Educação > Alckmin deve aprovar proposta de adoção de cotas por universidades de SP Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. paulo jose ferrari

    dia desses estive na unicamp,lá conheci um senhor jardineiro,puxei conversa com ele de que o ponto de onibus estava cheirando mal,ele me disse que era resultado da noite anterior na choperia estudantes bêbados urinaram no chão,fiquei impressionado com aquilo dentro de uma escola que por direito teria de ser dos pobres.porém esta sendo usada de forma errrada por bacanas filhos de papai.Aquilo la é lugar pra choperia?diariamente são retirados litros de vodka e latas de cerveja é uma vergonha s

    Responda
  2. paulo jose ferrari

    graças ao nosso Deus,estamos conseguindo que a balança da igualdade mantenha pouco à pouco mesmo peso,tenho pena de nossos irmãos que ainda nos agride como por exemplo nos comentários desta edição,estão equivocados,primeiramente levantem informações para depois sim se esclarecer e dar opinião,mediocre é a forma de governo da educação em nosso país,que a educafro e outras instituições estão lançando argumentos em luta para uma mudança.

    Responda
  3. REFORMA TRIBUTÃRIA JÃ

    a discussão se deve ou não escurecer a classe média esta errada. não interessa se é branco ou preto, rico ou pobre, mas se tem capacidade. depois de formado é que a coisa vai pegar. os mais aptos irão dominar não importa a raça.

    Responda
  4. My Name Is Nobody

    minha Cota de paciência com os politicos do Brasil já acabou faz tempo!

    Responda
  5. Antônio Di Marco

    o iDEB indica que cotistas ou pobres mesmo! Não tem conhecimento agregado no ensino médio e mau interpreta um texto, quer dizer que esses tem direito a Universidade? Agora foi para o espaço a ciência nacional. Pessoal! Quem quer algo bom, que procure o Ciência Sem Fronteiras e dê um bye-bye ao seu país....

    Responda
  6. jarbassp

    Quantas patentes a USP e a Unicamp produziram para o pais em relação as demais universidades do mundo? Quantos prémios Nobéis estas universidades possuem? Quais destas universidades estão entre as 100 (cem!!!!!!) melhores do mundo? Isso ninguém quer saber. Só querem saber de fazer média com um populismo tosco!!

    Responda
  7. jarbassp

    Quemdiria que a USP e a Unicamp iriam abrir cursinho pré vestibular! Aoinvés de se preocuparem em melhorar o sofrível desempenho cientificobrasileiro, tentando atrair os melhores cérebros, independente da co r eda classe social do revestimento destes cérebros, vão se preocupar emensinar semi-a n a lf abe tos a ler e fazer contas!! Enquanto isso aArgentina já tem 2 premios Nobéis!!

    Responda
    1. Antônio Di Marco

      isso é questionável, a USP está entre as melhores do mundo a frente dos argentinos e não tem um Nobel, ah! Lula tem! Mas, não sei qual unidade ele estudou....

  8. jarbassp

    Quem diria que a USP e a Unicamp iriam abrir cursinho pré vestibular! Ao invés de se preocuparem em melhorar o sofrível desempenho cientifico brasileiro, tentando atrair os melhores cérebros, independente da cor e da classe social do revestimento destes cérebros, vão se preocupar em ensinar semi-analfabetos a ler e fazer contas!! Enquanto isso a Argentina já tem 2 premios Nobéis!!

    Responda
  9. Antônio Di Marco

    Dilema: Vai elitizar ainda mais quem se sai bem.... segundo, o investimento na educação básica vai ser esquecido pois, essa manobra vai ampliar o ingresso de estudantes sem o mínimo básico de aptidão em conhecimento teórico.

