Suzana Herculano-Houzel > Maconha faz mal, sim Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Elaine Souza

    ah ta, falar que cigarro faz mal sim ninguem faz ne, so ficam aí atacando o que nao da dinheiro pro governo.

    Responda
  2. Vitor

    Primeiramente, ninguém apoia o uso de maconha por jovens, quanto mais o uso abusivo. Até mesmo água em excesso mata. O consumo normal de maconha é mais seguro que o uso de álcool, tabaco e diversos produtos industrializados cheios de componentes cancerígenos que encontramos nas prateleiras do mercado. Porque a senhora não cita os pontos positivos? Como melhor remédio para glaucoma, como excelente atenuante dos efeitos da quimio, como os canabinoides DESTROEM células cancerígenas e muitos outros?

    Responda
    1. Charles

      Radioterapia e quimoterapia tambem ajudam no combate ao cancer. Vamos liberar o uso corriqueiro entao? Uso recreativo e medicinal sao coisas absurdamente diferentes. Falar que é a favor por causa medicinal mas no fundo so querer acender um em publico chega a ser ridiculo.

  3. M. Holanda

    E o que é que neste mundo não faz mal? Chocolate pode dar alegria, como pode gerar uma diabete. Tudo depende de como se usa, e a frequência que se usa. Concordo com alguns comentários anteriores ao meu- Legaliza,proibi o consumo para menores de 18 anos e pronto. Cada um é dono de seu corpo.

    Responda
  4. Stingray

    Essa erva também estimula o narcotráfico, que é crime, aumentando a violência e a criminalidade. Num mundo em que o cigarro está, a cada dia que passa, sendo mais malvisto, é um contrassenso defender a descriminalização dessa droga. Não é chamada de droga à toa. Sugiro àqueles que defendem o uso dessa substância que procurem fotos de pessoas que ficaram com o rosto deformado em consequência do uso dessa erva. Garanto que não é uma coisa agradável de se ver.

    Responda
    1. Bruno Elias

      Cara, você está extremamente desinformado. É fácil debater assim, disparando afirmações catastróficas sem procurar fundamentar nenhuma delas. Mas ok, infelizmente eu estou acostumado a esse tipo de discurso nos comentários desse jornal. Mas com essa do 'rosto deformado em consequência do uso dessa erva' você já foi longe demais. Você está depondo contra você mesmo dizendo bobagens infantilóides como essa.

    2. Vitor

      O que estimula o narcotráfico é a proibição, por acaso você já viu vendedores de bebidas e cigarros se matando? A legalização já está sendo adotada em diversos países e só trouxe resultados positivos. Quanto a deformação fácial, meu amigo, se informe, pois a maconha não é tóxica e com certeza absoluta não causa deformações, isso é apenas o preconceito e falta de informação falando. Vá ler livros, jornais de medicina, documentários, quem sabe assim sua cabeça abra e você pare de escrever absurdos

  5. Stingray

    Além das coisas citadas pela profª, a ma co nha pode: favorecer esquizofrenia e outras psicoses, provocar crises de abstinência, produzir dependência química, afetar o raciocínio, originar alguns tipos de câncer, reduzir a coordenação motora, causar impotência e infertilidade, gerar depressão ou deixar a pessoa mais violenta, trazer problemas respiratórios e cardíacos, alterar a capacidade de crítica e julgamento, ser porta de entrada para outras drogas, como cocaína e crack.

    Responda
  6. Iara Maia

    Toda vez que alguém escreve sobre os malefícios da Maconha , vem um monte de comentários sobre os malefícios do álcool , dos políticos etc e tal ........o problema é que não estão comparando , só alertando sobre o mal causado pelo uso da MACONHA quem convive com maconheiro e não usa é que sabe bem o quanto lesa o cérebro .

    Responda
  7. João Valentão

    Quem defendeu a erva nos comentários abaixo, tentando comparar essa desgraça com a cerveja, é usuário. E vou dizer: você usuários da erva são uns baba-cas. Vocês financiam o tráfico de drogas! Vocês são uns lixos, seus viciados. Deveriam ter vergonha de vir aqui relativizar as coisas. Para o traficante a pena tinha que ser capital, para o usuário, que não deixa de ser um traficante em potencial, deveria de pegar uns 80 anos! Com certeza iria diminuir o consumo.

