Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bruno Bartulitch

    Falta cultura e noção do que seria qualidade de vida aos paulistanos. Estão cegos pois estão preocupados demais com seus próprios problemas. Não pensam na cidade como um espaço humanizado e de todos. Vejam o exemplo dos Holandeses pesquisando no youtube: como os holandeses conseguiram suas ciclovias.

    Responda
    1. Crasse Média

      Sr Maria Vai Com A Foglia, por favor veja em qualquer lugar confiável sobre a topografia (repitindo: to-po-gra-fia), tamanho, população e pontos correlatos de Amsterdã.

  2. Crasse Média

    Para os a-na-is da história: 26nov, 6h, quando Madalena ia para a cama descansar, periférico biker morreu atropelado na av.Chico Morato (pela imagem, me pareceu que ele estava na faixa da esquerda, sabidamente por todos destinadas aos bikers) - confiou nos novos ricos de Madalena/Pinheiros e acha que bike é transporte de qualidade para labutar todo dia. Condolências à família...*fosse na av.Paulista, av.Sumaré (e outros locais descolados) teria protestos do Paspalini, Seelvia e da gang (gera

    Responda
  3. Crasse Média

    Sir Hugo, a "reiva" faz coisas ... o que seria "desaNtenção" ? (extrai do SEU texto perfeito) kkkkk - usando do SEU veneno (copiei, colei): "...esperar que se exprima corretamente é exigir demais também, não é mesmo?" - "...esperar que se exprima corretamente é exigir demais também, não é mesmo?" - "...esperar que se exprima corretamente é exigir demais também, não é mesmo?" - "...esperar que se exprima corretamente é exigir demais também, não é mesmo?"

    Responda
  4. psycho

    Pra encerrar gostaria de lembrar que, amigo, você não está preso no trânsito por causa das bicicletas. VOCÊ É O TRÂNSITO.

    Responda
  5. Daniela Guedes

    Sabemos de todos os problemas que vão desde a falta de um bom sistema de transporte público até fatores estratégicos, como espaço físico, educação no trânsito, etc.. Mas o que não dá pra aturar é a imputação da culpa em gente que só quer utilizar a bike como meio de transporte e não apenas de lazer.. O que invariavelmente acirra a 'rixa' entre motoristas e ciclistas sendo ruim, claro, para ambas as partes.

    Responda
  6. LUIZ RUIVO FILHO

    GILBERTO, voce não pode e não deve generalizar para depois reclamar que só leva "porrada". TUDO é motivo de irritação porque qualquer pessoa ao sair de casa deveria ser "domesticado" e não trazer para as ruas e avenidas as suas frustrações domesticas. ALGUÉM tem de ser culpadp, no caso o ciclista. ISTO chama-se irresponsabilidade, incivilidade e má formação moral e social. Lamentavel.

    Responda
  7. Rivaldo Riveiras

    Isso é coisa de novo-rico.... São Paulo não foi feita para bicicletas. É tudo estreito, apertado. Teriam que refzaer a cidade.... Congestionamento de domingo é brincadeira.

    Responda
  8. Crasse Média

    Vou ler um Reinaldo Azevedo para manter alguma lucidez. Pretendo folgar nesta coluna amanhã (embora esteja pronto para emergências) - por hoje, that's all, folks !

    Responda
  9. Crasse Média

    Je-gue-via, why not ? (Lá vem os detratores aos adeptos do je-gue-transporte, com argumentos rasos e seus bluecaps em 5, 4, 3, 2, 1)

    Responda
  10. Osvaldo M

    Há muito tempo evito ler os comentários do Sr. Gilberto "Pedágio Urbano" Dimenstein, mas como estava em destaque, não pude evitar. Comparar São Paulo com cidades européias, plenamente servidas de transporte público, com cargas triburárias inferiores à nossa, para defender novas restrições (entendenda-se taxas) para os veículos, só pode ser má fé. Enquanto isso, políticos "espertos" usam ciclofaixas para justificar a falta de investimento em trasporte público.