    Responda
  10. Eterno

    Excelente medida. Estudantes de classe alta passam a vida toda em escolas particulares, depois fazem 3 ou 4 anos de cursinho, e vão para escolas publicas, de graça. Estudantes de classe baixa passam a vida toda em escolas publicas, não tem dinheiro para fazer cursinho, e depois vão para faculdades privadas, gastar o dinheiro que não tem, ou então nem sequer vão pra facul. Agora, junto com essa medida, tem que haver a melhoria do ensino medio como um todo, não pode parar somente nas cotas. /

    Responda
  11. Rodrigo S.

    O Brasil só precisa de um tipo de cota: (Cota trabalho, cota estudo, esforço... o resto é interesse de uma minoria que quer uma parcela de poder sem ter trabalho nenhum).

    Responda
    1. Rodrigo S.

      o pobre é 90% responsável por sua pobreza.

    2. Eterno

      essa minoria que quer uma parcela do poder sem ter trabalho nenhum chama-se ESPECULADORES DO SISTEMA FINANCEIRO, banqueiros, empresarios, e outros seguimentos que enriquecem as custas da mão obra barata do pobre.

  12. Vanessa Cris

    O FATO é que sejam alunos de escola publica ou particular, são poucos os que são preparados realmente para encarar o grande desafio REAL que é o vestibular.

    Responda
  13. Vanessa Cris

    COTAS DEVIAM SER APENAS SOCIAIS, destinadas àqueles que nao possuem mesmo condições de pagar uma faculdade particular. A educação no Brasil infelizmente ainda esta BEM LONGE de alcançar um resultado satisfatório. A MAIORIA das escolas PARTICULARES deixam muito a desejar, definitivamente essas escolas NAO são melhores que as publicas. IGUALDADE seria se seguíssemos o molde de países como Portugal, que só possue escolas publicas e de qualidade para os que lá estudam.

    Responda
    1. joy nunes da silva barros

      Em Portugal, diferente do Brasil, universidades públicas não são gratuitas, paga-se o que se denomina "propina", uma taxa de aproximadamente EUR 1000,00 por semestre, o que impede que qualquer aluno proveniente das classes desfavorecidas ingresse no Ensino Superior (independentemente do mérito que possa ter). O plano de austeridade do Banco Central Europeu, com os cortes de gastos no orçamento público, está conduzindo à discussão sobre a cobrança de propina inclusive no ensino secundário. /

    2. Rodrigo S.

      Nem social... a verdadeira cota seria "melhorar o ensino fundamental e médio... atingiria todo mundo.

  14. Louis

    Imaginem professor de Engenharia ter que ensinar regra de 3 pra cotista. Ou professora de Letras tendo que ensinar o que é sujeito e predicado na oração...Esse é o futuro das faculdades.

    Responda
    1. Oscar Wilde

      Exatamente. Não é função das universidades a "alfabetização", por assim dizer, dos seus alunos. Precisam chegar minimamente preparados e é esta a questão negligenciada pelo governo, em busca fundamentalmente de votos (independente do partido).

  15. Rodrigo S.

    já vejo noticias daqui a 6 anos... avião cai com 300 passageiros, especialistas se dividem falha humana ou dos instrumentos? Piloto cotista fulano de tal já trabalhava a cerca de 1 ano na cia.

    Responda
  16. Gabriella Guimarães

    Não precisamos de cotas, de crises de "afro-coitadismo", nada disso! Precisamos de uma educação básica DECENTE para formar futuros pensadores nas universidades. Chega de puni-las como se estas fossem as culpadas pela desigualdade social. A culpa é desse Governo corrupto que não paga bem a tia do ensino fundamental. Digo e repito: Academia não é para qualquer um! Educação básica sim e todos têm direito a ela.

