Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Roberval Silva II - A MISSÃO

    Aguardando o estouro da bolha (se já não estourou), pra o desespero de construtoras, corretores e especuladores/investiotários os maiores culpados por todo esse cenário absurdo.

    Responda
  2. comentador

    CORETOR NÃO ME LEVA UM CENTAVO. Vão trabalhar, cambada de desocupados.

    Responda
  3. Maromba

    Além do povo parecer estar acordando...e parando de se ENDIVIDAR sem RESPONSABILIDADE...esses corretores estão abusando nas comissões...

    Responda
  4. edsm

    É o descredito que tem o SECOVI: corretor tá pouco ligando pras condições do imóvel, sua garantia e documentação, muitas vezes forçando preços altos pra garantir sua comissão, a única coisa que interessa. Isso fora o nível dos corretores que mal atendem e nada entendem de imóvel, ate mentindo no anuncio sobre ele e o pondo em bairro vizinho mais nobre. Deveriam todos esses serem processados por falsidade e danos morais. Imobiliaria pra que? Pra complicar a vida do comprador e vendedor?

    Responda
    1. edsm

      É claro, sem generalizar, mas certos corretores (ate sem conhecimento, mas contratados) depreciam a imagem geral do corretor. Culpa das péssimas imobiliárias e do péssimo CRECI que nada fiscaliza. A maioria das ações judiciais no Br de comprador contra vendendor, foram "assessoradas" as vendas por corretores. Alguma coisa faltou nessa intermediação, sem dúvida.

    2. edsm

      Disse SECOVI mas o principal omisso e culpado pelo nível dos corretores é o péssimo CRECI.

  5. rudi1953

    Corretor é uma profissão séria e é regulamentada pelo CRECI, órgão federal subordinado ao MJ. Sim, dependendo do valor do imóvel, a comissão representa um bom valor em reais. Ocorre que não é todo dia que um corretor vende um imóvel. Se você somar o total de comissões que um corretor recebeu durante 1 ano e dividir por 12, verá que o salário médio dele não é tão expressivo, salvo exceções. Como em toda profissão, tem aquele que ganha muito e aquele que pouco ganha.

    Responda
  6. Alemão

    Sr. Rodrigo Ferreira, seria interessante você acessar o site do Creci e ler sobre o percentual que deve ser cobrado segundo a Lei é de 6 a 8% sobre o valor do imóvel e não 50% como você cita em seu comentário, se você conhecer ou souber de Corretores que cobram este percentual de 50% que você cita, denuncie ele ao CRECI do seu Estado ou a Policia. Seria interessante você se interar melhor sobre o mercado imobiliário antes de fazer comentários sem entender como funciona.

    Responda
  7. sabrina gimenez

    Lamentável a falta de conhecimento da realidade dos corretores nos comentários abaixo! 1- Quem dita o preço dos imóveis não é o corretor e sim o mercado2- Pelas regras do Conselho o percentual de comissão varia de 4 a 6% do valor do imóvel, nada de 50% como comentaram, isso não existe3- A profissão de corretor não é a mais lucrativa e fácil do mundo como citaram, pelo contrário, não temos ajuda nenhuma, o mercado é concorrido e os clientes não são fiéis, passam na nossa frente muitas vezes!

    Responda
  8. --

    É logico... a imobiliaria quer ganhar mais que o preço pedido pelo proprietário. O proprietario pede um valor, mas a imobiliaria pede o dobro para vender para os terceiros. Dá no que dá...

    Responda
  9. GB

    Eu gostei muito da reportagem. Eu acho que corretagem só encarece o imóvel e não agrega nada a ele, eu não vejo o porquê de pagá-la se ela não agrega nada ao negócio, se é só o trabalho de apresentar comprador ao vendedor, isso a internet faz muito bem hoje em dia e bem mais barato.

    Responda
  10. Mc

    extorsiva essa taxa de venda de 6% so para redigir um contratinho fuleiro que tem de monte desponivel para copia na net e docs de cartorio tambem so pedir via net entregam via sedex VOCE PROPRIETARIO TEM O DIREITO DE VENDER SEU IMOVEL SEM INTERMEDIAÇÃO!!