    Responda
  11. Hermann_Strasse

    Os ciclo chatos vem falar que andar de bike é moderno, isso é desculpa para o governo não gastar com metrô.... esses ciclo chatos querem ficar impotentes com selinho da bicicleta.. acho que eles nem precisam a maioria não curte a fruta mesmo rs rs

    Responda
  12. Hermann_Strasse

    Eu não gosto de ciclistas e aguardo dicas para sabotar a ciclobobia.

    Responda
  13. Crasse Média

    Don`t feed papagaios, please !

    Responda
    1. Crasse Média

      Troll follower !

    2. felipe

      Troll!

  14. uliam

    E quando é que os ciclistas vão tolerar os pedestres e pararem de agirem como senhores do asfalto quando estão numa ciclovia, não obecendo sinalização nem respeitando nada.

    Responda
  15. Tom

    Injustíssima irritação. Os motoristas se irritam é com os próprios carros, mas como é difícil reconhecer que se irritam com eles mesmos, descontam nos ciclistas, que tem todo o direito de ocupar as ruas, amparados pelas leis de trânsito inclusive. Deviam guardar essa energia para exigir da administração pública um transporte coletivo de qualidade e assim diminuir o caos, até mesmo nos finais de semana. Mas na verdade o que querem mesmo é poder trafegar com seus carros sem concorrência.

    Responda
  16. Julio Bomfim

    Estas ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas estão aparecendo aos montes porque a Lei da Mobilidade (Lei 12.587) "injeta" milhões de reais nos municípios que possuem uma determinada quilometragem de ciclovias de acordo com o número de habitantes.Simples assim: arrecadação.O pior é que as ciclorrotas temporárias montadas a cada domingo e feriado custam também milhões de reais em operações logísticas enormes. Dinheiro este que podia ser melhor empregado na construção de ciclovias permanentes. /

    Responda
  17. Roberto Luchini Perez

    País desenvolvido não é aquele em que todos podem comprar um carro OK e sim onde todos usam o transposte público, sem distinção de classes. No Brasil pagamos o dobro ou mais por um carro ok, enquanto nosso transporte público nos trata como gado. A primeira coisa que se nota ao visitar um País de fato desenevolvido, é a facilidade de se locomover pela cidade, sem contar o respeito ao usuário, não necessáriamente de bike, muito pelo contrário, mas de trem, onibus, bondes, metros, barco etc. /

    Responda
  18. Sebastião Simionatto

    Um estudante que foi fazer doutorado na Alemanha contou que uma velhinha do andar de baixo reclamou que ele tomava muito banho e assim fazia muito barulho.Qual a ligação com bikes?Aqui no Brasil gostamos de chegar no trabalho de banho tomado e bem cheirosos.As beldades que alegram o dia de trabalho também.Na Europa eles não são muito chegados a um banho e se o cara ou a fulana vai de Bike ao serviço fedendo CC de 3 dias isso não afeta nada aos colegas que também fedem.Viva o Carro! Fidido/a

    Responda
    1. Crasse Média

      São os ECA-logistas (desculpem, não resisti).

    2. hugolpr

      WTF??? Eu pensava q tinha visto de tudo.

    3. Sebastião Simionatto

      Para terminar o finalizado, esta mania de Bike vai exigir mais banhos e mais banhos implica em mais gastos de água, sabão e champu. Conclusão srs. Governantes, demitam os ASPONES que inventaram essa!

    4. Crasse Média

      Novas soluções, novos problemas.

    5. marsilv

      Esse foi, com certeza, o comentário mais sem noção do tópico!

  19. São Paulo é +

    bike é veículo, antigamente as bicicletas eram emplacadas sim ! Isso não significa que devam pagar taxas desproporcionais mas devem estar registradas e pagar pelo espaço que ocupam.

    Responda
    1. psycho

      Isso! Emplacar e criar um CONTROLAR pras bikes tb! Afinal tem muita bike barulhenta rodando por ai...