    Responda
  17. Rodrigo S.

    com co ta so cial, rac ial, extraplanetária ou não. vc jamais tira alguém da lama intelectual, da miséria intelectual por cota. mérito é esforço, abdicação de tempo, feriados estudando... isso ng transfere pra ninguém sim, sou po bre, peri feria de sp, descendente de nor destinos, mas garanti minha vaga na usp ralando e muito, até cursinho social fiz para reforçar o que não recebi de bom na escola publica, nunca precisei de ajuda de ninguém para conquistar minhas

    Responda
  18. Gabriella Guimarães

    Esse tal de frei Davi Santos é um retardado, só pode. Como assim ele só vai descansar se 88% das vagas forem destinadas aos negros, pobres e indígenas? Será que todo estudante da rede particular tem pai riquinho com condições de pagar uma universidade particular? Que ideia ridícula! Chega de culpar as universidades públicas pela desigualdade social, chega de culpá-las por algo que a EDUCAÇÃO BÃSICA tem que fazer! Chega de afro-coitadismo! Academia não é para qualquer um, educação básica sim!

    Responda
  19. Louis

    Enquanto o jovem "playboy" passa o dia estudando, ralando até nas férias e FDS, o pé-rapado fica soltando pipa, na roda de pagode... E depois dá-lhe cota para equilibrar as coisas.

    Responda
  20. Luis Melo

    Mais uma "Hopocrisia do Governo", mostrando sua incompetência no oferecimento de ensino público básico (fundamental e médio) de boa qualidade no País. Ao invés de melhorar a qualidade da base, utiliza-se artifícios para enganar a população. O poder de mudança está em suas; nas próximas eleições vote corretamente !

    Responda
  21. Oscar Wilde

    Neste momento, as mamães de bêbes futuros cotistas devem esta dizendo: " Filho, você acaba de ganhar mais uma teta pra mamar, mas esta só qdo você ficar mais grandinho, e gutti, gutti, gutti , bebezão da mamãe " Lamentável !

    Responda
    1. Oscar Wilde

      Universidade Pública ou Particular, não foi feita para ricos ou pobres, tão pouco para reparações históricas e etc. É um lugar de culto ao conhecimento, disseminação e produção do mesmo, onde se exige minimamente que seus membros quer sejam alunos ou professores estejam preparados para isto. Ou seja, requer preparo ANTERIOR a universidade. Lugar "sagrado" que deveria ser mais respeitado e ser levado mais a sério. Não é impondo através de cotas sociais ou raciais, que isto será

    2. Almirante Joao Candido

      Outras mães devem estar dizendo: "Filho, vc acaba de perder a tetinha q possuía a vida inteira pra mamar, alguns usurpadores estão dizendo q a universidade e espaços de poder não são mais a continuação de minhas tetas e qdo ficar grandinho te exigirão o mesmo heroísmo q exigem dos mortais, mas é só qdo vc ficar grandinho, buá, buá, buá, bebezão da mamãe" Justíssimo!

    3. Rodrigo S.

      ta mais do que certo rs aliás, ng tem culpa do próprio sucesso rsrsrs

    4. Eterno

      quem tem teta pra mamar é o filho da classe alta, que passa a vida toda na boa, em colegio particular pago pelos pais, não precisa trabalhar, depois faz 3 anos de cursinho, também pago pelos pais, e depois entra na universidade publica, que deveria ser publica, mas que acabava sendo apenas para quem tem grana. Agora a situação mudou. O probre merece tanto quanto, ou até mais, pois trabalha e estuda ao mesmo tempo, e num ensino precario ainda por cima.

  22. luc83.br

    Não é que o governo de sp seja apenas lento. Ele é hiperconservador, sempre preocupado em proteger os ricos. Por isso ele adiou o quanto pode. Mas em 2014 ele sai e espero que entre um governo cidadão.

