Educação > Diretor de teatro Zé Celso faz ato em pátio da PUC a pedido de grevistas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mauro Carvalho

    Um belo processo contra o ze celso por calunia e difamação será bem vindo, um trabalho para o corpo de juristas católicos.

    Responda
  2. Francisco Barbosa

    A PUC abriga ateus, católicos, muçulmanos, judeus. O catolicismo no Brasil é também plural. A peça foi baseada em Brecht. Ao fim - depois da crítica à distinção entre corpo e alma (o boneco pedia para ser cortado pois seu corpo lhe era um peso) - um ator sai de dentro da armação e declama um belo poema. O artigo 206, III, da CF diz que o ensino no Brasil baseia-se no pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas. Que os inconformados escrevam ensaios críticos, a universidade é regida assi

    Responda
  3. Mauro Carvalho

    Noentanto, querem que a PUC-SP seja complacente com professores quedefendem, por exemplo, o aborto na mídia -e que só tem acesso aosjornais em virtude de exibirem o título de professor ou professora daPUC-SP. Quantomais congruente com os valores autenticamente católicos, tanto mais aPUC-SP acenderá ao cume da excelência científica, pois a Igreja é peritaem humanidades (Populorum Progressio, 13).

    Responda
    1. Mauro Carvalho

      EDSON LUIZ SAMPEL, 47, doutorem direito canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, doVaticano. É professor do Instituto Teológico Pio XI (Unisal) e da EscolaDominicana de Teologia (EDT)

  4. Mauro Carvalho

    Eas escolas hebraicas de São Paulo? Acolheriam elas em seus quadrosexecutivos católicos ou protestantes? É óbvio que não fazem isso. Sãojudeus, quando não rabinos, que dirigem essas entidades. Talraciocíni o é válido inclusive para empresas privadas. Quanto tempoduraria na fábrica da Volkswagen um diretor que fosse grande defensor eentusiasta dos automóveis montados pela Ford? Cuido que não teriasobrevida de uma semana.

    Responda
  5. Mauro Carvalho

    Debaixodo inconsistente vexilo da independência acadêmica, alguns desejammesmo que o catolicismo seja banido do campus e cambiado por umrelativismo cristão ou cristianismo light ou, então, por outrasideologias. Ép ossível imaginar não protestantes assumindo a direção da UniversidadePresbiteriana Mackenzie? É claro que não, haja vista a naturezaconfessional dessa escola. Quer-se preservar a integridade da doutrinade Calvino. Eles têm todo o direito de proceder desse modo. /p

    Responda
    1. Mauro Carvalho

      Vivemos numpaís livre.

  6. Mauro Carvalho

    Comefeito, reza a constituição apostólica Ex Corde Ecclesiae, a leicanônica que disciplina as universidades católicas, que uma dascaracterísticas essenciais desse jaez de instituição de ensino consistena "fidelidade à mensagem cristã tal como é apresentada pela Igreja"(13, 3). DomOdilo tem dado o melhor de si para recrudescer a confessionalidade daPUC-SP, resgatando-lhe a "alma católica".

    Responda
    1. Mauro Carvalho

      Infelizmente, essa postura dogrão-chanceler, assaz benemérita e imprescindível do ponto de vistapastoral e jurídico-canônico, arrasta opositores vorazes.

  7. Mauro Carvalho

    Nocaso da PUC-SP, os corpos docente e discente, bem como os funcionários,em votação universal, endossam os três candidatos com potencial paraassumir a reitoria. Ogrão-chancel er, autoridade máxima da universidade, nomeia um deles.Fá-lo com cabal discricionariedade, tendo em vista o bem maior dainstituição. APUC-SP é uma escola confessional, católica e pontifícia, conformeindica seu próprio nome, estando sob a égide tanto do direito estatalquanto do direito canônico.

    Responda
  8. Mauro Carvalho

    Élíquido e cristalino o direito do grão-chanceler da PUC-SP, arcebispode São Paulo, de nomear reitor um entre os três professores eleitos pelacomunidade universitária. Oprocedi mento da lista tríplice, igualmente adotado em várias instânciasdo Estado -como na escolha de juízes de tribunais superiores ou dochefe do Ministério Público-, revela-se altamente democrático.