    Responda
    1. guiminha

      Para quem acha que o serviço de corretagem se limita "apenas a redigir um contratinho fuleiro", e que, diga-se de passagem, escreve "desponivel", bem, já dá para sentir o nível. Certamente mora no fim do mundo, nunca comprou nem vendeu nada...lamentável...

  11. slincoln

    Não faz muito tempo um amigão vendeu 'direto' uma casa por 1,1 milhão... um imóvel que a imobiliária havia avaliado por 600 mil!

    Responda
  12. Sem fe na humanidade

    Nossa! Como tem ignorante comentando nessa matéria. Li até que o corretor cobra 50% do valor do imóvel numa venda, isso eh ridículo! A comissão eh 6% do imóvel, esse percentual eh dividido entre o corretor e a imobiliária. Já comprei em imobiliária e já vendi com imobiliária, escolhi essa opção por segurança, nao gosto da idéia de correr o risco de lidar com bandidos.Contrata uma imobiliária quem quer, eh uma opção do vendedor e do comprador, nosso pais eh livre.

    Responda
  13. Sérgio

    A venda de imóveis no Brasil despencou nos últimos meses, a coisa anda tão feia que já tem corretor tentando vendo um imóvel "bolhudo" para outro corretor no desespero de garantir a cesta de natal para a família.

    Responda
  14. Bacana

    Eu construi e vendi 18 casas nos ultimos 6 anos. Todas coloquei pra venda em várias imobiliárias. Somente uma casa foi vendida pela imobiliária. Todas as outras 17 eu vendi mais rápido que as imobiliárias (sem reduzir o valor). Simplesmente anunciando nos portais de imoveis. Até hoje eu nao conheci uma imobiliária que preste um serviço de qualidade. O serviço é ruim e ainda esfolam a gente com 6% do valor bruto, que equivale a 30% ou mais do meu lucro liquido da construção.Agora só vendo dir

    Responda
  15. Vasco 49

    Muito oportuna esta matéria, para o vendedor, tenho trabalhado desta maneira e feito bons negócios, é só tomar as devidas cautelas, tanto com o interessado comprador, como com os corretores e documentações, por segurança para ambas as partes, faça um contrato entre as partes, junto ao cartório. Ou é só fazer a conta; por ex. uma venda de $420.000,00, mais de $25.000 vai para corretagem, o vendedor ficará somente com $394.800,00, tá bom pra você assim?

    Responda
  16. RAGE

    O que o Confeci e o Creci fazem a respeito de uma reportagem ridícula desta! ou só sabem cobrar o absurdo de anuidade e nada fazem???

    Responda
  17. KleberBrasil

    Eu mesmo não compro imóvel quando na placa tem imobiliária, só servem para especular, negociando direto com o dono do imóvel sempre há redução dos valores primitivos...

    Responda
  18. Criticara

    Srs Brasileiros, um diária de hotel 3 estelas em Roma custa 80 reais! E na praia grande ou SP, custa de 500 a 600 reais! Uma casa em SP custa 800 mil reais, uma casa mil vezes melhor nos EUA ou qualquer parte do mundo custa o equivalente a 400 a 500 mil reais. Os imóveis no Brasil estão sob forte especulação, num país que não vale nada a pena, sem escolas, hospitais, ruas descentes, cultura e alta violência. A especulação imobiliária do país não tem limites! Não compre imóveis no Brasil! /p

    Responda
    1. guiminha

      Sei. Tente comprar um imóvel em Paris ou qualquer lugar decente da Europa e compare com São Paulo para ver se faz sentido o que falas... mas tem também a possibilidade de comprares um imóvel em qualquer lugar distante dos grandes centros por muito menos. Taí o Minha Casa Minha Vida para este tipo de coisa. Notionless, sir.