    Responda
  23. Almirante Joao Candido

    Alguém poderia provar a relação d sinonímia entre cota e inferioridade? Entre ser a favor d cota e ser contra a melhora do ensino público? Há países q nem vestibular existe e ninguém pergunta se o engenheiro fr, usa, argentino é oriundo de tal ou tal sistema d mérito. Penso assim: um país fenotipicamente dividido considera inimigo do ensino público quem é a favor d cotas e considera inferiores deficientes, mulheres, idosos e empresas q se beneficiam duma concepçao d mérito q n é a minha. Aju

    Responda
  24. Almirante Joao Candido

    Sou a favor d qualquer medida q desconcentre renda, poder e oportunidades. Se por 4 séculos os estados Br e pt puderam acabar c a vida de seres tão humanos como qualquer um d nós, jamais seria contra q c canetada ou pressão desses grupos se tentasse alterar o triste espetáculo d desigualdade e pobreza concentrada. Difícil refutar q somos resultado do passado, uns com vantagens e outros...Previsível tbém q os q estão em vantagem gritem. Torço ao menos q tenham dinheiro p pastilhas...

    Responda
  25. Oscar Wilde

    Espero que aqueles que receberão esmolas (cotas), NUNCA se esqueçam que estão ocupando o lugar de outro alguém, sem ter feito NADA por merecer. É importante que os mesmos se lembrem TODOS os dias disto, e que se dediquem muito aos estudos e produções acadêmicas, para que não tenha sido tempo e dinheiro jogado fora, na concessão da esmola (cotas).

    Responda
  26. Zoinho

    PROGRESSÃO CONTINUADA E COTA SÓ Dà CERTO ATÉ O ULTIMO DIA DE AULA.NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO O CIDADÃO VAI PERCEBER QUE PASSAR SEM APRENDER NÃO FOI A COISA CERTA.

    Responda
  27. Hermann_Strasse

    São Paulo tem que começar a usar as forças de segurança contra o PT antes que eles garfem a cadeira de governador, se um partido usa a massa carcerária contra nosso Estado temos que revidar.. " O JOsé Serra disse e eu acredito, mas hoje ninguém fala nada....Lugar de baandido é na cadeia e não na cadeira.... 

    Responda
  28. Hermann_Strasse

    Veta picolé, bolsa burrice em SP . São Paulo para os Paulistas!

    Responda
  29. Lelo Silveira

    Ainda é uma medida elitista, pois, na verdade é a volta do Trivium... Como é fácil ludibriar o povo paulista!Nem as cotas do governo federal e agora do estadual, um tanto pior, realmente propõe tratamento com equidade! Segundo o filósofo americano, portanto pragmático e liberal, John Rawls: não existe democracia, justiça, sem equidade. Aqui em São Paulo, o PSDB, não abre mão da famigerada meritocracia!

    Responda
  30. whanaoka

    Medida eleitoreira do Alckmin para garantir sua reeleição! Deveria é acabar com a aprovação automática nas escolas estaduais, isso sim!

    Responda
  31. nora

    As leis de diretrizes e base da educação iniciou a decadência do ensino médio no Brasil e agora vão permitir que alunos desqualificados e mal formados pela escola secundária participem dos cursos superiores que, dentro em breve, deixarão de ser superiores para se tornarem medíocres. Adeus USP, Unicamp, UNESP...

    Responda
    1. Oscar Wilde

      Se o comentário do Cosme é mesmo uma verdade, e seria leviano da minha parte dúvidar sem conhecê-lo, fica constatado a injustiça, para não dizer imbecilidade da concessão de esmolas (cotas).

    2. cosme

      Desculpa amigo, mas eu estudei em escola publica e depois entrei em uma unversidade publica e me formei sem pegar nenhuma DP. E o que mais eu via era o pessaol da elite pegando DP e dizendo que estágio é para pobre. Lastimável seu comentário.

  32. flavr

    Próximo passo: cotas para diplomas. Pois eu quero ver esse pessoal burro conseguindo se formar na Poli, Medicina Pinheiros, etc.

    Responda
  33. André Vinícius

    Olha, se os que estão comentando aqui contra as cotas são os formados pelas universidades públicas com certeza elas não vão falir por causa das cotas, pois já estão falidas!! Só sabem usar especulações sem fundamentos, apelo ao ódi0, etc. Vocês precisam apresentar melhores argumentos, melhores propostas. O que adianta rejeitar algo se não apresentam um plano melhor?

