana...

    Responda
  2. Célia L H

    Não vejo selvageria em São Paulo. Vejo apenas uma população desesperada por segurança e justiça. Na ausência de um Estado que cumpra adequadamente sua função de promover a segurança, é evidente que a coisa toda descamba para a defesa da autotutela. Isso ocorreria em qualquer lugar do mundo. É puro medo.

    Responda
  3. Crasse Média

    Quando um juiz solta um bandi-do perigoso pra visitar mamãe, felizmente há policiais dispostos a não mor/rer em nome da pseudo-evolução madaleniana. Chumbo grosso, rapaziada. Quando o Judiciário fizer Justiça, com jotão, voltamos a conversar. Mundo é (beeeeeeem) diferente no além-Madalena (infelizmente), embora isto exija um esforço "tirar o r.a.b.o da cadeira" para que seja constatado.

    Responda
  4. MSantos

    Um outro veiculo de comunicação publicou hoje uma "T/A/B/E/L/A/ D/A M/O/R/T/E", comparando o numero de H/O/M/I/C/Í/D/I/O/S e L/A/T/R/O/C/Í/N/I/O/S dos anos de 2011 e 2012, separados por ESTADO/GRANDE SP/CAPITAL, os números de 2011 são tao escandalosos quanto o desse ano, cheguei à conclusão que estamos imersos numa selvageria e que tudo isso é muito normal e corriqueiro.

    Responda
  5. Rivaldo Riveiras

    São heróis...

    Responda
  6. noia

    .

    Responda
  7. Marcos

    Não é que a população prefira o exterminio à educação. Todos são favoráveis à educação de qualidade - inclusive a classe media, que adoraria nao ter que pagar por isso. Mas a questão é que a educação tem que funcionar já na infancia, e a população apoia o exterminio de gente que, na visão da população, nao tem mais conserto. Ou mesmo, não tem como ser isolada e nos manter em segurança - quem vai preso sofre, mas tem indulto rapidinho e volta pior que antes.

    Responda
  8. Francisco

    Prezado Dimenstein, como disse a filósofa Marilena Chauí: a cidade de São Paulo é protofascista. Cada dia há mais egoísmo, consumismo, hedonismo, uma mania de grandeza patológica e muita desigualdade e violência. Acho a cidade pavorosa! Os grupos de extermínio da PM paulista datam do tempo da ditadura, em termos de segurança pública a ditadura ainda não acabou. O resultado nós temos visto todos os dias em número de homicídios e latrocínios. A população finge que está tudo bem, está tudo MAL.

    Responda
  9. marcio

    tem que ser ver as pesquisas 95 % do moradores do município de Sp naum são paulistanos  de nascimento  , são  na maioria nordestinos 90% e 5% de outros estadosa cultura dos outros estado onde a criminalidade é alta  então esta ai a resposta  cultura violenta + pessoa violenta sem educação  =  bandidagem

    Responda
  10. Toniko

    100% dos judeus que moram em Israel escolhem exterminar os Palestinos

    Responda
    1. Rivaldo Riveiras

      No que estão certos...

  11. Henrique

    Caro Gilberto Dimenstein.Infelizmente o mau exemplo vem dos dirigentes da Nação.Por- que só criticarmos o povo.É próprio do ser humano criar uma autodefesa, quando sente- se desprotegido. Não sou a favor lema¨olho por olho,dente por dente¨pois nós incluo eu e você, quer queira, quer não, temos meios de nos sentirmos protegidos.Mas o ¨po - vão, não.

    Responda
  12. Maurício

    É lamentável que 43% dos paulistanos apoiem grupos de extermínio. É uma visão míope de pessoas que não conseguem enxergar que violência só produz mais violência. Mas essas pessoas que apoiam a ação de justiceiros o fazem até o dia em que tiverem um familiar confundido com um meliante, pois aquele que se julga acima das leis, que acha que tem o poder de determinar quem deve viver ou morrer, matará malfeitores mas também matará inocentes.

    Responda
    1. felipe

      E isso é motivo para apoiar grupo de extermínio, Rogério Silva?

    2. Kakaroto

      Ora caro Maurício, então dê-nos a solução a nossa miopia. Ajude-nos a solucionar o problema já que ao que parece você a tem muito ao seu alcance. Somos o produto dos desmandos e ausência de leis sérias que aprisionem e realmente puna os malfeitores...como aqueles que deveriam legislar a nosso favor se ausentam, ficamos a cargo de nos mesmos nos defendermos.

  13. LUIZ RUIVO FILHO

    NÃO se trata de descrédito na Justiça. TRATA-SE de Legislação Penal que perdeu seu objetivo intimidatório porque a Justiça está adstrita ao texto legal, da responsabilidade do Legislativo para atualizá-la com penas mais severas, talvez para voltar a ter o seu Poder de Intimidação. O apôio à agressões, que abomino, resulta da insegurança porque o órgão competente faz sua função mas, face a fragilidade, torna-se inócua. Leis severas e sem benefícios diminuirá delitos e melhorará a segurança.

