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  1. de sola

    Caro Gilberto, o problema é o de sempre...criam-se situações novas e surge problemas. Aí abandona-se o problema à sua própria sorte e cada um age com acha mais justo. É claro que é uma situação incômoda, mas necessária. Mas e as regras ? Moro em Rio Claro, São Paulo. Aqui, em nome de algumas coisas ( entre elas, votos ) criou-se faixa de ciclistas...mas nada de educação, regras e disciplina. Ciclistas e motociclistas, andam na contra mão, sobre a calçada, atravessam sinais fechados e ( cont )..

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  2. NOVA VISÃO

    Que me perdoe o autor, mas o titulo de seu artigo não combina com a abordagem. Afinal, no caso específico, trata-se de problema causado pela redução improvisada de faixas de rolamento destinadas originalmente para tráfego de automóveis, e não exatamente do fato de ela estar sendo utilizada por ciclistas.

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    1. felipe

      Don´t feed the trolls! Crasse Média = troll

    2. Crasse Média

      Sir Marcelo: torça, mas não distorça. Se não fica impossível.

    3. psycho

      crasse, vc deve concordar que ter saúde pública de qualidade é uma questão prioritária em relação ao transito fluido, certo? pelo seu raciocínio deveríamos então apenas cuidar do transporte quando solucionarmos a saúde...

    4. Crasse Média

      Sir Marcelo, não são excludentes. Mas primeiro, a prioridade (desculpe a redundância). Prioridade, no caso, é transporte público.

    5. psycho

      Caro crasse média, Pq na sua cabeça uma coisa é excludente à outra? Bikes, motos, autos e transporte publico de qualidade não podem conviver juntos aqui? Deveriam, sabia? Mas infelizmente temos um governo que constrói novas estações de metrô - que possuem até shoppings dentro - mas sem estacionamento para automóveis. Ciclovias como da marginal que possuem 30km de extensão, mas apenas 3 entradas/saidas em seu trajeto. E por ai vai...

    6. Crasse Média

      sr Marcelo, porque bikes ao invés de transporte publico de qualidade digno desse nome ?

    7. psycho

      Claudio, a colocação do Renato foi no seguinte sentido: pq afinal os carros devem ter prioridade sobre outros meios de transporte?

    8. Claudio Andrade

      Faz todo o sentido, Renato. Se a obstrução fosse feita para a passagem de pessoas montadas em Emas, teria o mesmo efeito tanto pela piora no transito como pela baixíssima utilização. Se querem fazer ciclofaixas aos domingos, porque não circuitos mais "residenciais"? A resposta é simples: porque essas pessoas não querem andar de bicicleta e sim se mostrar umas pras outras e pagarem de ecológicas.

  3. Luis

    A questão das coclofaixas é mais complexa do que parece. Em primeiro lugar, domingo NÃO É um dia de descanso para todos. Isto não deveria ser permitido numa das principais vias da cidade, região recheada de hospitais. Minha esposa é médica, trabalha em hospital da região e nos plantões de domingo sofremos com a cicloburrice. Sair para almoçar em meio ao plantão, nem pensar, pois com o trânsito e com os diversos acessos ao hospital fechados porque um monte de idiotas querem não conseguimos ma

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    1. felipe

      Don´t feed the trolls!

    2. Crasse Média

      Burguês também é gente e é minoria, senhores babikers. Provavelmente tem seus Direitos. Eu, que não sou burguês (como já puderam perceber), peço apenas transporte público de qualidade ANTES da p...0rra da ciclovia/faixa

    3. Rodolfo Mazzuca

      comentário típico de burguês!!!!!!!!

    4. alien9

      Nossa, e usar transporte público não podemos, né, é coisa indigna das classes superiores.