    Responda
    1. juca bala

      mais um trouxa e bebado

    2. M. Holanda

      É o seguinte, eu defendo a legalização da maconha e não sou usuário,nunca experimentei,nada.Inicialmente, não se sinta superior as pessoas, porque felizmente você não é.(Estude mais :D)Segundo, a cerveja faz mais mal que a maconha ,sim,e o cigarro também. Terceiro, cada um é dono do seu corpo e pode fazer o que quiser, pressupondo que não interfira a terceiros. Quarto, não há casos de morte pelo uso da maconha. Quinto, até o vinho na França mata milhares de pessoas por c

  8. KADRUNCO VÉIO

    bebeu ou fumou um caretinha, Suzana? Eu mesmo já enterrei muito bebum e fumante de caretas ao longo de quase 30 anos todo dia dando uma bolinha. A turma da verdura entretanto, está aí toda firme, forte e viril. E quando for falar de violencia derivada do trafico de drogas, não se esqueça de mencionar os policiais e políticos corruptos. COMO??? Não sabia q eles faturam em cima das drogas também???? Vá se informar melhor antes de escrever besteira ou leia a c

    Responda
  9. Bruno Elias

    Além de se fundamentar em apenas dois estudos, eles entram em franca contradição. "Quanto maior o consumo, menor o hipocampo --o que leva a crer que esses usuários estejam matando seus neurônios, dado o efeito tóxico conhecido do princípio ativo da maconha sobre os neurônios dessa estrutura, fundamental para a formação de novas memórias." [...] "Os não usuários e aqueles que começaram a usar maconha somente depois dos 18 anos não tiveram perda significativa de QI ou de habilidades cognitivas."&n

    Responda
  10. André Germano

    Não defendendo ou desaprovando o uso da maconha. Mas a pesquisa feita em ADOLESCENTES foi utilizada de forma "politica" pela colunista.É claro que muitas substâncias que alteram o funcionamento do cérebro é horrível pra qualquer cérebro em formação. Agora usar esta informação e já informar que "Maconha faz mal, sim" significa dizer que ela faz mal e ponto final, foge do contexto em que a pesquisa foi realizada. Informação sim, manipulação, não.  

    Responda
    1. André Germano

      Não defendendo ou desaprovando o uso da maconha, mas...A pesquisa foi feita com ADOLESCENTES.É claro que qualquer coisa que altere o funcionamento de um cérebro em formação é horrível. TV faz mal, álcool faz mal, bullying faz mal, maconha faz mal,... Agora usar a pesquisa e já informar que "Maconha faz mal, sim" significa dizer que ela faz mal e ponto final, foge do contexto em que a pesquisa foi realizada. Até por que ela é utilizada(a maconha) de tantas formas além do recreativo.

  11. Struck

    Agora a comentarista poderia falar sobre algum estudo que fala sobre os efeitos do álcool no cérebro.

    Responda
    1. Iara Maia

      Gente o q tem uma coisa com a outra ? ela esta falando da maconha não do alcool.

  12. AUGUSTO GOULART

    A Sra Suzana é uma chata caretona!

    Responda
  13. joaofilho

    E eis uma abordagem tendenciosa a somar mais um bloquinho para o castelo do proibicionismo burro, assassino & fomentador de máfias. Seres humanos consomem substâncias alteradoras de percepção desde seus primórdios, é algo inerente a espécie. Seria conveniente a ciência voltar-se a estudos exploratórios destas substâncias, conhecer suas potencialidades... É obvio que a Ganja contém elementos nocivos, mas... O que você me diz da sua salada entupida de agrotóxicos? Ou da sua água fluoretada?

    Responda
  14. Lucas Vitório

    Maconha faz mal, NÃO! O uso indevido, o narcotráfico, o tráfico, a proibição, a má qualidade, o dinheiro para traficantes formarem exércitos, ignorar seu poder medicinal, ignorar seu poder comercial, têxtil, combustóvel, alimentício, Sim!

    Responda
  15. nanonimus

    E redação, faça o favor de liberar meus comentários que há dois dias estão sendo barrados aqui. Estou fazendo um favor pra voces ao participar e tornar esse lugar mais democrático. De que adianta campo para comentar se só os comentários selecionados aparecem? È assim que se faz "opinião" né, excluindo a opinião contrária, fabricando o que se quer, a "opinião certa". E não tem palavrao algum, nao ofendo minoria alguma. Vamos lá gente, vamos ser adultos.

