Educação > USP, Unicamp e Unesp preparam adoção de cotas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acho que ele deveria colocar a aprovação automatica também nas Universidades para os alunos da cota como faz no ensino fundamental e médio.
É inegável a má qualidade do ensino público, não só por falta de investimento público, mas também por falta de interesse de quem estuda! Fui aluna de escola pública e nunca concordei com as cotas! A escola é ruim? O governo não ajuda a melhorar? Aprenda a estudar sozinho! Procure um cursinho como eu fiz e estude todos os dias da semana, há vários cursinhos grátis disponÃveis, eu fiz um deles! Passei na USP e me formei, sem cotas, sem regalias e não acredito que sou uma exceção!
É incrÃvel como faculdades do mais alto nÃvel concordem e compactuem com um sistema imoral da educação brasileira! Para mim as cotas abrem brechas para que donos de cursinhos encham os bolsos! Os picaretas da educação estão de olho!Â
Graças a Presidenta Dilma a elitista USP está se curvando a realidade. As cotas raciais será uma inportante medida de redução da desigualdade. É muito racista ser contra elas.
Elitista, vai estudar Jair, não você quer um bolsa burrice... incompetente.
Me parece que ouvi falar em meritocracia? A elite branca desse paÃs creceu por méritos ou pela generosidade de um Estado Liberal que dava as costas para os mais carentes. É surpreendente a USP, "último ninho do conservadorismo" que se recusava a empreender mudanças para a concretização da justiça social. Pois bem, meritocracia é estudar nas piores escolas, não ter acesso aos bens culturais e, mesmo assim, tirar uma boa nota pelo sistema de cotas e ser melhor aluno que estudou nas melh
Já li de tudo e até hoje nada me convenceu de que cotas não passa de mais uma medida paliativa que não enfrenta a causa do problema: a educação pública deficitária que atinge negros E brancos, se é que cientificamente se admita essa distinção. Agora, entre garantir pura e simplesmente o acesso direto ao nÃvel superior dos estudantes "particularizados" e prepará-los antes, por 2 anos, a fim de suprir essa carência, fico com a segunda opção. É menos ruim.
Se a USP e UNICAMP ofertarem 50% das vagas serão quebrados os saltos altos das patricinhas de Beverly Hills, e os Mauricinhos deixarão de ser playboys e serão workboys! Salve Alckmin! Alckmin para presidente do Brasil já.
Eu ai vamos no médico cotista... incompetente , consulta R$1,99. Bolsa burrice, nunca estudou direito e ainda trapaceou no vestibular.
Essa é a bolsa burrice.
É triste como todos Violam a constituição Brasileira e ninguem diz nada. Igual ao lula não vi, não falei e não escutei. estão todos Surdos Cegos e Mudos. Precisamentos mudar a constituição onde : Todos são iguais perante a Lei.  Não é o que se ve. Tristeza.
Lixo!
Falam em melhorar o ensino da base. Isso é obvio. Tem que agir em duas frentes: melhorar o ensino medio e basico, e também garantir maior participação de alunos de escolas publicas na universidade. A melhora do ensino de base só irá se refletir daqui a 10, 20 anos. E os alunos que estão se formando HOJE? Para estes é que o sistema de cotas existe. O sujeito passa a vida estudando em escola particular, e depois quer entrar na universidade publica? Até pode, mas em condições de igualdade.
"não vão conseguir acompanhar", isso é apenas um juizo de valores seu. A realidade mostra outra coisa, os cotistas raciais por exemplo possuem desempenho até melhor que os não-cotistas, pegando como exemplo universidades federais. Na PUC, os cotistas sociais também possuem desempenho semelhante ou superior, até porque não podem repetir, senão perdem a bolsa. Voce disse que existem diversos alunos que entram, mas a maioria não consegue, mesmo que se esforcem, pois não ha vagas para todos. /p
Não acredito que quotas serão essa 'condição de igualdade' que você diz... Pelo contrário, parte dos cotistas vão entrar e não vão conseguir acompanhar o curso, ou vão ter que diminuir o nÃvel do curso para que todos possam acompanhar! Hoje existe diversos alunos de escolas públicas que entram em faculdades públicas sem cotas, é tudo questão de querer.