    2. Edu

      Sr. Rodrigo é lamentavel ver uma pessoa falar tanta besteira, sem saber da realidade, chega a ser uma calunia!!! Onde o sr. tirou esta ideia de que corretor ganha 50% do imóvel? Ou que o corretor ou imobiliaria que coloca o valor no imovel? Em primeiro lugar a comissão DEVIDA pelo corretor é de 6 a 8%. Em segundo lugar, os valores quando da venda são pagos diretamente ao vendedor ou a comissão a parte com autorização e conhecimento do proprietario.....

    3. Fábio

      Aponte qual hotel 3 estrelas em Roma custa 30 euros a diária? Depois aponte qual hotel 3 estrelas na Praia Grande custa 218 euros. Não se esqueça de enviar na mesma temporada. Sobre os imóveis nos EUA, pq estão com os valores muito baixos? Há demanda?? Os americanos estão com dindin no bolso para comprar? Sobre o 'não comprar imóveis no Brasil'; será que vc teria dinheiro para comprar? Pelo que estamos acompanhando, os verdadeiros investidores estão comprando e entrando com o ATO acima do no

    4. SAMABC

      Uma coca-cola custa o triplo aqui no Brasil... um carro, um celular, um notebook, um tenis, um brinquedo.... tudo isso custa o triplo. Ou vc acha que é so imóvel?

  19. Criticara

    Ou dia fiquei muito feliz, vi uma casa grande a venda em SP por R$ 1.1 milhao em SP que está encalhada há 8 anos! Essa especulação imobiliária causada pelos corretores é um fiasco, quero ver os donos do imóveis precisando do dinheiro. OS proprietários de imóveis deveriam exigir prazo destes corretores para venda, se não vender, dá o imóvel para outro vender, os carras ganham no mole sempre prazos nenhum, é o trabalho mais lucrativo e fácil do mundo!

    Responda
    1. falacerio

      Caro Rodrigo! Não entendo sua revolta, nem conheço comissão neste patamar. Se tiver conhecimento de algum caso c/ provas denuncie ao CRECI (procure o site e encontrará link para este fim). Sou corretor e a comissão p venda de imóvel urbano historicamente em SP não passa de 6% do valor do imóvel urbano q a imobiliária recebe e depois repassa 1 parte ao corretor resp. pela venda. O valor do imóvel é ditado p mercado c/a anuência do proprietário e este nunca admitiria vender o seu por menos. /

  20. Criticara

    Boa e velha especulação imobiliária, os corretores querem ganhar 50 por cento do valor do imóvel vendido para eles próprios, são na sua maioria os grandes responsáveis por acabar com o sistema imobiliário brasileiro. Hoje em dia para comprar um AP. se dá a vista de 50 a 120 mil de entradinha para o churrasco do final de semana do corretor... Isso não é justo para as pessoas, nas casas, eles lucram 50% em cima, e paga quem for mais tr0uxA.

    Responda
  21. Sérgio

    Na atual conjuntura a demora da venda de imóveis está relacionada ao poder aquisitivo dos brasileiros, não tem cabimento um apartamento de 30m2 custar 400 a 500 mil reais, isso com certeza não vai acabar bem.

    Responda
  22. SAMABC

    Uma matéria sem nenhuma conclusão. Deviam mostram também o percentual de compras feitas sozinhas e com imobiliaria que deram certo.... com imobiliaria ha segurança desde as visitas até segurança juridica. Sozinho... boa sorte.

    Responda
  23. O leitor

    Só posso relatar , é que coloquei uma casa a venda , tratar direto com o proprietário , tive tantos aborrecimentos com curiosos , ou pessoas que achavam que estava enforcado , passei para imobiliária foi sem problema , bom não tinha pressa na venda o importante era eu alcançar o valor que pedi , vendi pelo valor pedido .

    Responda
  24. Marchezoni

    Pelo visto as opiniões aqui formuladas, devem ser de corretores de imóveis. Se você deve pagar 6% de comissão à imobiliária, então que dê 3% de desconto no imóvel e ainda sai no lucro, sem contar que provavelmente o processo será concluído mais rapidamente! Eu sei muito bem o que eu estou dizendo, pois estou passando por isso a quase um ano!