    Responda
    1. André Vinícius

      Sim, nisso você tem razão.

    2. Ricardão2000

      André ... o governo pode até implantar cotas mas com um plano mais estruturado... em conjunto com esse plano das cotas apresente um plano para a melhora de ensino.. onde e como investir... quais e quando virão os resultados esperados. Paralelamente qual será o prazo de reavaliação para saber se será necessário continuar com cotas ou não. Não há planejamento de nada.. ou seja.. "põe cota lá pro povo calar a boca"... mais ou menos isso.

  34. bomdia

    E os alunos que estudam em escolas pagas, que não têm a mesma qualidade de bandeirantes, santa cruz etc, e não podem pagar cursinhos pré- vestibular e uma faculdade ???? Parece que eles serão os novos excluídos desse sistema educacional porco que é o brasileiro

    Responda
    1. Ricardão2000

      Concordo plenamente. Há 20 ou 30 anos atrás o ensino público era excelente. Mais de 50% das vagas da USP eram preenchidas por alunos do Ensino Público.. e pasmem.. a situação economica da população era pior.. então a conclusão que chegamos é que o estado e a federação largaram mesmo o ensino público.

    2. lágrimas

      Vc não entendeu o ponto. O problema esta na péssima qualidade de ensino público. Se o estado brasileiro oferecesse a mesma qualidade da escola particular não haveria esta diferença. Voces estão levando o problema para o ódio, a amargura. Vamos cobrar boas escolas públicas do governo, afinal nossos filhos merecem.

  35. André P

    Não se conquista qualquer igualdade diferenciando as pessoas. O sistema do vestibular era o mais justo possível: não levava em conta seu sexo, classe, etnia, histórico escolar ou idade (com exceção de empates). Entravam os mais competentes de acordo com avaliação da própria universidade. As possíveis distorções são devidas a problemas no ensino mais básico, no qual melhorias são necessárias, apenas isso. Estão atacando as consequências do problema, não suas causas.

    Responda
  36. lágrimas

    Sou totalmente contrário a qq tipo de Cota para universidade. O Brasil esta tratando o caso, de cima para baixo, ou seja:- O aluno da escola pública tem dificuldades de disputar as vagas na universidade pÚblica por um único motivo- a péssima qualidade de ensino fundamenta e médio, é simples assim. Sp estudei em escola pública (decada 60 e 70) e entrei em duas universidade pública Unesp e USP, sem cota, pela porta da frente, mas o ensino era bem melhor no colegial e ginasial.

    Responda
  37. Antonio

    Viva o ódio entre as classes. Viva a esperteza dos "coitadinhos e preguiçosos". Viva a separação dos brasileiros pela cor da pele e pela raça. Viva a separação na nação brasileira das nações indígenas. Viva o PT.

    Responda
    1. André Vinícius

      Verdade Antonio, chega da elite mamar na teta do governo.

    2. Antonio

      Caro André Vinicius, não vou mais perder tempo com seus comentário. Finalizando, um pais não se faz com espertezas, com levar vantagens, com privilégios de quaisquer especies. Não é passando a mão na cabeça dos coitadinhos e preguiçosos que vamos melhorar o pais. Sem dúvida alguma, esse sistema de cotas é uma aberração, é um atestado de incapacidade, de incompetência e de oportunismo inaceitável. Viva o populismo do PT. É dividindo o povo de um país que se governa.

    3. André Vinícius

      "2 jur contrário, hostil à democracia; antidemocrático, 3 jur que se opõe às ideias voltadas para a transformação da sociedade." Houaiss Cai como uma luva a você, caro Antonio. E sobre a domesticação me refiro as emoções que os reacionários não conseguem conter e manifestar de maneira adequada.