    Responda
    1. Struck

      acontece comigo tb

  16. nanonimus

    A proibição ou não de certas substâncias que alteram nosso comportamento tem a ver com o tipo de personalidade que é permitido, almeijado, incentivado. Por isso o álcool cabe tão bem. É a droga da extroversão, do falar alto, o "lubrificante social". Já a canabis tende pro lado introspectivo, o que não é bem visto. Temos de chacoalhar todas as mãos, se apresentar em voz alta e ser "pra frentex". Uma espécie de ditadura da personalidade extrovertida. Empresas amam essa personalidade, porque se

    Responda
  17. nanonimus

    A autora acho que precisa fazer um teste empírico, como se diz em antropologia, uma observação participante, para tirar suas conclusões baseadas na experiência. Em diversos campos tem se descoberto uma gama enorme de aplicação da canabis, seja em quem esta tratando cancer, quem está fase terminal da vida, quem está estressado. E afirmar isso no atual contexto é corroborar para políticas proibitivas, que são hipócritas, pois permitem drogas muito piores.

    Responda
  18. Bruno

    A autoria ajudaria muito se pudesse colocar links para os artigos que cita...

    Responda
  19. Gene

    eu teria receio de escrever um blog como esse sabendo que nosso país é um dos maiores consumidores de alcool do mundo (Ambev). E muito mal escrito diga-se de passagem.

    Responda
  20. Torreal

    obviamente maconha faz mal. em excesso tudo faz mal ateh mesmo agua.a discussao nao eh essa. sabemos que a maconha eh a droga que menos faz mal entre todas elas.seria a melhor opcao.mas isso ainda nao eh a discussao. a discussao eh sobre liberdade, sobre autonomia.o individuo deve ter autonomia para fazer o que quiser de sua propria vida, desde que isso nao afete a vida de outros.alem disso comemos alimentos que nos matam e nos lesam, muito piores que a maconha.hipocrisia pura.

    Responda
    1. Struck

      eu tb costumo usar o exemplo de q até água em excesso é ruim...hehehehehe

  21. aka queijo

    Cerveja e álcool em geral também matam neurôniosChoro de rir quando vejo o pessoal que defende a cerveja...acho que prova maior de que o álcool mata neurônios não existe...rsAmbos são drogas. Ambos fazem mal à saúde. Assim como assistir à Globo, Record, comer no Mc Donald's, respirar o ar poluído de nossa querida São Paulo, depender do SUS, etc.Incrível como tem gente que ainda tem um postura de puro preconceito em relação a questões como essas - eta povinho...  

    Responda
  22. aka queijo

    De uma vez por todas, parem de se preocupar tanto com a maconha e mirem todos seus holofotes para o álcool - interessante notar que há poquíssimas matérias sobre os efeitos degenerativas do álcool no cérebro, por exemplo. A molecada é incentivada a beber desce cedo, pelas propagandas de cerveja que dominam o horário nobre da TV e outras mídias, com mulheres atraentes, praia, esportes...é mais fácil abrir a geledeira de casa e pegar uma cerveja que subir a favela para pegar maconha.

    Responda
  23. João Valentão

    Até onde sei, quando você bebe cerveja não ma-ta seus neurônios, e nem o cigarro. Quem defende a legalização da erva é usuário e traficante (porque distribui para os amigos nas festas). Chega de passar a mão na cabeça dos usuários, tratá-los como coitadinhos... mesmo com toda a informação sobre os perigos, muita gente embarca nessa. Usuário e traficante são a mesma coisa e deveriam apodrecer na cadeia.

    Responda
    1. juca bala

      além de bebado é valentão

    2. Lucas Vitório

      1- Maconha não mata neurônios.2- Por que o traficante seria a favor da legalização, sendo que ele perderia seus 'consumidores' para o estado, consequentemente perdendo dinheiro? E ainda o usuário poderia cultivar para seu auto-sustento.3- Usuário é problema de saúde, e não de cadeia. As drogas existem antes de Cristo.4- Traficante e usuário não é a mesma coisa, Usuário consome, Traficante vende ilegalmente o produto, seja ele qual for, (cigarros, bebida, cocaína, crack). 

    3. nanonimus

      Pelo contrário. O cigarro é a droga que mais mata no mundo!