    Responda
    1. Mauro Carvalho

      Eleproduz um equilíbrio saudável entre o sufrágio dos eleitores e aparticipação crítica do moderador que, entre três pessoas, dará posseàquela que mais se aproxima do perfil ideal para ocupar o cargo.

  9. natun

    É sempre assim... uma meia duzia de desocupados baderneiros que sempre toma pau no curso ou desiste por não conseguir acompanhar. Ficam fazendo bagunça... "Fora baderneiros".

    Responda
  10. SHSN

    Pra quem tem tempo acho que até pode ter sido interessante ver o Zé Celso declamando frente à PUC.

    Responda
  11. Luiz.Fernando

    A maioria das pessoas aqui nao tem a menor ideia da realidade politica dentro da PuC e muito menos do que eh de interesse ou nao dos alunos e comunidade. ficam taxando de mimad0s e playb0ys alunos que exigem que a dem0cracia seja cumprida, ainda mais em detrimento da indicacao politica do ultimo colocado em um pleito... Seria o mesmo que termos o Levyy F1delix como presidente hoje apenas pq alguem achou mais "interessante"...

    Responda
    1. Prudente

      Prezado, a PUC é uma instituição privada, pertencente à Igreja Católica. A universidade tem suas normas, estatutos, está sob a jurisdição do Estado brasileiro e da Santa Sé. O estatuto da PUC prevê que o arcebispo da arquidiocese de São Paulo é livre para escolher quem ele quiser como reitor da universidade, desde que o escolhido seja um dos três mais votados. E foi justamente o que aconteceu. A democracia também acontece quando as normas e leis também são respeitadas. P

  12. Jota

    Interessante! Não concordam com a Universidade, vão estudar em outro lugar. Isso não é democarcia e sim anarquia

    Responda
    1. Mauro Carvalho

      Luiz não cabe aos alunos decidirem sobre quem ocupa as funções de confiança da PUC, essa indicação pertence unicamente aos gestores. Lá não é e nem nunca será palanque eleitoral.

    2. Luiz.Fernando

      Democracia eh nomear reitor bionico que ficou em 3o colocado na eleicao geral???

  13. Mauro Carvalho

    Atenção comuinidades católicas !! Precisamos tomar o pátio da PUC e deixar a mensagem aos que desrespeitam nossa casa. Em horas podemos reunir cinco mil pessoas em defesa da PUC.

    Responda
    1. Mauro Carvalho

      Seria importante divulgarmos a matéria aos fóruns católicos de SP.

  14. Acorda

    "Mais lamentável o fato de as ofensas acontecerem no contexto do ambiente acadêmico, do qual se espera o mínimo de convivência com a liberdade de crença" "Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos." - Mateus 7:2. Amém!

    Responda
  15. Edison

    Eu simplesmente não vou ver as peças do Zé Celso por julgar de baixa qualidade e não gostar do seu estilo. Não fico fazendo protestos na frente do teatro. Existem muitas outras Universidades para quem descrê da qualidade ou não gosta do estilo estabelecido pela Igreja Católica para a PUC: USP, Unicamp, Anhembi-Morumbi, Anhanguera, Uninove, etc.

    Responda
    1. Guilherme Pianca

      edison, por favor me de boas indicações de teatro. tenho minhas críticas ao Zé Celso, mas ele está longe de pode ser taxado de 'baixa qualidade'. me ilumine por favor.

  16. Mila

    Não se deve perder o FOCO da manifestação, o FOCO é a democracia na eleição da reitoria. Independente da crença religiosa, - o que nem deveria via à tona nessa discussão, pois trata-se de uma instituição de ensino completamente capitalista e burguesa comandada sim pelo catolicismo - é importante que a opinião da maioria (alunos) esteja em primeiro lugar, afinal, está ou não formando pensadores???

    Responda
    1. Mauro Carvalho

      Camila não seja leviana, existem muitos bolsistas e isentos de mensalidade. O direito do aluno é estudar e receber um ensino de qualidade, se querem fazer política filiem-se aos partidos e sejam felizes nos próximos pleitos.