    4. Antonio

      Caro Andre Vinícius. Você não sabe o significado da palavra reacionário.Suas colocações são típicas de sindicalistas patronais , sindicalistaoportunista como é oportunista seu partido PT. Lamento sua falta decultura e seu irracionalismo como cidadão das espertezas e dos dinheiros na cueca. Domesticados foram todos do seu partido.

    5. André Vinícius

      Ignorante e desinformado? Leia seu comentário e diga o que presta nele. Não disse nada,só apelou para emoções baixas e baratas. Vocês reacionários não usam a inteligência porque não tem e nem as emoções sabem evocar e despertar nos interlocutores pois são pessoas brutalizadas que ainda não foram domesticadas.

    6. Antonio

      Este é um discurso de ignorantes e desinformados da pior especie possível. Viva a vagabundagem intitucionalizada.

    7. André Vinícius

      Chorar na cama é um local mais adequado. Os brasileiros são separados pela cor desde a escravidão. Separados do índios não vivemos por cometemos genocídios contra eles. O ódio é marca registrada da elite preguiçosa e folgada que vive mamando nas tetas do governo.

  38. André Vinícius

    Para os pessimistas, nós liberais temos a mente aberta e não somos tão fanáticos a ponto de levar um projeto que não está dando certo adiante. Se as cotas se revelarem uma opção ruim nós voltamos atrás, só não iremos abrir mão de tentar uma solução que nunca foi aplicada e já que vocês não apresentam uma melhor, e digo solução a curto prazo. Quem vive da ignorância são os reacionários.

    Responda
    1. André Vinícius

      Raphael e qual a diferença de implantar cotas em cursinhos ou nas universidades? E porque vocês se apegam tanto as cotas raci@is? Provavelmente as que serão aprovadas são as sociais e não é nada democrático e super racist@ certos grupos étnicos ou econômicos viverem em extrema miséria enquanto outros vivem em abundância. Isso você não enxerga né?!

    2. torresrafa

      E é claro, esta solução seria para o caso de ser necessária a implantação de cotas, porque a solução ideal seria ensino público de qualidade, como todo mundo sabe!

    3. torresrafa

      Nunca terá volta! Nem daqui 100 anos! Ao invéz de tentarem soluções mais eficientes, implementam cota, porque é mais fácil. Não existe coisa mais democrática que vestibular, quem tira mais nota passa, não importa cor de pele, raça, cor, credo.. E agora não será mais, será racista. Porque não implementam cotas nas escolas particulares(Dante, Bandeirante etc..) ou em cursinhos pre vestibulares e em contrapartida a diminuição dos impostos absurdos que as escolas pagam, semelhante ao ProUni. /p

    4. Ricardão2000

      Voltamos atrás ? Esse é o problema.. eu aposto o que você quiser que uma vez implantadas duas coisas vão acontecer... primeiro, nunca mais volta atrás como tudo nesse país e segundo o governo vai dar menos importância ainda (se é que é possível) à situação do ensino público.

  39. Juninho

    Com essa medida as únicas três universidades brasileiras reconhecidas mundialmente (USP UNICAMP E UNESP) irão pro buraco, ficarão igual a um time da barra funda, serão universidades de segunda

    Responda
  40. Arno

    Leciono na rede pública. A maioria dos alunos (98%) não questionam a razão da própria existência.

    Responda
  41. rui machado

    NÃO ESQUEÇAM DA MERENDA ESCOLAR E UNIFORME...QUANTO AO CONTEUDO,QUALQUER COISA SERVE...AS ESCOLAS PUBLICAS CONTINUARÃO SUCATEADAS,FORMANDO POUCOS CIDADÃOS E MUITOS MARGINAIS...QUEM SEMPRE ESTUDOU E LUTOU,SE LASCOU... VERGONHA!!!

    Responda
  42. Arno

    O nível da melhor universidade do país vai cair. Tudo em nome do populismo.