  24. Rodrigo Hillesheim

    Acredito que os estudos estejam certos. Deve-se queimar neurônios, diminuir o tamanho do hipocampo... Mas não é em função de um barato que se queima neurônios. Comprovado na prática, com estudos acho díficil, mas muitos neurônios não trazem felicidade. Um QI elevado não é paramêtro para uma vida saudável e plena. Tudo em excesso faz mal, até inteligência. Afinal, vivemos em uma sociedade destrutiva, onde a satisfação, a felicidade e o desejo é mormatizado, e ser normal é viver a norma.

    Responda
  25. Oscar Wilde

    É revoltante a forma como alguns "liberais" tentam de todas as formas, "provar" que a ma/co/nha não faz mal. Por vezes se apegam a ataques as cervejas e demais bebidas destiladas, como se um erro justificasse o outro. Infantil pensamento.

    Responda
    1. Struck

      ué?? então tu ta dizendo q o alcool pode pq ja ta liberado?? ah bom!

  26. ze

    Perseguir planta é covardia. A cerveja é santa ( os velocímetros a 300 km/h são contra ela )(5º de teor de álcool não pode ser comparado a 50º). As Árvores também são gente.

    Responda
  27. Raul Moreira

    Leite com soda caústica também faz. Gorduras saturadas, fumaça de óleo dísel, gás carbônico, cachaça, sopa na veia, falta de méritos, política da "cumpaneirada", corrupção, falta de esgoto, tabaco, fome.. e por aí vai!A questão senhora não é o "fazer mal". Pior de tudoo é a m@conha nas mãos dos tr@fic@ntes que gera violência, transforma nossas crianças em tr@ficantes, etc...Portanto o melhor seria legalizar esta b***/* logo!

    Responda
  28. Palavralivre

    O grande problema é que: TODOS OS CONSUMIDORES DE COCAINA, HEROÍNA E OUTRAS... COMEÇARAM COM A INOCENTE MACONHA. - Devemos nos espelhar na Justiça Americana consumiu droga uma vez é advertido encaminhado a tratamento. o sujeito que não leva a sério o problema e reenside no consumo deve ficar preso, como ficou Robert D. Jr. "ator do home de ferro", pelo fato de ser ele um perigo a sí próprio, isso sim é um Estado que defende seus membros. 

    Responda
  29. Fabio Gotthilf

    Suzana,aqui em Israel a maconha(Canabis) e utilizada para fins medicinais a pacientescom dores musculares e nervos,e para quem nao tem apetite,entre outras.Tudo controlado pelo Governo e por Medicos da mais alta qualidade.E ninguem sofre ousofreu de perda de memoria ou dependencia.Muito pelo contrario,com remediosconvencionais nao funciona,e com a maconha,sim.Portanto ha que separar as coisas.E nao so fazer uma Propaganda negativa de algo usado de maneira errada.

    Responda
  30. Rivaldo Riveiras

    Colunista, Cuidado porque o pessoal "moderno" amigo da erva e do politicamente correto vai te perseguir... Imagina alguém ousar falar a verdade e dizer que mac0nha, como toda droga, inclusive o álcool sempre acaba com o cérebro (entre outras coisas) de quem usa. Pena que o pessoal ainda não percebeu que ser moderno é ser inteligente!

    Responda
    1. Struck

      claro....então ser moderno é ser cabeça fechada e não aceitar nenhum tipo de mudança. E é claro, o álcool pode pq ele ja ta liberado mesmo, não é?? FALA SÉRIO!

  31. dodomazzuca

    Respirar o ar de São Paulo também Falando em crianças na decada de 80 muitas delas nasceram sem o cerebro em Cubatão só faltam culpar a erva por isso !! a erva se tornou uma biribinha perto do caos gerado por drogas sinteticas ou misturas baratas como o Crack.

    Responda
    1. nanonimus

      o primeiro degrau é aquele que a gente atravessa quando nasce.

    2. Guilherme

      O primeiro degrau é a cervejinha, a vodka e o whisky com energético.

    3. Palavralivre

      MAS ELA É SEMPRE O PRIMEIRO DEGRAU PARA SE ENTRAR NO MUNDO DAS DROGAS.

  32. valdeci jose guimaraes

    por favor continuen usando a maconha o brasil tem uma carencia enorme de gente idiotizada!

    Responda
  33. dodomazzuca

    Respirar o ar de São Paulo também   Falando em crianças na decada de 80 muitas criaças nasceram sem o cerebro em Cubatão só faltam culpar a erva por isso !! a maconha se tornou uma biribinha perto do caos gerado por drogas sinteticas ou misturas baratas como o Crack.