Melhorar o ensino público de base, isso ninguém fala!
Tem que aumentar o numero de estudantes de escolas publicasna universidade. Mas não em cursossemipresenciais. Alias, esses cursos a distancia nem deveriam existir, são umabizarrice sem tamanho, elimina completamente o tripé universitário, formado porensino, pesquisa e extensão, imprescindÃvel para uma formação completa. Osucateamento do ensino não é apenas estrutural, é ideológico também, com cursos"fast food" que não formam intelectuais, formam apenas mão de obra.
Pela quantidade de comentários postados aqui contra os sistemas de cotas, vê-se claramente a segregação social e racial que a universidade pública brasileira está inserida. Tem até pessoas que acham mérito e não vantagem aleatória, ter nascido branco e rico.
E aà Eduardo vai usufruir do bolsa burrice tambem?
Essa foi a maior idiotice que já li. A universidade serve como um dos poucos meios de união social. Segregar, se vc não fosse ignorante, vc saberia que significa separar e discriminar. Exatamente o que o medieval sistema de 'cotas' faz.
Pra variar, enquanto o resto do mundo progride, o Brasil anda pra trás.
No meu ponto de vista as cotas só vão diminuir o nÃvel das melhores faculdades e universidades do paÃs! Gostaria de saber se o Joaquim Barbosa do STF precisou de alguma cota para chegar onde está hj... Conseguir as coisas por mérito é muito melhor do que pelas cotas que só vão criar mais preconceitos!
Claro que vai diminuir... infelizmente quem vem de escola pública está em franca desvantagem e os cursos superiores terão que nivelar por baixo. Investimento em educação básica é o que precisamos, mas leva muito tempo e esforço, então é mais fácil dar essas medidas "paliativas"...
Vamos dar uma basta!!! Cota já para cursos como Medicina, Ondontologia, Mecatrônica e Engenharia Eletrica e Computação. Não queremos cota para Licenciatura, é o mesmo que nada. Vamos abrir os olhos minha gente. Quanto mais nos organizarmos, mais forte seremos para derrotar os desorganizados.
Bizarro. Cotas raciais não levam em conta o DNA, imaginem, porque aà a casa cai. Historicamente não devemos nada, não participamos ou ganhamos com tribos africanas que vendiam seus semelhantes.
Estuda que teu mal é preguiça!
A ideia de adotar cotas para alunos do ensino público é excelente. A medida, se levada adiante segundo critérios de seleção e de avaliação rigorosos, só poderá resultar na democratização da universidade estadual, hoje quase exclusivamente privilégio da classe média. Esperemos que a coisa não derive para a demagogia pura e simples, como ocorre no sistema federal, com seu sistema de cotas raciais. Este é um absurdo! Cor de pele não deve servir para pôr ninguém na universidade, nem para tirar.
Que grande bobagem.
Se continuarem assim, logo teremos cota jey, cota doido, cota retardado, cota tra ficante, cota la drão, cota polÃtico, cota mentiroso, cota ...., cota ..., cota ...!!!! Como as pessoas sérias e estudiosas de verdade vão fazer? Mentir?
Quem disse que só lula pode ser populista.  Chegou a vez do PSDB!!!! O segredo é:  Não vamos fazer nada, vamos redistribuir o que temos!!!!Â
Enquanto isto, a menina Izadora que agiu ingenuamente e corretamente pela cidadania que todos devem lutar,sente agora, em Santa Catarina, a triste realidade do serviço público corporativista, clientelista, e até pior,de submeter a todos ao medo. Pois nenhum grupo sai apedrejando quem dá opinião e revolta-se com o mal serviço público. A não ser em uma sociedade que é refém de grupos articulados e que servem a uma organização nada bem intencionada.