    Responda
    1. HM

      Eu não sou corretor! Questão de bom senso. E se você está passando por dificuldades só pode ser por que és ganancioso ou então você não mora, se esconde! Você deve ser da linha do "Gerson", vantagem em tudo!

    2. Minuano

      Seguindo este raciocínio medíocre. Em vez de comprar em lojas vamos comprar direto nas fábricas, ou seja, não use intermediários em qualquer compra que irá realizar. Não podemos falar e nem opinar na profissão de outros. Não acredito que saiba no que esta falando, ou contratou um corretor incompetente que diga-se de passagem tem em todas as profissões ou ? Corretor ganha comissão significa que se não concluir o negócio não recebe. Quem ganha 6% é a Imobiliária e não o Corretor.

  25. HM

    Só um m/i/s/e/r/á/v/e/l deixa de contratar uma imobiliária e faz isso sozinho! A consequência é se defrontar possivelmente com b/a/n/d/i/d/o/s já sabendo tudo que tem na casa para assaltar... P/o/r/c/a/r/i/a de matéria. Vamos trabalhar gente, cadê a seriedade desse veículo de informação? Já sei a Pro-teste tem a Dolci como coordenadora... É dando que se recebe...

    Responda
  26. cardoso

    Nunca ouvi falar desta associação. Sou leitor assiduo de várias reportagens sobre o mercado imobiliário e esta pesquisa é um deserviço para os leitores. A corretagem precisa ser levada a sério no Brasil. Profissionais credenciados junto ao CRECI garantem um retorno seguro para quem compra e para quem vende. Não deveria estar fazendo este comentário. Isto só da cartaz para o despreparado que assinou este artigo.

    Responda
  27. Fábio

    Mais uma fora da UOL. Está difícil mesmo acompanhar este site!

    Responda
  28. CLEO

    Quero ver voce abrir a porta para pessoas estranhas verem seu imovel sem uma imobiliaria para intermediar. Que reportagem mais me-dio-cre, nao sou corretora mas temos que preservar a seguranca de todos inclusive com toda a documentacao que envolve um imovel.

    Responda
    1. PATRICK

      sou corretor e é medíocre esta reportagem..... Lamentável....

    2. grego

      a

  29. flameirinhas

    O que não se comenta é a diferença quanto a segurança. A chance de ser assaltado por alguém que se diz interessado no imóvel deve ser muito maior quando se trata diretamente com o interessado do que quando esse interessado passa por uma imobiliária.

    Responda
    1. falacerio

      "Forçar a barra para lucrar mais?" Será que existe corretor tão burro, querer esperar 8 meses e 27 dias (prazo dado pela matéria) p. fechar 1 negócio só para "lucrar mais"?Não é + inteligente convencer o dono do imòvel baixar o preço p. vender + rápido e ganhar na velocidade das vendas? Ah! voces "não sabem o que dizem". Então coloquem uma placa de VENDE-SE na porta de sua casa e fique esperando alquem passar na porta e gostar exatamente do seu imovel, qdo ele já deve ter visitado + de 100 = sua

    2. Paulo

      Me perdoe, mas o que impede que um suposto comprador visite sua casa com um corretor para depois assalta-lo? No meu entendimento a demora maior no caso da venda com corretora é devido ao valor que nem sempre pode ser negociado ou o corretor força a barra para lucrar mais com a comissão, enquanto que ao se efetuar a venda direta essa comissão não existe.

    3. Minuano

      Caro Fernando isto a pesquisa que diga-se de passagem é de mau gosto e incompetente não fala.

    4. Muadib

      Será mesmo ?

    5. Antonio Vale

      Esses corretores ganham 6% para não fazerem muita coisa. Quando o mercado está fraco eles não conseguem vender e ainda acusam o vendedor de pedir muito pelo imóvel. Quando o mercado está comprador, não é necessário pagar comissão a ninguém. Na verdade são burocratas que vão ver se os papéis estão em ordem e pedem mil certidões, que qualquer um pode conseguir até pela internet. É uma comodidade, mas sem muito sentido.

    6. Antonio Vale

      Que bobagem monumental!