    5. psycho

      aproveite que sua esposa trabalha em hospitais na região da paulista e inicie um rehab automobilístico. e no próximo almoço do plantão do domingo, vá até um restaurante com sua esposa em um metrô vazio, rápido e limpo. ;)

  4. Dr. Traffic Calming

    Um dos principais componentes p/a anarquia do trânsito são as ações da empresa q/entre várias barbaridades,transformou SP na Capital Mundial das Placas de Trânsito.Estimula há dez anos altas velocidades em locais inadequados (era 70Km na Paulista!Hoje 60Km,ainda elevado). Esses limites são Fator Contribuinte p/inúmeros incidentes e acidentes, inclusive fatais, entre os grupos potencialmente conflitantes q/compõem o trânsito SP e q/ maquiavélicamente,são estimulados ao desentendimento/ confro

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  5. Crasse Média

    Irritação não é contra ciclista, boa parte é Classe-Média-Maria-Vai-Com-A-F oglia. O REAL problema é contra o babiker-orto-do-xo/xi-i-ta que acha que bike é A Solução (quando, ÓBVIO, não é) ao invés de um transporte público de qualidade que atende crianças, trabalhadores, vaga-bun-dos, idosos. Vou chover no molhado, sr Conde. Peço encarecido: reporte-nos o nº de ônibus existente há dez anos e o nº hoje. Compare a demanda. Sei que peço muito e serei ignorado, como todo periférico o é.

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    1. felipe

      Don´t feed the trolls

    2. Crasse Média

      Arruaceiro não. É só burrice mesmo. Embora você esteja c...agando e a...ndando para nosostros, reitero que nem todos moram, trabalham e estudam a 1 ou 2 km de sua residência. Sua insensibilidade ao tema, sr Tiago vem de sua ignorância do tema (no sentido de desconhecer as necessidades da massa da cidade), da sua prepotência (dada a vida boa gerada, sorte sua, via papi/mami), da sua aspiração (com trocadilho) de ser um USPista e do fato do nojo para que (parece) tem aos trabalhadores da cidad

    3. alien9

      Então deixa eu explicar para você: Não tem ônibus, trem ou metrô que chegue em São Paulo porque gente como você NÃO QUER. Ficam sentadinhos nos seus carros, reclamando do trânsito - e, ah, tá bom, a culpa é SEMPRE dos outros, são as bicicletas, jura? E normalmente tacham de arruaceiro qualquer um que proteste pela melhoria do transporte público (VÃO TRABALHAR!! é a típica resposta de gente da sua classe)...

  6. Paulista

    Sinceramente, não concordo com essas ciclovias aos domingos. Tudo bem que durante a semana o uso do automovel é quase um abuso por algumas pessoas, mas aos domingos é o dia em que as famílias podem utilizá-lo plenamente para passeios etc. NUm destes domingos, tive de buscar minha mãe numa estação de metro e eu levei quase 1 hora para fazer isso, o que geralmente duraria 10 minutos, pois as vias ficam estranguladas. Mas o pior era olhar para a ciclovia e observar poucos ciclistas utili

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    1. felipe

      Don´t feed the trolls!Don´, feed Crasse Média!

    2. Crasse Média

      Eu apoio, Marcelo - babikers como você verá que não funciona (já que raciocínio não alcança) - população (massa irada) pode resolver em resolver a questão de forma (digamos) mais rápida.

    3. psycho

      Vamos inverter então? Colocar as ciclovias durante a semana (o transito ja é parado sem elas então tanto faz) para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. E nos finais de semana deixamos as ruas livres para quem, como você, gosta de passear de automóvel pela cidade. Trato feito?

    4. psycho

      Em qualquer cidade desenvolvida vc encontrará, não CICLOFAIXAS DE LAZER que funcionam apenas aos domingos, mas CICLOVIAS que dividem o asfalto com carros, bondes e onibus. Ah, mas e o trânsito, como fica? Mesmo com transporte publico de qualidade, fica horroroso, igual ao de SP. Mas isso é viver em uma cidade feita para todos, não apenas para proprietários de automóveis. O paulistano é um VICIADO em automóveis e isso tem que mudar.