    Responda
  14. Raul Dutra

    Não dá pra governar um povo de mentalidade texana com leis francesas. O Brasil é assim. O endurecimento das punições e o temor a lei são a única solução.

    Responda
    1. felipe

      E isso justifica apoiar grupo de extermínio?

  15. Oscar Wilde

    Meus parabéns aos 43% e lamento pelos 57% que devaneiam, ao esperar que delinguentes sejam presos e saim da cadeia "melhorados" !!!

    Responda
    1. felipe

      Já que a cadeia não melhora ninguém vamos deixar a cargo da nossa polícia, altamente especializada, competente, incorruptível, que só pensa no bem da sociedade decidir quem deve viver e quem deve morrer, isso sim vai diminuir a violência. Parabéns Oscar Wilde você matou a pau!

  16. Stingray

    Avanço da democracia, do cresc. econômico, da distribuição de renda e da educação? Você vive em outro país. O brasil real só melhorou para os muito miseráveis e para os ricos. Você não está sozinho quando defende a escola pública de qualidade. Sempre defendi isso também, mas os políticos querem isso? Alunos chegam ao 9º ano sem saber ler ou fazer conta Justiça? Talvez para os ricos. Os paulistanos não são selvagens, são inteligentes. Contra b@n./ di./ do sou a favor de tudo, de

    Responda
    1. felipe

      Isso mesmo vamos deixar nossa ótima polícia decidir quem vive e quem morre, para que julgamentos, aproveita e demite todo o judiciário, vamos resolver tudo na bala, vamos economizar muito, assim com certeza vamos conseguir diminuir a violência não é mesmo?

  17. Hugo Weaving

    Gostaria de saber Gilberto se na pesquisa havia a pergunta , se nessa matança toda é aceitável a morte de inocentes, o que esses 43% acham disso.

    Responda
  18. Natan Kaetan

    Amigo Jornalista Dimenstein, numa análise simples e de bom-senso, veja que ,desde os imemoriais tempos das cavernas até hoje, pouca coisa mudou e sempre será assim; basta ler o Pentatêuco e ver quantos Holocaustos já foram feitos em nome da existência (risos). Os limites geográficos e políticos das pessoas, animais e plantas, sempre foram e serão feitos ( demarcados) por esse líquido vermelho que corre nas veias ou nos caules. . A História das Civilizações não nos deixam dúvidas. Grande abra

    Responda
  19. Sebastião Simionatto

    A questão pode ser resolvida ser massacre autorizado. É o ECA que tem que ser extinto e seus autores e defensores responsabilizados criminalmente pelos horrores que ele causou no cidadão pacato. Em fim, necessitamos de uma Comissão da Verdade sobre, a quem interessava este dispositivo legal e quem realmente se beneficiou com ele. Sobre massacre! Isso é desnecessário pois cessando o ECA acaba a procriação de meliantezinho e os de agora se trucidam por si mesmos.

    Responda
  20. caracas

    Sempre queremos vingança , era assim nos tempos passados , cada um por si e o diabo atentando a todos= era a auto tutela. Depois veio o tal contrato social e o "estado' se vingaria pelas pessoas na medida certa. Como o estado não cumpre sua função de "vingança" e ainda da bonus ao infrator a coisa volta ao passado.

    Responda
  21. sergio Serginho

    Caro jornalista,Mora um mes na periferia de SP pra voce sentir o que é estar abandonado e inseguro.A populacao esta enojada de ver tantos bandidos assaltando, matando e a coisa piora a cada ano. Acredito que exterminar nao seja a melhor solucao. O pais precisa investir pesado na educacao e no esporte, principalmente nos locais mais desfavorecidos. Mas entre ver cidadaos de bens sendo assassinados a todo instante e bandidos mortos, o que vc prefere? Parabens para a policia de Sao Paulo.

    Responda
  22. Daniel

    Só 43%? Pensei que fosse 100%! Acreditar na democracia brasileira é no mínimo uma piada de mau gosto. Como quer o cidadão acreditar na Justiça se todas as leis favorecem os criminosos e nãos os cidadãos de bem. Platão já reconhecia a democracia como antessala da tirania. Ou alguém, além dos petistas, acredita que esse governo luta por liberdade? Só para eles, é claro!

    Responda
  23. Tubarão

    1-) 43%? acredito que seja bem mais, alguns não tem coragem de admitir;2-) Não acreditam na justiça? E tem-se motivo para acreditarem?3-) Você (Dimenstain... sei lá) vive onde? Vila Madalena, Pinheiros, Jardins, Morumbi? Faça algumas visitas ao fundão da leste, da sul e aí verá outro mundo, não acredita? então vai lá.

    Responda
    1. Pavlvs

      É isso tubarão.Deixa ele ir viver no meio das beldades que só a falta de educação e dinheiro pode produzir.Quem é digno luta com todas as forças para sair da miséria.Já outros se adaptam e até mesmo gostam do ambiente em que vivem.Não se deve glamourizar bandidos(nas classes baixas)nem corruptos(nas classes altas).