  20. hugolpr

    Eu acho engraçadissimo essa estoria de emplacar bicicletas... alguémconhece ao menos um unico lugar no mundo onde bicicletas são empla_ca_das? Euacho que a bicicleta faz sim parte da solução. Mas é preciso ter tato,pois as pessoas, como percebe-se, não estão dispostas a ce_derfacilmente. Como disse o texto, precisa começar com o transporte publicoe ir aumentado gradativamente as restrições ao trafego. Chegar e imporuma ciclofaixa so gera at_r_ito e vai acabar dando m....

    Responda
    1. Crasse Média

      kkkkkk ... a raiva faz coisas ... o que seria "desaNtenção" ? (extrai do SEU texto perfeito) kkkkk - usando do SEU veneno (copiei, colei): "...esperar que se exprima corretamente é exigir demais também, não é mesmo?" - "...esperar que se exprima corretamente é exigir demais também, não é mesmo?" - "...esperar que se exprima corretamente é exigir demais também, não é mesmo?" - "...esperar que se exprima corretamente é exigir demais também, não é mesmo?"

    2. Crasse Média

      kkkkkk ... a raiva faz coisas ... o que seria "desaNtenção" ? (extrai do texto) kkkkk

    3. hugolpr

      Talvez vc queira dizer "agradeço PELA sua desatenção", pois minha desantenção não precisa de agradecimentos. Bom, esperar que se exprima corretamente é exigir demais também, não é mesmo?

    4. Crasse Média

      Agradeço sua desatenção, sr Hugo.

    5. hugolpr

      Caro "crasse média". Eu vi seus comentários e eu me recuso a discutir com pessoas tão intelectualmente estreitas como você. Eu poderia dar exemplos, argumentar, mas eu prefiro te ignorar e te deixar na tua bolha. Você é o brasileiro médio (e medíocre) típico. Não adianta. Você está perdido e meu comentário se dirige às gerações futuras. Seja feliz.

    6. felipe

      Don´t feed the trolls! Don´t feed Crasse Média!

    7. Crasse Média

      Nossa, sr Hugo. Será engraçado até acontecer um atropelamento que cause estado de coma, como eu (de fato) conheço.

  21. São Paulo é +

    não podemos confundir ciclistas com pedestres. A bicicleta, embora simples, é um veículo de transporte. Antigamente as bicicletas eram emplacadas, pagava-se uma taxa para poder andar em vias públicas.

    Responda
  22. São Paulo é +

    Acho que para ter o direito de utilizar vias construídas para veículos, o ciclista deveria pagar ipva ou "ipvc", pagar estacionamento, ter o mesmo direito de ser multado, pagar taxa de inspeção veicular e fazer auto escola com as mesmas horas aulas de qualquer candidato a motorista, para se habilitar ao direito de utilizar o espaço de forma justa. O fato de ter ou não motor, não diferencia um veículo do outro, já que ambos transportam pessoas.

    Responda
    1. caius

      Simplesmente pelo fato de não ter motor, de ser um transporte individual que não emite poluentes, não ocupa espaço, não faz barulho, não consome combustível, deveria ser motivo suficiente para que fosse contemplado pelo Estado com isenção de imposto, desiginação de espaço exclusivo de circulação, proteção por parte daqueles que deveriam ser responsáveis por isso, bem como TODO os respeito por parte dos demais. E isso que n sou nenhum bike-xiita. Só não sou bobo.

  23. Eduardopg

    Devemos tirar o caráter divino de Sua Majestade o Carro. Estive em Santiago, no Chile, há dois meses e não há vagas nas ruas. Todos são obrigados a estacionar em estacionamentos subterrâneos pagos em máquinas automáticas. A multa por parar em local proibido custa por volta de US$ 100.00. Resultado, os pedestres e ciclistas tomaram conta das ruas até tarde da noite. Na faixa de pedestre, o pedestre atravessa sem olhar, pois os motoristas são obrigados a parar, ou seja, o pedestre manda.

    Responda
    1. caius

      Queria saber que tipo de gente consegue ser capaz de negativar um comentário como este.

