Educação > Igreja interviria se eu não assumisse, diz reitora da PUC-SP Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Ana Maria, maravilhosa professora. Já fui aluno dela e, de longe, é uma das melhores que já vi. Extremamente culta e Ãntegra. A PUC é uma instituição privada e, em última instância, quem a fomenta tem direito de escolher que a irá gerir. Ainda que fosse pública, como no caso da USP, o cargo de reitor cabe a alguma que tenha mais que carisma e faça mais que polÃtica entre alunos e funcionários: há que ser alguém idôneo e que conheça gestão, como é o caso na Ana, na PUC e Rodas, na USP.
Essa geração não é muito afeita à submissão de regras. Vivemos num mundo onde tudo é relativo. Os valores morais e éticos são questionados e querem fazer prevalecer esse relativismo até mesmo dentro dos assuntos da Igreja. A regra é clara: A ESCOLHA É DO CARDEAL, queiram ou não. Aliás, para os que não concordam, a porta de saÃda é a serventia da casa.
1- Ela foi na parte da tarde, a maior parte dos alunos da PUC estudam de manhã e de noite, vai lá estes horários Anna? mesmo assim de tarde foi enxotada. 2- Coloque sua pauta nas assembleias lotadas que estão tendo. 3-O maior patrimônio que a PUC tem é os estudantes, eles não quererm você, como você vai governar, com a tropa de choque, cercada de segurança?não sabe perder mesmo. 4- Será que nem no Egito, você vai resistir por um tempo, mas terá um grande destaque e acho
áulas?
Pelo comentário a PUC está precisando URGENTE reforçar suas áulas de Português...
Ora! Os questionamento dos que não querem a "intervenção" ou decisão da Igreja, podem muito bem obter mudança, porém, se permanecerem devem acatar as normas, seja aluno ou funcionario. O mal de muitos é querer mudar o estatuto ou regimento de uma entidade, que existe há mais tempo do que o proprio colegiado.
O ESTADO É LAICO, O QUE MANTÉM A PUC SÃO AS MENSALIDADES DOS ALUNOS, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM NÃO É BARATA....PORTANTO OS ALUNOS DEVEM SER OUVIDOS E NÃO ESSE TAL DE GRÃO - CHANCELER....ALIÃS ALGUÉM PODE ME EXPLICAR QUE P-O-R-R-A É ESSA DE GRÃO CHANCELER????E MAIS, ESTà NA HORA DE ACABAR COM A ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA ATIVIDADES RELIGIOSAS, ESSES CARAS NÃO TRABALHAM E VIVEM DA INGENUIDADE DO POVO.PARA SE ACREDITAR EM DEUS NÃO É PRECISO NECESSARIAMENTE TER UMA RELIGIÃO...
Retardado é quem vive com a cabeça na "Idade Média"....Claro que sei o que é um "Grão Chanceler".....Isso é um tÃtulo que satisfaz à vaidade inútil.....bem ao estilo da igreja católica com seus rituais e cerimoniais onde um cidadão vestindo umas roupas esquisitas com um chapéu mais esquisito ainda consegue controlar a mente de milhares de pessoas ingenuas. "E eu é que sou retardado"
Você sabe o menos o que é laicidade meu filho? Ou vai repetir o senso comum da cartilha "não sei nada sobre o assunto"?
Dorival deixa de ser retardado. Se você não sabe o que é um grão-chanceler vai pesquisar e estudar. O assunto não tem nada a ver com religião, tem a ver com anti-religião.
Esta universidade é pública? O chvão "estado laico" empregado para qualquer instituição é revelador do caráter discipular do construtor do texto.
De fato, o Estado é laico, mas a PUC não é do Estado... é da Igreja! Em uma empresa (A PUC é uma empresa), as pessoas pagam para ter um serviço em troca. Se gostam ficam, se não gostam saem e não voltam. A mentalidade estatizante do século 19 logo vai querer eleição direta para o chef dos restaurantes... afinal "é o consumidor que paga"... Ahahahh faça-me o favor...
Sim, Estado é laico. Não, as mensalidades podem ou não equilibrar os custos, pois é uma instituição privada. Se a Igreja quiser, fecha a PUC. Não há obrigação nenhuma de ouvir alunos e funcionários, embora fosse razoável, louvável, etc.
A universidade é católica, eu por exemplo, não sou, mas qdoescolhi por ela, sabia muito bem onde estava entrando e que teria querespeitar seus estatutos. Se a você a c/o/r/j/a toda que esta lá fazendo baderna, a solução é simples VAZA !! Eoutra, nem toque no tema mensalidade, pois um breve e superficiallevantamento, já mostraria que muitos ali são bolsistas ouinadimplentes. Por isto, menos hipocrisia !!
A Puc existe pela força de quem paga...e quem paga não são apenas os Católicos, pois no universo da Puc há alunos de todas as religiões e mesmo aqueles que não tem religião alguma. Portanto, democraticamente não deveria haver essa tal de lista trÃplice, simplesmente o primeiro colocado deveria ser empossado e pronto, à partir do momento que esse cidadão com esse chapéu esquisito na cabeça, a quem vocês chamam de grão sei lá o que, intervém, mostra a verdadeira intenção da igreja, "SUBVERTER"
O Estado é laico, mas a PUC não pertence ao Estado e, por sinal, é da Igreja Católica. Se vocês optaram por fomentar uma instituição eminentemente católica, devem conviver com o fato das autoridades da igreja poderem, a qualquer tempo, intervir na gestão da instituição.
o Estado é laico e a Instituição a que se subordina a referida universidade é particular e, sobretudo, de natureza religiosa. Ninguém é obrigado a permanecer onde não quer. Quer ingressar nela? observe o seu estatuto antes fazer sua opção. Não está de acordo? procure outras que lhe agradem. Simples assim.