    2. Oscar Wilde

      Democracia não é Anarquia. E o processo existente hoje na universidade, é democrático ! Mais até do que deveria ser em se tratando de uma universidade particular. É por justamente submenter tanto a comunidade universitária, as decisões mais estratégicas, que a PUC viveu suas piores crises. E infelizmente, acredito que continuará a se submeter a esta turma autoritária e as vzs até violenta, algo fatal para a universidade continuar a ter uma relevância que vá além do seu p

  17. Oscar Wilde

    Esta c/o/r/j/a de hipócritas que atrasam cada vez mais a PUC. O poder dado a eles de intervenção em uma universidade particular, é maior do que o encontrado em universidades públicas. Esta gente, pleitando por mais bolsas, perdão da dívida dos caloteiros (são mtos) e agindo contra fontes de renda como o patrocínio de salas, levaram a PUC a sua mais profunda crise financeira. Infelizment e, esta turma descrita na matéria, é um mal enraizado de tal maneira na PUC, que não

    Responda
    1. Oscar Wilde

      Caro Luiz, nada do que ele publicou, pode ser usado como uma "fonte" indiscútivel sobre qual seria sua posição neste caso. Mas, proponho que imagine que vc tenha razão, que se fosse vivo ele estaria inclusive no Pátio da Cruz, c/ a cara pintada e tudo mais. Te pergunto, e dai ? Pela INACREDITÃVEL linha de raciocínio sua e do Walter, eu deveria ser dentre outras coisas, Gay. Assim como deveria ser todos os que gostam do Freddi Mercury e Cazuza. Convenhamos, não faz

    2. Luiz.Fernando

      Caro "Oscar" nao eh necessario possuir poderes sobrenaturais para fazer qualquer tipo de previsao ou coisa do genero. Se vc realmente conhecesse a historia e obra do autor notaria que tudo por ele publicado eh muito diferente do modo com que VC escreve ou pensa...

    3. Oscar Wilde

      O meu apelido, é uma singela homenagem ao escritor inglês. E, a menos que alguém tenha poderes sobrenaturais prezado Walter, é impossível afirmar qual seria o posicionamento do mesmo, sobre o assunto.

    4. Ferrari

      E você se apelida como Oscar Wilde...rs... quanto desconhecimento literário!

  18. Prudente

    Não querem se submeter a uma instituição cuja origem, história e essência é católica, vão estudar na USP, na UniCamp, nas federais... São bem melhores que a PUC, e lá sua diretoria e reitoria não são católicas. É simples assim, não entendo o motivo de tamanha confusão.

    Responda
    1. Fabiosnevers

      Meu senhor,há um processo que foi completamente desrespeitado pela reitoria da PUC, justamente aquela que nos tempos mais ferrenhos da ditadura tanto fez pra demonstrar sua posição aontrária ao regime de então. Há que ser respeitado o pleito, até porque os alunos (que pagam mensalidades altas), além de professores e funcionários, não escolheram a pessoa que por algum motivo não sabido foi indicada pelo Cardeal. Não é tão simples assim não...

    2. Mauro Carvalho

      Perfeito Clerison, se querem fazer política saiam de lá !

    3. Prudente

      Estranho como a melhor universidade privada do país, a saber, a PUC SP, que é uma universidade católica e papal, possa ser um poço e isolamento, intolerância e ignorância... nem os grevistas acreditam nisso, rsrsrrs

    4. marsilv

      Isso eu concordo eu gênero, número e grau. Tinha que ser fechada por falta de alunos. Mas hoje em dia os intolerantes religiosos não querem que seus filhos convivam com a diversidade. Preferem seus filhos em uma escola da religião, com amigos da mesma religião. Depois universidade da mesma religião... Até compras eles só fazem em lojinhas, papelarias e supermercados de "irmãos" da igreja. Puro isolamento e intolerância. Se portam como uma ilha, um grupo antissocial.

  19. marsilv

    Eu só gostaria de saber quem teve a "brilhante" idéia de misturar religião com universidade. Ignorânci a e crendices não se misturam com ciências e estudo.

    Responda
    1. marsilv

      Pela última vez: O conceito de universidade foi criado na Grécia antiga. Chamava-se "Academia". Vai estudar vc!