  24. Luis R

    Sr. Dimenstein, Só para constar, tenho carro, moto e bicicleta, e uso os 3. O questionamento não é das ciclo-faixas de lazer, mas, especificamente da ciclo-faixa da Paulista, que de fato atrapalha o acesso a uma região que tem tanto acesso no fds quanto nos outros dias. Alias, para a Paulista, o que deveria ser feito é a implantação de uma CICLOVIA no canteiro central, retirando as "floreiras" do Sr. Kassab(antes eram suspensas). A mesma solução poderia(e deveria) ser ad

    Responda
    1. felipe

      Me desculpe Luis, mas discordo de você, o que deveria ser feito na Paulista, era um corredor exclusivo de ônibus na pista da esquerda, com espaço para ultrapassagens nos pontos, e pagamento da tarifa antes de entrar no ponto, além uma ciclovia na direita, com boa sinalização para os motoristas olharem para a ciclovia antes de virar a direita. Isso muito a quantidade de pessoas transportada, tendo em vista que um corredor desses transporta 10x mais pessoas que uma pista de carro.

  25. Nilton Tuna

    Meu problema com os ciclistas não tem nada a ver com carro-dependência. Eles invadem o espaço do pedestre - que deveria ser muito mais sagrado que o de qualquer veículo. Porque o pedestre é quem está mais desprotegido. Não fossem os monitores com suas bandeiras nos cruzamentos, duvido que algum ciclista respeitasse as travessias de pedestres. Eles NUNCA respeitam. Dia nenhum, com ou sem ciclofaixa. E ainda invadem as calçadas. Và à av. Paulista, em qualquer dia, e veja.

    Responda
    1. Crasse Média

      Felipe: a você eu receito 2 doses diárias durante 1 ano de Reinaldo Azevedo - ajuda curar sua tendência de esquerda-caviar, que é um desvio do pensamento sério (e raro) dos esquerdistas

    2. felipe

      Don´t feed the trolls! Crasse Média é o pior tipo de troll!

    3. Crasse Média

      é exigir demais, sr Nilton. Conde não deixa seu condado !

  26. Luciano

    Alguém nasceu de bicicleta? E de carro? E de metrô? E de roupa?Não somos ciclistas, motoristas, motociclistas e por aí vai. Somos pessoas em trânsito por meio de bike, carro, coletivo etc. Temos que repensar os espaços públicos e exigir dos setores públicos, e não nos atacarmos feito i-d-i-o-t-a-s.

    Responda
  27. von kaio

    Para a inflamação no trânsito,uma morfina a custo Zero para a municipalidade,atravéz da obtenção de vias carrocàveis,de forma gratuita: -medida única--Proibir o estacionamento de veículos,em qualquer via da cidade...

    Responda
  28. marsilv

    "Tem que investir em transporte público, não em bicicletas." Mas quem disse que os investimentos são mutuamente exclusivos? Alguém acha mesmo que o custo de se fazer uma ciclovia é o mesmo de se fazer um Metrô? Com 500 metros de Metrô dá para fazer toda a infraestrutura necessária para bicicletas na cidade inteira!

    Responda
    1. Crasse Média

      Viva o biker-pedágio, Marcelo. Viva !

    2. Luciano

      Hoje uma pessoa pode descer no metrô Santa Cruz por exemplo, pegar uma bicicleta de graça e descer (nem pedalar vai) alguns quarteirões onde os coletivos nem passam. É uma saída sim, mas integrada. Aí de fato o transporte público em São Paulo, principalmente os ônibus, são ruins e mal planejados, nisso não posso discordas. Mas que as bikes dão uma mão dão. Só que não adianta fazermos só ciclobikes de passeio, aí ñ adianta.

  29. A Verdade Nua e Crua

    Pais de primeiro mundo e com ótima qualidade de vida, não é onde o pobre consegue comprar carro e sim onde o rico anda de transporte publico! Pensem nisso!!!!

    Responda
    1. felipe

      Don´t feed the, Crasse Média, troll!