A P A PUC é particular,quem não tiver contente que caia fora,rua !!!!!!
Lendo um comentário assim fico pensando: como será que conseguiu ter sua redação aprovada no vestibular da PUC?
Valéria, que paga tem direito de cursar e ter aulas de qualidade. Já que você quer dar ênfase ao aspecto comercial da coisa, é a isso que seu contrato dá garantias. Me diga onde está escrito no seu contrato que você deva eleger reitores e coisas do tipo, por favor.
Quem paga tem o direito de exigir, pq paga entendeu...deixa de ignorancia,VAI CUIDAR DA SUA VIDA, fica na sua...comentarios iguais aos seus,parece inveja doS Puc-anos. RIDICULO!
Pessoal, não estão contentes com a PUC? Vão embora. É uma escola privada. Não é pública. Vocês sabem ler o estatuto da PUC? Qual a dúvida? De 3, o mantenedor escolhe 1.
Valéria, se está no estatuto que o Cardeal pode, então ele pode.... todo mundo sabia das regras do jogo antes. Pode não ser legal, concordo que é uma postura feia, mas é plenamente possÃvel ...
CADA UM QUE PAGA(MANTEM) A PUC, TEM O DIREITO DE EXIGIR SUA ESCOLHA, JUSTAMENTE PQ PAGA ENTENDEU? esse comentário me parece de uma pessoa despeitada, que inveja os Puc-anos. Ridiculo,seu comentário.. se cada um cuidasse da sua vida, seria muito melhor, não acha?
PUC = PONTIFÃCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA. A PUC é uma entidade CATÓLICA, logo, promover os valores católicos não é uma opção, é uma obrigação da UNIVERSIDADE. Quem não se afina com esses valores, ou sente-se incomodado, basta procurar outra Universidade. Existem muitas e, várias delas, com valores de mensalidades bem mais baixos do que os da PUC.
Não somos obrigados a aceitar as coisas como elas são, mas temos que utilizar a forma correta para tentarmos mudar as coisas. Tentar bloquear esta reitora que foi escolhida conforme as regras vigentes não me parece correto. O movimento deve ser para mudar as regras e não para mudar o resultado produzido.
Universidade é lugar de diversidade, laicidade, ciências e estudo. Isso que dá misturar igreja com universidade! Igreja não tem nada a ver com esses quatro... Aliás, ela diz que tem apoio do curso de "Ciências da Religião". Que B.... de curso é esse?!? Piada! Tinha que ser a igreja pra inventar uma B.... dessas.
É C/R/E/T/I/N/O, buscar uma universidade católica, e depois ficar com discurso hipócrita contra a Igreja. Entrou porque quis. Falta mais pulso na Igreja Católica para comandar a PUC, procurem este tipo de vandalismo no Mackenzie. Desconheço casos em que va/ga/bundo palpita nas decisões dos Presbiterianos de lá. O que foi um grande "ponto positivo" da PUC durante a ditadura, hoje esta asfixiando ela.
Marcelo, talvez tua ignorância não te permita enxergar muita coisa, mas se estudar um pouquinho a respeito, vai entender como e por meio de qual instituição surgiram as universidades.
A PUC é católica ,vai procurar uma laica então,fora !!!
Na PUC, a escolha do reitor é feita por duas instituições: colégio eleitoral e mantenedora. Dentre todos os pretendentes, o colégio escolhe três nomes. Desses três nomes, a mantenedora escolhe um. O colégio eleitoral não pode exigir que o mais votado seja o escolhido; pois, essa exigência está em desconformidade com o estatuto. O que os baderneiros querem não é democracia; eles querem se impor à força.
Marcelo Silvestre está absolutamente errado. A única imposição por meio da força que está sendo executada é por parte dos baderneiros, que não aceitam o estatuto da instituição da qual fazem parte. Deveriam ser todos expulsos, assim poderiam procurar uma universidade com eleições diretas. Moralmente e eticamente questionável é o seu comentário.
A praxe é a mantenedora escolher o primeiro, favorecendo a autonomia universitária em relação à igreja. SEMPRE foi assim. Mudar isso é impor à força, é eticamente e moralmente questionável. Parabéns aos cidadãos que não se curvam a um cardeal!
Embora grandes nomes da Igreja já defenderam a democracia no passado, essa instituição é governada com mão de ferro. Porque não fazem eleição direta para Papa? Porque vivem uma grande ditadura. É muito dinheiro e poder em jogo, e ninguém quer abrir mão de nada.
Brilhante o seu plano de democratizar uma instituição particular! No mesmo ano que representantes dos estudantes e professores assumirem os professores terão seus salários aumentados e os alunos suas mensalidades reduzidas. Em 5 anos a universidade quebra e todos vão para casa.
Eleição direta para Papa? Você pensa que o Vaticano é uma nefasta republiquinha brasileira?? Você votaria, numa eleição direta ali, no Leonardo Boff??? rsssssss...
E tem de ser. A PUC é uma empresa. Se for governada por "democracia", onde a maioria dos democratas são os que pagam a conta, a entidade quebra. O primeiro passo para se tirar a PUC do buraco financeiro em que se encontra é entender que ela é uma empresa e que precisa ter comando
Ela abriu disse que se ficasse em terceiro lugar nao assumiria A CULPA E DE QUEM A NOMEOU O CARDEAL
Parece que a PUC nunca tem dinheiro pra nada. Mesmo cobrando caro, estão sempre falando em captar recursos, prédios decadentes, etc. Onde esses padres então enfiando tanta grana?
É da conta deles, afinal eles são os donos da instituição!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Igreja interviria se eu não assumisse, diz reitora da PUC-SP Voltar
Comente este texto