    2. WXO

      Camarada! O Vaticano é o dono da PUC. Pontifícia Universidade Católica. Entendeu?

    3. Tom

      Meu caro, o conceito de "universidade" foi criado pela Igreja Católica. Vai estudar.

    4. Prudente

      E digo mais ainda: Copérnico e Galileu foram professores nas melhores universidades que existiam em suas épocas, que por sinal, eram católicas. Não descontextualize mais uma vez a história. E Copérnico, muito antes de Galileu, já tinha como teoria que a Terra gira em torno do Sol, e não o contrário. Ele era professor em universidades católicas, ensinava nela suas teorias, e nunca teve problemas por isso... Por favor, me diga por que, se é que você o sabe...

    5. Prudente

      O nome "universidade" nunca existiu na antiguidade clássica, e sim surgiu com as primeiras universidades, que como já disse, foram fundadas pela Igreja Católica. E as academias gregas eram sim,fundadas por algum pensador unicamente para divulgar suas posições e estudos, e não para discuti-los. O debate acadêmico de ideias veio ao mundo nas primeiras universidades dos séculos 12 e 13, como já citei, inclusive citei as fontes que você não foi capaz de refutar. Onde estão as tuas fontes? No goo

    6. marsilv

      Claro. Aliás, se vc restringir bastante o tema, verá que as primeiras universidades com a palavra "católica" no nome foram sim fundadas pela igreja católica. É só pesquisar bem. Nas academias gregas existia o conhecimento e o debate, e a idéia de professor (mentor) e alunos (discípulos). A idéia está completa. Eu aconselho vc a ler grandes pensadores, como Darwin, Einstein, Newton, etc. Conheça também as histórias de Copérnico e Galileu. Verás que crendices não se misturam com

    7. Prudente

      Em vez de pesquisar no google, eu aconselho o senhor a ler estudiosos altamente especializados sobre o assunto, como o economista e historiador Thomas E. Wood, bacharel pela Universidade de Harvard e PHD pela Universidade de Columbia. Ele tem ótimos livros sobre o assunto, e você poderá encontrar até uma série de aulas em vídeos deste renomado historiador no youtube

    8. Prudente

      Confundir as academias gregas com as UNIs é no mínimo preocupante. As academias gregas serviam para que seus fundadores repassassem seus conhecimentos, e não para debatê-los, como acontece numa UNI. As primeiras universidades, tal como o conceito moderno nos permite entender, onde se consegue uma graduação e depois realiza-se estudos de especialização após a graduação, surgiram nos séculos 12 e 13, e foram sim fundadas pela Igreja Católica, entre elas as de Paris, Bolonha, Salamanca..

    9. nelson uchos

      Talez porque a Igreja fundou as universidades??? Ou vc acha q ela tem esse tanto a toa???

    10. marsilv

      Como eu disse, ignorâncias... O sistema universitário, como existe hoje, foi criado na Grécia e era conhecido na época como "Academia". Isso foi antes de Cristo e muito antes da igreja católica existir. Pesquisem no google. Não faz mal a ninguém. A igreja católica só começou a interferir na área das ciências quando as novas descobertas começaram a derrubar seus dogmas.

    11. Prudente

      Que comentário mais descontextualizado, pra não usar um termo pesado para classificá-lo... O leitor, se fosse mais esperto, faria ao menos uma pesquisa sobre a história das universidades, e veria que o sistema universitário, tal como hoje o conhecemos, foi criado pela Igreja Católica.

  20. juju

    ator fim de feira !

    Responda
  21. jsf

    Parece-me estranho o protesto contra a gestão acadêmica da PUC ter sido realizado dentro do edifício da escola. Talvez tenha sido intromissão forçada. Isso, mesmo no caso de ter sido feito por um ex-aluno, como o Zé Celso. Na reportagem, só não entendi como dizem ser ele um ex-aluno, ao mesmo tempo em que afirmam ter cursado apenas 2 anos de filosofia e abandonado o curso, o que o desqualifica ainda mais para opinar quanto à nomeação da reitora.

    Responda
  22. dolores lenzi

    Então esse Diretor Gostaria de ser contrariados nas suas decisões? Que com certeza, muitas delas não agrada a maioria. Mas, como ele deve ter tempo extra....

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.