    2. caius

      Na verdade, essas palavras são do Enrique Peñalosa, urbanista e ex-prefeito de Bogotá. Foi ele quem disse que "Uma boa cidade não é aquela onde os pobres andam de carro, mas sim aquela onde até os mais ricos usam o transporte público". Peñalosa foi responsável pelo projeto de restrição ao carro, devolvendo a cidade às pessoas. De fato, um político com uma visão muito além das 4 rodas. Falta gente assim nesse país, infelizmente. Mas aqui, a população também é bur/ra pra ca/ra/jo. Fato.

    3. Crasse Média

      Aplique-se o raciocínio (perfeito) do sr Alexandre para Educação, Saúde e Segurança.

  30. Vitor Arzani Martins

    Bicicleta é transporte individual e não solução para ninguém que precise de soluções. A bicicleta é um luxo para pessoas que moram no centro expandido (ou seja, classe média alta) e que podem pedalar por 30, 40 minutos até o trabalho. A bicicleta é o reforço ao individualismo que advém do próprio carro. Ela serve à muito pouca gente e não ajuda em nada nessa cidade. É chover no molhado, mas é necessário dizer que o único jeito é o transporte público de massas, com conforto e qualidade.

    Responda
    1. felipe

      Vitor, transporte público de massa chama-se Metro que, por definição, é um transporte para longas distâncias (não faz sentido pegar o Metro para andar 1km) só que em São Paulo 70% dos deslocamentos são de curta distância, portanto se a cidade inteira tivesse uma super cobertura da rede de Metro isso só resolveria 30% dos deslocamentos. Portanto não, o transporte de massa não é a única solução, Na verdade a solução não passa por nenhuma ÚNICA coisa, mas sim por várias, inclusive a bicicleta.

    2. psycho

      Vitor, Bicicletas são importantes também para se chegar às estações mais próximas de trem, metrô e terminais rodoviários (onde deveriam haver bicicletários). Assim ela seria tão útil para quem trabalha a meia quanto para quem trabalha a duas horas de casa. Isso chama-se transporte intermodal. Não há nada de elitista nisso. E mesmo quem usa carro deveria utilizá-lo para chegar até estes pontos. Mas nosso governo constrói estações com shoppings mas não com estacionamentos suficie

    3. marsilv

      Ridículo. A bicicleta é transporte individual mas ocupa praticamente o mesmo espaço que a própria pessoa caminhando! Vc queria o quê? Que a bicicleta encolhesse as pessoas??? :)

    4. Crasse Média

      ou seja, a zelite continua pensando na ... zelite

  31. Crasse Média

    Vou ficar surpreso quando o Paspalini for candidato a vereadô ou de-putado dos babikers, muuuuuuuuuito surpreso !

    Responda
  32. marsilv

    A irritação contra os ciclistas é ridícula. Contra os enfeites de natal é mais absurda ainda! A ÚNICA coisa que atrapalha o trânsito são os carros. Todos os outros meios de transporte, juntos, não entopem a cidade inteira, como fazem os carros. Principalmente os carros que tem uma única pessoa dentro do carro, o motorista, sozinho em um carro com CINCO lugares.

    Responda
    1. felipe

      Don´t feed the trolls! Crasse Média não mereça resposta!

    2. marsilv

      Mas uma coisa não exclui a outra. Precisamos é de transporte público de qualidade AND transporte alternativo.

    3. Crasse Média

      Logo, concentremos esforços no transporte público de qualidade

  33. Crasse Média

    Todo este esforço para eleger o Pas-pa-lini um "veriadô" ou "de-putado" dos "cicristas". Antevejo o discurso: "Babiker: fui um batalhador pelo seu direito, agora pido seu voto para fazer a cicrovia direito. Afinal você não mora longe, não é feio, não tem pé torto. Não merece pegar onhibus. Vote ni mim que terá bike-faixa sim."

    Responda
  34. Damsceno

    Ciclo faixa. FGTS para empregadas. Salário mínimo subindo. Pobre no aeroporto. O fim do mundo se aproxima!!! Subam para as colinas...

    Responda
    1. marsilv

      Boa! Rachei de rir!

