Educação > Cotas devem garantir 45% a mais de vagas para a rede pública Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ma NM

    Para os que alegam que a adoção de cotas vai fazer com que o ensino superior piore a sua qualidade, sugiro que pesquisem um pouco. Essa afirmação é totalmente contrária à realidade.Estudos realizados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Universidade de Campinas (Unicamp) mostraram que o desempenho médio dos alunos que entraram na faculdade graças ao sistema de cotas é superior ao resultado alcançado pelos demais estudantes.

    Responda
  2. LimaJr

    Cotas seriam solução e não problema, não fosse um pequeno detalhe: o queesperar de um engenheiro que não aprendeu adição e subtração na escolabásica? As universidades vão ensinar seus alunos de cálculo a multiplicar?Engenharia e Medicina não exigem Exame de Ordem, como a OAB, para exercícioda profissão. Você compraria um apartamento num edifício desses futurosengenheiros, ou faria uma cirurgia vital com esses futurosmédicos? Ensino superior é mérito (CF, Ar

    Responda
  3. Hermann_Strasse

    Cotas são o bolsa burrice do PTT. Como uma vez li os marxistas procuram mostrar que são protetores das minorias, mas quem passa na frente dos outros com um artifício desses não passa de gente com complexo de inferioridade.

    Responda
  4. Oscar Wilde

    É uma aberração estas medidas. E tanto situação, quanto oposição estão tomando as mesmas medidas populistas, deixando a impressão de que não haverá ninguém para nos defender, nem mesmo o "Chapolin" ! Uma pena, viver em uma sociedade com governos visando unicamente medidas que conquistam votos, ainda que para isto, seja necessário passar por cima da racionalidade e meritocracia.

    Responda
  5. LimaJr

    Cotas seriam solução e não problema, não fosse um pequenos detalhe: o que esperar de um engenheiro que não aprendeu subtração na escola básica? As universidades vão ensinar seus alunos de cálculo a multiplicar? Engenharia e Medicina não exigem Exame de Ordem, como a OAB, para exercício da profissão. Você compraria um apartamento num edifício desses futuros engenheiros? Você faria uma cirurgia de vida e morte com esses futuros médicos? Ensino superior é mérito (CF, Art. 208, v)

    Responda
  6. Alexandre Silva

    É perceptível que a educação pública está um lixo! O governo populista vai usar meios indiretos para dizer que está do lado da sociedade. Porque não melhoram o ensino público desse país? Sabem que se for melhorado, a realidade vai ser vista e revoltas acontecerão! Se já chegou na USP e Unicamp, não vai demorar para chegar este projeto no ITA e IME. Nossas melhores universidades serão rebaixadas a níveis extraordinários. O princípio é a melhora no ENSINO FUNDAMENTAL!

    Responda
    1. Alexandre Silva

      Sou contra o comunismo, mas não consigo imaginar o sistema capitalista fortificado daqui a uns 50 anos (o consumo generalizado, grandes concentrações de renda em poucos lugares do mundo e muitas populações necessitando do básico para viver, é de imaginar povos se separando e guerras civis cada vez mais frequentes). Como visto em uma charge: "o comunismo é belo na teoria, mas ruim na prática; o capitalismo é ruim na teoria e ruim na prática".

    2. Roger Prada

      Cotas, partido único (apenas com nomes diferentes), controle da mídia e internet, populismo, corrupção generalizada, etc. Podiam instaurar o comunismo oficialmente, já não são mais novidade as reais intenções desse grupo no poder!

  7. Anselmo

    Geralmente quem reclama das cotas é porque de alguma forma está sendo pessoalmente prejudicado por elas. Normalmente tem filho, parente ou amigo no ensino particular. A elite econômica poderia então lutar por um ensino superior privado de qualidade com o mesmo empenho que reclama das facilidades dadas pelo estado para quem tem menos oportunidades na vida.

    Responda
    1. Roger Prada

      Geralmente quem as defende é parente de alguém que está sendo beneficiado por elas por ser uma porta ou então é este alguém.

  8. Danilo Gomes

    Cotas? Porque não melhora o ensino público? Assim não precisa de cotas, pois os estudantes entrariam nas universidades por mérito e capacidade. O que a cota faz é encher as mesmas universidades de pessoas sem preparo e sem conhecimento para estar ali, e por causa disso tende a baixar o nível de ensino da universidade. LAMENTÃVEL esse país.

    Responda
    1. Guapiaçu50

      Danilo, as cotas devem existir temporariamente até como ferramenta para fazer com que a classe média (que teria menos vagas disponíveis) volte para a escola pública e passe a exigir que ela seja de qualidade. Enquanto apenas pobre frequentar a escola pública ninguém fará um esforço para que ela melhore. Não se melhora o ensino por decreto. Ele melhora quando as famílias pressionarem para que isso ocorra e, infelizmente, a maioria das famílias de alunos de escolas públicas não tem estr

    2. Ma NM

      Estudos realizados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Universidade de Campinas (Unicamp) mostraram que o desempenho médio dos alunos que entraram na faculdade graças ao sistema de cotas é superior ao resultado alcançado pelos demais estudantes.

    3. Danilo Gomes

      Em 10 anos as universidades estarão niveladas por baixo, e ai teremos que melhorar o ensino fundamental e as universidades. Logo teremos pessoas com superior semi-analfabetas que serão futuros engenheiros e médico. Que medo do futuro desse país.