Profundamente lamentável, querem fazer justiça social diminuindo o nÃvel da qualidade do ensino universitário.Serei sincero, com a crise na Europa as multinacionais estão empregando profissionais estrangeiros qualificadÃssimos; enquanto nós aqui acabamos com a qualidade do ensino e ficamos desempregados. Um dia nós Brasileiros vamos nos arrepender de tudo isto que estamos fazendo com a educação. Lamento profundamente e estou envergonhado ao ponto que a POLITICA BRASILEIRA chegou.
Educação R.I.P. - Descanse em Paz!
No processo de mediocrização das universidades públicas há agora a adesão populista das paulistas. Tornarão, portanto, concorrentes sérias das inúmeras faculdades espalhadas Brasil afora que diplomam analfabetos funcionais aos borbotões. E pelo andar da carruagem terão que adotar o sistema de cotas também no mercado de trabalho para absorver esses mal formados, tudo isso, só será possÃvel mudando o regime, algo como uma "cubanização" do paÃs. Isso é o que aspiram os agentes dessa polÃtica.
O Ensino Público é tão bom, que o estudante da rede pública tem metade das vagas nas faculdades garantidas, é o próprio governo assumindo a precariedade do ensino público, mas o mais legal dessa história é que não serão preenchidas todas as vagas, e os que ingressarem no curso, menos da metade o concluirão!!! É injusto p/ quem investe na educação de qualidade desde cedo!!!
Demorou, mas a carruagem dos ignorantes chegou na USP. Lamentável!
Ao invés de melhorar o péssimo Ensino Público, cria-se a falsa idéia de que está se "fazendo justiça com os pobres e ne_gros". É nisso que dá deixar questões da Educação a cargo de polÃticos! Dias piores virão...
Sou contra. Estudei em universidade pública, pois me esforcei e passei no vestibular. O que o governo faz é racismo, mal uso do dinheiro público que é para todos e comprova a falência do ensino estadual de 1 e 2 graus, Além do que , isso de cotas para negros, Ãndios, etc é chamar essas pessoas de incapazes. Sou contra as cotas. Seria o começo do fim da meritocria e respeito pelo trabalho e esforço das pessoas.
Se você for branco e classe média, com condições de pagar a mensalidade suada de seu filho em escola particular, prepare-se para estar totalmente f*****; pelo andar da carruagem, você vai ser um lascado, porque o governo não está nem ai para você. Cota em universidade é demagogia pura. Não existe cor no vestibular, não existe uma opção para você marcar se veio de pública ou privada. O governo está tirando o dele da reta e, ao invés de melhorar o ensino público, abre as pernas das universidad
Esse é o problema. Como pensar que cota garante igualdade, ela por um acaso vai, como num passe de mágica, dar conhecimento aos cotistas? Garantir a igualdade seria prover o sistema público de ensino de recursos para que, pelo conhecimento, houvesse igualdade de fato. Ninguém foca a causa do problema, esse sim promotor de desigualdade.
Se vc se encaixar nisso sinta-se orgulhosa, pois existem pais que adorariam ter estas condições e o mundo não lhe agraciou com isso. Choram e se sentem humilhados por não poder dar um estudo mais digno para seu filho. Uma pena que para vc igualdade tenha outra significado.
Governantes não atacam o verdadeiro problema que está na base, que é o ensino fundamental e médio. preferem gastar a verba com educação e saúde em propagandas politicas e desvio do erário! População assiste a tudo passivamente achando que cotas é bom! Cotas nas Universidades, só mais um tapa buraco do governo. Enquanto os Parlamentares desfrutam de salários maiores do que 20 mil reais, os PROFESSORES ganham uma MISÉRIA e tem poucos recursos para exercer a profissão.
Triste.
Em pleno sec XXI a meritocracia foi substituida pela cor da pele. `De boas intenções o inferno está lotado`, lembrem-se disso jovens e não embarquem nessa cilada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > USP, Unicamp e Unesp preparam adoção de cotas Voltar
Comente este texto