  35. Gabinete do Dr Montenegro

    Abre-se mais uma cortina de fumaça para dissimular a situação. Os bikers acham que todos devem andar de bike porque eles têm ctza de que é o melhor e pronto. Lógico que o uso do carro deve ser repensado, e dos caminhões?, e lógico que a maioria dos bikers são a minoria do "ecologicamente correto" insuportável. Tem que investir em transporte público, não em bicicletas. Quero ver milhões de trabalhadores saindo de seus empregos, ou de madrugada tendo que pedalar km`s... Lindo, né??!!!!!

    Responda
    1. felipe

      Don´t feed the trolls like Crasse Média!

    2. Crasse Média

      Logo o Paspalini se eleje vereador ou deputado dos babikers e sossega ! Pode anotar...

  36. Roberto

    + do que. Toda minoria se acha a azeitona da empada, a última cereja do bolo e por aí vai. Ao fim e ao cabo são uns chatos, cri-cris, pernilongos, chacrilongos...como dizia uma música da minha época.

    Responda
    1. felipe

      Don´t feed the, Crasse Média trolls!

    2. Crasse Média

      Sr Roberto, bem vindo a era da (des)informação, onde o cidadão "Maria-Vai-Com-a-Foglia" impera !

    3. Rodolfo Mazzuca

      então volte pra sua época!!!!!

  37. lscp

    Minha "diferença" não é com ciclofaixas, e sim com ciclistas que andam na conta mão,a noite, em ruas escuras (é difícil encontrar uma rua iluminada em São Paulo) ou aqueles que vem em comboio atravessando avenidas sem respeitar semáforos. Se um automóvel passar um sinal vermelho está perdido, mas passam montes de bicicletas sem o menor respeito com  sinalização e os outros que se danem pq eles são os "verdes" e como as bicicletas não tem placas, nem punidos são.

    Responda
  38. Rodolfo Mazzuca

    o choro é livre.....quem anda de bicicleta em SP sabe bem o "perrengue" que passamos. Ai a prefeitura libera 01 dia da semana para nossa diversão, sem precisarmos desviar desses motoristas que se acham o dono da rua, e o povo acha ruim?? Mude o percurso, saia mais cedo, utilize outros meios de transporte, mas não encha o saco dessa minoria que são os ciclistas. Há muito tempo a prefeitura não tinha uma atitude dessas.....

    Responda
  39. Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro

    O dia que São Paulo tiver uma rede de metrô comparável à de Nova York poderemos fazer qualquer comparação. Antes disso...

    Responda
    1. Crasse Média

      Vixi, ingrêis ? Vou ter que gastar meus 15 dias de Fisk course now

    2. felipe

      Crasse Média = troll. Don´t feed them.

    3. Gabinete do Dr Montenegro

      Eu tb. Olha esse ataque gratuito e infantil. Típico.

    4. Crasse Média

      Voto Fabíola

    5. Crasse Média

      (x) Fabíola( ) babaquismo

    6. alien9

      Deixa eu completar pra você: "Antes disso, tratem de sair da frente do MEU CARRO". Ótimo, nunca vai ter rede de metrô nenhuma e as coisas vão continuar do jeito que estão, só que pior, e você vai se manter cuidadosamente alheia a isso escutando uma musiquinha no seu carro. Parabéns.

  40. Anselmo

    Parabéns Dimenstein, mais uma vez lúcido e consciente. Parte da população paulista está sempre disposta a conviver com mudanças desde isso não mexa com o seu carro, com o seu status ou o misture com outra classe social.

    Responda
    1. felipe

      Anselmo, don´t feed the trolls! Crasse Média é o pior tipo de Troll!

    2. Crasse Média

      Tão mal elaborados que o sr se dá ao trabalho de ler e comentar, acusando o recebimento do golpe - quanto a minha jornada, fim de semana também trabalho (e sou prejudicado no deslocamenteo pelos babikers) - problema meu, sorte sua, que colore desenhos e ''acredita estar contribuindo paro o nosso belo quadro sociaaaaal''

    3. Anselmo

      Bem, está explicado, é muito tempo livre mesmo, anônimo Crasse Média. Que bom que esse jornal lhe dá espaço para argumentos mal elaborados e ofensivos aos colunistas, não é mesmo?