    4. André Vinícius

      Você fala isso como se fosse fácil arrumar o ensino público nessa altura do campeonato e como se as medidas tomadas hoje fossem fazer efeitos amanhã. Qualquer projeto de melhoria no ensino público levará no mínimo uns 10 anos, enquanto isso precisaremos utilizar as c0tas. Os pobres não podem esperar mais um minuto quem dirá 10 anos para desfrutarem do que é público.

  9. João Batista Nascimento

    [ "Alunos de escola pública têm muita dificuldade [para passar no vestibular]. Vemos aqui: a gente tem de passar a matéria de novo para os alunos, muitas coisas eles nunca viram¨] O aluno não sabe por não tê-lo ensinado. E não foi pelo fato de que o professor foi diplomado sem saber isso mesmo. E quem fez isso foi a própria. Se alguém sabe ensinar algo do ensino básico, não foi em pública que aprendeu, não acho quem faça isso, pois estão preocupadas em diplomar cientístas.

    Responda
  10. paulinho

    posso pagar o imposto (que sustenta a universidades), substituindo o imposto integral por uma cota de 50%? pessoal vão trabalhar tá!!!!!!!!!!!!

    Responda
  11. EFSS

    Bem infelizmente sera o fim de nomes de instiuiçoes cmo usp e outras. Afinal se nao consegue entrar dificilmente vai conseguir acompanhar, os estudos e como mais facil criar cotas do que arrumar o encino plublico. infelizmente o que restara para essas instuiçoes de encino vai ser ou baixa a qualidade e o ritimo para que os vindos da rede publica consigam acompanhar ou jubila os que nao sonseguirem se virar, para acompanhar o ritimo.

    Responda
  12. Dr. Alexandre Frota

    Antigamente existia o "voto de cabresto", o peão votava em quem o "coroné" mandava. Hoje vota a mulher do bandido para não perder a "bolsa cadeia". Vota o pobre para não perder a "bolsa família". Vota o negro para não perder a "cota". Hoje todo mundo quer votar por um motivo ou por outro. E a ditadura do voto nem se quer é discutida, logicamente.

    Responda
  13. Sebastião Simionatto

    Antigamente as esquerdas prometiam o fim da propriedade privada. Moradia a todos! Hoje prometem universidade a todos! É a mesma coisa apenas mudou o engodo. Mas são os mesmos do tempo da Turma do Amor&Revolução que desejavam implantar uma ditadura aqui!

    Responda
    1. Roger Prada

      Sebastião, pode ter certeza de que estes são os primeiros passos para a instauração da ditadura do proletariado no Brasil, que já é 50% comunista, afinal, passamos 50% do ano trabalhando para o governo, e não para nós. O que este e os próximos governos farão é aumentar os gastos do governo cada vez mais, com a desculpa de estar aplicando em medidas sociais e BAM! quando percebermos, estaremos trabalhando 90% do ano para eles. "Communism instalation complete. You must reboot you country." /p

  14. André Vinícius

    Nossa, estou com tanta dó dos estudantes de escolas particulares!! Vou até fazer uma vigília por eles... Quando os pobres eram excluídos das universidades todo mundo achava normal pois eles não "mereciam". Agora só porque a elite vai perder os privilégios e parar de mamar na teta do governo está toda essa polêmica? É só eles fazerem que nem os pobres, vão para as faculdades particulares, se pobre pode deixar todo o salário na mensalidade porque os bonitos não?

    Responda
    1. André Vinícius

      Danilo, as c0tas servem para entrar na faculdade e não para sair. E vamos primeiro tentar e depois discutimos os resultados obtidos.

    2. Ivanildo Cavalcante

      Caro Danilo, você está apenas olhando para seu umbigo! veja quantos anos a classe trabalhadora esteve excluído desses direitos! e nunca vocês lutaram por nada agora quando meche com a classe media ficam assim!!!

    3. Danilo Gomes

      Acorda cara, o que todo mundo aqui quer é um ensino público de qualidade onde uma pessoa formada em uma escola pública tenha chances de competir com um aluno de uma escola particular. O que o governo está fazendo é empurrando semi-analfa--betos para as universidades, você é favor disso? Imagine daqui 10 anos o nível de ensino vai ter caído e conceito e nota das universidades vão despencar juntos.

  15. Ceci

    "Sou contrário às cotas. A obrigação do governo é oferecer ensino público de qualidade, para que os alunos possam disputar as vagas em igualdade de condições". Com o emprego das cotas as universidades terão que oferecer qualidade de ensino pior para que os alunos vindos de escolas públicas possam assimilar algum conhecimento. E depois de formados o Brasil terá seus profissionais com nível de conhecimento mais baixo. Estão querendo nivelar tudo por baixo!!!!!

    Responda
  16. Luiz Canedo

    A criação de cotas é apenas mais uma das medidas populistas deste governo. A meritocracia foi totalmente abandonada em nome de uma "justiça social". Por que não procuram oferecer um ensino público de qualidade ? Me desculpem, mas será o "emburrecimento" de nossas universidades públicas. Se tentarem manter a qualidade dos cursos oferecidos, como um aluno c/ pouca formação básica conseguirá terminá-lo ? Como estudar engenharia sem uma excelente base em física e matemática ?

    Responda
    1. Ivanildo Cavalcante

      Caro Luiz , quando se coloca "me desculpem, mas será o emburrecimento de nossas universidades". Isso é olhar apenas olhar para uma classe que sempre esteve ocupando esses espaços será que não é horas de ver de outra forma?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.