    Responda
  43. WilsonR

    Os adolescentes de hoje não podem pagar pelo preço de políticas sociais adotadas no passado. Conheço adolescentes e pais que estão indignados hoje pois se já era difícil entrar agora ficou 100% mais difícil uma vez que contam apenas com 50% das vagas disponíveis.Mérito já não é mais conceito para entrar, basta estudar em escola pública ou não ser branco. Absurdo isso ! Onde está o conceito de "todos são iguais", conforme consta na Constituição, nisso ? Ou seja, é a institucionalização do racismo

    Responda
  44. ARF

    Eu acho que ele vai sabotar o povão, como fez com a energia elétrica, com seus coleguinhas playboys Aécio e Richa!

    Responda
  45. Gut

    Cotas é a coisa mais inconstitucional que e existe. Bom, se eu der aqui tambem minha opinião sincera sobre o assunto certeza que não vão publicar, porque da uma vontade de sair xingando meio mundo por essa lameira toda.

    Responda
    1. André Vinícius

      Pode xingar, não esperamos coisas mais elevadas dos reacionários. Vocês representam a vitória da imbecilidade sobre a natureza humana!!

  46. CARUSO DA SILVA

    AHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!! O único que está jogando sujo é o P.T. andré peteba!!!!!!!!!!!!! Os casos de corrupção e bandalheira com o dinheiro público vieram de onde???????? Onde está o seu "grande líder" LU_LA????? O estadidsta que não sabe de nada!!!!!!!! AHAHAHAHAHAH

    Responda
    1. André Vinícius

      Verdade! hehehe Mas eu uso mais em referência a pessoas conservadoras e reacionárias, mesmo aquelas que se dizem de esquerda. rs

    2. CARUSO DA SILVA

      "....magoa dos 4% da população" é UMA CITAÇÃO PETEBA!!!! MANÉ!!@!!!!!!!!!!!! AHAHAHAHAHAHAHA

    3. André Vinícius

      Não me lembro de ter citado o Lul@ ou o P.T, mas já que você citou eles, o PS.DB e o DE.M são uns santos, não?! rsrs Por favor!!

  47. André Vinícius

    A maior magoa dos 4% da população é ver as minorias se apropriarem de um sistema que não foi feito para elas. É ver a denuncia que o jogo está viciado, que tinha gente jogando sujo. É ver que o tal do vitimismo e coitadismo se tornou uma força política que vai abalar as estruturas do sistema. É ver que quanto mais pessoas disputando vagas é menos vagas e como eles nunca entraram por mérito e sim por exclusão dos pobres a vida ficará difícil para eles. Viva as cotas e as ações afirmativas!!

    Responda
    1. André Vinícius

      Sim, mas quando o objetivo é só para uma pessoa e uma delas está em clara vantagem econômica, social e cultural o mérito desaparece, pois se for por força de vontade o que não passou mereceria muito mais pelos obstáculos enfrentados.

    2. Ricardão2000

      André.. pelo visto a definição de mérito é subjetiva. Mérito não está ligado à competição e sim ao ato de atingir seus objetivos. Conheço pessoas que ocupam hoje posições privilegiadas e vieram de ótimos colégios porém estudaram muito pra isso. Pra mim possuem é claro um grande mérito.. por tudo o que estudaram e pelo que atingiram. Eles não saíram antes na corrida e sim foram melhor preparados. A solução é sem dúvida preparar por igual todos os participantes.

    3. André Vinícius

      Ricardão, para mim para falarmos em mérito é necessário ter igualdade entre os participantes, pois se a pessoas passa e outros não então significa que quem ñ passou não teve mérito e na verdade o que houve foi desvantagem.Da mesma forma que em uma corrida dois competidores iniciarem de lugares diferentes o que largou antes vencerá não por mérito e sim por vantagem mesmo tendo corrido, treinado, etc. E mesmo que tenham casos de pessoas que venceram mesmo em desvantagem não deixará de ser inju

    4. Ricardão2000

      Até final dos anos 70 50% dos alunos da USP eram de escolas públicas. Isso prova que podemos oferecer escolas de nível para que os alunos possam competir com os alunos das escolas particulares. Outra coisa quando falamos em escolas particulares nem todas possuem bom nível. Há aquelas que são lastimáveis... Hoje o governo gasta mais fazendo estádios de futebol do que com a Educação. Isso é que tem que mudar.