    4. Anselmo

      Sr. Vitor. As ciclofaixas aos domingos são destinadas ao lazer e a favorecer um ambiente de convívio tolerante entre os usuários das vias públicas (de todas as classes sociais), que obviamente não foram criadas apenas para os automóveis. Se o Sr. utilizasse o metrô aos finais de semana, veria que muita gente se desloca até as ciclofaixas utilizando o transporte coletivo.

    5. Crasse Média

      Em tempo, sr Anselmo, crime de corrupção é violento ?

    6. Crasse Média

      Oi sr Anselmo. Gostaria de agora a tarde (onde trabalharei das 15 as 21 h ao seu dispor) eu pudesse ir de transporte publico e de qualidade. Como não existe, vou de carro, estacionarei (longe) fora da área de zona azul. De noite, chego em casa em 32 minutos (19 km) e ficaria feliz se pudesse voltar de transporte público de qualidade em 1 hora. Descer do ponto e chegar vivo em casa (com a violence wave existente) é outro assunto. Bom ar condicionado, sr.

    7. Vitor Arzani Martins

      Sr. Anselmo, o que é a bicicleta? É um transporte individual de classe média alta (ou alguém acha que os moradores da Cidade Tiradentes carregam suas bicicletas por 40 km até a ciclofaixa?). É um transporte em que essas pessoas não precisam se misturar ao restante da população (de outra classe social, nas suas palavras). Acho que a real revolta vai acontecer quando as pessoas do carro e da bicicleta tiverem que pegar metrô e ônibus. Daí veremos o quão vanguardistas são os paulistanos.

    8. Anselmo

      Mais de 5000 comentários. Muito tempo livre ou a serviço de alguém, heim, anônimo Crasse Média?

    9. Crasse Média

      Tão lúcido quanto o dia (recente) em que defendeu que a "penalização" de José deveria ser fora da cadeia, já que ele não houve (ria muito) violência. Cada uma que eu leio...

  41. Eduardo Silva

    Agora é isso: todo ciclista é tratado como bike-extremista arrogante. E a tolerância aumenta cada vez mais na era da internet. Antigamente eu andava de bicicleta e era ignorado, hoje sou hostilizado.

    Responda
  42. Tico Rodrigues

    A ditadura dos carros é soberana. A cidade é tão egoísta que não permite que se faça uma ciclofaixa apenas um dia no fim de semana. Queremos continuar errado só pq sempre fizemos errados. O cidadão acha um absurdo disponibilizar um pedaço da rua pra outro mas não se importa em comprar uma caminhonete enorme ou uma SUV, ocupar 10m2 de via pra andar sozinho e demonstrar status. Reclama do transporte público lotado mas não anda nele no fds, que no geral é vazio. Essa dependência do carro é doen

    Responda
  43. tucupitakaka

    Não dirijo, nem tenho carta de motorista. Tenho antipatia contra o pessoal que se locomove em duas rodas. Boa parte dos motoqueiros é irresponsável, parte dos ciclistas é pretenciosa, sente-se salvadores da pátria só porque a bicicleta não emite gás poluente. A prefeitura deveria se preocupar em melhorar o transporte coletivo, depois, se sobrasse algum tempo, dedicar-se a esse tipo de locomoção.

    Responda
    1. felipe

      Luiz, já passou pela sua cabeça que muitos dos deslocamentos na cidade não são adequados ao transporte público (por serem de curta distância) e mesmo os que são adequados tem muito a se beneficiar de uma boa rede cicloviária? Por definição o metro tem uma distância grande entre suas estações (não faria sentido o trem parar a cada 150 metros) assim sendo NUNCA vai estar colado na casa e no trabalho de todo mundo. Aí entra a bicicleta, como forma de capilarizar o acesso ao metro/ônibus

  44. tucupitakaka

    São Paulo precisa de medidas ousadas de desestímulo ao uso de carros. Rodízio de placas já era, dado a facilidade com se compra um carro hoje em dia. Que tal, nos horários de pico, proibir o uso de carros no corredor Consolação-Rebouças-Francisco Morato e outros parecidos? Para mim, medidas como essa diminuiriam o tempo de ida e volta do trabalho. Ciclistas e automobilistas que se virassem. No entanto, nossas autoridades são tão vendidas...