    5. Bicicreteiro

      Ao invés de olhar para as Ciclofaixas e dizer que são poucos os ciclistas que estão utilizando a via, fique parado contando quantos ciclistas passam por lá. Só na Paulista são 30 mil ciclistas em 9 horas, enquanto nas demais faixas (4 para carros contra duas dos ciclistas) são 36 mil carros nas mesmas 9 horas. De quem é a culpa, da bicicleta que consegue usar o espaço de forma infinitamente mais inteligente que os carros?

  7. A mão que balança o berço

    Na verdade, a cidade de SP já parou há tempos. Basta observar como fica o trânsito congestionado em alguns períodos do dia. Hoje, saem carros às ruas até para passear com cachorro, uma burrice imensa e desnecessária.

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  8. Pedro Galuchi

    O (des)governo do braziu deveria, isso sim, dar isenção de IPI para as bikes, organizar os horários de trabalho, dar transporte público decente. Mas, não! Prefere que a população de digladie e esqueça os reais problemas.

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  9. Oscar Wilde

    É mais do que justa a irritação com os ciclistas, tendo em vista a notória falta de educação, e porque não prepotência de muitos. Sob o guarda chuva de utilizaram um modo de tranporte "politicamente correto" quer seja por lazer ou não, a maioria acredita cegamente estar acima do bem e do mal. As ciclofaixas nas principais vias, dada a condição atual do transporte público, prejudica substancialme nte uma importante parcela da população com trânsito maior nos

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    1. alien9

      Fique sentado em casa no seu horário de lazer ao invés de ficar sentado no seu carro, que tal? Não vai fazer tanta diferença.

    2. alien9

      Ai, que bonitinho! Prejudica a parcela importante! Saiba o senhor que em São Paulo ainda é uma minoria que se locomove de carro. E, por se acharem tão superiores, ocupando mais de 90% do espaço nas ruas com seus veículos, são escandalosos quando têm seus privilégios ameaçados. Isso é se achar acima do bem e do mal. Fazer passeio de carro no fim de semana como lazer é uma afronta às pessoas obrigadas a respirar o ar poluído por seus veículos todos os dias a caminho

  10. Martins

    Os ciclistas andam nas calçadas em alta velocidade, andam na contra-mão, não respeitam os pedestres e estão se achando os donos das ruas a rua foi feita para carro se não teve palnejamento infelizmente não se pode penalizar os pedrestes e os carros por isso..

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    1. caius

      A rua não foi feita para carros somente. Vide o Código Brasileiro de Trânsito e deixe de ser bo/bo, Demóstenes. E ninguém tem interesse em penalizar os pedestres e os motoristas (sim, os motoristas, não os carros). As pessoas só querem poder conviver em paz, com respeito mútuo; dividir o espaço, que é de todos. É tão difícil assim? Essas pequenas modificações deveriam ser vistas como um ato de paz, não uma declaração de guerra.

    2. psycho

      Sim, existem esses ciclistas que nao respeitam as leis da mesma forma que existem motoristas de automoveis, motos e caminhões, e, pq nao, até mesmo pedestres que atravessam fora da faixa, no sinal vermelho, etc. Toda generalização é perigosa. Cuidado.

    3. Rodrigo

      Isso é verdade. Tente andar nas calçadas do Itaim Bibi durante a semana: os ciclistas andam sobre as calçadas em alta velocidade. Já vi pessoas sendo atropeladas em cima das calçadas porque eles simplesmente se recusam a parar. Quando aceitam andar na rua, não na calçada, os ciclistas não respeitam semáforos e andam na contramão no meio da rua.

  11. FernadoMooca

    Otimo texto. Precisamos repensar nossos meios de transportes. A maioria das grandes cidades brasileiras tem esse problema. E é preciso lutar pelo espaço.Vejam Florianopolis ( bicicletanarua.worpress.com). Os movimentos de cicloativistas crescem a todo instante.

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