    5. Ricardão2000

      André .. quando você coloca o "será" já quer dizer que não sabemos. Há mérito sim, embora tenham estudado em escolas melhores eu sei que estudaram e muito. É muito leviano afirmar que esses alunos não tem mérito. Estudaram no colégio e em casa. Concordo quando diz que tiveram mais oportunidade mas discordo se você afirmar que não tiveram mérito. Conheço vários alunos oriundos de escolas de primeira linha e posso afirmar que ralaram muito e ralam até hoje.

    6. André Vinícius

      Não Ricardão, não entram por mérito. Qual o mérito de você ter acesso a uma melhor educação e disputar uma vaga com aqueles que não tiveram a mesma oportunidade que você? Sabia que na prova PISA o Brasil foi um dos últimos colocados e que os alunos de escolas particulares que tiveram o melhor aproveitamento tiveram o mesmo nível das escolas públicas do exterior? Onde está o mérito nisso? Será que esses alunos passariam numa prova de seleção internacional? Claro que não!!

    7. Ricardão2000

      Não entram por mérito ? Sr André.. leia o que escreveu.. uma vez que fizeram provas e entram as melhores notas claro que é por mérito. O problema é que não há nenhuma ação para melhorar o ensino público.. esse é o problema e o Sr. está comemorando isso..

  48. mr. grötsch

    Ah, eu não acredito! Espero muito que o governador não aprove essa medida. Espero que ainda tenha sobrado algo no espectro político brasileiro além do lullo-pettismo.

    Responda
  49. EDY

    DEMOROU , COMO SEMPRE EM SAO PAULO.. AGORA OS ALUNAOS DA QUEBRADA VAO PODER ESTUDAR NA USP!!! OS PLAY BOY ESTUDAM A VIDA INTEIRA NO COLEGIO BANDEIRANTES E DEPOIS VAI DIRETO PARA USP . DE GRAÇA. OS DA PERIFERIA ESTUDAM NA ESCOLA PUBLICA DEPOIS ENTRA NA UNIP E PAGA...

    Responda
    1. FLAVIO AUGUSTO

      Tudo isto acontece por que na USP entram ( ou daqui a pouco, entravam), os melhores. Senta a bunda na cadeira, estuda e passa no vestibular. E para de reclamar!!!!

    2. Verônica Delfino

      Engraçado Edy, vim da quebrada de Carapicuiba, estudei em escola pública e passei na USP, na UNICAMP e na UNESP, sem cota! Deve ter sido um acaso do destino!

    3. Ricardão2000

      Não era melhor dar um ensino de qualidade para o pessoal da periferia ? Aliás.. pelo visto o você não estudou nem na USP e nem em lugar nenhum.. do jeito que escreve...

    4. brunomanzolli

      Estudei em escola pública e me formei pela USP. Ótimo argumento o seu! O problema não é promover uma maior inclusão de estudantes de escolas públicas...o problema é promover a inclusão de pessoas com a cabeça como a sua! Fraca!

    5. Juninho

      Isso é o começo do fim do alto nível de excelencia das três universidade paulistas, que sõa reconhecidas mundialmente. O nível de ensino vai despencar e consequentemente a qualidade e a quantidade de atigos cientificos e patentes irão despencar juntos. USP, UNICAMP e UNESP ficarão ao ao palmeiras

    6. Arno

      Vc já anlisou o nível dos alunos que vão para a Unip?

  50. Yozé

    A USP que vem perdendo posições na classificação entre as melhores escolas agora sim vai para o fim da fila. O que manda no mundo é o MÉRITO, o resto é balela de socialismo burro!

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.