    Responda
  45. seilá

    Quanta gente amarga, pessimista, infeliz, desmotivada, desinteressada, nada é suficientemente razoável para essas pessoas, nada. Se tem ciclo faixa, reclama. Se não tem reclama. Se tem corredor de ônibus reclama, se interdita para racionalizar o espaço, reclama. Se faz obra pra melhorar a fluidez do trânsito e o deslocamento do pedestre reclama, se não faz reclama igual. Sugestões, nenhuma. Assim fica difícil. Precisamos participar mais das decisões sobre a vida da nossa cidade

    Responda
  46. RS

    pq a relação 1 ciclista=1 carro a menos? pq não 1 ciclista=1 pedestre a menos? é pq todo ciclista é burgues é isso? E mil vezes 1 pedestre usuario de transporte publico a mais do q 1 ciclista a mais inclusive pelo fato d q tb ocorrem atropelamentos de pedestres pelos srs ciclistas... aqui no rj ja presenciei diversos ciclistas andam pela calçada e sao mal educados tb o problema da falta de educação é do povo brasileiro seja motorista taxista l

    Responda
  47. de sola

    Acho que o meu primeiro comentário foi "barrado"...vou tentar ser mais político...o título do texto poderia ser "Irritação de cidadãos - pedestres ou motoristas - contra ciclistas que desrespeitam as regras e leis, porque se acham acima dela, é justa ". Talvez esteja mais alinhado com os interesses do autor.

    Responda
    1. felipe

      Não poderia não, sabe porque? Porque o texto é uma referência a uma matéria que saiu na própria folha, na qual mostrava que vários motoristas estavam irritados com a existência das ciclofaixas aos domingos, que eles acham que é um absurdo diminuir o espaço do carro na cidade. Entendeu como não faria nenhum sentido o título que você sugeriu? Você pode estar irritado com os ciclistas por isso mas a matéria que deu origem a este post não é sobre isso.

  48. Greg

    GD= soluções simples ( e sempre erradas) para problemas complexos. Já que vc defende aqui a liberdade para José Dirceu, porque não aproveita o seu espaço e cobra do Haddad medidas para melhorar o trânsito em SP? Ficar resmungando e fofocando não resolve nada! Pegue uma bicicleta e "pesquise" o entorno da sua ONG. Vai ser um milagre se conseguir voltar ileso, sem ter sido atropelado ou xingado por motoristas. Aproveite seu espaço na FSP para escrever algo útil. Faça algo de bom para a socieda

    Responda
  49. João Esteves

    A população não sabe exigir seus direitos, desde 1985 não vivemos mais nas "sombras", mas o transporte público, saúde e segurança não tem o dinamismo de investimento necessário. Moro em Praia Grande/SP uma cidade com grandes ciclovias, mas não pensem que isso ocorreu da noite para o dia, pois aqui também falta muita educação de trânsito tanto a motoristas, motoqueiros e ciclistas, mas o sistema está implantado e concientizado na população, SAMPA tem que melhorar o sistema coletivo para "onte

    Responda
  50. de sola

    (cont ) como dizia, ciclistas e motociclistas, em Rio Claro ( imagino não ser diferente na maioria das outras cidades ) fazem o que bem querem, na cara de uma guarda  municipal com comportamento aparntemente ditado pelos interesses políticos. E se o cidadão, pedestre ou motorista, reclama com os motciclistas e ciclistas, corre o risco de ser agredido...xingamento é certo ! Benesses aos montes...regras e disciplina, muito pouco. E o número de acidentes e mortes com estes cidadãos é significa

    Responda