    Responda
  34. MARTINHO SILVEIRA

    Puxa vida, Graças a Deus alguém inteligente para dizer a coisa certa a respeito da "droga" maconha! Essa droga, conhecida já há muitos anos é ruim sim, pois além do que restou dos estudos científicos mencionados pela doutora, a maconha leva sim ao uso de outras drogas como cocaina e craque. Somente quem é viciado ou tem interesses financeiros e comerciais no uso da maconha pode defende-la como algo inofensivo.

    Responda
  35. Gong da Silva

    Mais uma que redescobriu a RODA! É CLARO que QUALQUER DROGA faz mal e, em particular, esse LIXO canábico! Não é necessário treinamento em neurociência para saber disso! O que é ABSURDO é a maneira leniente com que as autoridades tratam do assunto. Como não se prende mais ninguém por uso de drogas, o resultado é o surgimento de CRACOLÂNDIAS por todo o país! CADEIA PARA OS USUÁRIOS!

    Responda
    1. Struck

      cadeia pros ignorantes!!!

    2. dodomazzuca

      Quem paga os individuos na cadeia é voce e quanto a melhora é zero. pensamentos retrogrados como esse não trazem avanço apenas mais problema. Assista ao filme 7 cabeças e leia sobre a Lei seca das bebidas nos EUA antes de dar uma opinião destas.

  36. Nelson

    Fica evidente, que o sistema de recompensa fica irremediavelmente comprometido com o uso de qualquer substância psicoativa até o fim da adolescência. Faltou essa referência que articulista já utilizou em outras oportunidades. E torna imprescindível impedir o uso pelos jovens o que hoje a sociedade não consegue e pior, está deixando cada vez mais ao largo de grandes corporações como AMBEV, amorais e só interessadas em criar um mercado cativo e lucarativo para seus produtos.

    Responda
  37. Depaula

    Se fizesse só mal, ninguém usaria! Essa premissa deveria nortear todas as ações, políticas públicas e campanhas de esclarecimento e de 'enfrentamento' (manejo) com as drogas em geral, inclusive o álcool, tão incentivado e destacado de forma natural e rentável nas mídias.

    Responda
    1. roberto

      Dr Valliant Minha principal convicção hojeé que o alcoolismo é um problema de dimensões trágicas ainda subdimensionadas.O maior dano do alcoolismo é a destruição de famílias inteiras. Para citar umsó exemplo: nos Estados Unidos, 50% de todas as crianças atendidas nos serviçospsiquiátricos vêm de famílias de alcoólatras. E boa parte dos abusos cometidoscontra crianças tem raiz no alcoolismo.

  38. Diogo da Bahia

    Quais são os riscos em comer uma picanha com aquela gordurinha religiosamente uma vez por semana? Agora, eu.... pagador de impostos, um ótimo filho (sim, eu tenho certeza disso) não posso jogar uma semente no meu quintal, e consumir a flor que ali crescerá?!?!Sim, cannabis possuí malefícios, mas e o alcool- cigarro??? Pq não há o mesmo discurso? o uso responsável ja na idada adulta não tornará ninguem burro.

    Responda
  39. F.Fuchs

    Eis aí mais uma excelente razão - uma das melhores - para legalizar a erva e equipará-la ao álcool, proibindo seu consumo para menores de 18 anos.

    Responda
    1. Charles

      Nao faria mais sentido criminalizar entao?Em um mundo que luta contra o cigarro não seria meio contra mao liberar o uso de um tipo a mais?Acho mais facil proibirem o fumo no geral do que adicionar mais um.

    2. F.Fuchs

      Chega a ser cômico ver alguém referir-se à capacidade de argumentação de outra pessoa usando um argumento ad hominem. Sou mais a ameba.

    3. Junior

      Ficou evidente que a erva começou a fazer mal ao seu cérebro, seu poder de argumentação é comparável ao de uma am3b@

  40. diogo

    Ainda bem que é só a maco--nha q faz mal, alcool,tabaco e outras substancias usadas na baladas fazem bem à saude, vamos beber juventude, pois só a Cannabis faz mal o resto pode.

    Responda

De que voc precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. proibida a reproduo do contedo desta pgina
em qualquer meio de comunicao, eletrnico ou impresso, sem autorizao escrita do Agora.